Montagem com indicados ao Oscar 2024

Nesse doming, 18 de fevereiro, acontece no Royal Festival Hall, em Londres, Inglaterra, a cerimônia de entrega da 77ª edição do British Academy Film Awards, popularmente conhecido como Prêmio BAFTA. A premiação que é organizada e entregue pela Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão (ou “British Academy of Film and Television Arts”, de onde, inclusive, vem o nome do prêmio) é uma das principais da temporada.

O BAFTA é uma espécie de “Oscar britânico” e ao lado do próprio Oscar e do Globo de Ouro são as três principais premiações da indústria do audiovisual entregues anualmente. O formato do BAFTA é muito parecido com o do Oscar. Além de categorias mais badaladas como Melhor Filme e Diretor, a premiação também possui categorias mais técnicas, como Edição, Fotografia e Figurino.

O BAFTA também não premia produções televisivas, já que elas têm sua própria premiação, o British Academy Television Awards, também organizado pela Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão. O BAFTA, por ser uma premiação britânica, tende a privilegiar produções britânicas. E isso é uma característica forte dessa premiação. Até porque, os indicados e vencedores das categorias são escolhidos pelos membros da Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão, que em sua maioria são britânicos ou atuam na indústria cinematográfica do Reino Unido.

Outra característica do BAFTA é que para concorrer ao prêmio, os filmes devem ter sido exibidos no Reino Unido. Além disso, o BAFTA também possui algumas categorias exclusivamente dedicadas a premiar produções e profissionais britânicos. Apesar de todas essas características peculiares, o BAFTA é considerado uma das principais prévias do Oscar. O BAFTA desse ano será apresentado pelo ator britânico David Tennant e ainda não se sabe se será transmitido no Brasil.

Melhor Filme

Nessa categoria temos um claro favorito. Praticamente todos os especialistas e jornalistas que acompanham a temporada de premiações acreditam que Oppeheimer deva levar o prêmio para caso. A produção é o principal filme do ano e deve vencer a categoria de Melhor Filme na maioria das principais premiações da temporada, incluindo o BAFTA e o Oscar. Além disso, a obra é uma produção anglo-americana e seu diretor, Christopher Nolan, também é anglo-americano e, como já dissemos, o BAFTA tende a privilegiar produções britânicas.

Cena de Oppenheimer. Créditos: Universal Pictures
Cena de Oppenheimer. Filme é favorito a vencer nessa categoria. Créditos: Universal Pictures

Correndo por fora, mas ainda com algumas chances está Pobres Criaturas. A produção parece ter se consolidado como potencial rival de Oppenheimer na disputa pelas principais categorias das principais premiações da temporada, incluindo o BAFTA. O elogiadíssimo filme de Yorgos Lanthimos, vem sendo considerado um dos melhores e mais criativos do ano. Contudo, o próprio Lanthimos nem sequer foi indicado ao BAFTA de Melhor Diretor, o que diminui bastante as chances de seu filme.

No entanto, muita gente ainda aposta em uma zebra e se ela vier nessa categoria, com certeza será na forma de uma vitória de Pobres Criaturas. Todos os outros filmes correm bastante por fora e tem pouquíssimas chances reais de levar o BAFTA de Melhor Filme para casa. Tem quem ainda aposte que Anatomia de uma Queda ou mesmo Assassinos da Lua das Flores possam vencer nessa categoria, mas se isso ocorresse seria um choque enorme para todos que acompanham a temporada de premiações.

MELHOR FILME

  • Anatomia de uma Queda (Corre por Fora)
  • Assassinos da Lua das Flores (Corre por Fora)
  • Oppenheimer (Vencerá o BAFTA)
  • Os Rejeitados (Corre por Fora)
  • Pobres Criaturas (Tem Chances de Vencer)

Melhor Direção

Outra categoria com um claro favorito. Aqui também a esmagodora maioria dos que acompanham a temporada de premiações acredita que a vitória irá para Christopher Nolan e seu trabalho em Oppenheimer. Nolan, como dito antes, é anglo-americano e já é um veterano no BAFTA, tendo já oito indicações a premiação, incluindo três na categoria de Melhor Direção. Contudo, apesar disso, ele nunca venceu um BAFTA até hoje. Quase todo mundo acredita que essa sina terminará no domingo.

Christopher Nolan em julho de 2023. Créditos: Julien de Rosa/AFP/Getty Images.
Christopher Nolan em julho de 2023. Créditos: Julien de Rosa/AFP/Getty Images.

Correndo por fora, mas ainda com esperanças estão Jonathan Glazer e Justine Triet. Glazer é britânico e está concorrendo por uma produção britânica, por isso muitos acreditam que ele poderia ter uma chance. Já Triet é francesa, mas dirigiu o que muitos consideram ser o principal “filme estrangeiro” do ano, Anatomia de uma Queda. Contudo, uma possível vitória de algum dos dois é algo bem improvável de acontecer e só ocorreria se os votantes do BAFTA quisessem inovar bastante.

Já os outros três indicados nessa categoria, Bradley Cooper, Andrew Haigh e Alexander Payne, correm muito por fora e tem pouquíssimas chances de levar a estatueta para casa nessa categoria. Um vitória de qualquer um deles, seria considerada uma das maiores zebras da história do BAFTA.

MELHOR DIREÇÃO

  • Bradley Cooper – Maestro (Corre por Fora)
  • Jonathan Glazer – Zona de Interesse (Tem Chances de Vencer)
  • Andrew Haigh – Todos Nós Desconhecidos (Vencerá o BAFTA)
  • Christopher Nolan – Oppenheimer (Vencerá o BAFTA)
  • Alexander Payne – Os Rejeitados (Corre por Fora)
  • Justine Triet – Anatomia de uma Queda (Tem Chances de Vencer)

Melhor Ator

Outra categoria que deve dar vitória para Oppenheimer, dessa vez representada pela pessoa de Cillian Murphy. O ator irlanndês de 47 anos de idade, já tem uma carreira consolidada no cinema e na televisão e, inclusive, já foi indicado uma vez ao BAFTA e uma vez ao British Academy Television Awards, esse último por seu trabalho na aclamada série de televisão Peaky Blinders. Contudo, esse deve ser o ano em que Murphy encherá seu currículo com as principais premiações da indústria do entretenimento, já que sua atuação em Oppenheimer já lhe deu um Globo de Ouro e deverá também lhe dar um Oscar e um BAFTA.

Cillian Murphy em cena de Oppenheimer. Créditos: Universal Pictures.
Cillian Murphy em cena de Oppenheimer. Créditos: Universal Pictures.

Nessa categoria, no entanto, parece haver um pouco mais de concorrência. Isso porque, muita gente acredita que Paul Giamatti tem chances reais de desafiar a predominância de Murphy e levar o BAFTA para casa por seu papel em Os Rejeitados. A elogiada comédia dramática de Alexander Payne, conta com o estílo único e criativo de seu diretor e é uma das produções mais elogiadas de 2023.

Giamatti é um ator já consolidado e de talento inegável e muita gente acredita que ele poderia surpreender e vencer essa categoria. Os outros quatro concorrentes nessa categoria, Bradley Cooper, Colman Domingo, Barry Keoghan e Teo Yoo, correm muito por fora e têm pouquíssimas chances reais de vencer. Uma vitória de qualquer um deles nessa categoria, seria considerada uma zebra gigantesca.

MELHOR ATOR

  • Bradley Cooper – Maestro (Corre por Fora)
  • Colman Domingo – Rustin (Corre por Fora)
  • Paul Giamatti – Os Rejeitados (Tem Chances de Vencer)
  • Barry Keoghan – Saltburn (Corre por Fora)
  • Cillian Murphy – Oppenheimer (Vencerá o BAFTA)
  • Teo Yoo – Vidas Passadas (Corre por Fora)

Melhor Atriz

Nessa categoria temos uma briga boa. Emma Stone parece ser a favorita por seu desempenho em Pobres Criaturas. Contudo, muita gente acredita que Sandra Hüller tem uma chance real por sua atuação em Anatomia de uma Queda. Nesse ponto da temporada de premiação Stone já desponta como favorita a vencer a categoria de Melhor Atriz em todas as principais premiações do ano.

A sua atuação em Pobres Criaturas tem sido elogiadíssima e a atriz já venceu o Globo de Ouro e muita gente acredita que ela também vencerá o Oscar. Por isso, o mais certo, é considerá-la também favorita a levar o BAFTA para casa. Contudo, nessa categoria, muitos jornalistas que acompanham a temporada acreditam que outra pessoa tem uma chance real, Sandra Hüller. A atriz alemã, provavelmente, teve o melhor ano de sua carreira em 2023.

Emma Stone em cena de Pobres Criaturas (2023). Distribuição: Searchlight Pictures
Emma Stone em cena de Pobres Criaturas (2023). Distribuição: Searchlight Pictures

Além de protagonizar Anatomia de uma Queda pelo qual ela foi indicada ao Globo de Ouro, ao Oscar, ao BAFTA, ao César (principal premiação do cinema francês) e a diversos outros prêmios importantes na categoria de Melhor Atriz, Hüller também protagoniza Zona de Interesse de Jonathan Glazer. Ou seja, ela é protagonista de dois dos principais filmes do ano. Por tudo isso, muita gente acredita que ela tem chances sólidas e reais de levar o BAFTA para casa nessa categoria.

Todas as outras quatro atrizes que concorrem nessa categoria, Fantasia Barrino, Carey Mulligan, Vivian Oparah e Margot Robbie correm por fora e dificilmente vencerão o BAFTA nessa categoria. Destaque para Robbie que no início da temporada de premiações era considerada favorita a vencer a categoria de Melhor Atriz nas principais premiações do ano e agora terá que ficar contente por sequer ter sido indicado ao BAFTA, já que no Oscar sua atuação em Barbie foi completamente ignorada.

MELHOR ATRIZ

  • Fantasia Barrino – A Cor Púrpura (Corre por Fora)
  • Sandra Hüller – Anatomia de uma Queda (Tem Chances de Vencer)
  • Carey Mulligan – Maestro (Corre por Fora)
  • Vivian Oparah – Rye Lane: Um Amor Inesperado (Corre por Fora)
  • Margot Robbie – Barbie (Corre por Fora)
  • Emma Stone – Pobres Criaturas (Vencerá o BAFTA)

Melhor Ator Coadjuvante

Aqui novamente, temos outra categoria em que existe um franco favorito que muito provavelmente sairá vitorioso. Nesse caso, novamente, uma categoria que deverá ser vencida por Oppenheimer, aqui representado por Robert Downey Jr. O talentoso ator norte-americano ficou famoso recentemente por protagonizar o Universo Cinematográfico Marvel (MCU), interpretando o Homem de Ferro. Contudo, antes disso, Downey Jr. já era um ator respeitado e, inclusive, já havia recebido indicações ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao BAFTA, entre outras premiações.

Agora com sua elogiada atuação em Oppenheimer ele é favorito a levar todos esses prêmios para casa. Correndo por fora está Ryan Gosling e sua atuação em Barbie. O filme já foi favorito a vencer quase tudo nessa temporada de premiações, mas tudo mudou nos últimos meses. Agora, o filme tem chances em poucas categorias e essa é uma delas. Muita gente considera que a indicação de Gosling é um pouco polêmica, porque ele é, na verdade, o principal personagem masculino do filme.

Robert Downey Jr. em Oppenheimer
Robert Downey Jr. em Oppenheimer – Imagem: Universal Pictures

Contudo, esse expediente de concorrer na categoria de ator ou atriz coadjuvante para evitar a concorrência nas categorias de ator ou atriz principal é bastante comum na indústria do entretenimento. As chances de Gosling parecem ser exíguas, mas são um das poucas que Barbie tem de sair da cerimônia do BAFTA de 2024 com uma vitória.

Já os outros quatro atores indicados nessa categoria têm poucas chances reais de sair da cerimônia de domingo com uma vitória.Entre esses quatro está o veterano ator Robert De Niro, que já tem oito indicações ao BAFTA, mas incrivelmente nunca antes venceu a premiação. Nesse domingo, no entanto, esse tabu provavelmente não será quebrado.

MELHOR ATOR COADJUVANTE

  • Robert De Niro – Assassinos da Lua das Flores (Corre por Fora)
  • Robert Downey Jr. – Oppenheimer (Vencerá o BAFTA)
  • Jacob Elordi – Saltburn (Corre por Fora)
  • Ryan Gosling – Barbie (Tem Chances de Vencer)
  • Paul Mescal – Todos Nós Desconhecidos (Corre por Fora)
  • Dominic Sessa – Os Rejeitados (Corre por Fora)

Melhor Atriz Coadjuvante

Essa também é uma categoria com uma favorita clara, Da’Vine Joy Randolph. A atriz americana é dona de uma das mais elogiadas performances do ano na pele de uma mãe enlutada na comédia dramática Os Rejeitados. Randolph já venceu o Globo de Ouro e é favorita a vencer as principais premiações do ano, incluindo o BAFTA. Por isso, a atriz de 37 anos é amplamente considerada favorita a sair da cerimônia de domingo com uma vitória nessa categoria.

Da’vine Joy Randolph em cena de Os Rejeitados. Créditos: Focus Features.
Da’vine Joy Randolph em cena de Os Rejeitados. Créditos: Focus Features.

Correndo por fora, está Emily Blunt por sua atuação em Oppenheimer, onde interpreta, Kitty Oppenheimer, justamente a esposa do protagonista do filme. As chances de Blunt parecem ser poucas, mas se existe alguém capaz de desafiar o favoritismo de Randolph, essa pessoa é ela. E se uma zebra acontecer no domingo nessa categoria, Blunt é quem tem mais chances de acabar saindo com a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante nas mãos.

Já praticamente sem chances estão Danielle Brooks, Claire Foy, Sandra Hüller e Rosamund Pike, as outras quatro indicadas nessa categoria. Destaque para Hüller que está também indicada na categoria de Melhor Atriz, onde tem chances reais de vitória, e que aqui está indicada por seu desempenho em Zona de Interesse. Como dissemos, 2023 foi um ano praticamente perfeito para a atriz alemã. Contudo, nessa categoria, ela dificilmente levará o BAFTA para casa.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

  • Emily Blunt – Oppenheimer (Tem Chances de Vencer)
  • Danielle Brooks – A Cor Púrpura (Corre por Fora)
  • Claire Foy – Todos Nós Desconhecidos (Corre por Fora)
  • Sandra Hüller – Zona de Interesse (Corre por Fora)
  • Rosamund Pike – Saltburn (Corre por Fora)
  • Da’Vine Joy Randolph – Os Rejeitados (Vencerá o BAFTA)

Melhor Roteiro Original

Nessa categoria, também temos um claro favorito a vencer, o filme francês Anatomia de uma Queda. O roteiro escrito pelo casal Justine Triet e Arthur Harari conta a história de uma escritora tentando provar sua inocência na morte de seu marido. O filme dirigido pela própria Triet é um dos mais aclamados do ano e está indicado a diversos prêmios e em diversas categorias do BAFTA. Durante a temporada, a obra passou a ser a principal favorita a vencer essa categoria e a maioria dos especialistas espera que o filme saia da cerimônia de domingo com a vitória.

Sandra Hüller e Swann Arlaud em cena de Anatomia de uma Queda. Distribuição: Le Pacte.
Sandra Hüller e Swann Arlaud em cena de Anatomia de uma Queda. Distribuição: Le Pacte.

Correndo por fora e tentando desafiar o favoritismo de Anatomia de uma Queda está a comédia dramática Os Rejeitados, que muita gente acredita que pode surpreender no domingo e vencer no domingo. O filme foi dirigido por Alexander Payne e escrito por David Hemingson. E, por mais incrível que pareça, é o primeiro trabalho para cinema de Hemingson. Ou seja, o roteirista começou com pé direito na sétima arte. Além disso, Payne é também um grande roteirista e esse é apenas o segundo filme de sua carreira que ele dirige sem ter escrito ele mesmo o roteiro.

Quase sem chances, mas ainda sonhando, temos o também casal Greta Gerwig e Noah Baumbach pelo roteiro de Barbie, Bradley Cooper e Josh Singer pelo roteiro de Maestro e Celine Song pelo Roteiro de Vidas Passadas. Esse é, igualmente, o primeiro trabalho de Song para cinema. Todos esses talentosos roteiristas provavelmente terão que esperar uma próxima oportunidade para vencer o BAFTA, já que esse ano suas chances são bem pequenas.

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

  • Justine Triet e Arthur Harari – Anatomia de uma Queda (Vencerá o BAFTA)
  • Greta Gerwig e Noah Baumbach – Barbie (Corre por Fora)
  • David Hemingson – Os Rejeitados (Tem Chances de Vencer)
  • Bradley Cooper e Josh Singer – Maestro (Corre por Fora)
  • Celine Song – Vidas Passadas (Corre por Fora)

Melhor Roteiro Adaptado

Se na categoria de Melhor Roteiro Original parece haver um claro favorito, na de Melhor Roteiro Adaptado a disputa deve ser apertada entre Oppenheirmer e Pobres Criaturas. Aliás, os dois filmes devem disputar ferozmente essa mesma categoria em todas as principais premiações do ano. No Globo de Ouro, que possui apenas uma categoria para premiar roteiros, com roteiros originais e adaptados disputando juntos, foi Anatomia de uma Queda (que aqui está indicada em outra categoria) que levou o prêmio para casa.

Cillian Murphy em cena de Oppenheimer (2023). Distribuição: Universal Pictures.
Cillian Murphy em cena de Oppenheimer (2023). Distribuição: Universal Pictures.

Agora, se no Globo de Ouro não vimos realmente uma disputa entre os dois filmes, no BAFTA um dos dois deverá vencer essa categoria. Para a maioria dos especialistas e jornalistas que acompanham a temporada de premiações, Pobres Criaturas é levemente favorita. Contudo, uma parte significativa desses especialistas também acredita que Oppenheimer tem grandes chances de vencer nessa categoria.

Assim, uma vitória de qualquer um dos dois filmes, não seria surpresa para ninguém. Já uma vitória de qualquer um dos outros três filmes indicados nessa categoria seria considerado uma enorme zebra. Já que quase todo mundo crê que a vitória terminará ou nas mãos de Oppenheirmer ou nas mãos de Pobres Criaturas.

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

  • Andrew Haigh – Todos Nós Desconhecidos (Corre por Fora)
  • Cord Jefferson – Ficção Americana (Corre por Fora)
  • Christopher Nolan – Oppenheimer (Tem Chances de Vencer)
  • Tony McNamara – Pobres Criaturas (Vencerá o BAFTA)
  • Jonathan Glazer – Zona de Interesse (Corre por Fora)

Melhor Animação

Aqui temos outra categoria que no início da temporada de premiações tinha um claro favorito, mas que agora parece que será disputada. De um lado temos a animação mais bem-sucedida e elogiada do ano, do outro temos a obra mais recente de um dos maiores mestres da animação mundial. É claro que estamos falando de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso e de O Menino e a Garça. O primeiro é seguramente a animação mais elogiada e premiada de 2023 e também um sucesso absoluto de bilheteria com uma arrecadação de quase 700 milhões de dólares, a sexta maior do mundo no ano passado.

Já o segundo, é a obra mais recente de Hayao Miyazaki e do Studio Ghibli. Aos 83 anos de idade, Miyazaki é provavelmente o nome mais famoso da elogiada indústria de animação japonesa. O trabalho tanto de Miyazaki quanto de seu estúdio são mundialmente aclamados e ele foi responsável por obras-primas, como A Viagem de Chihiro (2001), O Castelo Animado (2004) e Vidas ao Vento (2013), todos os três indicados ao Oscar de Melhor Animação. O primeiro, inclusive, ganhou o Oscar no segundo ano que essa categoria havia sido introduzida.

Cena de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023). Distribuição: Sony Pictures Releasing.
Cena de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023). Distribuição: Sony Pictures Releasing.

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso era considerado franco favorito a vencer essa categoria nas principais premiações da temporada. Contudo, a inesperada vitória de O Menino e a Garça no Globo de Ouro deixou muita gente com a pulga atrás da orelha. Apesar disso, a maioria dos especialistas ainda acredita que Homem-Aranha levará o BAFTA para casa, mas todos eles admitem que O Menino e a Garça tem chances reais de surpreender e sair com o prêmio nesse domingo.

As outras duas animações que concorrem nessa categoria, Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets e Elementos tem poucas chances reais de levarem o BAFTA para casa e, provavelmente, já ficaram contentes com uma indicação. Ainda mais no caso de Elementos que começou sua passagem pelos cinemas de forma bastante turbulenta.

MELHOR ANIMAÇÃO

  • O Menino e a Garça – Hayao Miyazaki and Toshio Suzuki (Tem Chances de Vencer)
  • Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets – Sam Fell, Leyla Hobart and Steve Pegram (Corre por Fora)
  • Elementos – Peter Sohn and Denise Ream (Corre por Fora)
  • Homem-Aranha: Através do Aranhaverso – Joaquim Dos Santos, Kemp Powers, Justin K. Thompson, Avi Arad, Phil Lord, Christopher Miller, Amy Pascal and Christina Steinberg (Vencerá o BAFTA)

Melhor Filme em Língua Estrangeira

Essa é outra categoria em que existe um favorito claro a vitória. Contudo, antes é necessário explicar que o funcionamento dessa categoria é diferente do funcionamento da categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar. Apesar de as duas categorias terem como característica a premiação de filmes que sejam falados majoritariamente em outras línguas que não seja o inglês, elas funcionam de forma totalmente diferente.

No Oscar, cada país envia um representante e existe quase que um sistema eliminatório que termina com os cinco indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Normalmente, o filme nem sequer precisa ter sido exibido nos Estados Unidos e não existe como ser indicado na categoria sem ter sido escolhido como representante de seu país de origem. Por esse motivo, filmes norte-americanos nunca são indicados nessa categoria, mesmo que sejam falados em outro idioma.

E filmes de países falantes nativos de inglês devem ser majoritariamente falados em outro idioma que não seja o inglês. Isso porque, como diz o próprio nome da categoria, ela existe para dar visibilidade a filmes de fora dos Estados Unidos e que sejam falados em outras línguas. No BAFTA é tudo diferente. Basicamente, a única exigência principal é que a produção seja majoritariamente falada em outra língua que não o inglês. Daí, inclusive, vem o nome da categoria: “Film Not in the English Language”, no original, em tradução livre “Filme não em Língua Inglesa”.

Justine Triet, diretora de Anatomia de uma Queda, recebe a Palma de Ouro no Festival de Cannes desse ano. Foto: Pascal Le Segretain/Getty Images
Justine Triet, diretora de Anatomia de uma Queda, recebe a Palma de Ouro no Festival de Cannes desse ano. Foto: Pascal Le Segretain/Getty Images

Assim, se o filme foi exibido no Reino Unido durante o período de eligibilidade e é majoritamente falado em outra língua que não seja o inglês, ele é elegível para concorrer nessa categoria. Além disso, os filmes não representam nenhum país e, por isso, não precisam ser indicados por países para estarem elegíveis a serem indicados ao BAFTA de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

É importante explicar isso, porque os indicados ao BAFTA nessa categoria são muito diferentes dos indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional justamente pela diferença significativa na forma como as duas categorias funcionam. O franco favorito a vencer o BAFTA de Melhor Filme em Língua Estrangeira desse ano é o thriller francês Anatomia de uma Queda que, como já dissemos, é um dos filmes mais aclamados de 2023.

Contudo, a produção nem sequer está indicada ao Oscar de Melhor Filme Internacional, simplesmente porque o governo francês resolveu indicar outra produção, O Sabor da Vida, como representante do país no Oscar 2024. Por esse motivo, Anatomia de uma Queda nem sequer estava elegível a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Contudo, o filme está indicado em outras categorias.

Além disso, outra curiosidade é que o filme que tem mais chances de desafiar Anatomia de uma Queda e, eventualmente, levar o BAFTA de Melhor Filme em Língua Estrangeira é uma produção britânica, mas que é majoritariamente falada em alemão e polônes, o drama histórico Zona de Interesse, dirigido por Jonathan Glazer. Muitos especialistas acreditam que a obra tem chances, mesmo que mínimas, de vencer essa categoria.

Correndo muito por fora e com poucas chances estão outros três filmes, 20 Dias em Mariupol, Sociedade da Neve e Vidas Passadas. Aqui temos algumas curiosidades. Vidas Passadas é uma produção norte-americana, mas falada majoritariamente em coreano. Por ser falado em outra língua que não seja o inglês o filme é elegível ao BAFTA de Melhor Filme em Língua Estrangeira, mas por ter sido produzido nos Estados Unidos, ele não é elegível a concorrer ao Oscar de Melhor Filme Internacional.

Já Sociedade da Neve, apesar de ser mero coadjuvante no BAFTA tem chances reais de vencer o Oscar de Melhor Filme Internacional, justamente pelas caracteristicas daquela premiação. A produção espanhola é baseado em fatos reais e é um produto original da Netflix. 20 Dias em Mariupol também é coadjuvante nessa categoria, mas é o principal favorito a vencer o BAFTA de Melhor Documentário, sobre o qual falaremos abaixo.

MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

  • 20 Dias em Mariupol – Mstyslav Chernov and Raney Aronson-Rath (Corre por Fora)
  • Anatomia de uma Queda – Justine Triet, Marie-Ange Luciani and David Thion (Vencerá o BAFTA)
  • Vidas Passadas – Celine Song, David Hinojosa, Pamela Koffler and Christine Vachon (Corre por Fora)
  • Sociedade da Neve – J. A. Bayona and Belén Atienza (Corre por Fora)
  • Zona de Interesse – Jonathan Glazer (Tem Chances de Vencer)

Melhor Documentário

Como dissemos um pouco mais acima, o documentário 20 Dias em Mariupol, que mostra 20 dias da vida do diretor do filme, Mstyslav Chernov, durante a invasão russa à Ucrânia na cidade ucraniana de Mariupol é o principal favorito a vencer o BAFTA desse ano nessa categoria. O elogiado longa-metragem, além de ter sido aclamado pela crítica especializada ainda trata de um tema extremamente atual. Por esse motivo, quase todos os especialistas que acompanham essa temporada de premiações acredita que o filme é franco favorito a uma vitória nessa categoria.

Cena de 20 Dias em Mariupol. Distribuição: PBS Distribution
Cena de 20 Dias em Mariupol. Distribuição: PBS Distribution

Correndo por fora, está Still: Ainda Sou Michael J. Fox, documentário que fala sobre a vida do ator Michael J. Fox e sua luta contra o Mal de Parkinson, que o aflige desde a juventude. Curiosamente, a produção que foi um dos documentários mais elogiados de 2023 não foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário, no que muitos especialistas consideraram uma das maiores surpresas dessa edição do prêmio.

Já com poucas chances de uma vitória estão os outros três indicados nessa categoria, Além da Utopia, Wham! e American Symphony. Curiosamente, esse último também era um dos favoritos a ser indicado ao Oscar de Melhor Documentário e assim como Still: Ainda Sou Michael J. Fox, foi completamente ignorado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

MELHOR DOCUMENTÁRIO

  • 20 Dias em Mariupol – Mstyslav Chernov and Raney Aronson-Rath (Vencerá o BAFTA)
  • American Symphony – Matthew Heineman, Lauren Domino and Joedan Okun (Corre por Fora)
  • Além da Utopia – Madeleine Gavin, Rachel Cohen and Jana Edelbaum (Corre por Fora)
  • Still: Ainda Sou Michael J. Fox – Davis Guggenheim, Jonathan King and Annetta Marion (Tem Chances de Vencer)
  • Wham! – Chris Smith (Corre por Fora)

Melhor Filme Britânico

Como dissemos na introdução desse texto, uma das características peculiares do BAFTA é que ele possui algumas categorias dedicadas unicamente a premiar produções e profissionais britânicos e essa aqui é a principal delas. Como o próprio nome diz, apenas filmes “envolvimento criativo significativo de indivíduos britânicos” são elegíveis a serem indicados nessa categoria. Além disso, essa é a última categoria do BAFTA que possui dez indicados, afim de dar ainda mais visibilidade a produções britânicas que, de outra forma, não teriam tanta visibilidade. Ademais, normalmente para ser elegível a ser indicado nessa categoria, pelo menos, o diretor, o produtor ou o roteirista do filme tem ser britânico.

Emma Stone em cena de Pobres Criaturas. Divulgação Searchlight Pictures.
Emma Stone em cena de Pobres Criaturas. Divulgação: Searchlight Pictures.

Nessa categoria o grande favorito a vitória é aquele que é provavelmente o principal filme produzido no Reino Unidos em 2023 e um dos principais filmes do ano passado, Pobres Criaturas. Como já dissemos aqui algumas vezes a mistura de fantasia, ficção científica, comédia e drama é um dos filmes mais aclamados do ano e deve brigar pelas principais premiações da temporada. No BAFTA, o filme tem chances de vitória em diversas categorias, incluindo Melhor Filme.

Já na categoria de Melhor Filme Britânico, a maioria dos especialistas que acompanham a temporada de premiações acredita que o filme seja franco favorito a vitória. Correndo por fora e sonhando em desafiar esse favoritismo está Zona de Interesse. A obra de Jonathan Glazer é também uma das produções britânicas mais aclamadas da temporada e concorrem com chances reais de vitória em várias categorias do BAFTA.

Nessa categoria em específico, a maioria dos especialistas crê que o filme tem chances de vencer, apesar de elas serem poucas. Já os outros oito filmes indicados nessa categoria, podem até sonhar, mas tem poucas chances de sair da cerimônia de entrega desse domingo com uma vitória nessa categoria. Apesar de alguns deles serem produções bem conhecidas, como Wonka, Saltburn, Todos Nós Desconhecidos e Napoleão.

MELHOR FILME BRITÂNICO

  • Todos Nós Desconhecidos – Andrew Haigh, Graham Broadbent, Pete Czernin and Sarah Harvey (Corre por Fora)
  • How to Have Sex – Molly Manning Walker, Emily Leo, Ivana MacKinnon and Konstantinos Kontovrakis (Corre por Fora)
  • Napoleão – Ridley Scott, Mark Huffam, Kevin J. Walsh and David Scarpa (Corre por Fora)
  • The Old Oak – Ken Loach, Rebecca O’Brien and Paul Laverty (Corre por Fora)
  • Pobres Criaturas – Yorgos Lanthimos, Ed Guiney, Andrew Lowe, Emma Stone and Tony McNamara (Vencerá o BAFTA)
  • Rye Lane: Um Amor Inesperado – Raine Allen-Miller, Yvonne Isimeme Ibazebo, Damian Jones, Nathan Bryon and Tom Melia (Corre por Fora)
  • Saltburn – Emerald Fennell, Josey McNamara and Margot Robbie (Corre por Fora)
  • Scrapper – Charlotte Regan and Theo Barrowcloug (Corre por Fora)
  • Wonka – Paul King, Alexandra Derbyshire, David Heyman and Simon Farnaby (Corre por Fora)
  • Zona de Interesse – Jonathan Glazer, James Wilson and Ewa Puszczyńska (Tem Chances de Vencer)

Melhor Estreia para um Roteirista, Diretor ou Produtor Britânico

Essa outra categoria criada pela Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão especificamente para dar visibilidade ao cinema britânico. Aqui, são premiados profissionais britânicos que esteja estreando naquelas que são, provavelmente, as três principais funções do fazer cinema, a produção, a roteirização e a direção de filmes. Dessa forma, essa categoria visa premiar estreantes que só no início de suas carreiras tenham conseguido destaque por um trabalho de qualidade.

Cena de How to Have Sex. Distribuição: Mubi.
Cena de How to Have Sex. Distribuição: Mubi.

Nessa categoria, parece haver um favorito claro, o longa-metragem How to Have Sex, da roteirista e diretora Molly Manning Walker. Quase todos aqueles que acompanham essa temporada de premiações acredita que o drama levará o BAFTA desse ano para casa. Até porque, entre os concorrentes essa é a produção de maior destaque, tendo sido, inclusive, indicado ao BAFTA de Melhor Filme Britânico.

Todos os outros quatro concorrentes dessa categoria parecem correr por fora, com poucas chances reais de vitória. Destaque para Earth Mama, que parece ser entre os quatro aquele que tem mais chances de desafiar o favoritismo de How to Have Sex e eventualmente vencer o BAFTA nessa categoria.

MELHOR ESTREIA PARA UM ROTEIRISTA, DIRETOR OU PRODUTOR BRITÂNICO

  • Blue Bag Life – Lisa Selby (Diretora), Rebecca Lloyd-Evans (Diretora, Produdora) e Alex Fry (Produtor) (Corre por Fora)
  • Bobi Wine: The People’s President – Christopher Sharp (Diretor) [também dirigido por Moses Bwayo] (Corre por Fora)
  • Earth Mama – Savanah Leaf (Roteirista, Diretora, Produtora), Shirley O’Connor (Produtora) and Medb Riordan (Produtora) (Tem Chances de Vencer)
  • How to Have Sex – Molly Manning Walker (Roteirista, Diretora) (Vencerá o BAFTA)
  • Is There Anybody Out There? – Ella Glendining (Diretora) (Corre por Fora)

Melhor Estrela em Ascensão

Essa categoria existe desde 2005 e é a única cujo vencedor é escolhido por voto popular. Segundo as regras do BAFTA qualquer um pode ser indicado nessa categoria, independente do gênero, nacionalidade e se teve ou não um trabalho de sucesso na televisão ou no cinema. Dito isso, a maioria dos especialistas, acredita que o ator australiano Jacob Elordi é favorito a levar o prêmio para casa.

Jacob Elordi. Créditos: Nathan Congleton/NBC/Getty Images
Jacob Elordi. Créditos: Nathan Congleton/NBC/Getty Images

Em 2023, Elordi teve papéis principais em duas das mais badaladas produções do ano, o drama biográfico Elvis e a comédia de humor negro Saltburn, por esse último, inclusive, ele está indicado ao BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante. Por tudo isso, ele deve levar o BAFTA para casa nessa categoria. Correndo por fora e ainda com alguma chance de vitória está a atriz inglesa Phoebe Dynevor. Apesar de ter pouca experiência em cinema, ela já tem uma carreira consolidade na televisão sendo, inclusive, uma das protagonistas da badalada série Bridgerton.

Os outros três indicados nessa categoria, a norte-americana Ayo Edebiri, a inglesa Mia McKenna-Bruce e a australiana Sophie Wilde parecem ter poucas chances de vitória e terão que se contentar em apenas “participar” da festa de entrega do BAFTA 2024.

MELHOR ESTRELA EM ASCENSÃO

  • Phoebe Dynevor (Tem Chances de Vencer)
  • Ayo Edebiri (Corre por Fora)
  • Jacob Elordi (Vencerá o BAFTA)
  • Mia McKenna-Bruce (Corre por Fora)
  • Sophie Wilde (Corre por Fora)

Melhor Trilha Sonora Original

Aqui, temos a mesma disputa que teremos em todas as categorias de Melhor Trilha Sonora Original em todos as principais premiações do ano: Ludwig Göransson e seu trabalho em Oppenheimer versus Robbie Robertson e seu trabalho em Assassinos da Lua das Flores. Para a grande maioria dos especialistas cobrindo a temporada de premiações, Göransson é o grande favorito a vencer não só o BAFTA, mas também o Oscar nessa categoria.

Ludwig Göransson. Créditos: Axelle/Bauer-Griffin.
Ludwig Göransson. Créditos: Axelle/Bauer-Griffin.

Robertson, que foi um dos maiores guitarristas canadense e também um músico de renome internacional, faleceu em 2023 e sua indicação tanto ao BAFTA quanto a todas as premiações importantes desse ano é póstuma. Por isso, muita gente esperava (ou ainda espera) que os votantes do BAFTA pudessem homenageá-lo com uma vitória nessa categoria. Contudo, isso parece difícil de acontecer. A mesma esperança existia no Globo de Ouro, mas no final, foi Göransson que levou a estatueta para casa.

No Oscar, a história deve igualmente se repetir. Já os outros três indicados nessa categoria correm por fora e têm poucas esperanças de vitória. Destaque talvez para Jerskin Fendrix e seu trabalho original e peculiar em Pobres Criaturas. Mesmo com o “hype” em torno do filme, é dificil ver Fendrix com uma chance real de vitória nesse domingo.

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL

  • Robbie Robertson (póstumo) – Assassinos da Lua das Flores (Tem Chances de Vencer)
  • Ludwig Göransson – Oppenheimer (Vencerá o BAFTA)
  • Jerskin Fendrix – Pobres Criaturas (Corre por Fora)
  • Anthony Willis – Saltburn (Corre por Fora)
  • Daniel Pemberton – Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (Corre por Fora)

Outras categorias do BAFTA

As outras categorias do BAFTA são, em sua maioria, de caráter “técnico”. Por isso, faremos um resumo bem breve delas, indicando os principais favoritos a vitória.

Melhor Casting

Essa categoria é mais nova do BAFTA tendo sido criada apenas em 2020, sendo parte do que parece ser um movimento global, já que o Oscar também terá uma categoria assim a partir do ano que vem. Nessa categoria são premiados os profissionais de casting, ou seja, aquelas pessoas que recrutam e contratam atores e atrizes para fazerem parte do elenco dos filmes. Assim, nessa categoria serão reconhecidos os melhores trabalhos de reunião de elencos.

Nessa categoria, não parece haver um claro favorito e os especialistas parecem estar bastante divididos com filmes como Assassinos da Lua das Flores e Os Rejeitados aparentemente na frente na disputa, mas com filmes como Todos Nós Desconhecidos e até mesmo Anatomia de uma Queda com chances reais de vitória.

MELHOR CASTING

  • Todos Nós Desconhecidos – Kahleen Crawford (Tem Chances de Vencer)
  • Anatomia de uma Queda – Cynthia Arra (Corre por Fora)
  • Os Rejeitados – Susan Shopmaker (Tem Chances de Vencer)
  • How to Have Sex – Isabella Odoffin (Corre por Fora)
  • Assassinos da Lua das Flores – Ellen Lewis and Rene Haynes (Vencerá o BAFTA)

Melhor Fotografia

Outra vitória que deve ir para as mãos de Oppenheimer representado pelo trabalho magnífico do cinematógrafo holandês Hoyte van Hoytema. Isso porque, a grande maioria dos especialistas concorda que a obra é favorita a vencer também essa categoria do BAFTA. Correndo por fora e, aparentemente ainda com chances reais estão o polônes Łukasz Żal por seu trabalho em Zona de Interesse e também, segundo alguns, o irlandês Robbie Ryan por seu trabalho no aclamado Pobres Criaturas. Os outros concorrentes nessa categoria parecem não possuir chances reais de vitória.

MELHOR FOTOGRAFIA

  • Assassinos da Lua das Flores – Rodrigo Prieto (Corre por Fora)
  • Maestro – Matthew Libatique (Corre por Fora)
  • Oppenheimer – Hoyte van Hoytema (Vencerá o BAFTA)
  • Pobres Criaturas – Robbie Ryan (Corre por Fora)
  • Zona de Interesse – Łukasz Żal (Tem Chances de Vencer)

Melhor Figurino

Finalmente uma categoria em Pobres Criaturas é favorito a levar o BAFTA para casa. Isso porque o trabalho incrível feito por Holly Waddington na construção dos grandiosos, coloridos e magnificos figurinos do filme deve ser, segundo a maioria dos especialistas premiado pela Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão com um BAFTA. Correndo por fora e também tentando levar a estatueta para casa está Jacqueline Durran por seu trabalho em Barbie, em uma das poucas categorias que a superprodução tem chances reais de vencer o BAFTA desse ano. Os outros concorrentes parecem ter poucas chances reais de vitória nessa categoria.

MELHOR FIGURINO

  • Barbie – Jacqueline Durran (Tem Chances de Vencer)
  • Assassinos da Lua das Flores – Jacqueline West (Corre por Fora)
  • Napoleão – David Crossman e Janty Yates (Corre por Fora)
  • Oppenheimer – Ellen Mirojnick (Corre por Fora)
  • Pobres Criaturas – Holly Waddington (Vencerá o BAFTA)

Melhor Edição

Outra categoria em que Oppenheimer é favorito a levar o BAFTA para casa devido ao elogiado trabalho de edição e montagem feito por Jennifer Lame. O mais curioso é que Lame trabalhou em diversos filmes de Noah Baumbach, que é co-roteirista de Barbie. A editora tem uma carreira consolidada e premiada e esse ano ela deve finalmente vencer todas as principais premiações do ano, incluindo o BAFTA.

Correndo por fora, mais uma vez está Pobres Criaturas que foi indicado devido ao trabalho do montado grego Yorgos Mavropsaridis que, inclusive, já foi indicado ao Oscar por seu trabalho de montagem em A Favorita (2018). Os outros indicados nessa categoria não parecem ter chances reais de sair vitóriosos da cerimônia de entrega do BAFTA 2024, incluindo a veterana montadora Thelma Schoonmaker que já tem 11 indicações e duas vitórias no BAFTA.

MELHOR EDIÇÃO

  • Anatomia de uma Queda – Laurent Sénéchal (Tem Chances de Vencer)
  • Assassinos da Lua das Flores – Thelma Schoonmaker (Corre por Fora)
  • Oppenheimer – Jennifer Lame (Vencerá o BAFTA)
  • Pobres Criaturas – Yorgos Mavropsaridis (Corre por Fora)
  • Zona de Interesse – Paul Watts (Corre por Fora)

Melhor Maquiagem e Penteado

Aqui temos a primeira categoria em que o drama biográfico Maestro é favorito a levar o BAFTA para casa. O filme mostra um período da vida do consagrado maestro Leonard Bernstein, focando principalmente em seu relacionamento com sua esposa, Felicia Montealegre. Tanto a maquiagem quando o penteado no filme foram usado de forma magistral para fazer com os atores ficassem mais parecidos com os personagens reais.

Correndo por fora, como sempre, está Pobres Criaturas que também conta com um trabalho magnifico de maquiagem que é fundamental na construção dos personagens do filme. Já os outros indicados nessa categoria, não parecem ter chances reais de sairem vitoriosos do BAFTA dessa ano.

MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADO

  • Assassinos da Lua das Flores – Kay Georgiou and Thomas Nellen (Corre por Fora)
  • Maestro – Siân Grigg, Kay Georgiou, Kazu Hiro and Lori McCoy-Bell (Vencerá o BAFTA)
  • Napoleão – Jana Carboni, Francesco Pegoretti, Satinder Chumber and Julia Vernone (Corre por Fora)
  • Oppenheimer – Luisa Abel, Jaime Leigh McIntosh, Jason Hamer and Ahou Mofid (Corre por Fora)
  • Pobres Criaturas – Nadia Stacey, Mark Coulier and Josh Weston (Tem Chances de Vencer)

Melhor Design de Produção

Essa é uma das poucas categorias que prometem ser bastante concorrida. Pobres Criaturas parece ser a grande favorita a levar o BAFTA para casa. Contudo, tanto Barbie quanto Oppenheimer têm chances reais de vitória. Até porque tanto o trabalho de decoração de sets quando o trabalho de direção de arte é esplendoroso em todas as três produções. No entanto, a maioria dos especialistas acredita que Pobres Criaturas é levemente favorito. Contudo, uma vitória tanto de Barbie quanto de Oppenheimer não seria considerado surpreendente.

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

  • Barbie – Sarah Greenwood e Katie Spencer (Tem Chances de Vencer)
  • Assassinos da Lua das Flores – Jack Fisk e Adam Willis (Corre por Fora)
  • Oppenheimer – Ruth De Jong e Claire Kaufman (Tem Chances de Vencer)
  • Pobres Criaturas – Shona Heath, James Price e Zsuzsa Mihalek (Vencerá o BAFTA)
  • Zona de Interesse– Chris Oddy, Joanna Maria Kuś e Katarzyna Sikora (Corre por Fora)

Melhor Som

Nessa categoria, mais uma vez, temos Oppenheimer como grande favorito. Aliás, entre os indicados pelo trabalho no filme está o veterano Kevin O’Connell, de 66 anos de idade e que é conhecido por seu trabalho em filmes de ação e blockbuster. O’Connell tem mais de 20 indicações ao Oscar é um dos mixadores de som mais respeitados da indústria cinematográfica. Correndo por fora, novamente, parece estar Zona de Interesse. Os outros filmes indicados, parecem ter poucas chances reais de vitória.

MELHOR SOM

  • Ferrari – Angelo Bonanni, Tony Lamberti, Andy Nelson, Lee Orloff e Bernard Weiser (Corre por Fora)
  • Maestro – Richard King, Steve Morrow, Tom Ozanich, Jason Ruder e Dean Zupancic (Corre por Fora)
  • Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1 – Chris Burdon, James H. Mather, Chris Munro e Mark Taylor (Corre por Fora)
  • Oppenheimer – Willie Burton, Richard King, Kevin O’Connell e Gary A. Rizzo (Vencerá o BAFTA)
  • Zona de Interesse– Johnnie Burn e Tarn Willers (Tem Chances de Vencer)

Melhores Efeitos Visuais

A disputa nessa categoria parece ser acirrada, com os especialistas discordando sobre quem deverá levar o prêmio para casa. No entanto, Napoleão parece ser o favorito por uma leve vantagem. Essa será a única categoria em que o épico histórico de Ridley Scott é favorito a vencer o BAFTA. Outro filme que tem chances bastante sólidas de vitória é a ficção científica Resistência. Ainda com chances, segundo diversos especialistas que acompanham a temporada de premiações está, mais uma vez, Pobres Criaturas, cujo trabalho de efeitos visuais também foi elogiado e tem grande importância na obra.

MELHORES EFEITOS VISUAIS

  • Resistência – Jonathan Bullock, Charmaine Chan, Ian Comley e Jay Cooper (Tem Chances de Vencer)
  • Guardiões da Galáxia Vol. 3 – Theo Bialek, Stephane Ceretti, Alexis Wajsbrot e Guy Williams (Corre por Fora)
  • Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1 – Neil Corbould, Simone Coco, Jeff Sutherland e Alex Wuttke (Corre por Fora)
  • Napoleão – Henry Badgett, Neil Corbould, Charley Henley e Luc-Ewen Martin-Fenouillet (Vencerá o BAFTA)
  • Pobres Criaturas – Simon Hughes (Tem Chances de Vencer)

Conclusão

E aí, gostou da nossa análise? Se sim, não esqueça de deixar um comentário abaixo, isso é muito importante para nós. Tentamos fazer uma análise completa para que você possa assistir ao BAFTA sabendo o que esperar da premiação nesse ano. Esperamos ter conseguido realizar nosso objetivo.

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