Leonardo Wilhelm DiCaprio, ou somente Leonardo DiCaprio, nasceu em 1974 na cidade de Los Angeles. Atualmente, ele se tornou um dos maiores nomes do universo cinematográfico mundial, com seus filmes alcançando sempre o sucesso esperado.
Início da carreira
A carreira do ator começou entre sua infância e adolescência, quando fez participações em comerciais e pequenos filmes. Contudo, DiCaprio começou a surgir com um pouco mais de destaque em 1991, na série Growing Pains. Lá ele fazia o papel de um jovem desabrigado que era adotado por uma nova família.
A estreia dele no cinema foi no filme de terror O Despertar de Um Homem (1993). Em sua produção de estreia, ele contracenou com nada mais, nada menos que Robert De Niro, que o escolheu a dedo na seleção do elenco.
Primeira indicação ao Oscar e ascensão de Leonardo DiCaprio
A carreira de Leonardo DiCaprio estava fadada ao sucesso. Em seu segundo filme de grande impacto, Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador (1993) – trabalhando junto com Johnny Depp – o ator conseguiu sua primeira indicação ao Oscar, na categoria melhor ator coadjuvante.
Nos anos seguintes da sua carreira, ele ganhou destaque como protagonista em muitos filmes, como Diário de um Adolescente (1995) e Romeu + Julieta (1996). Porém, seu auge estava por vim logo em seguida.
Titanic e primeiros fracassos
Em 1997, Leonardo DiCaprio dava um passo gigantesco para se colocar entre os maiores atores da sua geração. Em um papel romântico com Kate Winslet e direção de James Cameron, ele é um dos protagonistas do gigantesco Titanic, que ganhou nada mais, nada menos que 11 indicações ao Oscar – da não DiCaprio não foi indicado. Nesse momento, o ator já era querido e conhecido pelo mundo inteiro.
Mesmo com o sucesso abismal, logo em seguida ele emplacou dois dos piores filmes da sua cinematografia. Tanto em O Homem da Máscara de Ferro (1998), como em A Praia (2000), a crítica foi muito dura e não chamaram tanta atenção do público. O fracasso foi tão visível, que DiCaprio recebeu indicações como Pior Ator em prêmios que ironizam algumas atuações.
Início da parceria Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese
Deixando esses fracassos para trás, DiCaprio iniciou aquela que será a maior parceria da sua carreira, com o histórico e extremamente relevante diretor Martin Scorsese. União da qual serviu para o surgimento de 5 filmes.
O primeiro deles aconteceu em 2002, com o lançamento do ótimo Gangues de Nova York. Em seguida, ele ainda protagoniza Prenda-me se For Capaz (2002), filme de Steven Spielberg. Com esses dois sucessos em sequência, Leonardo consegue voltar para os holofotes tanto do público, como da crítica especializada.
Mantendo a parceria com Scorsese, o ator volta a ser indicado ao Oscar, dessa vez na categoria Melhor Ator, pela sua atuação em O Aviador (2004). Apesar de perder o prêmio, ele conquistou seu primeiro Globo de Ouro pelo filme.
Sucessos e o auge da carreira
Novamente com Martin Scorsese, Leonardo DiCaprio volta para as telonas com mais um sucesso. Ele faz parte do elenco de peso de Os Infiltrados (2006), ao lado de nomes como Matt Damon, Jack Nicholson e Mark Wahlberg.
Ainda em 2006, ele volta a ser indicado para o Oscar pela sua atuação como um traficante de diamantes internacional em Diamante de Sangue. Infelizmente, novamente, ele volta a perder o prêmio.
Após alguns filmes sem grande impacto nos cinemas, DiCaprio volta com tudo e estabelecendo o auge da sua carreira. Em 2010, ele protagoniza dois filmes que estão entre as suas maiores atuação.
O primeiro marca a volta da parceria com Scorsese no suspense psicológico Ilha do Medo, onde o ator entrega um desempenho único de transformação de personagem ao longo do desenvolvimento da história.
Já o segundo desse ano é A Origem, o maior sucesso do diretor Christopher Nolan, onde Leonardo DiCaprio atua como um ladrão de sonhos em um drama cheio de amarras e surpresas.
Tarantino, mais Scorsese e o meme sobre o Oscar
Após dois grandes sucessos em sequência no mesmo ano e alcançando o status de um dos melhores atores do cinema mundial, Leonardo DiCaprio inicia um novo passo em sua carreira. Ele começa a aparecer em alguns filmes diferentes, que exigem atuações ainda não vistas do ator.
O primeiro foi no morno J. Edgar (2012), onde ele interpreta J. Edgar Hoover com uma maquiagem pesada e que o transformou, de fato, no personagem. Em seguida, ele faz um vilão escravocrata em Django Livre (2012), um dos melhores filmes do Tarantino, em uma parceria que irá render mais uma produção.
Em 2013, DiCaprio teve um ano com dois grandes lançamentos. O primeiro foi o morno, mas divertido, The Great Gatsby, e o segundo o incrível e hilário Lobo de Wall Street, na sua volta de parceria com Scorsese. Esse último rendendo sua quarta indicação – e derrota – no Oscar.
Nesse momento, apesar de muito querido pelos fãs e colecionando elogios da crítica especializada, Leonardo DiCaprio acabou virando um meme nas redes sociais por nunca conseguir faturar a estatueta do Oscar. Felizmente, essa história estava por ter um final feliz.
Finalmente, o merecido Oscar de Leonardo DiCaprio
Após 2 anos sem aparecer em uma grande produção, DiCaprio volta no arrasador O Regresso (2015), do diretor mexicano multitalentos Alejandro G. Iñàrritu. Se entregando ao personagem, passando frio e comendo fígado cru, o ator conquistou seu primeiro Oscar, na categoria Ator Principal. Com isso, o meme que tomou as redes nos últimos anos caiu no esquecimento.
Por fim, Leonardo DiCaprio voltou a sua parceria com Tarantino no Era Uma Vez Em… Hollywood (2019), atuando ao lado de Brad Pitt e Margot Robbie. Além disso, ele está ligado à nova produção da Netflix.