Logomarco do National Film Registry. Créditos: National Film Registry.
Logomarco do National Film Registry. Créditos: National Film Registry.

Se você gosta de pesquisar ou ler sobre filmes clássicos e importantes do cinema mundial, é bem possível que você já tenha se deparado muitas vezes com o nome “National Film Registry” em suas pesquisas. Isso porque, grande parte dos mais importantes filmes norte-americanos estão preservados nessa importante “coleção” . Aliás, estar preservado lá é um atestado de que uma produção cinematográfica é bastante importante para a história da sétima arte.

Mas o que exatamente é o National Film Registry? O que ele faz? Como ele foi criada? Como surgiu? Quem o mantêm? Como são escolhidos os filmes que serão preservados no National Film Registry? Todas essas perguntas, e muitas mais, serão respondidas agora nesse texto. Por isso, se você quer saber tudo isso, leia o nosso texto até o final. Sem mais delongas, vamos lá.

O que é o National Film Registry

O National Film Registry (NFR) ou Registro Nacional de Filmes, na tradução para o português, é a uma coleção do que são considerados os mais importantes filmes produzidos pelo cinema dos Estados Unidos. O National Film Registry está ligado a famosa Biblioteca do Congresso Americano, que é considerada a maior e mais importante biblioteca do mundo, e foi criada por uma lei do Congresso dos Estados Unidos. Além disso, os filmes que integram o NFR são escolhidos anualmente, por uma comissão de até 22 pessoas, chamada de National Film Preservation Board ou “Conselho Nacional de Preservação de Filmes”, na tradução para o português.

Ser escolhido para ser preservado no National Film Registry é um reconhecimento da importância de um filme para a história, não apenas do cinema norte-americano, mas também para a história do cinema mundial, como um todo. Isso porque, devido a proeminência do cinema produzido nos Estados Unidos, quase toda produção cinematográfica de destaque naquele país, se torna também destacada na sétima arte do mundo todo.

Montagem com alguns filmes que integram o National Film Registry.
Montagem com alguns filmes que integram o National Film Registry.

Anualmente, até 25 filmes são escolhidos para integrar o National Film Registry, em um processo sobre o qual falaremos de forma mais detalhada ao longo desse texto. Atualmente, 875 filmes estão preservados no NFR e a variedade de tipos de filmes que integra o acervo é grande. Indo desde superproduções hollywoodianas, até filmes independentes e quase desconhecidos, passando até mesmo por cinejornais e até mesmo clipes musicais.

A história do National Film Registry

A partir dos anos 1980 diversos cineastas e pessoas ligadas ao cinema norte-americano começaram a fazer campanha para que o Congresso dos Estados Unidos, aprovasse uma lei para proteger filmes clássicos. As maiores ameaças que essas pessoas viam na época eram o corte ou adaptação do formato de filmes clássicos para serem exibidos na televisão. Entre as personalidades que mais lutaram pela aprovação do projeto estavam diretores consagrados, como Frank Capra e Martin Scorsese.

Devido a polêmica envolvendo a colorização de filmes clássicos, originalmente lançados em preto e branco, dois deputados norte-americanos, Robert J. Mrazek e Sidney R. Yates, introduziram em 1988 no Congresso Americano a chamada “National Film Preservation Act” ou “Lei Nacional de Preservação de Filmes”, em tradução para o português. A aprovação da lei, no mesmo ano, criou o National Film Registry (NFR), com o intuito de preservar filmes considerados importantes para o cinema produzido nos Estados Unidos.

A aprovação da lei também criou, por consequência, o National Film Preservation Board (NFPB) e também estabeleceu os critérios para que um filme fosse escolhido para preservação no National Film Registry. Em cinco ocasiões, nos anos de 1992, 1996, 2005, 2008 e 2016, o Congresso Americano confirmou e reautorizou a missão do NFR. Além disso, em 1996, o Congresso também criou a National Film Preservation Foundation (NFPF), ou Fundação Nacional de Preservação de Filmes, em tradução para o português, que é filiado ao NFPB, e através de fundos privados, ajuda a salvar e restaurar filmes e também preservar a “herança” do cinema norte-americano.

Como os filmes são escolhidos para serem preservados no National Film Registry

Os filmes são escolhidos para preservação pelo National Film Preservation Board, instituição que existe justamente para isso. Falaremos um pouco mais sobre ela no próximo parágrafo. Para ser escolhido, o filme deve ser uma produção ou co-produção norte-americana. Isso porque, o National Film Registry (NFR) foi criado pelo Congresso Americano para preservar os filmes mais importantes produzidos nos Estados Unidos. Portanto, esse é critério primordial para que uma obra possa integrar o NFR.

Cena de ...E o Vento Levou (1939), Filme que integra o Montagem com alguns filmes que integram o National Film Registry. Distribuição: Metro-Goldwyn-Mayer.
Cena de …E o Vento Levou (1939), Filme que integra o National Film Registry. Distribuição: Metro-Goldwyn-Mayer.

Todos os anos, até 25 filmes podem ser escolhidos para ser preservados no National Film Registry. Além de ser uma produção (ou co-produção) norte-americana, para ser escolhido para preservação no NFR, o filme também deve ter, pelo menos, 10 anos de lançamento. Ademais, e mais importante que tudo, a obra deve ser “culturalmente, historicamente e esteticamente significante” para o cinema produzido nos Estados Unidos. Sendo que as 25 produções escolhidas todos os anos para preservação devem refletir a “gama e a diversidade da herança cinematográfica americana”.

No primeiro ano em que filmes foram escolhidos para preservação no National Film Registry, em 1989, mais de 1000 produções foram indicados pelo público para consideração pelo National Film Preservation Board (NFPB). Com o tempo, desenvolveu-se um sistema para uma participação mais efetiva do público. Desde 1997, membros do “público comum” podem sugerir anualmente até 50 filmes para a inclusão no NFR. Essas sugestões serão considerados pelos membros do NFPB.

Importante destacar que para ser incluído no National Film Registry, um filme não precisa ser um longa-metragem. Na verdade, todo tipo de filme pode ser incluído no NFR. O Registro contêm longas e curtas-metragens, superproduções hollywoodianas, filmes independentes, experimentais e alternativos, telejornais, filmes mudos, filmes órfãos, cinesseriados e, até mesmo, filmes caseiros. Ou seja, basicamente qualquer tipo de filme que seja considerado importante para o cinema produzido nos Estados Unidos tem lugar no National Film Registry.

Além disso, devido a natureza diversa do NFR, um filme não precisa ter sido lançado no sentido tradicional da palavra para ser elegível a inclusão no Registro. Até porque, uma exigência desse tipo, certamente, faria com que diversos filmes independentes, não-comerciais, ou mesmo, amadores ficassem de fora do National Film Registry. E como dito antes, o objetivo do NFR é justamente ser uma coleção de tudo de mais importante e significativo produzido pelo cinema dos Estados Unidos.

O que é o National Film Preservation Board

O National Film Preservation Board (NFPB), ou Conselho Nacional de Preservação de Filmes, em tradução para o português, é o órgão responsável por eleger os filmes que irão passar a integrar o National Film Registry (NFR). Como dito antes, até 25 filmes são escolhidos anualmente para preservação. O NFPB foi criado junto com o NFR por uma lei aprovada pelo Congresso Americano, em 1988. Portanto, assim como o National Film Registry, o National Film Preservation Board é ligado a Biblioteca do Congresso Americano.

O NFPB é uma agência federal do governo americano localizada dentro das dependências da Biblioteca do Congresso Americano e aconselha esse órgão na implementação do chamado “plano nacional de preservação de filmes”. O Conselho é oficialmente apontado pelo diretor da Biblioteca do Congresso, chamado de “Bibliotecário do Congresso”, e é composto por até 22 membros, representantes de organizações profissionais da indústria cinematográfica, acadêmicos, cineastas e outras pessoas que fazem parte da comunidade cinematográfica norte-americana

Desses 22 membros, cinco, são membros “em geral”, que não precisam pertencer a nenhuma organização profissional e 17, são membros de 18 organizações profissionais da indústria cinematográfica dos Estados Unidos. Essas organizações são as seguintes:

  • Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas) (AMPAS): instituição que organiza a entrega do Oscar.
  • Alliance of Motion Picture and Television Producers (Aliança de Produtores de Cinema e Televisão): associação comercial que representa as maiores produtoras de cinema e televisão dos Estados Unidos.
  • American Film Institute (AFI): uma das mais importantes organizações não governamentais relacionadas a cinema dos Estados Unidos
  • American Society of Cinematographers e International Cinematographers Guild: as duas principais organizações profissionais representando diretores de fotografia atuantes nos Estados Unidos
  • Association of Moving Image Archivists: a principal organização de arquivistas de filmes dos Estados Unidos
  • Directors Guild of America (DGA): principal sindicato de diretores de cinema dos Estados Unidos
  • Motion Picture Association (MPA): associação comercial que representa os grandes estúdios de Hollywood
  • National Association of Theatre Owners: associação comercial que representa os maiores donos de cinema dos Estados Unidos
  • National Society of Film Critics: uma das principais associações de críticos cinematográficos dos Estados Unidos
  • Departamento de Filme e Televisão da Tisch School of the Arts da Universidade de Nova York: uma das principais faculdades de cinema dos Estados Unidos
  • Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists (SAG-AFTRA): principal (e poderosíssimo) sindicato representando os atores de cinema, televisão e rádio atuando nos Estados Unidos
  • Society for Cinema and Media Studies: organização de acadêmicos e estudiosos de cinema dos Estados Unidos e de outros países do mundo
  • Society of Composers and Lyricists: principal organização de músicos e compositores para cinema e televisão dos Estados Unidos
  • Membros norte-americanos da Federação Internacional de Arquivo de Filmes: instituição que reúne as principais instituições do mundo no campo do patrimônio de imagens em movimento
  • University Film and Video Association: instituição que reúne professores, acadêmicos, cineastas e videomakers dos Estados Unidos e de outros países do mundo.
  • The Departamento de Filme e Televisão da Escola de Teatro, Filme e Televisão da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA): uma das principais faculdades de cinema dos Estados Unidos
  • Writers Guild of America (WGA): principal sindicato representando roteiristas de cinema e televisão atuando nos Estados Unidos.

O que é a National Film Preservation Foundation

A National Film Preservation Foundation (NFPF) (ou Fundação Nacional de Preservação de Filmes, em tradução para o português) é uma fundação ligada a Biblioteca do Congresso Americano e ao National Film Preservation Board. Contudo, a NFPF é uma organização não-governamental independente e financiada por doações do setor privado. A principal missão da National Film Preservation Foundation é “preservar a herança cinematográfica” dos Estados Unidos.

A instituição faz isso, dando apoio a atividades de preservação de filmes produzidos nos Estados Unidos e também atividades que aumentam o acesso público a esses filmes para estudo, educação e exibição. Através de suas bolsas e de seus programas de financiamento, a NFPF já ajudou inúmeros instituições, museus, bibliotecas, sociedades históricas e universidades em todos os 50 estados norte-americanos.

Cena de Apocalypse Now (1979), Filme que integra o National Film Registry. Distribuição: United Artists.
Cena de Apocalypse Now (1979), Filme que integra o National Film Registry. Distribuição: United Artists.

A principal prioridade da National Film Preservation Foundation é tentar salvar os chamados “filmes órfãos”, ou seja, aqueles filmes que foram “abandonados” pelos donos de seus direitos autorais. Dessa forma, essas obras não tem ninguém interessado em sua preservação e, por esse motivo, correm sério risco de desapareceram ou serem destruídos pela ação do tempo. Assim, a preservação e restauro desses filmes provavelmente não seria possível sem apoio do poder público.

Apesar de ser uma instituição independente e não-governamental, a National Film Preservation Foundation foi criada através de uma lei aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos. A NFPB foi criada em 1996 durante as audiências que reautorizaram a missão do National Film Preservation Board e do National Film Registry. A criação ocorreu após quatro anos de debates e por recomendação da Biblioteca do Congresso Americano e, por isso, a A NFPB está ligada a essa instituição.

A lei que criou a Fundação, chamada de “National Film Preservation Act of 1996” (ou “Lei Nacional de Preservação de Filmes de 1996”, na tradução em português) foi assinada em 11 de outubro de 1996, estabelecendo uma fundação para “encorajar, aceitar e administrar doações privadas para promover e garantir a preservação e acessibilidade pública ao patrimônio cinematográfico do país”.

Para isso, o Congresso Americano também autorizou “fundos federais para avançar neste trabalho”. Já em 1997, a National Film Preservation Foundation começou a sua atuação. Em 1998, a Fundação começou seu programa de bolsas que já ajudou a salvar mais de 1870 filmes através da cooperação com cerca de 239 instituições de todos os estados norte-americanos e também de Porto Rico, que é um estado livre associado aos Estados Unidos.

Dados e estatísticas do National Film Registry

Atualmente, existem 875 filmes preservados no National Film Registry (NFR). Em 2024, 25 novos filmes devem ser escolhidos, chegando a um total de 900 filmes preservados. Infelizmente, seria impossível listá-los todos aqui. Contudo, você pode checar a lista completa no site do National Film Registry. Além disso, nessa seção de nosso texto, traremos para vocês algumas estatísticas interessantes sobre o NFR.

Filme mais antigo e filmes mais recentes

O filme mais antigo incluído no National Film Registry é um curta-metragem de apenas 12 segundos chamado Newark Athlete e filmado em maio ou junho de 1891. O filme foi dirigido e produzido pelo inventor William Kennedy Dickson que, na época, trabalhava para o Edison Studios, estúdio pertencente ao grande inventor Thomas Edison e que foi um dos pioneiros do desenvolvimento do cinema nos Estados Unidos.

O curta-metragem conta apenas com um jovem atleta manipulando bastões de malabarismo. Newark Athlete foi filmado antes mesmo da primeira exibição pública de um filme, ocorrida em Paris, em 1895, fato que marca a “invenção” oficial do cinema. O curta-metragem foi produzido para ser exibido no Cinetoscópio, de Thomas Edison, um aparelho pioneiro no cinema e que permitia a exibição individual de filmes, criando a ilusão de imagens em movimento. O aparelho foi importante para o desenvolvimento do que seria o projetor de cinema moderno.

Os filmes mais recentes a serem incluídos no National Film Registry são o drama histórico 12 Anos de Escravidão e o documentário A Um Passo do Estrelato, ambos lançados em 2013. ou seja, há pouco mais de 10 anos atrás. 12 Anos de Escravidão é baseado na autobiografia de Solomon Northup e conta a história de seu sequestro no norte dos Estados Unidos em 1841 e transformação em escravo no sul do país, onde a escravidão ainda era legal naquela época. Northup passa os próximos doze anos de sua vida como escravo e é resgatado com a ajuda de um trabalhador canadense que ele conhece durante a construção de um gazebo.

Cena de O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (1991), Filme que integra o National Film Registry. Distribuição: Tri-Star Pictures.
Cena de O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final (1991), Filme que integra o National Film Registry. Distribuição: Tri-Star Pictures.

12 Anos de Escravidão foi dirigido por Steve McQueen e estrelado por Chiwetel Ejiofor. O filme foi um dos mais elogiados de 2013, vencendo o Oscar de Melhor Filme e sendo indicado em mais nove categorias. A produção tem sido frequentemente apontada entre as melhores produzidas nesse século e foi eleita para preservação no National Film Registry em 2023, ainda em seu primeiro ano de elegibilidade.

Já A Um Passo do Estrelato é um documentário focado em mostrar os bastidores do trabalho dos backing vocals de artistas consagrados. O filme que foi dirigido por Morgan Neville e produzido por Gil Friesen, foi bastante elogiado e venceu o Oscar de Melhor Documentário de 2014. Assim como 12 Anos de Escravidão, A Um Passo do Estrelato foi escolhido para preservação no National Film Registry em 2023, ainda em seu primeiro ano de elegibilidade.

Anos com mais filmes no National Film Registry

Sem surpresas, o ano com mais filmes preservados no National Film Registry é 1939, que é considerado por muitos estudiosos e críticos como o melhor ano da história do cinema mundial e também o ápice da Era de Ouro do cinema hollywoodiano. Nesse ano, foram lançados alguns dos maiores clássicos da história da sétima arte, como …E o Vento Levou (que ainda hoje é dono da maior bilheteria da história do cinema se considerarmos a inflação), O Mágico de Oz, No Tempo das Diligências, Ninotchka, O Morro dos Ventos Uivantes, Vitória Amarga, Duas Vidas, Sangue de Artista e Carícia Fatal.

Naquele ano também, foram produzido clássicos em praticamente todos os gêneros cinematográficos, sendo que todos os dez indicados a Melhor Filme no Oscar daquele ano, são considerado grandes clássicos da filmografia mundial. Por isso, não surpreende a ninguém que 20 filmes lançados em 1939 estejam preservados no National Film Registry.

Empatados em segundo lugar com 18 filmes preservados no NFR estão os anos de 1940 e 1928. Em 1940, foram lançados clássicos, como Rebecca, a Mulher Inesquecível, de Alfred Hitchcock; O Grande Ditador, de Charles Chaplin; Núpcias de Escândalo; O Ladrão de Bagdá; a animação, Pinóquio; e o clássico de John Ford, As Vinhas da Ira. Como dissemos, nessa época, Hollywood estava no ápice de sua Era de Ouro.

Já 1928, foi um ano bastante marcante para o cinema mundial. Primeiro porque se vivia a febre dos filmes sonoros. Isso porque, o primeiro filme sonoro, O Cantor de Jazz, havia sido lançado em outubro de 1927. Assim, 1928 foi o primeiro ano em que o som realmente passou a tomar conta do cinema e os estúdios hollywoodianos procuraram introduzir essa novidade em suas produções. Além disso, esse ano marca também a estreia de um dos maiores personagens da história do cinema e da televisão mundial, Mickey Mouse, que aparece oficialmente pela primeira vez no curta-metragem de animação Steamboat Willie.

Cena de O Grande Ditador (1940), Filme que integra o National Film Registry. Distribuição: United Artists.
Cena de O Grande Ditador (1940), Filme que integra o National Film Registry. Distribuição: United Artists.

Além de tudo isso, outros grandes clássicos do cinema foram lançados nessa época, como O Circo, de Charles Chaplin; o clássico O Martírio de Joana D’Arc, de Carl Theodor Dreyer; Lights of New York, primeiro filme totalmente falado da história e A Última Canção, continuação de O Cantor de Jazz e que foi um enorme sucesso de bilheteria. Só para se ter uma ideia, a produção foi o filme sonoro financeiramente mais bem sucedido da história até ser ultrapassado pela animação Branca de Neve e os Sete Anões, em 1937.

Diretores com mais filmes no National Film Registry

Entre os diretores, aquele que possui mais filmes preservados no National Film Registry é John Ford, com 11 filmes no total. Esse fato não surpreende, já que Ford foi um dos mais importantes diretores de toda a história do cinema mundial e dirigiu diversos clássicos da sétima arte. Aliás, pode-se dizer que ele foi o principal cineasta do gênero western (ou faroeste, como é mais conhecido no Brasil). Entre seus clássicos que estão preservados no NFR, estão O Cavalo de Ferro (1924), No Tempo das Diligências (1939), As Vinhas da Ira (1940), Como Era Verde o Meu Vale (1941) e Rastros de Ódio (1956).

Em segundo lugar, estão três outros grandes nomes do cinema mundial, George Cukor, Howard Hawks e William Wyler, cada um deles com 10 filmes preservados no National Film Registry. Entre os filmes de Cukor escolhidos para preservação estão clássicos, como Núpcias de Escândalo (1940), Nasce uma Estrela (1954) e Minha Bela Dama (1964). Já entre os clássicos dirigidos por Hawks estão filmes, como Scarface: A Vergonha de uma Nação (1932), Levada da Breca (1938) e Onde Começa o Inferno (1959).

Por último, entre as obras-primas dirigidas pelo grande William Wyler escolhidas para preservação no NFR estão filmes, como O Morro dos Ventos Uivantes (1939), Os Melhores Anos de Nossa Vida (1946), A Princesa e o Plebeu (1953), Ben-Hur (1959) e Funny Girl: A Garota Genial (1968). Em terceiro lugar na lista de diretores com mais filmes preservados no National Film Registry estão Alfred Hitchcock e Leo McCarey, com nove filmes cada um.

Diversos clássicos da fase hollywoodiana do “mestre do suspense” estão preservados no NFR, incluindo obras, como Rebecca, a Mulher Inesquecível (1940), Pacto Sinistro (1951), Janela Indiscreta (1954), Um Corpo que Cai (1958), Intriga Internacional (1959), Psicose (1960) e Os Pássaros (1963). Incrivelmente, a obra de Hitchcock é tão brilhante, que diversos de seus mais icônicos filmes, como Festim Diabólico (1948), Disque M para Matar (1954) e Ladrão de Casaca (1955) ainda não foram incluídos no Registro.

Cena de 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968), Filme que integra o National Film Registry. Distribuição: RKO Radio Pictures.
Cena de 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968), Filme que integra o National Film Registry. Distribuição: RKO Radio Pictures.

Diversos outros grandes cineastas, como Elia Kazan, Frank Capra, Buster Keaton, Steven Spielberg, Billy Wilder, Charlie Chaplin, D. W. Griffith, John Huston, Stanley Kubrick, Vincente Minnelli, King Vidor, Spike Lee, Ernst Lubitsch, Sidney Lumet, Otto Preminger e Martin Scorsese, por exemplo, tiveram ao menos cinco filmes escolhidos para preservação no National Film Registry. Inúmeros outros, tem ao menos uma filme de sua autoria preservado no NFR.

Tempo desde o lançamento até a seleção para preservação

O filme que levou mais tempo entre seu “lançamento” e sua seleção para preservação no National Film Registry, foi o curta-metragem Mardi Gras Carnival. O filme, na verdade, nada mais é do que um registro raro do desfile de Mardi Grass no famoso carnaval de Nova Orleans, nos Estados Unidos, feito em 1898. O curta, que só tem cerca de um minuto de duração, foi escolhido para preservação em dezembro de 2022, ou seja, cerca de 124 anos após sua produção.

É importante notar que o filme já tinha cerca de 90 anos quando o próprio National Film Registry foi criado e que a obra ficou perdida durante muitas décadas, só sendo redescoberta, pouco antes de sua inclusão no NFR, em Amsterdã, na Holanda. Portanto, apesar de esse tempo todo entre produção e seleção, Mardi Gras Carnival, na verdade, não esperou tanto assim para ser incluído no NFR, sendo selecionado para a inclusão pouco tempo após sua redescoberta.

Já nove filmes foram incluídos no National Film Registry dez anos após seu lançamento que, como dissemos acima, é o tempo mínimo de espera para a inclusão no NFR. O primeiro filme a bater esse “recorde” foi o drama esportivo Touro Indomável, de Martin Scorsese. Lançado em 1980, a produção foi escolhida para preservação em 1990, seu primeiro ano de elegibilidade e o segundo ano de existência do National Film Registry.

Desde então, oito outras produções foram escolhidas para preservação no NFR em seu primeiro ano de elegibilidade: Faça a Coisa Certa (1989), de Spike Lee; Os Bons Companheiros (1990), também de Martin Scorsese; a animação Toy Story: Um Mundo de Aventuras (1995), de John Lasseter; Fargo: Uma Comédia de Erros (1996), dos Irmãos Joel e Ethan Coen; 13 Lakes (2004), filme experimental de James Benning; Freedom Riders (2010), documentário de Stanley Nelson Jr. e como dissemos antes, o drama histórico 12 Anos de Escravidão (2013) e o documentário A Um Passo do Estrelato (2013).

Importância do National Film Registry

Como órgão oficial de preservação do principal centro produtor de cinema do mundo, o National Film Registry tem grande importância não apenas para o cinema produzido nos Estados Unidos, mas também para o cinema do mundo todo. Além do fato de diversos clássicos e filmes importantes da cinematografia mundial terem sido produzidos nos Estados Unidos, o NFR também acaba por preservar clássicos produzidos em outros países.

Isso porque, um filme não precisa ser totalmente produzido com recursos norte-americanos para ser elegível a preservação pelo National Film Registry. Filmes coproduzidos em conjunto com outros países também são elegíveis para preservação no Registro. Dessa forma, diversas produções importantes para o cinema de outros países também são eventualmente preservados pelo NFR.

Exemplos não faltam. Filmes, como Alien – O 8º Passageiro (1979), Laranja Mecânica (1971), 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), Dr. Fantástico (1964) e Uma Aventura na África (1951), são todos grandes clássicos do cinema mundial e produções anglo-americanas, que têm grande importância não apenas para o cinema produzido nesses dois países, mas também para o cinema mundial, como um todo.

Cena de Branca de Neve e os Sete Anões (1937), Filme que integra o National Film Registry. Distribuição: RKO Radio Pictures.
Cena de Branca de Neve e os Sete Anões (1937), Filme que integra o National Film Registry. Distribuição: RKO Radio Pictures.

Além disso, o National Film Registry também a ajuda a preservar muitos filmes pouco conhecidos do público e, portanto, com pouco interesse comercial e que de outra forma seriam deixados de lado, com sérios ricos de desaparecerem ou mesmo serem destruídos. É preciso lembrar que, até pouco tempo atrás, os filmes eram produzidos em película, uma material físico que se deteriora com o tempo. Assim, sem cuidado, um filme pode facilmente se desmanchar, ser destruído por fogo ou umidade, ou mesmo, simplesmente desaparecer.

Isso sem falar que o National Film Registry também ajuda a preservar pequenos trechos de filme que só têm valor histórico. Obras produzidas, muitas vezes, nos primórdios do cinema e que são de interesse apenas para cinéfilos, estudiosos, acadêmicos e cineastas, mas que geram pouco interesse do público geral. Sem um órgão oficial de preservação, esse tipo de material dependeria da boa vontade do setor privado ou de museus, universidades ou outras organizações para serem preservados.

Com tudo isso, acho que já ficou claro a importância de uma coleção como o National Film Registry para a preservação do cinema produzido nos Estados Unidos que, como já dissemos, é o principal centro de produção cinematográfica do mundo. Para todos nós que adoramos a sétima arte, a existência do NFR é algo a ser comemorado.

Status dos filmes que integram o National Film Registry

Já falamos acima sobre a importância do National Film Registry (NFR) para o cinema como um todo. Agora, falaremos sobre a importância do NFR para os filmes que são escolhidos para preservação. Ser escolhido para integrar o acervo do National Film Registry é, obviamente, uma grande honra e confere um grande status aos filmes escolhidos. Por isso, a expectativa é sempre grande pelo anúncio anual dos filmes que passarão a integrar o National Film Registry. Por isso, também o National Film Preservation Board, que escolhe os filmes que passarão a integrar NFR, é composto por representantes dos principais órgãos relacionados a cinema dos Estados Unidos.

A importância de ser escolhido para a integrar o NFR é especialmente grande para filmes independentes, produções pouco conhecidas, curtas-metragens, filmes experimentais e históricos, enfim, filmes que muitas vezes são desconhecidos pela maioria do público. Ser escolhido, para esses filmes, basicamente, significa a “salvação”. Significa não apenas ficar mais conhecido de quem se interessa por cinema, mas também garantir que o filme não desaparecerá ou será esquecido no futuro. Uma ameaça que esse tipo de produção frequentemente enfrenta.

Para filmes clássicos e já consagrados da filmografia mundial, a escolha para integrar o National Film Registry significa um reconhecimento adicional e também, é claro, que o filme é oficialmente importante para o cinema norte-americano. Para além da opinião do público, da crítica ou da academia, a escolha para a preservação no NFR é quase um atestado oficial do governo americano da importância daquela obra. É claro que isso não é pouca coisa.

Cena de Touro Indomável (1980), Filme que integra o National Film Registry. Distribuição: United Artists.
Cena de Touro Indomável (1980), Filme que integra o National Film Registry. Distribuição: United Artists.

Contudo, para esses filmes clássicos, a escolha para preservação no National Film Registry não significa tanto uma salvação, como para filmes “menores”, porque essas produções já notórias dificilmente irão desaparecer ou cair no esquecimento. Até porque, a maior parte delas, ainda gera interesse comercial e é distribuído pelos estúdios que possuem seus direitos autorais. Além disso, por serem obras que ficaram marcadas para o público, é quase certo que existam cópias dessas produções em mãos de “pessoas comuns”. Ainda mais, hoje em dia, na era dos arquivos digitais.

Já no caso de filmes menores e menos conhecidos, muitas vezes, as únicas cópias que existem estão nas mãos das próprias pessoas que produziram o filme ou em museus e outras instituições imbuídas da preservação da herança cinematográfica norte-americana e mundial. Portanto, essas obras estão muito mais vulneráveis a um possível desaparecimento. Portanto, para elas, como dito, a escolha para integrar o National Film Registry é ainda mais importante.

Conclusão

E aí, gostou de nossa explicação. Depois dele, esperamos que você agora saiba tudo sobre o National Film Registry, porque ele existe, como foi criado, sua importância e também sua história. Ainda ficou alguma dúvida? Escreva abaixo nos comentários. Se gostou do texto também não deixe de comentar. Seu comentário será sempre muitíssimo importante para nós.

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