The Weeknd e Lily-Rose Depp em cena de The Idol. Divulgação HBO.
The Weeknd e Lily-Rose Depp em cena de The Idol. Divulgação HBO.

A HBO anunciou oficialmente hoje o cancelamento da série The Idol depois de apenas uma temporada. A produção, que era estrelada pelo músico canadense The Weeknd e pela modelo e atriz norte-americana Lily-Rose Depp, teve apenas cinco episódios exibidos originalmente nos Estados Unidos entre 4 de junho e 2 de julho desse ano.

The Weeknd e Lily-Rose Depp em cena de The Idol. Divulgação HBO.
The Weeknd e Lily-Rose Depp em cena de The Idol. Divulgação HBO.

A série, que foi criada pelo próprio The Weeknd, ao lado do diretor e ator norte-americano Sam Levinson e de Reza Fahim, não chegou nem perto de atingir os resultados esperados. Mesmo com a estreia glamorosa no Festival de Cannes desse ano, onde dois episódios da série foram exibidos fora de competição, a série não conseguiu conquistar a crítica especializada.

The Idol: fracasso de crítica e público

A produção, que tentava ser extremamente audaciosa e transgressiva, com cenas de nudez e sexo, acabou sendo criticada exatamente por ter um roteiro vazio e ser uma produção regressiva (ao invés de transgressiva) e pretensiosa, que não entregava o que prometia. Muitos críticos chamaram The Idol de “chata” e “tediosa”. Outros foram além, dizendo que a produção era “uma das piores séries do ano” e “um dos piores programas de televisão já feitos”. Atualmente, a série, mantêm uma taxa de aprovação de apenas 18% no Rotten Tomatoes, principal agregador de críticas especializadas da internet.

The Weeknd em cena de The Idol. Divulgação HBO.
The Weeknd em cena de The Idol. Divulgação HBO.

Com o público, a coisa não foi diferente, a produção que era bastante esperada exatamente por ser uma obra do mesmo criador da série Euphoria, que é um sucesso no mundo todo, e contar com The Weeknd no elenco, músico extremamente popular, principalmente, com os jovens, decepcionou desde as primeiras exibições.

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Segundo reportagens da imprensa norte-americana, a audiência de The Idol nunca engrenou realmente. O primeiro episódio até que chegou a atrair o público, mas depois, a audiência caiu consideravelmente. Quando foi originalmente exibido pela HBO, o primeiro episódio da série chegou a atrair quase 250 mil expectadores, mas depois, a maioria dos outros episódios ficou na casa dos 130 mil expectadores.

The Weeknd e Lily-Rose Depp em cena de The Idol. Divulgação HBO.
The Weeknd e Lily-Rose Depp em cena de The Idol. Divulgação HBO.

No streaming, segundo dados da própria HBO, o primeiro episódio da série chegou a bater quase um milhão de visualizações e o segundo, cerca de 800 mil. A empresa, no entanto, não divulgou dados sobre os outros três episódios restantes de The Idol. Um dado que chama a atenção, é a disparidade de público entre televisão e streaming. No HBO Max (que agora se chama apenas “Max” nos Estados Unidos) a audiência era majoritariamente mais jovem do que a audiência no canal HBO.

Audiência maior entre os jovens no streaming

É bem possível que esse público mais jovem tenha sido atraído, principalmente, pelas presenças de The Weeknd e Lily-Rose Depp no elenco e também pela promessa de fartura de cenas contendo nudez e sexo, algo que a HBO explorou bastante durante a promoção da série. Por tudo isso, não foi surpresa para ninguém quando nessa segunda-feira, a HBO anunciou que: “Depois de muita reflexão e consideração, a HBO, assim como os criadores e produtores, decidiram não avançar com uma segunda temporada (de The Idol).”

The Weeknd e Lily-Rose Depp em cena de The Idol. Divulgação HBO.
The Weeknd e Lily-Rose Depp em cena de The Idol. Divulgação HBO.

A empresa também disse que “The Idol foi um dos programas originais mais provocativos da HBO” e terminou agradecendo “aos criadores, elenco e equipe técnica por seu trabalho incrível.” No Brasil, a série está disponível na plataforma de streaming HBO Max.

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