Montagem com quatro dos principais destaques do Festival de Cannes desse ano.
Montagem com quatro dos principais destaques do Festival de Cannes desse ano. Na esquerda, acima, Killers of the Flower Moon. Na direita, acima, Asteroid City. Na esquerda, abaixo, Anatomia de uma Queda. Na direita, abaixo, May December.

O encerramento do Festival de Cannes desse ano, ocorrido no último final de semana, abre oficialmente a temporada de premiações de 2023/2024. Assim como nos anos anteriores, diversos dos filmes mais esperados de 2023 tiveram sua pré-estreia no Festival e, assim, já pudemos ter uma ideia de como essas produções foram recebidas pela crítica especializada. Além disso, o Festival, por sua importância, costuma dar destaque a filmes que não eram assim tão conhecidos e que passam a ser vistos como potenciais concorrentes nas principais premiações do ano.

Justine Triet, diretora de Anatomia de uma Queda, recebe a Palma de Ouro no Festival de Cannes desse ano. Foto: Pascal Le Segretain/Getty Images
Justine Triet, diretora de Anatomia de uma Queda, recebe a Palma de Ouro no Festival de Cannes desse ano. Foto: Pascal Le Segretain/Getty Images

Assim como também, em alguns casos, a exibição no Festival costuma diminuir as chances de diversas produções que em algum momento poderiam ser consideradas favoritas a receber indicações e estatuetas em premiações como o Oscar, o BAFTA e o Globo de Ouro. Para o “espectador comum” pode ser ainda muito cedo para se falar dessas premiações, já que nem chegamos ainda ao meio de 2023 e esses prêmios são entregues apenas no início de 2024, mas para a comunidade cinematográfica, é agora que as coisas “começam a esquentar”. Por isso, faremos um apanhado rápido de alguns dos principais filmes que passaram pelo Festival de Cannes desse ano e falaremos também um pouco sobre o vencedor da Palma de Ouro, Anatomia de uma Queda.

“Vencedores” do Festival de Cannes 2023

Como já dissemos em nosso texto publicado na época da divulgação oficial da seleção de filmes que seriam exibidos no Festival de Cannes de 2023, esse ano, a lista de produções que seriam exibidas tanto na competição oficial da mostra quanto fora de competição, era muito interessante, contando com diversos filmes de diretores famosos e produções com potencial para chegarem fortes para a disputa do Oscar e de outras premiações importantes do ano que vem.

Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese nas filmagens de Cena das filmagens de Cena dos bastidores da filmagens de Cena de Killers of the Flower Moon
Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese nas filmagens de Cena das filmagens de Cena dos bastidores da filmagens de Cena de Killers of the Flower Moon.

Entre os maiores destaques da edição desse ano e um dos filmes que saem mais fortalecidos de Cannes, está Killers of the Flower Moon, novo filme do consagrado diretor Martin Scorsese. A produção que conta com um elenco estelar que inclui atores como Leonardo DiCaprio, Robert De Niro e Brendan Fraser, era um dos mais esperados do Festival desse ano e sai dele ainda mais forte do que entrou. Além de ter sido aplaudido de pé pelos presentes à sua exibição, Killers of the Flower Moon tem sido quase que unanimamente elogiado pela crítica especializada.

No Rotten Tomatoes, principal agregador de críticas da internet, a obra possui uma taxa de aprovação de 97% com muita gente considerando o filme, o melhor de Scorsese em muito tempo. É bem provável que a soma de todos os grandes nomes que trabalharam na produção, com a sua aprovação quase unânime pela crítica, levará Killers of the Flower Moon a ser um dos principais favoritos ao Oscar, ao Globo de Ouro, ao BAFTA e a outras grandes premiações do ano que vem.

Tom Hanks em cena de Asteriod City.
Tom Hanks em cena de Asteriod City.

Outro filme que pode ser considerado um dos “vencedores” do Festival de Cannes desse ano, é Asteroid City do também consagrado diretor Wes Anderson. Diferentemente de Killers of the Flower Moon que foi exibido fora de competição, o filme de Anderson estava competindo pela Palma de Ouro e não levou o prêmio para casa (falaremos do filme vencedor um pouco mais adiante). Contudo, isso não tirou o brilho da produção que saiu de Cannes sendo elogiado pela crítica e também mais forte do que entrou.

Com uma taxa de aprovação no Rotten Tomatoes de 82% e com nomes de peso no elenco, como Jason Schwartzman, Scarlett Johansson, Tom Hanks, Jeffrey Wright, Tilda Swinton, Bryan Cranston, Edward Norton, Adrien Brody, entre outros (o elenco é tão recheado de estrelas que nem sequer é possível relacioná-las todas aqui) é bem possível que Asteroid City esteja pelo menos entre os indicados as principais premiações de 2024.

Julianne Moore e Natalie Portman em cena de May December.
Julianne Moore e Natalie Portman em cena de May December.

Outra produção que também podemos considerar que saiu de Cannes maior do que entrou é o drama May December, de Todd Haynes. Protagonizado por Julianne Moore e Natalie Portman, o longa-metragem “surpreendeu” muita gente que o considerou “melhor do que esperavam”. Atualmente, a produção conta com uma taxa de aprovação de 89% no Rotten Tomatoes. Além disso, May December será distribuído pela Netflix. Se somarmos as boas críticas, ao poderio da Netflix e ao peso dos nomes de Moore, Portman e Haynes podemos dizer que o filme tem, sim, boas chances de chegar forte as grandes premiações do ano que vem.

É claro, que não poderíamos deixar de citar o grande vencedor da Palma de Ouro (prêmio mais importante do Festival de Cannes), o thriller francês Anatomia de uma Queda. A vitória em Cannes com toda certeza credencia o filme a tentar uma vaga na disputa de Melhor Filme Internacional/Estrangeiro tanto no Oscar quanto em outras premiações importantes, como o BAFTA e o Globo de Ouro. A questão é saber se a produção pode ir ainda mais longe e conseguir ser indicada em outras categorias.

Cena de Anatomia de uma Queda.
Cena de Anatomia de uma Queda.

Apesar de ter sido unanimamente aclamado pela crítica até agora, Anatomia de uma Queda é um filme europeu, falado principalmente em francês e alemão e com um elenco igualmente majoritariamente europeu. Por isso, a indicação em outras categorias pode ser um pouco mais difícil do que seria para um filme norte-americano ou britânico, mas dependendo de como o filme for visto nos próximos meses, poderemos sim ver a produção com chances reais de indicação em outras categorias.

“Perdedores” do Festival de Cannes 2023

É sempre muito difícil falar em “perdedores” quando o assunto são filmes, mas falaremos aqui de filmes que “talvez” tenham saído de Cannes “menores” do que entraram. Começaremos primeiro falando de Indiana Jones e a Relíquia do Destino. A pré-estreia do filme em Cannes foi uma das coisas mais esperadas e uma das exibições mais concorridas do Festival. E de início, essa expectativa pareceu valer a pena. Precedido por uma Palma de Ouro Honorária entregue a Harrison Ford, a exibição do filme terminou com aplausos de pé de quem estava presente no local.

Harrison Ford e Phoebe Waller-Bridge em cena de Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023).
Harrison Ford e Phoebe Waller-Bridge em cena de Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023).

Esses aplausos foram sucedidos pelas primeiras críticas ao filme que foram bastante positivas. Contudo, a medida que os dias foram passando e mais jornalistas foram escrevendo sobre a produção, ficou claro que Indiana Jones e a Relíquia do Destino talvez “não seja tudo isso”. O filme ainda não estreou nos cinemas, o que só ocorrerá em 30 de junho, mas até agora a crítica parece estar bem dividida. A maioria diz que o filme “não é um desastre total”, mas que também não chega nem perto de ser tão bom quanto a trilogia original lançada entre 1981 e 1989.

Por um lado, Indiana Jones e a Relíquia do Destino é um filme comercial e seu principal objetivo é obviamente agradar ao público e, com isso, arrecadar um bom valor em bilheterias. Contudo, é preciso também considerar, que os filmes da franquia deixaram um grande legado para o cinema mundial e Indiana Jones e a Relíquia do Destino, que supostamente será o último filme da franquia protagonizado por Harrison Ford, tem uma grande responsabilidade em manter esse legado. Esperemos a estreia do filme para conferirmos com nossos próprios olhos se a obra realmente é um bom encerramento (ou não) para a cultuada franquia.

Cena de Elementos da Disney/Pixar.
Cena de Elementos da Disney/Pixar.

Outro filme que também chegou a Cannes com muita expectativa e que deixou os críticos decepcionados foi a nova animação da Disney, Elementos. O filme que custou 200 milhões de dólares e que tem estreia mundial marcada para 16 de junho desse ano, chegou prestigiada a Cannes, tanto é assim, que foi escolhida para encerrar o Festival. Assim como no caso de Indiana Jones e a Relíquia do Destino, a reação inicial dos que assistiram ao filme foi positiva, mas com o passar dos dias e com as primeiras críticas sendo publicadas em jornais, revistas e sites, ficou claro que o filme não tinha ido tão bem assim.

Com uma taxa de aprovação no Rotten Tomatoes de 58% até agora, Elementos tem sido considerado por muitos que já assistiram ao filme, como uma “das piores produções” lançadas pela Pixar/Disney nos últimos anos. Aqui também, assim como no caso de Indiana Jones e a Relíquia do Destino, temos que ter um pouco de cautela. Elementos é, igualmente, um filme comercial, cujo principal objetivo é conseguir uma boa bilheteria nos cinemas. Além disso, assim como no caso de Indiana Jones, ainda é muito cedo para dizer se o filme é “bom ou ruim”.

É claro que o resultado da crítica até agora, deixa o espectador um pouco receoso sobre a qualidade do filme. Por outro lado, a Disney/Pixar tem um nome tão forte no mercado de animação que mesmo que Elementos não seja uma produção de grande qualidade, é provável que ela consiga pelo menos uma indicação na categoria de Melhor Animação no Oscar do ano que vem. No entanto, ganhar o prêmio já será um pouco mais difícil, já que o filme terá a concorrência de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso que tem sido unanimamente aclamado pela crítica especializada.

Johnny Depp e Maïwenn em cena de Jeanne du Barry.
Johnny Depp e Maïwenn em cena de Jeanne du Barry.

Outras duas produções que poderiam ser consideradas “perdedoras” em Cannes são o filme de época Jeanne du Barry e a série da HBO, The Idol. Jeanne du Barry abriu o Festival de Cannes desse ano em meio a expectativa por ser o primeiro filme, em três anos, a contar com Johnny Depp no elenco, marcando o retorno do ator ao cinema depois de seu conturbado processo de divórcio de Amber Heard. Contudo, apesar dessa expectativa, a produção foi recebida com pouco entusiasmo pela crítica especializada.

Tanto no Rotten Tomatoes, quanto no Metracritic e no AlloCiné (outros dois sites importantes que agregam críticas cinematográficas), o filme tem taxas de aprovação medianas. No entanto, Jeanne du Barry é um “filme de arte” com um orçamento relativamente pequeno ($22.4 milhões) para os padrões do cinema comercial. Portanto, a presença de Depp e também o fuzuê em torno da obra já devem ser suficientes para que ela atraia um bom público e se torne lucrativa. Além disso, a Netflix já comprou os direitos de distribuição da produção, que só deve estrear na plataforma de streaming no ano que vem.

Já no caso de The Idol a coisa foi um pouco mais grave. Única produção televisiva a estrear em Cannes nesse ano, com os dois primeiros episódios sendo exibidos fora de competição no Festival, a série foi simplesmente odiada pela crítica especializada. Até agora, The Idol possui uma taxa de aprovação de apenas de 25% no Rotten Tomatoes, sendo considerada pela maioria da crítica como uma produção excessivamente estilística, mas tematicamente vazia. A série estreia na HBO Max nesse domingo, 4 de junho, e a plataforma de streaming tem investido bastante em sua promoção.

Lily-Rose Depp e The Weeknd em cena de The Idol.
Lily-Rose Depp e The Weeknd em cena de The Idol.

É bem possível que, pelo menos no início, a série atraia um bom número de expectadores, principalmente por sua temática polêmica, a presença massiva de cenas de nudez e sexo e também por ser estrelada pela modelo e atriz Lily-Rose Depp e pelo músico The Weeknd. O importante, no entanto, é saber se com o passar dos episódios, a produção conseguirá sustentar essa audiência inicial.

A importância do Festival de Cannes

Cannes é o principal festival de cinema do mundo e, por isso, tudo que passa por lá, chama atenção de quem acompanha a sétima arte. O festival é especialmente importante para filmes menores e diretores independentes que tem no festival uma importantíssima plataforma para o lançamento de seus trabalhos. O crescimento do prestígio do Festival nas últimas décadas, fez com que Cannes se tornasse também uma enorme plataforma para o lançamento de superproduções e filmes que pretendem chamar a atenção do grande público.

Uma das exibições do Festival de Cannes desse ano. Foto: Joachim Tournebise/FDC
Uma das exibições do Festival de Cannes desse ano. Foto: Joachim Tournebise/FDC

Portanto, para quem gosta de cinema é imprescindível acompanhar o Festival e analisar o que sai dele. Em um texto como esse é impossível analisar todas as produções que passaram pelo Festival desse ano. Contudo, é seguro afirmar que muitos desses filmes serão vistos e repercutirão durante todo esse ano. E nós estaremos aqui de olho para trazer para você todas as novidades do cinema nesse ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui