A famosa série britânica Doctor Who, está passando por grandes mudanças no último ano. Afinal, Ncuti Gatwa (Sex Education) será o primeiro negro a viver o papel do Doutor, em sua próxima encarnação em 2023. Enquanto isso, David Tennant (Jessica Jones) retorna como o 14º Doutor, no especial de 60 anos do programa. Contudo, outra grande novidade foi ao ar na última terça-feira, dia 25 de agosto. O programa vai ganhar um novo lar ao redor do mundo, ficando a cardo do Disney+ exibir a atração, em uma parceria com a BBC, sua casa oficial no Reino Unido.
Leia também:
O anúncio foi feito pela própria BBC, junto com a parceria, Doctor Who ganhou também um novo logo. Afinal, no último domingo, o público deu adeus a 13ª Doutora, interpreta por Jodie Withaker. Confira a nova identidade visual da série:
Tradução: “Um novo logo para uma nova Era! Doctor Who retorna em 2023 na BBC no Reino Unido e no Disney+ no resto do mundo!”.
Uma das mudanças também é a volta de Russel T. Davies, que assume o cargo de showrunner da nova temporada. No Reino Unido, a BBC ainda continua exibindo oficialmente Doctor Who, enquanto o Disney+ exibirá o programa ao redor do mundo a partir da próxima temporada, em 2023. Além disso, antes da entrada de Ncuti Gatwa, David Tennant será o Doutor por três episódios, em um especial.
Até o momento não foi divulgado mais informações sobre o que todas essas mudanças farão com a série. Nem ao menos, se o streaming chegará a receber as temporadas anteriores da série ao seu catálogo. Contudo, a parceria entre a BBC e o Disney+ vai além da distribuição, ou seja, o programa pode ter um bom aumento de orçamento, informa o Telegraph. Assim, a empresa norte-americana poderá ajudar no orçamento da série britânica e dar palpites criativos.
Contudo, a volta de Davies garante que essa mudança não será tão grande, com a BBC ainda no controle criativo. Mas algo é nítido, o programa sofre com seu orçamento baixo, e a gigante do entretenimento pode fazer isso mudar, a fim de que a série se torne global, fazendo jus a distribuição. Charlotte Moore, a chefe de conteúdo da BBC, comemorou a parceria em uma comunicado.
Sendo assim, o Disney+ ficará a cargo da distribuição criativa da série. Enquanto a BBC terá o controle e os direitos da produção. Ou seja, a empresa do Mickey não poderá fazer derivados da produção inglesa.
No Brasil, Doctor Who passou por diversas emissoras, e até o presente momento, o Disney+ não confirmou como será a reprodução no Brasil. Vale lembrar, que em nosso país, é o Globoplay que exibe a produção, pelo menos até a 13ª temporada.
Por fim, a próxima temporada de Doctor Who chega ao catálogo do streaming no ano de 2023, após seu especial de 60 anos.