Fundação: | Rio de Janeiro, RJ, Brasil em 3 de novembro de 2015. |
Sede | Rio de Janeiro, RJ, Brasil |
Fundador | José Roberto Marinho (Grupo Globo) |
Atuais donos | Grupo Globo |
Países que opera | Brasil, Estados Unidos, Canadá, Europa, Japão e Austrália. |
O que oferece | Serviço de streaming com séries, desenhos, programas de variedades, novelas e canais ao vivo. |
Se você é fã das novelas e séries da Rede Globo, provavelmente conhece o Globoplay. Afinal, esse serviço de streaming reúne milhares de episódios de títulos aclamados do mundo todo e das novelas de maior sucesso da história da emissora, que por sinal, são a marca registrada da empresa.
Hoje vamos conhecer a história dessa, que é mais uma das vertentes de sucesso da gigante da TV brasileira e saber mais a respeito dos serviços e possibilidades que o Globoplay oferece.
Então, para saber mais sobre o assunto, fique com a gente. Leia até a última linha, pois juntos, iremos nos encantar com essa história de sucesso!
Quando o Globoplay foi fundado?
A história do Goboplay começou em 3 de novembro de 2015, quando foi lançado o tão esperado serviço de streaming da maior emissora de TV do Brasil, a Rede Globo. No entanto, a história de sua empresa-mãe começou muito antes, quando um jovem visionário herdou um jornal de seu pai.
Roberto Marinho herdou o jornal O Globo de seu pai, Irineu Marinho, depois de sua morte, em 1931.
Foi então que ele começou seu império, com a inauguração da Rádio Globo em 1944 e finalmente, em 1965, com a abertura da emissora de TV pertencente ao grupo, a Rede Globo de Comunicação, completando assim, o conglomerado de telecomunicações que viria a ser o maior da América Latina.
Até meados de 2014, esse conglomerado era denominado de Organizações Globo, e só então passou a ser chamado de Grupo Globo como o conhecemos até hoje. E foi a TV Globo a responsável pelo lançamento do Globoplay, em 2015. Uma plataforma icônica, que reúne sucessos que agradam a todos os gostos.
Ademais, os Estúdios Globo, Globo Filmes, DGJE e as diversas divisões do Grupo Globo são responsáveis por criar e disponibilizar conteúdos originais. Eles vão desde dramas a comédias e que agradam todos os tipos de usuários, para o Globoplay constantemente.
Além das produções originais nacionais, parcerias da emissora com estúdios internacionais, garantem ainda mais diversidade de conteúdo na plataforma.
Quem são os fundadores do Globoplay?
No final do ano de 2015, depois de muita pesquisa e desenvolvimento, o Grupo Globo, que na época trabalhava em um projeto chamado Uma Só Globo, que visava unificar todas as vertentes da rede uma um só, lançou um dos últimos braços que faltava para completar seu portfólio. Este é o serviço de streamings da empresa, o Globoplay.
Com a finalização do projeto, o Globoplay se tornou produto de uma nova e repaginada empresa, a Globo.
A Globo nasceu em 1965, como uma das ramificações do conglomerado de telecomunicações criado pelo empresário Roberto Marinho.
Roberto Marinho nasceu em 3 de dezembro de 1904 no Rio de Janeiro, quando a cidade ainda era a capital do Brasil. Ele foi um importante jornalista e empresário brasileiro, filho de outro jornalista de renome, Irineu Marinho, que deixou o jornal fundado por ele para o filho.
Quando recebeu o jornal O Globo de seu pai, Roberto Marinho ainda era um jovem, em início de carreira. No entanto, com muito talento e expertise para os negócios, não demorou até que o empresário aumentasse seu patrimônio, com a aquisição da Rádio Globo. Muito visionário, Roberto Marinho trabalhou duro em ambos os segmentos de comunicação, até 1965 que, com a vitória de uma concessão pública na cidade do Rio de Janeiro, inaugurou seu canal de TV, a Rede Globo de Comunicações.
Hoje em dia, a Rede Globo conta com mais de 9 mil funcionários. Além disso, está presente em mais de 98% do território nacional, bem como em diversos outros países do mundo.
Roberto Marinho esteve à frente do Grupo Globo de 1925 a 2003, quando em 6 de agosto, veio a falecer, vítima de um edema pulmonar grave.
Quem são os atuais donos do Globoplay?
Desde que foi lançado, o Globoplay pertence à Globo, responsável pela idealização e lançamento do projeto de streaming e conteúdo sob demanda.
Os donos da Globo são os herdeiros de seu fundador e idealizador maior, Roberto Marinho, que esteve à frente de todas as vertentes do grupo até sua morte em 2003. O nome mais conhecido entre os donos da Globo, é o de José Roberto Marinho, filho e herdeiro direto de Marinho.
José Roberto é quem comanda o instituto que leva o nome de seu pai. Ademais, ele é vice-presidente do conselho de administração do Grupo Globo, ao lado de seu irmão, João Roberto Marinho. Este, além de exercer a função de presidente do grupo, ainda atua como vice-presidente da Abert, a Associação Nacional de Jornais e de Emissoras de Rádio e TV, um dos institutos mais importantes e influentes do país.
Em suma, a Globo é comandada pelos 4 filhos e toda a família de Roberto Marinho, que possui uma fortuna avaliada em alvo por volta de mais de 6 bilhões de dólares.
Audiência
Atualmente, estima-se que mais de 200 milhões de pessoas assistam a TV Globo diariamente. Tanto que a emissora ocupa o 2° lugar na lista das maiores redes de televisão comercial do mundo, atrás apenas da rede americana ABC. Ao se tratar do território brasileiro, a TV Globo está presente em 98 de cada 100 lares, deixando suas maiores concorrentes a uma boa distância.
Com títulos reconhecidos mundialmente, como a icônica novela das 9 Avenida Brasil, a TV Globo conquistou uma legião de fãs. E eles ficaram ainda mais satisfeitos em 2015, quando a empresa finalmente lançou seu próprio serviço de streaming.
Assim, além de poder assistir séries internacionais aclamadas pelo público, os fãs ainda podem ver e rever todos os episódios de suas novelas favoritas.
O que o serviço de streaming oferece?
Como vimos, o Globoplay é a plataforma de vídeos OTT do Grupo Globo que foi lançada para integrar os demais serviços de conteúdo visual oferecidos pelo conglomerado. Tudo isso juntamente com o canal de TV aberta e os canais por assinatura, como o GNT, o Multishow, etc.
Essa plataforma, seguindo a mesma linha da Netflix, oferece uma interface bem fluida e fácil de usar, com os filmes divididos por categorias, como Terror, Suspense, Comédia, Romance, etc. Assim, fica mais fácil para o usuário visualizar e acessar os conteúdos que deseja assistir.
Catálogo
Uma das vantagens dessa plataforma, é que ela disponibiliza muitos filmes do cinema brasileiro, como Minha mãe é uma peça, Minha vida em Marte, Crô, Tô Ryca e muito mais. Essa é uma coisa que as demais plataformas de streaming não costumam oferecer.
Ademais, as séries que compõem o catálogo da Globoplay também tem uma boa porcentagem de produções brasileiras, como Sob Pressão, Sessão de Terapia, Hebe, Os Normais, e muitas outras séries da dramaturgia local. E, se você também gosta de maratonar séries internacionais queridinhas do público, saiba que sucessos como The Big Bang Theory, The Good Doctor, Killing Eve, The Handmaid ‘s Tale estão presentes no portfólio da Globoplay.
Novelas
Como também já vimos, os maiores sucessos da dramaturgia da Globo são, sem sombra de dúvidas, as novelas. Tanto que elas fazem um sucesso estrondoso não só aqui, onde já faz parte da cultura da população brasileira, como em diversos países onde são exibidas, como Portugal, México e muitos outros.
Então, para quem gosta de novelas, a Globoplay é um prato cheio, pois possibilita ao usuário assistir às novelas que já foram encerradas na hora em que quiser, além de poder maratonar os episódios delas todos de uma só vez!
No Globoplay você também tem acesso a todos os telejornais da Rede Globo, mesmo os jornais de outros estados, que ficam disponíveis na plataforma como se fosse uma videoteca.
Além disso, com o serviço “Agora na TV”, o assinante pode assistir o que está passando na Rede Globo em tempo real, em qualquer dispositivo com acesso à internet.
Outra coisa super legal sobre a GloboPlay, são as parcerias que ela tem. Não só com pacotes de canais do próprio Grupo Globo, como também com outras plataformas de streaming, como veremos a seguir.
Combos da Globoplay: quais são e quanto custam?
Para quem quer assinar o Globoplay e ainda desfrutar de outros conteúdos oferecidos pelo Grupo Globo, pode optar por algum dos pacotes que são disponibilizados pela empresa. Afinal, esses pacotes reúnem os canais ao vivo pertencentes ao grupo e mais alguns adicionais, que o usuário pode escolher de acordo com suas preferências.
Por exemplo, se você gosta mais de filmes, existe uma opção de combo para você, ou se a sua praia é o futebol, também há um pacote perfeito para te agradar. Enfim, é só escolher o que mais combina com seu perfil.
Atualmente, os pacotes oferecidos pelo Grupo Globo para quem quiser assinar o Globoplay e levar junto algum outro tipo de serviço são:
Globoplay + Canais ao Vivo:
Nesse pacote, o assinante tem acesso a todo o conteúdo do Globoplay, ou seja, às novelas, séries, documentários, filmes do cinema nacional, etc, além de poder assistir aos canais ao vivo do Grupo Globo, como Multishow, Viva, GNT, SporTV e vários outros direto na plataforma.
Sendo assim, essa é uma boa opção para quem gosta dos conteúdos dos canais ao vivo da Globo para a TV paga, mas não possui um serviço de TV por assinatura.
Afinal, dá para assistir esses conteúdos em qualquer dispositivo e a qualquer momento através da plataforma, com tudo reunido em um só lugar, o que facilita o acesso.
Além disso, quem adere a esse pacote ganha 3 meses de Apple Tv+ de graça, pode fazer downloads de conteúdos para assistir quando estiver offline e ainda pode adicionar 4 moradores da mesma casa em que mora para assistir em outros dispositivos simultaneamente.
Para assinar este combo, você ainda pode escolher entre o Plano Mensal e o Plano Anual. No primeiro, o valor é de R$49,90, e a cobrança é feita mês a mês. Já na segunda opção, você paga 12 x de R$42,90.
Globoplay + Canais ao Vivo e Premiere:
Para quem gosta de futebol, esse pacote pode ser a opção perfeita. Afinal, os canais Premiere transmitem todas as partidas dos campeonatos do futebol brasileiro, como os Campeonatos Estaduais, o Brasileirão, sendo jogos tanto da Série A quanto da Série B, além dos jogos da Copa do Brasil.
E tudo isso ainda com a comodidade de poder assistir em qualquer lugar através de dispositivos móveis e poder acessar os conteúdos mais facilmente, visto que eles ficam reunidos em uma única plataforma.
Outra vantagem de assinar esse combo, é que ele possibilita a você adicionar até 4 integrantes da sua família para assistir aos conteúdos do Globoplay, desde que eles morem na mesma casa que você, além de ganhar 3 meses de Apple Tv+ gratuitos.
Esse pacote custa R$69,90 por mês, ou caso você queira assinar o Plano Anual, o valor é de 12 x de R$59,90.
Globoplay + Canais ao Vivo e Telecine:
Agora, esse pacote é para os cinéfilos de plantão, pois ele traz, junto com os conteúdos do streaming e dos canais ao vivo do Grupo Globo, os canais Telecine, que incluem: o Telecine Cult, o Telecine Premium, o Telecine Pipoca, o Telecine Touch, o Telecine Action e o Telecine Fun.
Esses canais oferecem filmes de todos os gêneros que contemplam todos os gostos cinematográficos. Além disso, a cada fim de semana é lançado um filme inédito transmitido no sábado às 22 horas pelo Telecine Premium e no domingo às 20 horas pelo Telecine Pipoca.
Outros benefícios de optar por esse combo incluem o acesso aos mais de 2000 filmes do Telecine Play, a possibilidade de fazer a adição de mais 4 moradores da sua casa para assistirem aos conteúdos da plataforma e 3 meses para assistir à Apple Tv gratuitamente.
Para aderir a esse combo, o assinante paga R$74,90 por mês.
Globoplay + Canais ao Vivo e Disney+:
A Disney+ ou Disney Plus é a plataforma de streaming da Disney. E a Globoplay firmou uma parceria com ela para que seus assinantes possam ter acesso aos conteúdos de ambos os serviços.
Desse modo, o Grupo Globo transforma uma relação que seria de concorrência de mercado em uma relação ganha-ganha, pois as duas empresas saem beneficiadas com ela, além de agradar muito aos consumidores.
Sendo assim, nesse combo os assinantes tem acesso aos conteúdos do Globoplay, dos 19 canais ao vivo da Globo, além de todos os títulos do Disney Plus. Aliás, você também pode baixar conteúdos para assistir quando não estiver com acesso à internet. Ainda, ganha 3 meses de Apple Tv+ e pode adicionar 4 familiares da sua casa para assistirem ao Globoplay em diferentes dispositivos.
E se eu quiser assinar somente o Globoplay?
Também é possível. Caso você opte por aderir ao plano básico do Globoplay, ou seja, assinar somente a plataforma de streaming, o valor sai bem mais em conta, R$24,90 por mês. Aliás, você também pode optar por assinar o Plano Anual, que sai por R$238,80, dividido em 12 vezes de R$19,90, e conseguir um bom desconto no valor das mensalidades.
E se você quiser fazer a sua assinatura hoje mesmo, vamos te mostrar como é fácil fazer isso nos tópicos seguintes.
Como fazer uma assinatura?
Para assinar o Globoplay, você pode baixar o aplicativo ou entrar no site. Aliás, esse mesmo passo a passo serve para qualquer plano ou pacote pelo qual você deseje optar.
Caso queira fazer a assinatura pelo app, você deve:
- Entrar na loja de aplicativos do seu smartphone Android ou IOS;
- Fazer a pesquisa, inserindo “Globoplay” na caixa de busca;
- Baixar e instalar o app;
- Na primeira página do aplicativo, você verá um ícone parecido com um busto humano no canto superior direito. Clique nele;
- Depois, selecione “Seja Assinante”;
- Clique em “Escolha seu plano” e faça a sua escolha;
- Tecle em “Assine já!”
- Então, se você já possui uma Conta Globo, clique em “Entre”, ou caso ainda não tenha uma conta, insira seus dados e clique em “Cadastrar”;
- Feito isso, o próximo passo é ler e concordar com os Termos de Uso e Política de Privacidade e clicar em “Prosseguir”;
- Leia e assine também o contrato do Globoplay, dando seu aceite e clique em “Ir para pagamento”;
- Finalize a compra depois de escolher a forma de pagamento e confirme a assinatura colocando a digital no local indicado.
Mais detalhes da assinatura
Agora, se você preferir assinar a Globoplay através do site, é só acessar vitrine.globo.com pelo navegador de qualquer dispositivo com acesso à internet e rolar a página até onde está o ícone do aplicativo. Em seguida, escolher se quer o plano mensal ou anual, e clicar em “Quero assinar”.
Feito isso, insira os dados da sua Conta Globo ou cadastre-se, caso não tenha uma. Depois, cumpra a verificação de segurança e clique em “Entrar”. Então, faça o cadastro para a compra, adicionando seus dados e selecione “Ir para pagamento”.
Escolha a forma de pagamento e, caso opte pelo plano anual, não se esqueça de adicionar o parcelamento. Aí então é só ler e assinar o contrato com o Globoplay, dando o seu aceite e clicar em “Pagar”.
Ao optar por assinar somente o Globoplay, seja no plano anual ou mensal, você pode adicionar 2 pessoas da sua família e que morem na mesma casa que você para assistir aos conteúdos do streaming e ainda ganha 1 ano de Deezer Premium de graça.
Com esse serviço, você pode ouvir suas músicas na plataforma sem limitação de tempo. Além disso, baixar as faixas de que mais gosta para ouvir quando estiver offline e ainda pular as músicas. Isso tudo tanto as faixas individuais quanto as playlists.
Quais as formas de pagamento que o app oferece?
Se você se interessou pela enorme quantidade de conteúdos que o Globoplay oferece, deve estar se perguntando quais as formas de pagamento que o serviço de streaming da Globo aceita.
Pois saiba que, com tamanha variedade, é praticamente impossível você não encontrar uma que se encaixe ao seu estilo de vida e ao seu bolso.
Dentre as formas disponíveis para que os assinantes possam efetuar o pagamento de sua mensalidade, podemos citar:
- Cartões de crédito de diversa bandeiras;
- Cartões de débito de alguns dos principais bancos brasileiros;
- Por alguns bancos e carteiras digitais;
- Através de sua conta do Google Pay.
Veja a seguir, com mais detalhes como efetuar o pagamento da mensalidade com cada uma das opções citadas acima.
Globoplay e cartão de crédito
Para efetuar seu pagamento com um cartão de crédito, é muito simples. O primeiro passo é baixar o app do Globoplay em sua loja de aplicativos, ou acessar o site através de seu navegador.
Uma vez dentro do app, clique no ícone do seu perfil, no canto superior direito da tela. Depois é só selecionar a opção “Pagamentos e Assinaturas” e depois “Formas de Pagamento”.
Selecione o ícone + duas vezes até encontrar a opção “Configurações de pagamento”. Adicione os dados de seu cartão e confirme.
Pronto, as cobranças ocorrerão de forma automática, na data estipulada, todo mês em seu cartão, e você não precisará mais se preocupar.
Dentre as bandeiras aceitas pelo Globoplay, podemos citar:
- Amex;
- Visa;
- Mastercard;
- Elo.
Globoplay e cartão de débito
Assim como no caso dos cartões de crédito, o processo para adicionar um cartão de débito é bastante simplificado.
Na verdade, o processo é o mesmo. A única diferença, é que, para adicionar seu cartão de débito, você precisará clicar em “Editar” em “Configurações de pagamento”, aí é só colocar os números impressos no cartão, salvar e pronto.
No entanto, não são todos os cartões de débito que são aceitos por esse serviço de streaming. Apenas os emitidos pelos seguintes bancos:
- Banco do Brasil;
- Santander;
- Banco Bradesco;
- Banco Itaú.
Caso você tenha conta em um desses bancos, não terá problemas em cadastrar seu cartão. Então, todos os meses, na data de vencimento da mensalidade, o valor será debitado diretamente de sua conta, sem dores de cabeça.
Globoplay e Mercado Pago
Se você tem uma conta junto ao Mercado Pago, saiba que você também pode usá-la para assinar o serviço de streaming. E, assim, aproveitar todo o conteúdo da TV Globo.
Na hora de assinar o serviço, basta escolher o plano desejado e, na hora de adicionar uma forma de pagamento, selecione “Mercado Pago”.
Você será direcionado a sua conta no site e por lá, deve autorizar a utilização de seu saldo para efetuar o pagamento.
Outra opção, é utilizar um cartão de crédito, cadastrado em sua conta do Mercado Pago, onde as mensalidades serão debitadas.
Globoplay e PicPay
Essa forma de pagamento é uma novidade do serviço, já que faz pouco tempo que os assinantes do Globoplay podem utilizar sua conta no PicPay para fazer o pagamento de sua assinatura.
E a carteira digital oferece duas formas para que você faça o cadastro. A primeira, é com o cartão de débito da conta, que pode ser cadastrado como qualquer outro, seguindo o passo a passo que citamos acima.
Outra forma mais fácil de utilizar o saldo de sua conta PicPay, é selecionando a carteira digital como forma de pagamento na hora de assinar seu plano desejado.
Basta clicar no ícone do PicPay e adicionar o email utilizado para criar sua conta.
A partir daí, todos os meses, o valor do plano escolhido será debitado do saldo de sua conta do PicPay, e você será notificado, através do aplicativo, para poder ficar por dentro de tudo.
Vale a pena assinar a Globoplay?
Que a plataforma de streaming da Globo oferece serviços de muita qualidade já sabemos. Afinal, ela conta com novelas e filmes do cinema nacional, séries originais e de estúdios internacionais já consagrados, enfim. Conteúdo é o que não falta!
Sem contar nas parcerias que o Grupo Globo tem buscado para oferecer pacotes cada vez mais completos e diversificados para atender a todo tipo de usuário.
Para quem é fã de novelas não há nem o que pensar. Isso pois o Globoplay traz todas as novelas de maior sucesso e que já foram encerradas para os fãs maratonarem à vontade. Além disso, se você estiver seguindo uma novela que está passando agora na Globo e perder um capítulo, pode assistir depois no Globoplay para não ficar por fora da trama.
Sendo assim, se é de novelas que você gosta, a Globoplay com certeza vale a pena para você!
Então, na hora de analisar para saber se vale ou não a pena assinar esse serviço, você deve fazer uma avaliação mais subjetiva.
Você deve pensar se o conteúdo é do seu agrado. Ou então se você e sua família tem tempo para assistir e se o valor cabe no seu orçamento. Então, se as respostas para essas questões forem afirmativas, você pode fazer sua assinatura sem medo.
Experimente o serviço
Também nada impede que você assine o streaming para experimentar e, caso não se adapte ao serviço, o cancele antes do dia em que o ciclo de cobrança irá se iniciar. Afinal, a Globoplay oferece um período de degustação de 7 dias para que os usuários conheçam a plataforma.
E aí, curtiu saber tudo sobre a Globoplay? Então, compartilhe conosco as suas opiniões nos comentários e não deixe de voltar aqui mais vezes! Afinal, estamos sempre trazendo histórias interessantes e motivadoras para você!