Foram anunciados nesse último final de semana os vencedores do Screen Actors Guild Awards (ou SAG Awards como é mais popularmente conhecido). O prêmio é um dos mais importantes da indústria cinematográfica hollywoodiana e também funciona como um grande indicativo para quem tenta prever quem irá levar o Oscar nas categorias de interpretação.
Isso porque, o SAG é entregue pelo Sindicato dos Atores de Cinema, Rádio e Televisão ou Screen Actors Guild, de onde vem, inclusive, o nome da premiação. E dessa forma, muitos dos intérpretes que compõem o corpo de eleitores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (instituição que organiza e entrega o Oscar) também compõem o corpo de eleitores do SAG Awards, já que quase todos os atores e atrizes com uma carreira já estabelecida em Hollywood são membros do sindicato.
Por isso, os vencedores do SAG Awards são quase sempre considerados favoritos a vencer o Oscar. Já que os votantes do SAG dificilmente mudaram seus votos para o Oscar. Basta observar que a maioria dos intérpretes indicados ao Oscar desse ano também foram indicados ao SAG Awards.
Pouca ou nenhuma surpresa no SAG Awards desse ano
A entrega do SAG Awards desse ano não teve praticamente nenhuma surpresa. Os intérpretes vencedores foram quase sempre os mesmos que venceram grande parte das outras premiações importantes já entregues nessa temporada. As únicas, exceções, se é que podemos dizer assim, foram nas categorias de Melhor Ator, onde as premiações têm se dividido entre três atores e a vitória de Brendan Fraser pode ser considerada, na opinião de alguns especialistas, uma surpresa. E Melhor Atriz Coadjuvante, onde a vitória de Jamie Lee Curtis também pode ser considerada uma surpresa.
Na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, nenhuma surpresa. O ator vietnamita-americano Ke Huy Quan levou o prêmio para casa por sua atuação em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. Huy Quan já venceu quase todas premiações mais importantes desse ano e seria uma enorme zebra se ele não vencesse o Oscar. Sua vitória no SAG apenas pavimenta ainda mais o seu caminho em direção a levar para casa a estatueta mais cobiçada da indústria cinematográfica.
A vitória de Ke Huy Quan no dia 12 de março é quase que uma barbada e deve consagrar a história de uma grande volta por cima, de um ator cuja carreira parecia já ter sido encerrada. Huy Quan chegou ao topo muito cedo, ao ainda criança, aparecer em papéis de destaque em dois clássicos do cinema mundial, Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984) e Os Goonies (1985). Depois disso, o ator nunca mais encontrou oportunidades de trabalho dignas na indústria do entretenimento e foi praticamente forçado a se aposentar e procurar outra profissão. Escalado para o papel quase que por acaso, Ke Huy Quan provou que ainda tinha talento de sobra e agora tem a chance de voltar novamente ao topo, vencendo o Oscar no dia 12 de março.
Na categoria de Melhor Atriz novamente nenhuma surpresa. Michelle Yeoh venceu o prêmio por sua performance em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. Yeoh, assim como Huy Quan, vem arrebatando quase todos os prêmios importantes da temporada e deve com toda a certeza levar o Oscar para casa. A atriz nascida na Malásia é aposta certa para a cerimônia que ocorre no dia 12 de março. Assim como no caso de Huy Quan, o SAG apenas reforçou seu favoritismo. Além disso, nenhuma das outras quatro indicadas parece ter força para derrotar Yeoh na disputa pela estatueta do Oscar, a única que poderia “desafiar” Yeoh na disputa pelo prêmio seria talvez Cate Blanchett, mas mesmo assim, a atriz corre muito por fora. As outras não parecem nem sequer terem chances reais de vencer o Oscar.
Na categoria de Atriz Coadjuvante, ocorreu o que se poderia chamar de uma das únicas “surpresas” (com muitas aspas) da noite. Jamie Lee Curtis levou o prêmio para casa, derrotando Angela Bassett que parecia ser a favorita a vencer, depois de ter arrebatado alguns dos principais prêmios da temporada. Bassett concorria por sua atuação em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, trabalho que já havia lhe dado, entre outros prêmios, o Globo de Ouro desse ano. A primeira vez que um filme do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) ganhou um prêmio importante em uma categoria “não-técnica”.
Com a vitória de Curtis no SAG, a disputa para o Oscar nessa categoria parece estar um pouco mais aberta. O lobby da Marvel/Disney em favor de Bassett deve ser forte, já que seria uma grande vitória para o estúdio, que já foi acusado até mesmo de “não fazer cinema” e agora tem a chance de levar um prêmio como Oscar para casa. Contudo, se Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo for o grande vencedor da cerimônia do dia 12 de março (como parece que será o caso), Jamie Lee Curtis poderá ser beneficiada por isso e levar seu primeiro Oscar para casa.
Já na categoria de Melhor Ator, o SAG veio apenas provar, que a disputa será bastante acirrada entre três atores: Brendan Fraser, Colin Farrell e Austin Butler. No início dessa temporada de premiações, Fraser parecia ser franco favorito a vencer os principais prêmios da temporada por sua excelente performance em A Baleia. Contudo, Farrell (e sua atuação em Os Banshees de Inisherin) veio “chegando” e vencendo algumas premiações e sendo indicado a outras e Fraser perdeu um pouco desse favoritismo inicial.
O que ninguém talvez esperasse é que a “zebra” Austin Butler chegaria de “fininho” e também começaria a vencer premiações importantes. Por sua atuação na pele de Elvis Presley no drama biográfico Elvis, venceu o Globo de Ouro derrotando o próprio Brendan Fraser e, mais surpreendente ainda, venceu o BAFTA derrotando Farrell e Fraser. Isso é bastante surpreendente porque o BAFTA é uma premiação britânica (entregue pela Academia Britânica de Cinema) e tende a sempre preferir premiar produções britânicas. Nesse ano, por exemplo, Os Banshees de Inisherin venceu em diversas categorias importantes do BAFTA, inclusive, nas categorias de Ator e Atriz Coadjuvante, em escolha muito diferente de outras premiações, mas mesmo assim, Colin Farrell não foi premiado.
A vitória de Fraser no SAG provavelmente o coloca novamente como favorito a levar o Oscar para casa. Contudo, essa é a categoria mais aberta entre todas as categorias de atuação e não seria surpresa nenhuma se ou Butler, ou Farrell vencessem essa categoria na cerimônia do dia 12 de março.
Para terminar, temos a categoria de Melhor Performance de um Elenco em um Filme. Essa categoria é uma forma de premiar o conjunto de intérpretes de uma obra e é geralmente dada para aquele filme que os votantes consideram o melhor em termos de interpretação. Essa categoria também pode nos ajudar a entender quem os votantes consideram o melhor filme do ano. Por isso, é uma prévia que nos ajuda a tentar prever quem pode levar o Oscar de Melhor Filme para casa. Aqui, novamente, venceu Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.
O que não é nem um pouco surpreendente, já que como mencionado acima, a obra venceu três das quatro categorias do prêmio: Melhor Atriz, Ator Coadjuvante e Atriz Coadjuvante. Lembrando que, entre outros prêmios importantes, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, venceu o Producers Guild of America Awards (concedido pelo Sindicado de Produtores dos Estados Unidos) e o Directors Guild of America Awards (concedido pelo Sindicado de Diretores dos Estados Unidos). Por tudo isso, podemos dizer que pelo menos no momento, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo é o grande favorito a vencer o Oscar de Melhor Filme no dia 12 de março.
Indicados e vencedores
Confira abaixo todos os indicados e vencedores do Screen Actors Guild Awards nas categorias reservadas a produções cinematográficas:
Melhor Performance de um Elenco em um Filme
- Babilônia
- Os Banshees de Inisherin
- Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (VENCEDORES)
- Os Fabelmans
- Entre Mulheres
Melhor Atriz
- Cate Blanchett – Tár
- Viola Davis – A Mulher Rei
- Ana de Armas – Blonde
- Danielle Deadwyler – Till: A Busca por Justiça
- Michelle Yeoh – Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (VENCEDORA)
Melhor Ator
- Austin Butler – Elvis
- Colin Farrell – Os Banshees de Inisherin
- Brendan Fraser – A Baleia (VENCEDOR)
- Bill Nighy – Living
- Adam Sandler – Arremessando Alto
Melhor Atriz Coadjuvante
- Angela Bassett – Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
- Hong Chau – A Baleia
- Kerry Condon – Os Banshees de Inisherin
- Jamie Lee Curtis – Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (VENCEDORA)
- Stephanie Hsu – Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Melhor Ator Coadjuvante
- Paul Dano – Os Fabelmans
- Brendan Gleeson – Os Banshees de Inisherin
- Barry Keoghan – Os Banshees de Inisherin
- Ke Huy Quan – Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (VENCEDOR)
- Eddie Redmayne – O Enfermeiro da Noite
Melhor Performance de um Elenco de Dublês em um Filme
- Avatar: o Caminho da Água
- Batman
- Pantera Negra: Wakanda para sempre
- Top Gun: Maverick (VENCEDORES)
- A Mulher Rei