Alicia Silverstone como Batgirl em Batman & Robin (1997).
Alicia Silverstone como Batgirl em Batman & Robin (1997).

Após Michael Keaton interpretar novamente o Batman no filme The Flash, que estreou mundialmente nessa sexta-feira, Alicia Silverstone que viveu a Batgirl em Batman & Robin (1997), último filme da série clássica de filmes do Homem Morcego disse ao site IndieWire, que ela estaria disposta a viver novamente a personagem no cinema se alguém “incrível” a convidasse. “Se alguém quisesse que eu interpretasse a Batgirl, e ela [a pessoa] fosse incrível, eu aceitaria”, disse Silverstone que está no Festival de Tribeca para promover seu nome filme, o terror “Perpetrator”.

Alicia Silverstone
Alicia Silverstone. Divulgação.

Silverstone já havia falado sobre a possibilidade de voltar a interpretar a personagem em uma entrevista dada ao jornal norte-americano USA Today, em 2017, dizendo que poderia fazer uma personagem melhor agora do que em 1997. “Sinto que eu poderia fazer uma Batgirl muito melhor agora do que antes. Seria divertido lidar com isso novamente, porque estou mais velha e minha atuação é melhor. Sei que traria muito mais [coisas] para o papel. Eu era apenas um bebê [na época]. Mas eu me diverti naquela época. E acho que seria divertido fazer isso de novo”, disse ela.

A diretora de Perpetrator, Jennifer Reeder, disse que adoraria trabalhar com a atriz novamente e sugeriu que esse “reencontro” possa ser em um filme em que Silverstone volte a interpretar a Batigirl. “Eu ainda não terminei [de trabalhar] com ela. Continuo prometendo fazer mais filmes com ela, o que faremos com certeza. Talvez ‘Batgirl’”, disse Reeder na mesma entrevista.

Alicia Silverstone: sucesso muito jovem e “sumiço” das telonas

Alicia Silverstone estreou no cinema ainda muito jovem, aos 17 anos, com um papel principal no thriller Paixão Sem Limite (1993), onde ela interpretava uma espécie de Lolita moderna que fica obcecada por um escritor e quase destrói sua vida. Contudo, foi em 1995, ao protagonizar As Patricinhas de Beverly Hills, que a atriz se tornou uma estrela mundial. Depois do filme, Silverstone teve papéis importantes em diversas superproduções, incluindo, Uma Babá Objeto de Desejo (1995), Excesso de Bagagem (1997), Batman & Robin (1997) e Scooby-Doo 2 – Monstros à Solta (2004). Na maioria dessas produções, o perfil de suas personagens era parecido: jovem, bonita, mimada, sedutora e perigosa.

Continue depois da publicidade
Alicia Silverstone em cena de As Patricinhas de Beverly Hills (1995).
Alicia Silverstone em cena de As Patricinhas de Beverly Hills (1995).

A partir dos anos 2000, meio que cansada de interpretar esse tipo de personagem e também desejando dedicar mais tempo a sua vida pessoal, Silverstone “desapareceu” dos olhos do grande público, passando a fazer menos filmes e trabalhar em produções menores, independentes e mais autorais. A atriz, no entanto, continuou com sua carreira, se aventurando por outras áreas, como a escrita, a dublagem, a produção para cinema e televisão e o teatro. Em todos elas, ela teve pelo menos algum nível de sucesso. Na escrita, por exemplo, Silverstone chegou a ter um de seus livros sobre culinária vegana na lista de mais vendidos no jornal The New York Times.

O multiverso e as possibilidades para os atores

Os filmes envolvendo multiversos, lançados principalmente a partir de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021) abriram novas possibilidades para que atores reprisassem papéis em franquias diferentes daquelas em que eles originalmente interpretaram um personagem. Isso porque, no filme, que foi um imenso sucesso de público e crítica, vemos as três versões cinematográficas do Homem-Aranha juntos, em um filme só.

Tobey Maguire, Tom Holland e Andrew Garfield como as três versões do Homem-Aranha em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021).

O exemplo foi seguido pela Sony Pictures nos filmes do Universo Homem-Aranha da Sony (SSU) que, principalmente, a partir de Venom – Tempo de Carnificina (2021) começou a deixar nas entrelinhas que os acontecimentos do seu universo estariam ligados aos acontecimentos do Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Ainda não está claro se os dois universos em algum momento de fundirão, mas a convergência que vem ocorrendo filme a filme é, inegavelmente, interessante.

Agora, com The Flash, vemos Michael Keaton, que interpretou o Batman na “primeira encarnação cinematográfica” do super heroí, aparecer em um filme do Universo Estendido DC (DCEU) e se encontrar com o Batman desse universo, vivido (pela última vez) por Ben Affleck. As possibilidades, no caso do Homem Morcego, são ainda maiores que as do Homem Aranha. Isso porque existem pelo menos quatro “universos” ou “continuidades” cinematográficas protagonizadas pelo super-herói, sendo que o personagem foi interpretado por seis atores diferentes.

Continue depois da publicidade

A “série original” que deu origem a quatro filmes e durou de 1989 a 1997 (é aqui que está a Batgirl de Alicia Silverstone). A trilogia de Christopher Nolan, que durou de 2005 a 2012. O Universo Estendido DC, a partir de 2016. E o filme The Batman, de 2022. Isso sem falar nos filmes do Coringa (2019), em que Batman (que aqui ainda é “apenas” Bruce Wayne) aparece apenas como criança. Além disso, na “série original”, três atores interpretaram o Batman. Primeiro, Michael Keaton, nos dois primeiros filmes da série. Depois, Val Kilmer, no terceiro filme. E, por último, George Clooney, no quarto e último filme da série.

As quatro versões de Batman. Acima, a esquerda, Michael Keaton, como primeiro Batman da série que durou entre 1989 e 1997. Acima, a direita, Christian Bale como Batman da trilogia de Christopher Nolan, que durou de 2005 a 2012. Abaixo, a esquerda, Ben Affleck como o Batman do Universo Estendido DC. Abaixo, a direita, Robert Pattinson como o Batman de The Batman (2022).
As quatro versões de Batman. Acima, a esquerda, Michael Keaton, como primeiro Batman da série que durou entre 1989 e 1997. Acima, a direita, Christian Bale como Batman da trilogia de Christopher Nolan, que durou de 2005 a 2012. Abaixo, a esquerda, Ben Affleck como o Batman do Universo Estendido DC. Abaixo, a direita, Robert Pattinson como o Batman de The Batman (2022).

Ou seja, todos esses universos, continuidades e versões do Homem Morcego são um “prato cheio” que pode ser aproveitado nesse novo cenário de multiversos. Para completar, não podemos nos esquecer que a personagem Batgirl iria ganhar um filme próprio, cujas filmagens, inclusive, chegaram a ser completadas. Contudo, a obra foi engavetada em agosto de 2022 e nunca foi lançada pela Warner Bros. Pictures e pela DC Studios, que estavam a frente do projeto.

O fato, inclusive, gerou muita polêmica na época e comoção entre os fãs da personagem que estavam ansiosos pelo filme. Leslie Grace, que interpretou a personagem na produção, disse que aprendeu bastante com o acontecimento. “Aprendi muitas coisas com a experiência de fazer filmes, inclusive que, como atriz, você não tem controle”. Peter Safran, um dos chefões da DC Studios, no entanto, defendeu a decisão de engavetar a obra. “Eu vi o filme. Havia muitas pessoas incrivelmente talentosas na frente e atrás das câmeras naquele filme. Mas aquele filme não era ‘lançável’. Acontece às vezes”, disse ele, em uma entrevista em janeiro desse ano.

Leslie Grace como Batgirl.
Leslie Grace como Batgirl, no filme que nunca foi lançado.

O mais interessante, é que Batgirl contaria com J. K. Simmons, no papel do Comissário Gordon. O ator é o intérprete de J. Jonah Jameson, o editor-chefe do Clarim Diário, na maioria dos filmes do Homem-Aranha. Além disso, Michael Keaton apareceria no filme como Batman. Agora, é esperar para ver, o que o multiverso vai futuramente trazer para a Batgirl e também para o Batman. E quais os atores poderão interpretar (ou voltar a viver) esses personagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui