Passados cerca de um mês do fim de 2023, já podemos ter um panorama geral de como foi o ano no cinema mundial. Ao longos dos próximos dias, publicaremos alguns textos sobre o que ocorreu no cinema em 2023. Contudo, já podemos adiantar que o ano foi bastante proveitoso para o cinema a nível mundial. Só para se ter uma ideia, no ano passado houve um aumento de mais de 30% nas bilheterias mundo a fora, sendo que todos os filmes lançados no mundo todo arrecadaram quase 34 bilhões de dólares em bilheterias.

Isso mostra que o cinema vem se recuperando da grave crise que assolou o mercado durante a pandemia de COVID-19, com a indústria enfrentando enormes dificuldades em 2020 e 2021. Mesmo nos Estados Unidos, onde ocorreram duas greves de profissionais da indústria do entretenimento, as bilheterias de 2023 foram 21% superiores as bilheterias do ano anterior. Contudo, o mercado ainda está com uma arrecadação 15% inferior aquela do período pré-pandemia. Dessa forma, ainda existe espaço para crescimento nas bilheterias em 2024. Ano passado tivemos dois filmes ultrapassando a casa dos 1 bilhão em bilheteria e um terceiro filme muito próximo dessa marca. Nos próximos parágrafos, listaremos um a um os 10 filmes mais vistos no mundo em 2023 e falaremos um pouco mais sobre cada um deles.

As principais fontes de informação utilizadas para a elaboração dessa lista são os sites BoxOficce Mojo e The Numbers, que são os dois principais compiladores de bilheterias do mundo. Todos os valores serão dados em dólares. Lembrando que no dia da publicação dessa lista, um dólar era equivalente a R$ 4,92. Então vamos lá.

10º Lugar: Missão: Impossível – Acerto de Contas – Parte 1

Continue depois da publicidade

Em décimo lugar entre os filmes mais vistos em 2023 está Missão: Impossível – Acerto de Contas – Parte 1. O sétimo filme da franquia Missão Impossível, arrecadou 567,535,383 de dólares em bilheterias no mundo todo. Abarrotado de cenas de ação espetaculares e de efeitos visuais e sonoros de primeira linha, a produção se tornou também o primeiro filme da franquia Missão Impossível a receber uma indicação ao Oscar. Isso porque Acerto de Contas – Parte 1 está indicado nas categoras de Melhores Efeitos Visuais e Melhor Som.

A produção também foi bastante elogiada pela crítica, sendo mundialmente aclamada e mantendo uma taxa de aprovação de 96% no Rotten Tomatoes, o principal agregador de críticas especializadas da internet. Aos 61 anos de idade, Tom Cruise provou mais uma vez porque ainda é uma das maiores estrelas do cinema mundial, fazendo ele mesmo todas as cenas de ação envolvendo seu personagem, incluindo até mesmo aquelas mais perigosas, como saltos de paraquedas e o incrível salto de moto em um fiorde norueguês.

Tom Cruise em cena de Missão: Impossível – Acerto de Contas – Parte 1 (2023). Distribuição: Paramount Pictures.
Tom Cruise em cena de Missão: Impossível – Acerto de Contas – Parte 1 (2023). Distribuição: Paramount Pictures.

Apesar da arrecadação de mais de 567 milhões de dólares, o filme não foi considerado um sucesso de bilheteria. Isso porque seu custo de produção chegou perto dos 300 milhões de dólares. Assim, a maioria dos especialista de mercado acredita que o filme teria que ter ultrapassado os 600 milhões de dólares em bilheterias para se tornar lucrativo para o estúdio. É sempre bom lembrar que em super-produções desse tamanho, os custos de lançamento são enormes.

Dessa forma, para se tornar lucrativos, os filmes tem que arrecadar cerca de duas vezes ou mesmo duas vezes e meia seu custo final de produção. O ano de 2023, inclusive, foi marcado por esse fenômeno das super-produções que fizeram grandes bilheterias, mas que devido a seu enorme custo de produção acabaram por não se tornarem lucrativos para seus estúdios.

Continue depois da publicidade

Esse foi o caso de Acerto de Contas – Parte 1. Muita gente na indústria calcula que a Paramount Pictures, estúdio que distribui a obra, pode ter perdido até 100 milhões de dólares com o filme. Contudo, com a estreia da produção no streaming em 25 de janeiro desse ano e sua disponibilização em DVD e BluRay a partir do final de outubro do ano passado, é bem possível que o estúdio recupere esse prejuízo. Além disso, o filme terá uma continuação com estreia confirmada para 2025. Como as duas produções foram filmadas juntas, no esquema back-to-back, é possível que esse próximo filme compense um possível prejuízo de Acerto de Contas – Parte 1.

Lugar: A Pequena Sereia

Em nono lugar na lista de maiores bilheterias do mundo em 2023 está A Pequena Sereia, com um arrecadação de $569,626,289 milhões de dólares. Aqui temos outro caso de super-produção que conseguiu uma boa bilheteria, mas que não deu lucro para seu estúdio e cuja arrecadação foi considerada uma decepção. O caso é parecido com o de Missão: Impossível – Acerto de Contas – Parte 1. A Pequena Sereia custou 240 milhões para ser produzido e foi o segundo filme mais caro da história da Walt Disney Pictures.

Por isso, mesmo com uma bilheteria de mais de 569 milhões, a produção não conseguiu arrecadar o suficiente para ser considerado um sucesso de bilheteria e dar lucro para a Walt Disney Pictures. Contudo, assim como no caso de Missão Impossível, é bem possível que o estúdio tenha conseguido reverter algum possível prejuízo com a estreia do filme nas plataformas de streaming e também com seu lançamento em DVD e BluRay.

Continue depois da publicidade

Isso porque, a produção teve a melhor estreia de um filme no Disney+ desde Abracadabra 2, em 2022, tendo sido assistido mais de 16 milhões de vezes nos cinco dias após a sua estreia na plataforma de streaming. Aguardado por muitos anos, A Pequena Sereia causou polêmica e sofreu resistência antes mesmo de sua estreia. O foco principal das discussões foi a escalação de Halle Bailey, uma atriz negra, para viver Ariel, a protagonista do filme.

Halle Bailey em cena de A Pequena Sereia (2023). Distribuição: Walt Disney Studios Motion Pictures.
Halle Bailey em cena de A Pequena Sereia (2023). Distribuição: Walt Disney Studios Motion Pictures.

Quando foi lançado, em maio de 2023, a produção foi relativamente bem recebida pela crítica especializada e a atuação de Bailey foi elogiada. Contudo, algumas canções do filme, aspectos da produção e do roteiro da obra foram criticadas. Mesmo assim, A Pequena Sereia manteve uma taxa de aprovação de 67% no Rotten Tomatoes. Mesmo com uma boa arrecadação em sua estreia, o filme não conseguiu atingir as projeções de bilheteria do mercado.

A Pequena Sereia estreou em mais de 4300 cinemas dos Estados Unidos e Canadá no feriado do Memorial Day. O mercado projetava uma arrecadação entre 120 e 125 milhões de dólares nos quatro dias de feriado. Contudo, o filme arrecadou “apenas” 118 milhões nesse período. O valor, no entanto, foi suficiente para que a obra tivesse a quinta maior estreia de um filme no Memorial Day. Na segunda semana, no entanto, a arrecadação do filme caiu 57% devido principalmente a concorrência com Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, que havia acabado de estrear.

Dalí em diante ficou claro que seria dificil para A Pequena Sereia atingir as espectativas financeiras do mercado. A produção, no entanto, conseguiu se manter por mais cinco semanas entre os dez filmes mais assistidos dos Estados Unidos e, além disso, conseguiu boas arrecadações em países, como Reino Unido, Japão, México, Austrália e Brasil, o que foi suficiente para que a produção tivesse uma das dez maiores arrecadações de 2023. Apesar disso, a produção ficou longe de alcançar o sucesso financeiro de outras versões live-action de desenhos clássicos da Disney, como O Rei Leão, (2019), Aladdin (2019) e A Bela e a Fera (2017).

Continue depois da publicidade

Lugar: Terra à Deriva 2

Em 2023, apenas dois filmes produzidos fora dos Estados Unidos estiveram entre as maiores bilheterias do ano, ambos os filmes são chineses e um deles é Terra à Deriva 2. Mistura de ficção científica com ação, a produção que é uma continuação de Terra à Deriva (2019), arrecadou $604,460,538 em bilheterias. Como sempre acontece com filmes chineses, praticamente quase toda essa bilheteria veio da exibição da obra em terrítório chinês.

Isso porque, a maioria das super-produções chinesas não são distribuídas no ocidente e mesmo quando são distribuídas em países ocidentais, essa distribuição é bem pequena. Esses filmes conseguem, quando muito, estrear em outros países da Ásia, onde o cinema chinês tem uma influência considerável. Por aqui, geralmente, essas produções só chegam quando estream em plataformas de streaming. Aliás, como ocorreu com a própria Terra à Deriva, que está disponível na Netflix.

Cena de Terra à Deriva 2 (2023). Distribuição: China Film Group Corporation.
Cena de Terra à Deriva 2 (2023). Distribuição: China Film Group Corporation.

Só para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, maior mercado cinematográfico do mundo, Terra à Deriva 2 teve uma bilheteria de apenas 5 milhões de dólares, já que nem sequer foi distribuído de verdade no país, sendo exibido em apenas 125 salas de cinema de lá. Contudo, o mercado chinês é tão grande, que consegue produzir sozinho grandes sucessos de bilheteria. Terra à Deriva estreou no primeiro dia do ano novo chinês e nos seus três primeiros dias de exibição já foi capaz de arrecadar 187 milhões de dólares, liderando as bilheterias no país.

Continue depois da publicidade

O sucesso da produção que conta com atores chineses de grande sucesso, como Wu Jing, Andy Lau e Li Xuejianl, foi tão grande que em 16 dias de exibição, a produção já havia alcançado a marca de 500 milhões de dólares em bilheterias. Chegando assim, próximo da marca que daria ao filme o oitavo lugar entre as maiores bilheterias de 2023.

Lugar: Full River Red

Nosso sétimo colocado também é um filme chinês, Full River Red ou Man Jiang Hong, no original em chinês, arrecadou $673,596,577 de dólares e foi o filme mais visto na China em 2023 e a sexta maior bilheteria da história do cinema daquele país. A produção é dirigida pelo aclamado diretor Zhang Yimou, que já teve três de seus filmes indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional, além de já ter sido premiado em diversos festivais importantes mundo à fora.

Um thiller histórico estrelado por Shen Teng e Jackson Yee, Full River Red se passa em 1146, durante a Dinastia Song, e conta a história de um misterioso assassinato ocorrido na residência de Qin Hui, um poderoso político desse período, quatro anos após a também misteriosa morte de Yue Fei, uma das figuras mais importantes da história chinesa. O nome original do filme, “Man Jiang Hong” é uma referência direta a um dos poemas mais famosos atribuídos a Yue Fei e que significa “todo o rio vermelho” que, aliás, é também a tradução literal do título do filme em inglês.

Continue depois da publicidade
Cena de Full River Red (2023). Distribuição: Tianjin Maoyan Weiying Culture Media e China Film Co., Ltd.
Cena de Full River Red (2023). Distribuição: Tianjin Maoyan Weiying Culture Media e China Film Co., Ltd.

A produção também estreou no início do ano novo chinês e concorreu diretamente com Terra à Deriva 2 pela atenção do público. Em apenas três dias após sua estreia, a obra arrecadou cerca de 181 milhões de dólares, ficando atrás de Terra à Deriva 2 por apenas 6 milhões de dólares. Com o tempo, no entanto, Full River Red, venceria seu concorrente. Em apenas oito dias nos cinemas chineses, a obra já tinha arrecadado quase 500 milhões de dólares.

Assim, Full River Red terminou sua passagens pelos cinemas da China com uma arrecadação superior a 673 milhões de dólares. Assim como Terra à Deriva 2, praticamente toda essa bilheteria foi arrecada apenas em território chinês. Full River Red, aliás, nem sequer chegou a ser distribuído nos Estados Unidos e teve pouca visibilidade no ocidente, apesar da fama do diretor Zhang Yimou. Apesar disso, os 673 milhões arrecadados foram suficiente para garantir ao filme o sétimo lugar entre as maiores bilheterias do mundo em 2023 e também a sexta maior bilheteria da história do cinema chinês.

Lugar: Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

Em sexto lugar temos aquela que é para muita gente a melhor animação de 2023, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso. Continuação de Homem-Aranha: No Aranhaverso, de 2018, a produção foi um enorme sucesso de bilheteria. Produzido a um custo de 100 milhões de dólares, o filme arrecadou $690,890,268 em bilheterias no mundo todo. O mais interessante, é que o filme fez bastante sucesso nos Estados Unidos, e o foi o terceiro filme que mais arrecadou no país em 2023.

Continue depois da publicidade

Contando com um elenco estelar, a produção foi aclamada pela crítica especializada e atualmente mantêm uma taxa de aprovação de 95% no Rotten Tomatoes, principal agregador de críticas especializadas da internet. Além disso, o filme entrou na lista de melhores filmes do ano de diversas publicações e associações de críticos, além de ter sido escolhido como a melhor animação de 2023 por diversas delas.

A produção também foi indicada ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao BAFTA na categoria de Melhor Animação. Aliás, nessas duas últimas premiações, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso também foi indicado na categoria de Melhor Trilha Sonora. Tanto no Oscar quanto no BAFTA, a produção é uma das favoritas a vencer na categoria de Melhor Animação.

Cena de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023). Distribuição: Sony Pictures Releasing.
Cena de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023). Distribuição: Sony Pictures Releasing.

Lançado mundialmente em junho do ano passado, o filme estreou em mais de 4300 cinemas dos Estados Unidos e Canadá, além de diversos outros países do mundo. Já em sua estreia, ficou claro que Homem-Aranha: Através do Aranhaverso seria um grande sucesso de bilheteria e em poucos dias, a produção começou a bater diversos recordes de bilheteria, pavimentando o caminho para se tornar um dos filmes mais vistos de 2023. Com apenas 12 dias nos cinemas mundiais, a produção já havia superado a bilheteria de seu antecessor, Homem-Aranha: No Aranhaverso, e também se tornado a maior bilheteria da história da Sony Pictures Animation, o estúdio responsável por sua distribuição.

Mesmo com a competição pesada de outros filmes que iam estreando durante as semanas seguintes, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso se manteve entre as produções mais assistidas nos Estados Unidos e também em diversos outros países do mundo, terminando sua passagem pelas salas de cinema do mundo todo com uma bilheteria de quase 700 milhões de dólares.

Continue depois da publicidade

Lugar: Velozes & Furiosos 10

No quinto lugar de maiores bilheterias de 2023, temos Velozes & Furiosos 10, décimo filme da franquia de mesmo nome. A produção arrecadou $714,581,860 de dólares nas bilheterias do mundo todo. Contudo, aqui temos mais um caso de super-produção com um custo tão alto que mesmo com uma boa bilheteria é incapaz de dar lucro ao seu estúdio. Acredita-se que Velozes & Furiosos 10 custou 340 milhões de dólares para ser produzido, o que faz dele o filme mais caro de 2023 e o oitavo filme mais caro da história do cinema.

Com esse custo de produção somado aos custos de lançamento, especialistas de mercado calculam que o filme teria que arrecadar entre 800 e 850 milhões de dólares para ser lucrativo para a Universal Pictures, estúdio que distribuiu o filme. Contudo, apesar da arrecadação inferior a esse valor, uma reportagem da respeitada revista Variety alegou que o filme conseguiu ainda trazer um pequeno lucro para a Universal, apesar de ele ter sido bem menor que o esperado.

Vin Diesel em cena de Velozes & Furiosos 10 (2023). Distribuição: Universal Pictures.
Vin Diesel em cena de Velozes & Furiosos 10 (2023). Distribuição: Universal Pictures.

A bilheteria de mais de 714 milhões de dólares apesar de ter sido, como dito, a quinta maior do ano de 2023, acende um alerta para a Universal, esse é o terceiro filme da franquia Velozes e Furiosos que arrecada menos que seu antecessor. Velozes e Furiosos 7, lançado em 2015, arrecadou 1.5 bilhão de dólares e se tornou a maior bilheteria da história da franquia. Produzido a um custo de “apenas” 190 milhões de dólares, a produção também trouxe um enorme lucro para a Universal Pictures.

Continue depois da publicidade

De lá para cá, todos os filmes da franquia têm arrecadado menos que o anterior. Velozes e Furiosos 8 (2017), arrecadou 1.2 bilhões de dólares, mas ainda sim foi um enorme sucesso financeiro para o estúdio. Velozes & Furiosos 9 (2021), lançado durante a pandemia de COVID-19, arrecadou 726 milhões de dólares, mas devido a seu custo de produção de cerca de 200 milhões de dólares, ainda foi lucrativo para a Universal Pictures. E agora temos Velozes & Furiosos 10, com 714 milhões de dólares em bilheterias e a primeira vez que possivelmente um filme da franquia deu prejuízo ao estúdio.

Mesmo assim, estamos falando de uma franquia que já arrecadou quase 7,5 bilhão de dólares em bilheterias. Por isso, a Universal Pictures planeja lançar uma nova sequência de Velozes & Furiosos em 2025. O filme pode contar com um elenco recheado de nomes famosos, como The Rock e Jason Momoa, a atuação desse último aliás, foi um dos poucos elementos elogiados pela crítica especializada em Velozes & Furiosos 10.

4º Lugar: Guardiões da Galáxia Vol. 3

O quarto colocado de nossa lista é Guardiões da Galáxia Vol. 3, terceiro filme da trilogia Guardiões da Galáxia e 32º filme do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), a produção arrecadou $848,555,777 de dólares em bilheterias. Aliás, o filme foi um dos três do MCU lançados no ano passado e único que não deu prejuízo para a Marvel Studios e para a Walt Disney Studios Motion Pictures, estúdios que produzem e distribuem os filmes da franquia.

Continue depois da publicidade
Todo o elenco principal em cena de Guardiões da Galáxia Vol. 3 (2023). Distribuição: Walt Disney Studios Motion Pictures.
Todo o elenco principal em cena de Guardiões da Galáxia Vol. 3 (2023). Distribuição: Walt Disney Studios Motion Pictures.

O filme que marcou o retorno de James Gunn ao Universo Cinematográfico Marvel foi também seu último na franquia, já que o cineasta foi contratado pela rival, DC Comics, e deve liderar a reconstrução de seu próprio universo cinematográfico. Aliás, esse também deverá ser o último filme próprio dos Guardiões da Galáxia e, por isso, a produção era bastante aguardada pelo público em geral.

E a espera não foi em vão, já que o filme não decepcionou nem ao público e nem a crítica especializada. Elogiado pela maioria dos críticos que consideraram a obra um encerramento digno para a trilogia, Guardiões da Galáxia Vol. 3 mantêm, atualmente, uma taxa de aprovação de 82% no Rotten Tomatoes. Além disso, o filme recebeu diversas indicações a premiações, incluindo uma indicação ao Oscar na categoria de Melhores Efeitos Visuais.

Top Três de maiores bilheterias do ano

No nosso top três temos não só os filmes que mais arrecadaram bilheteria no ano, mas também os três maiores fenômenos culturais de 2023. Dois desses três filmes superaram o 1 bilhão de dólares em bilheterias, já o terceiro chegou muito perto dessa marca histórica. Sem mais delongas, vamos a eles.

Lugar: Oppenheimer

Continue depois da publicidade

Em terceiro lugar em nossa lista temos aquele que é considerado por muita gente o “maior filme do ano”, Oppenheimer. Dirigido pelo consagrado cineasta Christopher Nolan e estrelado por um elenco estelar liderado por Cillian Murphy, a produção arrecadou $957,594,105 de dólares em bilheterias no mundo todo. O filme é uma cinebiografia sobre a vida do físico J. Robert Oppenheimer, que dirigiu o Projeto Manhattan e é considerado o “pai da bomba atômica”.

Lançado mundialmente em 21 de julho, mesmo dia em que também estreou Barbie, outra das grandes super-produções do ano, muita gente achou que a concorrência entre as duas obras poderia gerar prejuízos nas bilheterias para ambas. Contudo, a enorme diferença entre os dois filmes tanto de gênero e estilo quanto de público-alvo, fez com que muita gente vise as duas produções como “complementares” ou um “double feature”, ou seja, dois filmes que devem ser vistos juntos.

Esse movimento iniciado na internet, teve o apoio de diversos membros do elenco e da produção de ambos os filmes e também de outras celebridades, como Tom Cruise, e acabou se tornando uma espécie de fenômeno cultural.

Chamado de “Barbenheimer”, o fênomeno foi considerado o “evento cinematográfico do ano” e acabou ajudando bastante ambas as produções. Com um filme “empurrando” o outro, o público foi convencido a assistir tanto Barbie quanto Oppenheimer, permitindo que ambas as produções arrecadassem mais do que o esperado e se tornassem dois dos três filmes de maior bilheteria em 2023.

Continue depois da publicidade
Cillian Murphy em cena de Oppenheimer (2023). Distribuição: Universal Pictures.
Cillian Murphy em cena de Oppenheimer (2023). Distribuição: Universal Pictures.

O fenômeno cultural também tem ajudado as produções na temporada de premiações, já que ambas receberam indicações nas categorias mais importantes tanto do Oscar quanto do Globo de Ouro e do BAFTA, além de outras premiações importantes. Quase que unanimemente aclamado pela crítica, Oppenheirmer atualmente mantêm uma taxa de aprovação de 93% no Rotten Tomatoes, o principal agregador de críticas especializadas da internet.

O filme é também favorito a se tornar o maior vencedor das principais premiações do ano. No Globo de Ouro, por exemplo, o filme recebeu oito indicações e venceu cinco, se tornando o maior vencedor dessa edição da premiação. No Oscar de 2024, o filme foi o que mais recebeu indicações, com 13 no total. No BAFTA de 2024, a história também se repetiu, com a produção sendo aquela que mais recebeu indicações, com 13 no total.

Oppenheimer já recebeu até agora, 479 indicações a prêmios e venceu 259. Com isso, o filme deve se tornar não apenas o mais premiado de 2023, mas também um dos mais premiados dos últimos anos. E o mais interessante, é que um filme com uma história densa e complexa foi capaz de agradar ao público a ponto de se tornar o terceiro filme mais visto do ano. Aliás, essa é uma característica do cinema de Christopher Nolan, produzir obras que conseguem agradar igualmente ao público e a crítica especializada.

Lugar: Super Mario Bros. O Filme

Continue depois da publicidade

Em nosso segundo lugar, temos outro fenômeno cultural. E esse aqui, no entanto, não teve “ajuda de ninguém” para fazer sucesso e até mesmo sofreu alguma resistência. No entato, apesar de tudo isso, dominou as bilheterias no primeiro semestre de 2023, batendo diversos recordes e se tornando o primeiro filme no ano a ultrapassar a marca de 1 bilhão em bilheterias. A produção terminou sua passagem pelos cinemas do mundo todo com impressionantes $1,361,949,854 de dólares em bilheterias.

Super Mario Bros. estreou mundialmente no início de abril, com um roteiro relativamente simples, uma estética colorida e um apelo a nostalgia e ao saudosismo. Produzido a um custo inicial de 100 milhões de dólares, a produção estreou em cerca de 4000 cinemas dos Estados Unidos e Canadá e em diversos países do mundo em 5 de abril de 2023, durante o feriado de Páscoa. Inicialmente, as projeções davam conta de que o filme arrecadaria cerca de 125 milhões nos Estados Unidos e mais cerca de 100 milhões no resto do mundo em seu final de semana de estreia.

Contudo, logo ficou claro que o filme iria ultrapassar todas as espectativas. A produção batia recordes a cada atualização de sua bilheteria. No final dos cinco dias de estreia, Super Mario Bros. havia arrecadado cerca de 205 milhões de dólares em bilheterias no mundo todo. Quase 100 milhões a mais do inicialmente projetado. Nesse momento, a produção já havia quebrado diversos recordes de bilheteria.

Contudo, a impressionante performance de Super Mario Bros. estava longe de terminar. O filme continuou liderando bilheterias semana após semana, mesmo com a concorrência pesada de novos filmes que iam estreando. Rapidamente, a produção se tornou o filme baseado em um video-game mais bem-sucedida da história, ultrapassando com alguma facilidade os 450 milhões arrecadados por Pokémon: Detetive Pikachu (2019) que era, até então, o recordista nessa categoria.

Continue depois da publicidade

Semana após semana, Super Mario Bros. batia recordes. Em 30 de abril, menos de um mês após sua estreia, a produção se tornou o primeiro filme lançado em 2023 a atingir o 1 bilhão de dólares arrecadados em bilheteria, feito atingido pela última vez por uma animação em 2019, com Frozen II. Ao final de sua passagem pelos cinemas mundiais Super Mario Bros. havia arrecadado quase 1.362 bilhão de dólares em bilheterias e se tornado a terceira maior arrecadação de uma animação na história do cinema.

Isso, se contarmos O Rei Leão (2019) como uma animação (existe um debate se o filme seria animação ou live-action). Senão, Super Mario Bros. seria a segunda animação comercialmente mais bem-sucedida da história. Isso tudo enfrentando uma resistência enorme por parte da crítica especializada que considerava o filme simplório demais, colorido demais e cheio de problemas. Atualmente, a obra mantêm uma taxa de aprovação de 59% no Rotten Tomatoes. Contudo, essa taxa já foi pior e acabou melhorando a medida que o filme ia batendo recordes e mais recordes de bilheteria.

Cena de Super Mario Bros. - O Filme (2023).
Cena de Super Mario Bros. – O Filme (2023).

Essa resistência por parte da crítica especializada se reflete até mesmo atualmente na temporada de premiações. Apesar de seu sucesso de público estrondoso, Super Mario Bros. obteve poucas indicações a premiações importantes. E mesmo as indicações obtidas são, em sua maioria, na categoria de Melhor Canção Original, pela música “Peaches”, interpretada por Jack Black. As indicações a Melhor Animação são em número bem menor.

Pode-se dizer que as indicações mais importantes recebidas nessa categoria foram ao Globo de Ouro, onde o filme saiu derrotado, e ao Producers Guild of America Awards, onde o filme provavelmente sairá derrotado. Além disso, Super Mario Bros. foi ignorado pelo Oscar, pelo BAFTA, pelo Annie Awards, prêmio super importante do setor de animação e onde o filme recebeu apenas uma indicação pelo trabalho de voz de Jack Black, e por muitas outras premiações.

Continue depois da publicidade

Apesar de tudo isso, Super Mario Bros. se tornou a maior surpresa do ano, arrecadando muito mais do que esperado. E mais do que isso, a obra deu sobrevida aos filmes baseados em video-games que estavam em baixa em Hollywood e sobrevida até mesmo ao próprio personagem Mario Bros. que havia sido adaptado de forma desastrosa para o cinema em 1993. O sucesso do filme deve abrir muitas portas em Hollywood e os quase 1.362 bilhão de dólares arrecadados pela produção somados aos 957.6 milhões arrecadados por Oppenheimer e aos $714.6 milhões arrecadados por Velozes & Furiosos 10 ajudaram a Universal Pictures a se tornar o estúdio que mais arrecadou em bilheterias em 2023, derrotando a Walt Disney Studios que havia liderado as bilheterias nos últimos sete anos.

Lugar: Barbie

Em primeiro lugar temos o maior fenômeno comercial do cinema no ano passado. A produção dirigida por Greta Gerwig e estrelada por Margot Robbie arrecadou a impressionante quantia de 1,445,638,421 bilhão de dólares em bilheterias, se tornando o filme mais visto de 2023. O mais interessante é que o roteiro de Gerwig e de seu marido, o premiado cineasta Noah Baumbach, conseguiu utilizar a famosa boneca de Mattel para criar um filme que aborda diversas questões complexas e atuais.

A ideia de trazer Barbie para o cinema na forma de um longa-metragem em live-action é antiga e existe, pelo menos, desde os anos 1980. A boneca já foi adaptada diversas vezes para o cinema e para a televisão, mas sempre em forma de animações direcionadas ao público infantil, muitos dessas produções eram, inclusive, lançadas diretamente em VHS e posteriormente em DVD e em BluRay.

Continue depois da publicidade

A partir de 2009, a ideia voltou com força e a Mattel, dona dos direitos sobre a boneca, começou a tentar ativamente produzir um longa-metragem em live-action para cinema. A produção, no entanto, passou por diversos problemas e nunca saiu do papel. Até que em 2019, Margot Robbie convenceu a Warner Bros. a assumir a produção da obra, dizendo jocosamente que um filme de Barbie arrecadaria “mais de 1 bilhão de dólares”.

O estúdio concordou e tendo a própria Robbie como estrela e produtora do filme, a obra finalmente começou a sair do papel. No mesmo ano, Robbie convidou Greta Gerwig para dirigir o longa-metragem. Ela aceitou com a condição de que seu marido escrevesse o roteiro. Em 2021, ela oficialmente assinou o contrato para dirigir o filme e os trabalhos realmente começaram. O mais interessante é que quando se noticiou que um filme de Barbie seria produzido, muita gente esperou que uma produção no estilo das animações feitas até então com a personagem e voltada ao público infantil seria feito.

Contudo, a contratação de Greta Gerwig e Noah Baumbach deixou muita gente confusa, já que, principalmente, Baumbach é conhecido por seu trabalho no cinema independente e de arte. Margot Robbie disse que queria dar ao público algo “que ele não soubesse que precisava”, subvertendo assim as espectativas das pessoas. O resultado não podia ter sido mais bem-sucedido. Logo que o filme estreou em 21 de julho de 2023, ficou claro que a produção bateria recordes de arrecadação.

Em seu final de semana de estreia, especialistas de mercado projetavam que só nos Estados Unidos e Canadá, a produção arrecadaria entre 90 e 125 milhões de dólares. Já a Warner Bros. tinha projeções ainda mais conservadoras e esperava arrecadar cerca de 75 milhões de dólares. O filme, no entanto, bateu ambas as espectativas e arrecadou 162 milhões de dólares em seu primeiro final de semana em cartaz.

Continue depois da publicidade
Cena de Barbie (2023). Divulgação Warner Bros. Pictures.
Cena de Barbie (2023). Divulgação Warner Bros. Pictures.

Grande parte do público veio atraído pelo fenômeno “Barbenheimer”, já que Barbie e Oppenheimer estrearam no mesmo final de semana. Só para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, 79% dos ingressos para cinema vendidos naquele final de semana, eram para assistir aos dois filmes, o que equivale a mais de 18 milhões de pessoas.

Nas semanas seguintes, o fenômeno só cresceu e Barbie começou a bater recorde atrás de recorde, com pessoas indo ao cinema caracterizados para ver o filme. A produção se tornou o assunto do momento e com isso, sua bilheteria só cresceu. Rapidamente, Barbie se tornou a comédia de maior bilheteria da história, a maior bilheteria de um filme dirigido por uma mulher e a maior bilheteria da história da Warner Bros., superando em números a arrecadação de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, lançado em 2011.

Aclamado pela crítica especializada, o filme atualmente mantêm uma aprovação de 88% no Rotten Tomatoes e se tornou um dos principais favoritos na temporada de premiações. Apesar das decepções recentes, com a obra obtendo poucas vitórias no Globo de Ouro e menos indicações do que o esperado no Oscar e no BAFTA, a produção ainda pode ser facilmente considerada uma das mais bem-sucedidas do ano artisticamente falando, tendo obtido 412 indicações a prêmios na temporada até agora e vencendo 111 delas. Isso sem falar que Barbie está concorrendo nas principais premiações dessa temporada. Por tudo isso, pode-se dizer que o filme mudará a carreira de todos os envolvidos em sua produção, levando-os para outro nível e elevando seu status em Hollywood.

Conclusão

E aí, gostou da nossa lista? Se gostou não esqueça de comentar abaixo. Sua opinião é muito importante para nós. Tentamos não apenas trazer uma lista, mas também explicar como e porque esses filmes conseguiram se tornar um dos dez com maior bilheteria em 2023. Dessa forma, esperamos que vocês tenham gostado da nossa lista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui