Pôster de Super Mario Bros. (2022).
Pôster de Super Mario Bros. (2022).

Super Mario Bros. acaba de alcançar mais uma marca importante em sua passagem pelos cinemas mundiais. O filme, se tornou a terceira animação mais assistida de toda a história. Com uma bilheteria de 1.339 bilhão de dólares, a obra ultrapassou a arrecadação de Frozen (1,290 bilhão de dólares) e tomou o seu lugar no top três de animações mais vistas até hoje. Nós já havíamos falado sobre a possibilidade de a produção atingir essa marca quando Super Mario Bros. se tornou a quinta animação mais vista da história. Agora, a previsão se confirma.

Pôster de Super Mario Bros. (2022).
Pôster de Super Mario Bros. (2022).

Com o feito, o filme está atrás apenas de O Rei Leão (2019), que muitos especialistas nem sequer consideram uma animação (falamos extensivamente sobre isso quando explicamos o que é um live-action), que arrecadou 1,663 bilhão em bilheterias e Frozen II (2019), que arrecadou 1,453 bilhão de dólares. Super Mario Bros., portanto, está há pouco mais de 100 milhões de dólares de alcançar Frozen II.

Contudo, é bem provável que o filme não vá conseguir atingir mais esse feito. Isso porque Super Mario Bros. já está no final de sua passagem pelos cinemas e já está também, inclusive, disponível, de maneira paga, em algumas plataformas de streaming, como a Amazon Prime Video, por exemplo. Dessa forma, é bem improvável que o filme consiga arrecadar esses pouco mais de 100 milhões no curto período de tempo que ainda lhe falta de exibição nas salas de cinema.

Foto do elenco de Super Mario Bros. - O Filme. Foto de Amy Sussman/Getty Images.
Foto do elenco de Super Mario Bros. – O Filme. Foto de Amy Sussman/Getty Images.

Mesmo tendo estreado depois em alguns países da Ásia, como a Coreia do Sul, e da Europa, como a Polônia, é bem improvável que apenas a bilheteria desses países consiga fazer com que a produção ultrapasse a arrecadação de Frozen II. Nos países em que Super Mario Bros. estreou em 5 de abril, data de sua estreia mundial, o filme já foi visto por praticamente todo mundo que queria ver o filme no cinema e agora sofre concorrência pesada de novas superproduções que já chegaram e também chegarão nas próximas semanas as salas de cinema.

Continue depois da publicidade

Super Mario Bros.: Sucesso inesperado

De qualquer forma, é inegável o enorme sucesso que Super Mario Bros. alcançou até agora. O filme quebrou diversos recordes durante sua passagem pelos cinemas e, seguramente, abriu as portas e inaugurou um novo tempo, não apenas para esse tipo de animação, mas também para filmes baseados em videogames, gênero que sempre foi mal-visto em Hollywood e que quase nunca dava bilheteria expressiva.

Cena de Super Mario Bros. - O Filme (2023).
Cena de Super Mario Bros. – O Filme (2023).

Super Mario Bros. já arrecadou mais de 13 vezes o que ele custou para ser produzido e seguramente, ainda dará muito lucro para a Universal Pictures (distribuidora da obra) e para a Nintendo (dona dos direitos sobre os personagens) nas plataformas de streaming. Isso sem falar que o filme já gera um interesse renovado pelos jogos e pelos personagens da franquia Mario Bros., o que também gerará renda para a Nintendo através da comercialização de produtos relacionados a eles.

Não é à toa, que a Universal Pictures e a Nintendo já planejam continuações do filme e spin-off baseados em seus personagens. É muito provável que a obra dê origem a mais uma franquia cinematográfica. E não apenas isso, seu sucesso, com toda a certeza, trará um novo ânimo para aqueles que pretendem adaptar videogames para o cinema. É bem provável que nos próximos meses e anos, esse filão cresça e venhamos a presenciar a estreia de diversos filmes baseados em games.

Ironicamente, tanto a própria Nintendo quanto a franquia Mario Bros. tinham sofrido com essa rejeição a filmes baseados em videogames. A primeira adaptação de Super Mario Bros. para o cinema, um live-action estrelado por Bob Hoskins, John Leguizamo e Dennis Hopper e lançado em 1993, foi um enorme fracasso de público e crítica e até hoje é considerado um dos piores filmes de toda a história.

Continue depois da publicidade
Cena do filme Super Mario Bros. (1993).
Cena do filme Super Mario Bros. (1993), cujo desempenho desastroso fez com que a Nintendo ficasse receosa em fazer outra adaptação da franquia Mario Bros.

O fracasso do filme, inclusive, “traumatizou” a Nintendo que no início, até mesmo, resistiu a trazer novamente os personagens para o cinema. Contudo, a escolha de adaptar, de novo, Super Mario Bros. para as telonas, dessa vez na forma de uma animação e não deu um live-action, se mostrou a escolha mais acertada possível e agora a empresa, e todos os envolvidos na produção, colhem os frutos dessa decisão.

Críticas mornas, mas grande sucesso com o público

Ironicamente, assim que Super Mario Bros. estreou, ele não foi bem recebido pela crítica especializada, que achou o filme “simples e superficial”. As críticas foram melhorando ao longo do tempo, mas mesmo assim, o filme mantêm, atualmente, uma taxa de aprovação no Rotten Tomatoes, o principal agregador de críticas da internet, de apenas 58%. O público, no entanto, ignorou completamente essas críticas negativas.

Captura de tela da avaliação de Super Mario Bros. - O Filme (1993) no Rotten Tomatoes.
Captura de tela da avaliação de Super Mario Bros. – O Filme (1993) no Rotten Tomatoes, mostrando a enorme discrepância entre a avaliação do “público comum” e da crítica especializada.

E desde a sua estreia, a produção começou a bater recordes e mais recordes de bilheterias. Super Mario Bros. já começou sua passagem pelos cinemas tendo o melhor final de semana de estreia para uma animação em toda a história e uma das melhores estreias da história do cinema norte-americano, como um todo. Em pouco tempo, o filme já era a maior adaptação de um video-game para o cinema na história.

Em menos de 15 dias após a sua estreia, a produção já era o filme mais visto do ano de 2023 e em menos de uma mês já havia arrecadado mais de 1 bilhão de dólares em bilheterias, se tornando a quinta produção cinematográfica a conseguir esse feito, desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020. Por tudo isso, é possível dizer que Super Mario Bros. é, até agora, o maior fenômeno do cinema comercial em 2023. Um fenômeno que, como já dissemos antes, deve deixar um legado duradouro tanto na indústria cinematográfica quanto na indústria de videogames.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui