Capa do Filme de Super Mario Bros
Super Mario Bros - Divulgação

Super Mario Bros. começa esse final de semana, o sexto desde sua estreia em 5 de abril desse ano, com 1.181 bilhão de dólares arrecadados nas bilheterias do mundo todo. Isso faz da obra, o filme mais visto do ano com uma enorme vantagem sobre o segundo colocado. Se formos levar em conta o mercado mundial como um todo, a produção arrecadou quase 500 milhões a mais do que o segundo filme mais visto do ano, o chinês Full River Red (que arrecadou 673 milhões de dólares, mas foi visto praticamente só na China).

Cena de Super Mario Bros. - O Filme (2023).
Cena de Super Mario Bros. – O Filme (2023).

Já se formos levar em conta apenas filmes hollywoodianos, a vantagem é ainda maior. Nesse caso, Super Mario Bros. arrecadou mais de 600 milhões a mais do que Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, que arrecadou cerca de 475 milhões de dólares no mundo todo e é o segundo filme hollywoodiano mais visto no ano. Agora, a produção atingiu um outro recorde. O filme já é a quinta animação mais vista de toda a história do cinema, superando Minions, que arrecadou 1,159 bilhão de dólares em 2015.

Há cerca de duas semanas, nós inclusive, já adiantávamos que isso iria acontecer. Quando noticiamos que o filme iria superar o 1 bilhão de dólares e se tornar o quinto filme a atingir a incrível marca no período pós-pandemia. Já naquela ocasião, Super Mario Bros. já era a animação mais bem sucedida do pós-pandemia e o filme baseado em um video-game mais bem-sucedido de toda a história.

Cena de Super Mario Bros. - O Filme (2023).
Cena de Super Mario Bros. – O Filme (2023).

Esse final de semana, o filme pode, inclusive, superar a marca de 1,2 bilhão em arrecadação. Apesar da concorrência com Guardiões da Galáxia Vol. 3, que estreou em 5 de maio, e o declínio natural de sua bilheteria devido ao fato de que muita gente já assistiu ao filme, Super Mario Bros. continua firme e forte. No final de semana passado, por exemplo, a produção conseguiu arrecadar cerca de 18 milhões só nos Estados Unidos. Se repetir o feito nesse fim de semana, o filme superará o 1,2 bilhão em arrecadação.

Super Mario Bros.: Em Busca do Top Três

Apesar de, como dissemos, o filme ter perdido força nos últimos dias, por todos os motivos ditos acima, Super Mario Bros. ainda tem chances reais de se tornar o terceiro ou quarto filme de animação mais visto da história. Isso porque, Os Incríveis 2, que é a quarta animação mais vista da história, arrecadou 1,242 bilhão de dólares. Já Frozen, terceira animação mais vista da história, arrecadou 1,290 bilhão. Essas duas marcas ainda podem ser atingidas por Super Mario Bros.

Cenas de Os Incríveis 2 ( 2018).
Cenas de Os Incríveis 2 ( 2018), que é a quarta animação mais vista da história.

Já um segundo ou, mesmo, primeiro lugar, é mais difícil de ser eventualmente conquistado por Super Mario Bros. Frozen II, de 2019, é o segundo filme de animação mais visto de toda a história, com 1,450 bilhão arrecadado e O Rei Leão, também de 2019, é o filme de animação mais vista de toda a história, com 1,663 bilhão arrecadado. Essas duas marcas serão difíceis de serem atingidas por Super Mario Bros. Principalmente, levando-se em consideração que a concorrência de outras superproduções só aumentará nas próximas semanas.

Lembrado que nem todo mundo considera essa versão de O Rei Leão, lançada em 2019, uma animação. Já que o filme foi feito com uma técnica de animação computadorizada foto-realística. Em que a animação é concebida com a reprodução, o mais realisticamente possível, de fotografias. Dando até mesmo a impressão de que o filme é um live-action e não uma animação. Por isso, muitos especialistas não acham correto chamar essa versão do filme de “animação”. Contudo, é importante destacar que tanto o diretor do filme Jon Favreau quanto a Walt Disney Pictures, a produtora da obra, consideram o filme uma animação.

Cena de Frozen (2013).
Cena de Frozen (2013), terceira animação mais vista da história.

De qualquer forma, Super Mario Bros. ainda pode se tornar a segunda ou terceira (dependendo da interpretação) animação mais vista da história do cinema. O mais interessante, é que a arrecadação do filme tem se dividido quase que igualmente entre bilheteria doméstica, ou seja, nos Estados Unidos e Canadá, e internacional. Até agora, Super Mario Bros, arrecadou pouco mais de 525 milhões de dólares em solo americano e canadense e cerca de 655 milhões no resto do mundo. Isso quer dizer, que o filme agradou tanto o público americano quanto o público do resto do mundo de forma quase igual.

Simples, mas efetivo

Super Mario Bros., só não agradou muito foi aos críticos de cinema, que desde seu lançamento, tem recebido o filme de forma morna. Apesar de elogiar a aparência e o “colorido” da obra, a crítica tem criticado sua simplicidade e, suposta, falta de profundidade. O sucesso de bilheteria fez com que o filme passasse a ser visto com um pouco mais de generosidade pela crítica especializada. Contudo, mesmo assim, seu índice de aprovação no Rotten Tomatoes, principal agregador de críticas da internet, ainda é de 59%, o que significa que o filme foi considerado “Rotten” (ou “Podre”), ou seja, ruim.

Captura de tela da avaliação de Super Mario Bros. - O Filme (1993) no Rotten Tomatoes.
Captura de tela da avaliação de Super Mario Bros. – O Filme (1993) no Rotten Tomatoes, mostrando a enorme discrepância entre a avaliação do “público comum” e da crítica especializada.

No Metacritic, outro famoso agregador de críticas da internet, Super Mario Bros. mantêm uma nota de 46 em 100, indicando que a crítica considera a obra “mediana”. Nós, inclusive, falamos extensivamente sobre essa disparidade entre a visão da crítica e do público sobre o filme em um de nossos primeiros textos sobre a obra (ele pode ser lido aqui). Mas, basicamente, podemos dizer que a obra atrai o público justamente por ser um filme “leve e descomprometido” e por carregar diversos elementos nostálgicos para aqueles que já jogaram os games da franquia Mario Bros., ou que, pelo menos, conhecem os personagens dessa franquia.

Isso porque, o filme traz todo o clima, o enredo e os personagens que há mais de 40 anos vem encantando gerações e mais gerações de gamers. O sucesso agora já consolidado de Super Mario Bros. seguramente fará com que a Universal Pictures e a Nintendo, distribuidora e dona da franquia respectivamente, busquem não apenas produzir sequências e spin-offs do filme, mas também criar toda uma franquia cinematográfica baseada em seus personagens.

Foto do elenco de Super Mario Bros. - O Filme. Foto de Amy Sussman/Getty Images.
Foto do elenco de Super Mario Bros. – O Filme. Foto de Amy Sussman/Getty Images.

Aliás, com a bilheteria atual, Super Mario Bros. já é a animação mais bem sucedida da história entre aquelas não produzidas pela Walt Disney Pictures. Por isso, e por tudo mais, é seguro afirmar que a Universal não vai perder a oportunidade de lucrar com esse sucesso e também de “invadir” uma área tradicionalmente dominada pela Disney.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui