Evento League of Legends World Championship
League of Legends World Championship - Reprodução CBLOL

O League of Legends World Championship é um dos maiores eventos de e-sports do planeta atualmente, e arrasta multidões por onde passa, sendo acompanhado por milhões de usuários ao vivo em todas as suas edições.

Com mais de 10 anos ativo, essa é a principal competição de League of Legends do mundo, e tem no jogo um dos seus grandes diferenciais. Afinal, essa é justamente uma das franquias de maior sucesso da história dos videogames.

Quer saber tudo sobre o Campeonato Mundial de League of Legends? Então continue com a gente até o final!

Quando o League of Legends World Championship surgiu?

O Campeonato Mundial começou a ser disputado no ano de 2011, tendo a equipe londrina Fnatic como a primeira grande campeã do evento. Desde então, não houveram interrupções no torneio, que conseguiu realizar todas as suas edições anuais.

Quem criou o League of Legends World Championship?

Como não poderia ser diferente, o grande nome por trás do League of Legends World Championship é a própria Riot Games. Essa é uma desenvolvedora, editora, publicadora de jogos e organizadora de eventos de e-sports, responsável pela criação do jogo League of Legends em si.

A empresa foi fundada por Brandon Beck e Marc Merril em 2006, e tem sua sede em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, o que justifica a realização de diversas edições do torneio na cidade.

O que é o League of Legends World Championship?

O League of Legends World Championship ou Campeonato Mundial de League of Legends é o torneio que marca o final da temporada competitiva profissional do jogo, dentro do cenário internacional.

O evento acontece de forma anual, e serve justamente para definir qual equipe é a grande campeã do ano. Para isso, seleciona os melhores times de cada região do mundo, que se classificam através das suas divisões próprias ao longo da temporada.

Dentro do e-sports, esse é um dos maiores eventos esportivos do planeta, que oferta premiações milionárias, e conta com milhões de fãs acompanhando as batalhas ao vivo. Para se ter uma ideia, em 2019, o evento chegou ao ápice de 100 mi de usuários que acompanharam a transmissão na final, um recorde dentro do cenário.

Um dos grandes diferenciais da competição é justamente o alto nível colocado entre as equipes, que sempre oferecem batalhas memoráveis para o público, com performances louváveis.

Vale lembrar que embora Los Angeles seja a cidade a ter sediado mais finais, o League of Legends World Championship se caracteriza também por sempre tentar variar essa localização. Assim, já foi organizado em locais como Xangai (China), Reykjavík (Islândia), Seul (Coreia do Sul), Paris (França), dentre outros.

Atualmente, o maior campeão do torneio é a sul-coreana SK Telecom T1, que já conta com três títulos, sendo dois deles de forma consecutiva.

O jogo por trás da competição

Para entender mais profundamente o League of Legends World Championship, é fundamental entender o próprio jogo que está por trás do evento. Afinal, ele tem uma grande participação no sucesso da competição.

League of Legends

Pôster do game League of Legends
League of Legends – Divulgação

Em termos práticos, League of Legends ou LoL é um jogo eletrônico gratuito que faz parte do gênero multiplayer online battle arena, o famoso MOBA. O título foi desenvolvido e publicado pela Riot Games em 2009, e não demorou muito para alcançar seu sucesso internacional. Atualmente, conta com milhões de jogadores ativos mensalmente, sendo um dos maiores jogos de toda a história gamer.

Enredo e jogabilidade

Sua base principal é o mod Defense of the Ancients de Warcraft III: The Frozen Throne, outro jogo bem conhecido. Nesse caso, duas equipes compostas por 5 jogadores cada tem a incumbência de controlar os “campeões” de habilidades únicas. Cada jogador tem seu próprio campeão, e luta para defender sua metade do mapa e destruir a base inimiga.

Um dos diferenciais de League of Legends é que ele possui diversos modos de jogo e dezenas de personagens jogáveis, cada um com suas capacidades de luta, estilo, armas, etc.

Além disso, trata-se de uma franquia gratuita, o que ajudou em sua popularização. Vale lembrar, é claro, que é possível adquirir itens adicionais pagos, e aperfeiçoar os personagens.

Unindo cooperação, estratégia, comunicação e altas habilidades da equipe, League of Legends conseguiu se manter como um dos gigantes não apenas dentro do cenário de entretenimento, frente ao grande público.

Isso porque o cenário profissional do jogo é também bastante movimentado e conceituado. Uma mostra disso são os números altíssimos de audiência que o League of Legends World Championship consegue, com recordes de 100 milhões de usuários ao vivo acompanhando a competição.

Edições do League of Legends World Championship

Desde 2011, o League of Legends World Championship sempre conseguiu manter ativo o seu evento anual, acontecendo mesmo durante a época da pandemia do Covid-19 – com as devidas precauções, é claro.

Edição de 2011

A edição inaugural do League of Legends World Championship, como mencionado, aconteceu no ano de 2011, na Suécia. Nesse ano em específico, apenas 8 equipes foram para essa etapa final, concorrendo a cerca de US$ 100 mil de premiação.

Os times classificados pertenciam às regiões da Europa (3), América do Norte (3) e Sudeste Asiático (2). E o sucesso foi realmente imediato, com cerca de 1,6 milhão de pessoas acompanhando a transmissão do evento.

A grande campeã, nesse caso, foi a equipe Fnatic, que tem sua sede em Londres, Reino Unido. Outro destaque foi o jogador Maciej “Shushei” Ratusniak, integrante do time londrino, que foi eleito o mais valioso do ano.

Edição de 2012

A segunda edição do League of Legends World Championship aconteceu em Los Angeles, Califórnia, e chamou a atenção pelo montante envolvido em toda a temporada: US$ 5 milhões.

Nesse caso, 12 equipes disputaram os eventos finais, para decidir qual seria o grande campeão do ano. O título ficou com a Taipei Assassins (TPA), uma equipe taiwanesa, que acabou vencendo a Azubu Frost, da Coreia do Sul, na finalíssima.

Apenas para a vencedora, foram US$ 1 milhão, um marco para a época. E o mesmo vale para a transmissão do torneio que, na época, tornou-se o evento de e-sports mais assistido do planeta.

Edição de 2013

Dando sequência aos eventos anuais, em 2013 aconteceu a terceira edição do World Championship, novamente em Los Angeles, Califórnia. Dessa vez, o número de finalistas ganhou um novo aumento, chegando a 14 equipes.

A campeã do ano foi a SK Telecom T1, time sul-coreano que acabou derrotando o Royal Club, da China, e levando a premiação de US$ 1 milhão para casa. O mais incrível é que nessa temporada o torneio bateu seu próprio recorde anterior, com a marca de 32 milhões de acompanhantes ao vivo.

Edição de 2014

Para a quarta edição, o League of Legends World Championship adicionou mais duas equipes para a final, chegando ao total de 16. Esses times chegaram das regionais da Europa, China, América do Norte, Sudeste Asiático, Coreia do Sul e da International Wildcard.

Diferentemente dos anos anteriores, a final da temporada aconteceu em Seul, capital sul-coreana, e deu o título para o time do país, o Samsung Galaxy White, que levou a premiação após bater a equipe chinesa Star Horn Royal Club.

Dessa vez, a audiência não bateu recordes, mas ainda atingiu níveis altíssimos, sendo acompanhada por 27 milhões de usuários ao vivo.

Edição de 2015

O ano de 2015 ficou marcado pela implementação de diversas alterações feitas pela Riot Games no torneio. As mais relevantes foram o aumento no número equipes participantes, e a criação de uma segunda liga internacional, a Mid-Season Invitational.

Nesse cenário, quem se deu bem foi o time sul-coreano SK Telecom T1, que garantiu o seu bi-campeonato (2013 e 2015). Ao todo, cerca de 36 milhões de usuários acompanharam a final, quebrando os números da temporada de 2013.

Edição de 2016

A sexta edição do League of Legends World Championship retornou para solo norte-americano, e percorreu diversas cidades do país, com a final acontecendo em Los Angeles, no Staples Center.

O ano foi um marco para a equipe SK Telecom T1, que chegou ao seu terceiro título no torneio – segundo consecutivo. Na finalíssima, o time bateu a também sul-coreana Samsung Galaxy White.

Efetivando seu período de inquestionável glória, um novo recorde foi estabelecido em 2016, com 43 milhões de usuários acompanhando o evento – números ainda mais superiores que do anterior.

Edição de 2017

Para 2017, o World Championship foi levado para a China, e ficou marcado por um novo embate entre as equipes SK Telecom T1 e Samsung Galaxy White – que realmente dominavam o cenário no período.

Ao todo, 24 times disputaram o prêmio, saindo de regiões como a própria China, Coreia do Sul, Europa, Sudeste Asiático, América do Norte, Japão, Turquia, Oceania, Rússia, Brasil, etc.

E dessa vez quem conseguiu levar a melhor foi a Samsung Galaxy, que bateu a rival nacional e garantiu seu bi-campeonato (2014 e 2017). Como já estava virando comum, um novo recorde de audiência foi estabelecido, aumentando de vez os parâmetros, com 60 milhões de acompanhantes ao vivo.

Edição de 2018

A oitava edição do Campeonato Mundial aconteceu no território sul-coreano, e contou com 24 equipes ao todo. Nesse ano, as batalhas atingiram níveis altíssimos, e deram o título à chinesa Invictus Gaming, que derrotou a primeira campeã do torneio, a Fnatic, na final.

Um ponto a se destacar é que 2018 marcou um período importantíssimo para o League of Legends e a competição em si. E uma mostra disso é que a final foi acompanhada por quase 100 milhões de usuários, praticamente dobrando os já altíssimos números do ano anterior – um feito e tanto.

Edição de 2019

Em 2019, o League of Legends World Championship foi parar em Paris, na França, e contou com 24 equipes disputando o prêmio. Nesse caso, quem levou a melhor foi a China novamente, com a FunPlus Phoenix saindo como campeã.

O duelo final foi com a G2 Esports, da Europa, mas a chinesa conseguiu fazer 3 a 0 e ficar com o título do ano. Ao todo, 100 milhões de usuários acompanharam a transmissão, mantendo os ótimos números da edição anterior.

Edição de 2020

Para 2020, o Campeonato Mundial teve como base Xangai, na China, agora com apenas 22 equipes disputando a final – duas a menos que o ano de 2019. O motivo foram problemas ligados à pandemia da Covid-19, que acabou impedindo alguns times de viajar.

Apesar de estarem em casa, e levarem uma equipe para a finalíssima, a China não conseguiu dar continuidade a sua sequência de títulos. Isso porque a Damwon Gaming foi quem conseguiu a vitória, vencendo a Sunning.

Dessa vez, houve a presença de público presencial apenas no próprio evento final. Mas a transmissão ao vivo aconteceu normalmente, chegando ao auge de 46 milhões de usuários.

Edição de 2021

A 11ª edição do World Championship aconteceu em Reykjavík, na Islândia, novamente com 22 equipes no evento, devido aos efeitos da pandemia da Covid-19.

A final, nesse caso, ocorreu entre a então campeã, Damwon Gaming, que agora se chamava DWG KIA, e a Edward Gaming, que foi quem conseguiu levantar o troféu. Ao todo, o evento alcançou quase 74 milhões de usuários simultâneos.

Edição de 2022

Em 2022, o League of Legends World Championship retornou para solo norte-americano, e teve seu evento final realmente em São Francisco. Dessa vez, 24 equipes disputaram a premiação.

A grande campeã do ano foi o time DRX, que derrotou a também sul-coreana T1 na finalíssima por 3 a 2. O título foi considerado uma das maiores zebras da história da competição, uma vez que a equipe não era nem de longe uma das favoritas.

Considerações finais sobre o League of Legends World Championship

Por fim, como foi possível observar, o League of Legends World Championship faz juz a fama que possui. Isso porque realmente consegue entregar um alto nível de competitividade entre as equipes participantes, atraindo milhões de telespectadores em todas as edições, e quebrando seus próprios recordes de audiência em muitas delas.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

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