Logo da empresa NovaLogic
NovaLogic - Divulgação
Fundação:7 de agosto de 1985, Agoura Hills, Califórnia, EUA
SedeAgoura Hills, Califórnia, EUA
FundadorJohn A. Garcia
Atuais donosTHQ Nordic
Países que operaAtuação global
O que ofereceDesenvolvimento de games

Sinônimo de nostalgia, a NovaLogic lançou diversos jogos queridos pelo público em seu auge. A desenvolvedora era versátil e trabalhava com diversos gêneros de jogo. Por esse motivo, conseguiu conquistar uma multidão de fãs ansiosos pelos seus lançamentos.

Com o tempo, a empresa seguiu outro rumo até o seu fechamento. Ainda assim é válido acompanhar os elementos que ajudaram a formar o seu nome no mercado. Então, confira a seguir quando a NovaLogic foi fundada, quem são seus criadores e o que ela oferece.

Quando a Novalogic foi fundada?

A NovaLogic foi fundada em 7 de agosto do ano de 1985. Sua sede ficava em Calabasas, na Califórnia.

Quem são os fundadores da Novalogic?

John A. Garcia foi o fundador da NovaLogic. Ele é um empresário do ramo de videogames e também atua como filantropo. Garcia ajudou a indústria dos games a se recuperar de uma crise nos anos 80.

Continue depois da publicidade

Como empreendedor, Garcia usou a sua experiência nos filmes para desenvolver seus jogos. Além dos jogos, o empresário também investe seriamente no desenvolvimento de novas tecnologias. Como resultado, ajudou a criar um software de entretenimento capaz de interagir com as pessoas e influenciar o cenário dos jogos.

Ele também firmou uma parceria com a Lockheed Martin, companhia de tecnologia militar dos EUA. A parceria ajudou a desenvolver e popularizar os simuladores militares na visão de primeira pessoa.

Quem são os atuais donos da Novalogic?

A THQ Nordic assumiu o comando após a venda da NovaLogic em outubro de 2016. Com a compra, o selo “NovaLogic” foi descontinuado pela THQ Nordic.

O que a Novalogic oferece?

A NovaLogic era uma empresa que desenvolvia jogos e softwares em sua maioria para jogos. Além disso, ela também atuava como editora de videogame. John A. Garcia, um empresário espanhol, foi fundador da marca.

Continue depois da publicidade

John A. Garcia começou a trabalhar com softwares no começo dos anos 80 antes de fundar a NovaLogic. Após o lançamento da empresa, a companhia lançou diversos jogos e simuladores militares. Hoje, a marca permanece inativa por causa da aquisição pela THQ Nordic.

História: primeiros anos

A princípio, a NovaLogic trabalhava com releituras de jogos já lançados. O principal trabalho e cliente era a marca Taito America. A tarefa da NovaLogic  era converter os jogos de console da Taito para computador.

Um dos primeiros lançamentos foi o jogo Comanche. Por causa do motor Voxel Space era possível detalhar melhor os cenários e ambientes externos. O responsável por esse motor foi Kyle Freeman, engenheiro elétrico. A criação de Freeman surgiu por causa do trabalho dele na área médica.

Esse jogo da saga Comanche iniciou uma série de simuladores de luta militar. Além dos simuladores de batalha, a NovaLogic também trabalhou em simuladores de voo e tanque. Devido ao sucesso da temática, a empresa lançou diversos jogos de sucesso envolvendo guerras.

Continue depois da publicidade

Com a popularidade desses jogos, o exército norte-americano contratou a NovaLogic para desenvolver um simulador de exercícios. Em paralelo, a empresa divulgava o “matchmaking online”. O serviço permitia que os usuários participassem de batalhas virtuais e montagem de estratégias.

A companhia continuou a trabalhar em novos motores e tecnologias. No fim dos anos 90, a empresa desenvolveu o Voxel Space, um motor criado para a saga Delta Force. O objetivo do motor era garantir a construção de cenários mais detalhados e realistas.

Com o lançamento do Novaworld, a empresa conseguiu expandir o número de usuários em um servidor. Após a resposta positiva para o primeiro jogo, a franquia Delta se expandiu. Suas diversas continuações tiveram um resultado positivo semelhante ao primeiro game.

Primeiros lançamentos e fim da empresa

A NovaLogic lançou o primeiro título da franquia Delta Force para console em 2002. Garantindo as primeiras posições entre os mais vendidos, as sequências superaram 100.000 cópias vendidas no Reino Unido. O sucesso nos Estados Unidos não era diferente e a franquia se tornou popular no norte da América.

Continue depois da publicidade

Além dele, a empresa também lançou Joint Operations, um jogo parecido com Delta Force. No entanto, o diferencial da atração era o seu sistema para multijogador. Os jogos conseguiam recordes de visitação por jogadores não assinantes. Por exemplo, o jogo Delta Force: Black Hawk quebrou um recorde na época do lançamento. A porta do game permitia a entrada de 50 jogadores na mesma partida.

Devido ao sucesso, a marca continuou a expandir a franquia Delta Force. Para tanto, lançou diversas sequências com recursos e gráficos atualizados. Além de recriar alguns títulos, a NovaLogic também investiu na melhora da jogabilidade dos títulos.

Turbulências na empresa

Tal como outras empresas, a NovaLogic enfrentou turbulências em suas parcerias e atividades. Por exemplo, a Business Software multou a NovaLogic no valor de $ 153.500. A multa aconteceu porque, segundo a Business Software, a NovaLogic guardava cópias sem licença da Apple, Microsoft, Adobe, Autodesk e mais.

Tempos depois, a NovaLogic encerrou as suas atividades com a empresa MTR Soft. Segundo a marca, a MTR se valia da licença da NovaLogic para garantir fundos extras fora do contrato. Não o suficiente, a NovaLogic processou a Activison Blizzard. Para a empresa, a Activision usou o nome Delta Force em um dos seus jogos. A justificativa da NovaLogic era que essa ação confundiria os jogadores. No entanto, o juiz que avaliou o caso favoreceu a Activision.

Continue depois da publicidade

Em outubro de 2016 a THQ Nordic conseguiu comprar a NovaLogic. Além de adquirir todos os ativos da marca, a THQ também fez proposta para comprar as ações da Electronic Arts. Com a compra, o nome “NovaLogic” passou a ficar inativo no mercado. Mesmo assim, a THQ Nordic passou a investir na continuação da franquia Comanche.

Retorno do Comanche

A compra da NovaLogic pela THQ Nordic encerrou as atividades da companhia. No entanto, a THQ Nordic em parceria com a Nukklear resgatou o jogo Comanche. O clássico dos anos 90 agora funciona no modo multiplayer. Os jogadores terão acesso a recursos mais tecnológicos, como apetrechos futuristas e drones.

Mesmo assim, a pedido dos jogadores, a THQ Nordic manteve o modo single-player para os fãs da NovaLogic. A princípio, somente uma missão poderia ser feita no single-player. Contudo, a desenvolvedora liberou mais tarefas durante a venda antecipada do jogo.

A THQ também manteve o desenvolvimento do game a fim de melhorar a sua estrutura. Como resultado, a interface passou por melhorias, novos conteúdos foram adicionados e missões foram incluídas.

Continue depois da publicidade

Disputa com a Activision Blizzard

Em 2012, NovaLogic entrou em disputa judicial com a Activision Blizzard. No processo, a criadora do jogo Delta Force afirmou que a Activision infringiu o uso de marca registrada. O caso aconteceu após o lançamento do jogo “Call of Duty: Modern Warfare III”.

Para o juiz encarregado do caso não houve violação de marca. Segundo ele, o termo “Delta Force” é um termo comum e livre de uso pela liberdade de expressão. Além disso, o juiz afirmou que o significado geral do termo já possui uma conotação estabelecida e popular.

Em defesa, a NovaLogic esclareceu que o termo “Delta Force” não era utilizado pelo governo norte-americano. Ou seja, para a empresa, a Activision estaria invadindo a sua propriedade intelectual. Afinal, não existe grupo militar registrado com o nome “Delta Force” nos EUA. Mesmo assim, o juiz favoreceu a causa para a Activision.

Principais jogos

A NovaLogic trabalhou bastante para lançar os seus jogos. Como resultado, a marca construiu um grande portfólio de jogos inéditos e continuações de sucesso. Alguns dos títulos mais famosos são:

Continue depois da publicidade

– Arkanoid

Arkanoid - jogo da empresa Novalogic
Arkanoid – Divulgação

O jogo retrata a história de uma espaçonave em um tempo e local desconhecido Após a nave-mãe ser destruída, o veículo “Vaus” consegue escapar de um grande ataque. No entanto, a nave acaba refém de um inimigo desconhecido.

Durante o jogo, o usuário controlará uma raquete que representa a nave Vaus. O objetivo é rebater a bola que anda e colide com as laterais da tela para destruir blocos. É possível mexer a raquete da direita para esquerda a fim de rebater a bola. Quanto mais blocos coloridos forem destruídos, mais pontos o jogador fará. Quando todos os blocos forem destruídos, uma nova fase é desbloqueada.

Durante a partida é possível liberar itens de poder que ajudam na tarefa. Por exemplo, aumento da velocidade, ímã para atrair a bola, laser e mais. Caso perca uma vida, o jogador pode recuperá-la com um item extra. O botão de tiro, o qual libera o laser, ajuda a destruir os blocos do caminho.

– Armored Fist

Armored Fist - jogo da empresa Novalogic
Armored Fist – Divulgação

O jogador assume o comando de uma frota de tanques do tipo M1A2. Preso em uma guerra nuclear, química e biológica, o comandante deve guiar uma equipe. O objetivo é superar os desafios das campanhas e sobreviver ao ambiente.

Continue depois da publicidade

Durante as campanhas, o jogador é transportado para diversas regiões do mundo. Países como Tailândia, Paquistão, Afeganistão e outros são palcos de verdadeiras batalhas. Vença as 50 missões, abuse dos modos de jogo e vença os inimigos.

– Bubble Bobble

Bubble Bobble: jogo da empresa novalogic
Bubble Bobble – Divulgação

O jogo retrata a amizade de dois dragões, o Bub e Bob. No enredo é mostrado que as namoradas dos dragões estão em perigo. A fim de salvá-las, a dupla deverá superar as dificuldades de 100 estágios diferentes.

Para derrotar os adversários é necessário jogar bolhas na direção deles. Essas bolhas servem para aprisioná-los. Depois de prendê-los, o jogador consegue estourá-las e fazê-los sumir. A derrota de cada inimigo garante ao jogador pontuações e itens de recompensa.

– Comanche

Comanche: jogo da empresa Novalogic
Comanche – Divulgação

Trata-se de um jogo de tiro que ambienta uma guerra em um futuro distópico. O jogador deve controlar um helicóptero para atingir os inimigos e cumprir as missões. Na trama, um incidente envolvendo o Irã obriga os EUA a tomar medidas drásticas. Para tanto, o governo dos EUA trouxe de volta o programa RAH-66.

Continue depois da publicidade

O programa tem o objetivo de criar uma máquina furtiva e letal para campos de guerra. Nesse sentido, essa máquina é capaz de utilizar drones para superar inimigos em ambientes de risco elevado. Entretanto, a planta do projeto vazou e diversas organizações possuem modelos similares do aparelho. Agora, potências mundiais se enfrentam em uma disputa com helicópteros avançados e mortais.

O jogador tem acesso a diversos modos de jogo. No modo multiplayer é possível batalhar contra outros jogadores de qualquer parte do mundo. Enquanto isso, o modo Conflicts oferece a tarefa de cumprir desafios diferentes para ganhar recompensas. É possível ganhar medalhas e habilidades especiais.

Por sua vez, o modo Infiltração coloca equipes para se enfrentarem. É possível batalhar em equipes de quatro jogadores e usar drones diferenciados. Já no Blackbox, o jogador deve comandar uma equipe para abater o maior número de inimigos em menos tempo.

– Delta Force

Delta Force: jogo da empresa Novalogic
Delta Force – Divulgação

O usuário faz parte de uma unidade de elite secreta do exército norte-americano. Independentemente da dificuldade, o jogador deve cumprir as missões sem chamar atenção e com agilidade. Para tanto é permitido usar qualquer meio que ajude o soldado a superar as dificuldades encontradas pelo caminho.

Continue depois da publicidade

Esse jogo oferece ambiente imersivo capaz de melhorar a experiência do usuário. Por exemplo, zumbido de insetos, ataque de animais ou construções desabando. É necessário manter a atenção no inimigo para desferir golpes precisos e silenciosos.

O jogador pode participar de mais de 40 missões em diversas partes do mundo. Dependendo do lugar, o atirador terá um desafio diferente e arriscado, como derrotar o terrorismo. É possível alternar entre a visão de primeira e terceira pessoa.

– Devastation

Devastation: jogo da empresa Novalogic
Devastation – Divulgação

Ambientada no ano de 2075, a terra se tornou um lugar sombrio e devastado. Entidades corporativas controlam a população por meio da pouca tecnologia que restou. Nesse sentido, as empresas utilizam tropas de pacificação para manter o povo sob as regras do regime ditador.

Entretanto, uma resistência é formada e pretende acabar com o regime. Os rebeldes tentarão derrotar de uma vez por todas  as organizações controladoras. Para tanto, o jogador deve atirar nos inimigos que encontrar pela frente.

Continue depois da publicidade

Além de um visual bonito, o game tem efeitos visuais e sonoros eficazes. Por exemplo, sempre que um inimigo morre à queima-roupa a tela é manchada com sangue. O jogador pode solicitar ajuda de outros membros da resistência.

– F-16 Multirole Fighter

No jogo, o usuário controla um F-16, caça especializado em combates aéreos. O avião possui um avançado sistema projetado para diversos tipos de missões. Além disso, o jogador pode fazer missões noturnas ou sob condições climáticas desafiadoras.

O avião é projetado para utilizar diversos tipos de armamentos. Haverá oportunidades para conhecer todas as armas em mais de 40 missões diferentes. Além disso, o modo multiplayer possui 12 missões, sendo 6 delas em equipe e outras 6 no modo “todos contra todos”.

Um dos diferenciais do jogo é a possibilidade do jogador criar os seus próprios cenários de batalha. Após criar um mapa ou ambiente o usuário pode convidar amigos para batalhar dentro dele. O jogo possui ótimos gráficos e ambientação mais realista.

Continue depois da publicidade

– Highland Warriors

Highland Warriors: jogo da empresa Novalogic
Highland Warriors – Divulgação

O jogo apresenta facções diferentes que lutam entre si para controlar reinos. O usuário tem diversas escolhas ao longo do jogo que afetarão a narrativa. Por exemplo, é possível lutar contra os ingleses ou atuar como representante da Inglaterra para controlar a Escócia. Além disso, o jogador pode eleger um rei capaz de unir os clãs e conquistar a independência.

No modo single-player o jogador é apresentado a quatro campanhas. Cada uma dessas campanhas possuem 10 missões para serem cumpridas. Já no modo multiplayer é possível enfrentar outros jogadores em qualquer parte do mundo.

– Joint Operations: Typhoon Rising

Joint Operations_ Typhoon Rising
Joint Operations_ Typhoon Rising – Divulgação

Esse jogo transporta o jogador para uma zona de tiro em primeira pessoa. Ambientado na Indonésia, um movimento rebelde luta contra uma força de pacificação. Passando por diversos cenários, o usuário tem a visão em primeira pessoa para conhecer o terreno e derrotar adversários.

Joint Operations tem cinco modos de batalha diferentes. Além disso, os personagens possuem classes distintas com vantagens próprias. Sendo um multiplayer, Joint Operations permite a participação de vários jogadores ao mesmo tempo.

Continue depois da publicidade

– Rastan

Abretura do game Rastan
Rastan – Divulgação

O jogo conta a história de um guerreiro bárbaro. Ele deve iniciar uma jornada para derrotar criaturas míticas e sobrenaturais. Nessa jornada, Rastan, o velho guerreiro, precisa resgatar a princesa sequestrada. Ele deve ser o mais rápido possível em algumas fases. Afinal, quanto mais demorar em um estágio, mais inimigos aparecerão.

No começo do jogo o personagem só possui uma espada. À medida que avança, Rastan terá acesso as armas melhores e mais poderosas. Por exemplo, uma espada flamejante ou machado. Alguns desses itens podem disparar projéteis.

Além das armas, o jogador também encontrará itens para melhorar a sua defesa. Outros itens podem ajudar a camuflar o personagem ou diminuir a resistência dele. Cada item possui um tempo limitado de uso e o jogador deve se apressar para aproveitá-lo.

Considerações finais sobre NovaLogic

A NovaLogic ajudou os jogadores a criarem memórias afetivas com os seus lançamentos. Detentora de jogos nostálgicos, seus títulos permanecem como os favoritos de muitos usuários. Por isso, muitas pessoas anseiam por continuações, mesmo que os jogos pertençam a outra empresa.

NovaLogic encerrou as suas atividades após a THQ adquirir as suas propriedades. Contudo, o legado e impacto da empresa no mercado de jogos continua a ser sentido pelas pessoas. Por esse motivo, espera-se que as produções da extinta companhia possam ser continuadas em um futuro próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.