Fundação: | 2002, Varsóvia, Polônia |
Sede | Varsovia |
Fundador | We Open Eyes, Lemon Interactive e Tatanka |
Atuais donos | Marek Tymiński |
Países que opera | Atuação Global |
O que oferece | Desenvolvimento de games |
A CI Games, antiga City Interactive SA é uma desenvolvedora, editora e distribuidora de jogos de videogame polonesa, que já está a mais de 20 anos no mercado.
A marca é uma das maiores do seu país, e conta com um bom destaque internacional, graças a franquias como Sniper: Ghost Warrior e Lords of the Fallen.
Neste artigo, você terá a chance de conhecer um pouco mais sobre a empresa, desde seus fundadores aos atuais donos, e explorar mais profundamente os seus principais jogos. Acompanhe!
Quando a CI Games foi fundada?
A CI Games teve sua fundação no ano de 2002, na Polônia, mais especificamente na cidade de Varsóvia, que é a capital e maior cidade do país.
Quem são os fundadores da CI Games?
A fundação da CI Games aconteceu a partir da fusão de outras três empresas de videogames: We Open Eyes, Lemon Interactive e Tatanka. De toda forma, teve no nome de Marek Lech Tymiński um papel de destaque nesse processo. Marek é formado em Programas de Gestão e, além de ser o principal fundador, é também CEO da organização desde o ano de 2002.
Quem são os atuais donos da CI Games?
Atualmente, a CI Games é uma empresa de capital aberto, listada na principal Bolsa de Valores de Varsóvia. No entanto, Marek Tymiński continua sendo o acionista-chefe da marca gamer.
O que a CI Games oferece?
Como mencionado, a CI Games se destaca por ser uma desenvolvedora, editora e distribuidora de jogos de videogame. A empresa é uma das maiores marcas da Polônia, e conta com renome internacional, graças originalmente a seus títulos de baixo custo.
Atualmente, é claro, ela conseguiu expandir bastante seu mercado, e conta com algumas franquias de sucesso com o público, como Lords of the Fallen e Sniper: Ghost Warrior.
Um pouco da história da empresa
Com mais de duas décadas de história, a CI Games começou a dar seus passos ainda nos anos iniciais do século XXI. Nesse caso, toda a estrutura da empresa parte da fusão de outras marcas que já operavam dentro do mercado de jogos.
Originalmente, a empresa começou a desenvolver jogos de baixo custo, o que foi fundamental para o crescimento inicial. No entanto, não demorou muito para começar a investir também em títulos mais avançados.
CI Games, vale lembrar, refere-se justamente a abreviação de City Interactive, que foi o primeiro nome dado a marca. A nomenclatura perdurou até 2007, quando ela passou a se chamar City Interactive SA.
Nova fusão
A introdução do SA surgiu justamente quando a desenvolvedora se fundiu com outras duas empresas: a Oni Games – que era uma editora de jogos – e a Detalion – uma desenvolvedora gamer. O objetivo, nesse caso, era expandir os horizontes da organização, e alcançar destaque no mercado internacional.
Tornando-se uma empresa de capital aberto
O ano de 2007 marcou também a abertura de capital da CI Games, estando diretamente relacionado a esse projeto de expansão. A Oferta Pública Inicial (IPO) aconteceu na Bolsa de Valores de Varsóvia, onde a ela teve negociação como WSE: CIGAMES.
Assumindo o nome CI Games
A alteração efetiva de City Interactive SA para CI Games aconteceu no ano de 2013. Um ano antes, porém, a equipe de desenvolvimento da empresa já havia adotado essa nova nomenclatura, que não demorou a ser oficializada por toda a organização.
Desaceleração e novo crescimento
Com uma equipe de 150 pessoas atuando na sede da empresa em 2011, a CI Games passou por um momento conturbado no ano de 2017/2018, o que acabou levando a uma redução no número de desenvolvedores. As causas foram justamente muitos problemas relacionados à produção e lançamento do título Sniper Ghost Warrior 3.
As coisas começaram a melhorar novamente a partir de 2019, quando foram estabelecidas novas editoras, a exemplo da United Label. Assim, atualmente já são mais de 140 colaboradores atuando no desenvolvimento dos jogos.
Principais jogos da CI Games
Conhecer os principais jogos da CI Games é uma forma simples de se aprofundar na forma da empresa de criar seus títulos. Afinal, eles possuem muitas características em comum. Acompanhe!
Sniper: Art of Victory

Lançado no ano de 2008, Sniper: Art of Victory é um jogo de tiro tático, desenvolvido e publicado pela CI Games para Microsoft Windows. O título é o grande responsável por inaugurar a franquia Sniper: Ghost Warrior, um dos grandes sucessos da empresa.
O jogo se passa durante a Segunda Guerra Mundial, e o jogador assume o papel de um atirador de elite aliado, que participa de operações na Frente Oriental e na Itália. Um ponto interessante é que ele utiliza o motor Chrome Engine 2, desenvolvido pela Techland, outra marca gamer polonesa bastante conhecida.
Sniper: Art of Victory, apesar da temática extremamente envolvente, não conseguiu alcançar as metas esperadas. A obra recebeu críticas negativas, principalmente devido a sua baixa qualidade geral e alguns problemas técnicos. De todo modo, deu o pontapé inicial para a CI Games deslanchar de vez.
Sniper: Ghost Warrior

Foi com o segundo título da franquia, Sniper: Ghost Warrior, que o tão sonhado sucesso chegou. Agora lançado para o Microsoft Windows, PlayStation 3 e Xbox 360, o jogo conseguiu críticas de positivas para mistas e bons números de vendas.
Cronologicamente falando, essa é uma sequência direta de Sniper: Art of Victory, e chegou ao mercado em 2010, sendo desenvolvido com o Chrome Engine 4.
O jogo se passa na ilha fictícia de Trueno, onde um regime militar opressor, liderado pelo general Vasquez tomou o poder. Assim, o jogador assume o papel de Tyler Wells, um atirador de elite da equipe Delta Force, que vai ao local para ajudar os rebeldes a lutar contra o regime.
Quanto a jogabilidade, o título apresenta uma variedade de missões que envolvem tiro de longa distância, infiltração, sabotagem e resgate de reféns. Além disso, possui um sistema de balística realista, que leva em conta a distância, o vento e a gravidade.
Sniper: Ghost Warrior 2
Adotando agora a nomenclatura “Sniper: Ghost Warrior”, esse é o terceiro título da série Sniper, e o segundo da linha Ghost Warrior. O jogo saiu em 2013 para diferentes plataformas, agora utilizando o motor gráfico CryEngine 3, da alemã Crytek.
Sniper: Ghost Warrior 2 se passa em diversos locais, como Sarajevo, Tibete, Filipinas e Birmânia. Assim, o jogador assume o papel de Cole Anderson, um atirador de elite da Força Delta, que vai realizar missões secretas em territórios hostis.
Para conseguir êxito, é possível usar diferentes tipos de rifles de precisão, bem como pistolas, metralhadoras e granadas. Outro ponto importante é que o título chegou com um modo multiplayer online, que permite aos jogadores competir em diferentes modos e mapas.
Sniper Ghost Warrior 3
Sendo o quarto jogo da série, Sniper: Ghost Warrior 3 é a sequência direta de Sniper: Ghost Warrior 2. O título também utiliza o motor CryEngine, mas se destaca por ser o primeiro a apresentar um mundo aberto.
Lançado em 2017, o jogo se passa na República da Geórgia, onde um conflito civil está em curso entre o governo e os separatistas. Nesse caso, o jogador assume o papel de Jonathan North, outro atirador de elite da Força Delta.
Como mencionado, seu grande diferencial é seu mundo aberto, que pode ser explorado livremente pelo jogador, com diferentes regiões e pontos de interesse. No entanto, ele não foi capaz de agradar tão bem o público e a crítica, devido a algumas falhas. Financeiramente falando, o jogo deu um bom lucro para a CI Games, mas acabou interferindo um pouco nos planos da marca.
Sniper Ghost Warrior Contracts
Lançado em 2019, Sniper Ghost Warrior Contracts é o quinto título da série, e dá continuidade às ações de Sniper: Ghost Warrior 3. Agora desenvolvido com o motor CryEngine 5, o jogo se passa na Sibéria, onde um regime tirânico, liderado pelo Almirante Zhurov, está ameaçando a estabilidade da região.
Nele, o jogador assume o papel de Seeker, um atirador de elite contratado pela Raven, uma organização secreta que visa eliminar alvos de alto valor. E para vencer o jogador precisa cumprir os vários objetivos colocados.
Assim como o antecessor, o jogo apresenta um mundo aberto dividido em cinco regiões distintas, cada uma com vários contratos que podem ser cumpridos de diferentes maneiras.
Sniper Ghost Warrior Contracts 2
Sniper Ghost Warrior Contracts 2 é o sexto e mais recente título da franquia, chegando ao mercado em 2021. Assim, já saiu lançamento para plataformas e consoles atuais, como o Microsoft Windows, PlayStation 4 e 5, Xbox One e Series X/S.
Dando continuidade a Sniper Ghost Warrior Contracts, o jogo agora se passa no Oriente Médio, onde um ditador brutal chamado Omar Al-Bakr está controlando a região de Kumar, localizada entre o Líbano e a Síria.
Na obra, o jogador assume o papel de Seeker, um atirador de elite da Raven, que deve realizar as missões colocadas. Ao todo, são 6 missões clássicas ou de longa distância, que oferecem experiências variadas.
Lords of the Fallen
Lords of the Fallen é um jogo de RPG de ação em terceira pessoa, que foi lançado pela CI Games em 2014. Juntamente como Sniper: Ghost Warrior, esse é o grande sucesso da empresa, e que ajudou a difundir a marca no mercado internacional.
A ação do jogo se passa muito tempo depois da queda de um deus chamado Adir, que governava a humanidade de forma maléfica. Ele foi derrotado por três heróis: um guerreiro, um ladino e um clérigo, que se tornaram semideuses após isso. Esse, porém, não foi o fim do deus, que continuou manifestando seu poder através de subordinados.
Na obra, o jogador assume o papel de Harkyn, um criminoso que foi solto da prisão pelo monge Kaslo, com o objetivo de derrotar os demônios enviados por Adir. Para isso, o guerreiro pode-se munido de habilidades e instrumentos preferíveis.
Um ponto muito importante na obra é que as vitórias têm um destaque bem especial. Isso porque através delas, o jogador consegue aumentar seus pontos e adquirir novas habilidades.
Lords of the Fallen teve uma boa recepção por parte do público, o que levou a consequente produção do segundo título da série: Lords of the Fallen 2. O jogo segue em desenvolvimento, com lançamento previsto em 2023, sendo uma das apostas mais ambiciosas da CI Games.
Alien Rage
Alien Rage é um jogo de tiro em primeira pessoa que contou com desenvolvimento pela CI Games e que teve lançamento em 2013. A história se passa em um asteroide, onde uma raça alienígena conhecida como Vorus e os humanos estão explorando.
O objetivo é encontrar o Promethium, um minério que serve como fonte de energia, que apesar de muito poderosa, é muito instável e perigosa. É justamente esse poder que acaba levando ao conflito entre os aliados, com os Voruns atacando e matando os humanos.
Sendo assim, para deter os inimigos, o jogador assume o papel de Jake, um soldado enviado para lá com a meta de destruir os alienígenas e a própria instalação de mineração. Assim, a premissa do jogo consiste em exterminar a raça e, ao final de algumas partidas, enfrentar seres mais fortes.
A cada inimigo morto, o personagem ganha mais pontos, que podem servir para melhorias no avatar e na compra de equipamentos. Outro fator destacável, é que o título possui dois modos de jogo, sendo eles o single-player e multiplayer competitivo.
Enemy Front
Lançado em 2014, Enemy Front é um jogo de tiro em primeira pessoa, desenvolvido e publicado pela CI Games, baseado na Segunda Guerra Mundial. Nele, o jogador assume o papel do americano Robert Hawkins, que é correspondente de guerra e que também faz parte de grupos de resistência.
O jogo tem seu foco principal na Revolta de Varsóvia, dando destaque ao evento em grande parte dos níveis. Além disso, o enredo também faz referências a outros eventos reais da época, como os crime cometidos pelo regime nazista.
A história é apresentada através de cenas intercaladas que levam do tempo atual a eventos passados. E outro ponto bem interessante fica por conta da apresentação e exploração de alguns cenários pouco presentes em outros jogos similares, como teatros de guerra da Noruega e Polônia
Considerações finais sobre a CI Games
Como foi possível observar, a CI Games conseguiu desenvolver ao longo dos anos algumas franquias de sucesso com o público. E apesar das altas e baixas que a empresa teve nessas duas décadas de existência, soube muito bem se organizar, e ainda mantém seu lugar de destaque no mercado.
Gostou do conteúdo? Então aproveite para acompanhar diversos outros materiais como esse, e conhecer a história de muitas outras empresas gamers.
Respostas de 3
Bom dia,meu nome é Robson sou viciado em jogos de tiro,gostaria de saber qdo vai a próxima franquia do sniper Warrior contracts 3,e tenho tbm uma sugestão pq vcs não colocam o 1 e o 2 sniper pra PS4 eu tenho todos e gostaria de adquirir esses tbm acredito que não só eu kkkkk, obrigado pela oportunidade.
Sniper contracts 3.voces sabem se será lançado o Sniper contracts 3 esse ano ainda?
Ola boa dia, gostaria de saber se já existe uma data para o lançamento do Sniper contracts 3?