CI Games
CI Games - Divulgação
Fundação:2002, Varsóvia, Polônia
SedeVarsovia
FundadorWe Open Eyes, Lemon Interactive e Tatanka
Atuais donosMarek Tymiński
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvimento de games

A CI Games, antiga City Interactive SA é uma desenvolvedora, editora e distribuidora de jogos de videogame polonesa, que já está a mais de 20 anos no mercado.

A marca é uma das maiores do seu país, e conta com um bom destaque internacional, graças a franquias como Sniper: Ghost Warrior e Lords of the Fallen.

Neste artigo, você terá a chance de conhecer um pouco mais sobre a empresa, desde seus fundadores aos atuais donos, e explorar mais profundamente os seus principais jogos. Acompanhe!

Quando a CI Games foi fundada?

A CI Games teve sua fundação no ano de 2002, na Polônia, mais especificamente na cidade de Varsóvia, que é a capital e maior cidade do país.

Continue depois da publicidade

Quem são os fundadores da CI Games?

A fundação da CI Games aconteceu a partir da fusão de outras três empresas de videogames: We Open Eyes, Lemon Interactive e Tatanka. De toda forma, teve no nome de Marek Lech Tymiński um papel de destaque nesse processo. Marek é formado em Programas de Gestão e, além de ser o principal fundador, é também CEO da organização desde o ano de 2002.

Quem são os atuais donos da CI Games?

Atualmente, a CI Games é uma empresa de capital aberto, listada na principal Bolsa de Valores de Varsóvia. No entanto, Marek Tymiński continua sendo o acionista-chefe da marca gamer.

O que a CI Games oferece?

Como mencionado, a CI Games se destaca por ser uma desenvolvedora, editora e distribuidora de jogos de videogame. A empresa é uma das maiores marcas da Polônia, e conta com renome internacional, graças originalmente a seus títulos de baixo custo.

Atualmente, é claro, ela conseguiu expandir bastante seu mercado, e conta com algumas franquias de sucesso com o público, como Lords of the Fallen e Sniper: Ghost Warrior.

Continue depois da publicidade

Um pouco da história da empresa

Com mais de duas décadas de história, a CI Games começou a dar seus passos ainda nos anos iniciais do século XXI. Nesse caso, toda a estrutura da empresa parte da fusão de outras marcas que já operavam dentro do mercado de jogos.

Originalmente, a empresa começou a desenvolver jogos de baixo custo, o que foi fundamental para o crescimento inicial. No entanto, não demorou muito para começar a investir também em títulos mais avançados.

CI Games, vale lembrar, refere-se justamente a abreviação de City Interactive, que foi o primeiro nome dado a marca. A nomenclatura perdurou até 2007, quando ela passou a se chamar City Interactive SA.

Nova fusão

A introdução do SA surgiu justamente quando a desenvolvedora se fundiu com outras duas empresas: a Oni Games – que era uma editora de jogos – e a Detalion – uma desenvolvedora gamer. O objetivo, nesse caso, era expandir os horizontes da organização, e alcançar destaque no mercado internacional.

Continue depois da publicidade

Tornando-se uma empresa de capital aberto

O ano de 2007 marcou também a abertura de capital da CI Games, estando diretamente relacionado a esse projeto de expansão. A Oferta Pública Inicial (IPO) aconteceu na Bolsa de Valores de Varsóvia, onde a ela teve negociação como WSE: CIGAMES.

Assumindo o nome CI Games

A alteração efetiva de City Interactive SA para CI Games aconteceu no ano de 2013. Um ano antes, porém, a equipe de desenvolvimento da empresa já havia adotado essa nova nomenclatura, que não demorou a ser oficializada por toda a organização.

Desaceleração e novo crescimento

Com uma equipe de 150 pessoas atuando na sede da empresa em 2011, a CI Games passou por um momento conturbado no ano de 2017/2018, o que acabou levando a uma redução no número de desenvolvedores. As causas foram justamente muitos problemas relacionados à produção e lançamento do título Sniper Ghost Warrior 3.

As coisas começaram a melhorar novamente a partir de 2019, quando foram estabelecidas novas editoras, a exemplo da United Label. Assim, atualmente já são mais de 140 colaboradores atuando no desenvolvimento dos jogos.

Continue depois da publicidade

Principais jogos da CI Games

Conhecer os principais jogos da CI Games é uma forma simples de se aprofundar na forma da empresa de criar seus títulos. Afinal, eles possuem muitas características em comum. Acompanhe!

Sniper: Art of Victory

Sniper: Art of Victory: jogo da empresa CI Games
Sniper: Art of Victory – Divulgação

Lançado no ano de 2008, Sniper: Art of Victory é um jogo de tiro tático, desenvolvido e publicado pela CI Games para Microsoft Windows. O título é o grande responsável por inaugurar a franquia Sniper: Ghost Warrior, um dos grandes sucessos da empresa.

O jogo se passa durante a Segunda Guerra Mundial, e o jogador assume o papel de um atirador de elite aliado, que participa de operações na Frente Oriental e na Itália. Um ponto interessante é que ele utiliza o motor Chrome Engine 2, desenvolvido pela Techland, outra marca gamer polonesa bastante conhecida.

Sniper: Art of Victory, apesar da temática extremamente envolvente, não conseguiu alcançar as metas esperadas. A obra recebeu críticas negativas, principalmente devido a sua baixa qualidade geral e alguns problemas técnicos. De todo modo, deu o pontapé inicial para a CI Games deslanchar de vez.

Continue depois da publicidade

Sniper: Ghost Warrior

Sniper: Ghost Warrior: game da empresa CI Games
Sniper: Ghost Warrior – Divulgação

Foi com o segundo título da franquia, Sniper: Ghost Warrior, que o tão sonhado sucesso chegou. Agora lançado para o Microsoft Windows, PlayStation 3 e Xbox 360, o jogo conseguiu críticas de positivas para mistas e bons números de vendas.

Cronologicamente falando, essa é uma sequência direta de Sniper: Art of Victory, e chegou ao mercado em 2010, sendo desenvolvido com o Chrome Engine 4.

O jogo se passa na ilha fictícia de Trueno, onde um regime militar opressor, liderado pelo general Vasquez tomou o poder. Assim, o jogador assume o papel de Tyler Wells, um atirador de elite da equipe Delta Force, que vai ao local para ajudar os rebeldes a lutar contra o regime.

Quanto a jogabilidade, o título apresenta uma variedade de missões que envolvem tiro de longa distância, infiltração, sabotagem e resgate de reféns. Além disso, possui um sistema de balística realista, que leva em conta a distância, o vento e a gravidade.

Continue depois da publicidade

Sniper: Ghost Warrior 2

Adotando agora a nomenclatura “Sniper: Ghost Warrior”, esse é o terceiro título da série Sniper, e o segundo da linha Ghost Warrior. O jogo saiu em 2013 para diferentes plataformas, agora utilizando o motor gráfico CryEngine 3, da alemã Crytek.

Sniper: Ghost Warrior 2 se passa em diversos locais, como Sarajevo, Tibete, Filipinas e Birmânia. Assim, o jogador assume o papel de Cole Anderson, um atirador de elite da Força Delta, que vai realizar missões secretas em territórios hostis.

Para conseguir êxito, é possível usar diferentes tipos de rifles de precisão, bem como pistolas, metralhadoras e granadas. Outro ponto importante é que o título chegou com um modo multiplayer online, que permite aos jogadores competir em diferentes modos e mapas.

Sniper Ghost Warrior 3

Sendo o quarto jogo da série, Sniper: Ghost Warrior 3 é a sequência direta de Sniper: Ghost Warrior 2. O título também utiliza o motor CryEngine, mas se destaca por ser o primeiro a apresentar um mundo aberto.

Continue depois da publicidade

Lançado em 2017, o jogo se passa na República da Geórgia, onde um conflito civil está em curso entre o governo e os separatistas. Nesse caso, o jogador assume o papel de Jonathan North, outro atirador de elite da Força Delta.

Como mencionado, seu grande diferencial é seu mundo aberto, que pode ser explorado livremente pelo jogador, com diferentes regiões e pontos de interesse. No entanto, ele não foi capaz de agradar tão bem o público e a crítica, devido a algumas falhas. Financeiramente falando, o jogo deu um bom lucro para a CI Games, mas acabou interferindo um pouco nos planos da marca.

Sniper Ghost Warrior Contracts

Lançado em 2019, Sniper Ghost Warrior Contracts é o quinto título da série, e dá continuidade às ações de Sniper: Ghost Warrior 3. Agora desenvolvido com o motor CryEngine 5, o jogo se passa na Sibéria, onde um regime tirânico, liderado pelo Almirante Zhurov, está ameaçando a estabilidade da região.

Nele, o jogador assume o papel de Seeker, um atirador de elite contratado pela Raven, uma organização secreta que visa eliminar alvos de alto valor. E para vencer o jogador precisa cumprir os vários objetivos colocados.

Continue depois da publicidade

Assim como o antecessor, o jogo apresenta um mundo aberto dividido em cinco regiões distintas, cada uma com vários contratos que podem ser cumpridos de diferentes maneiras.

Sniper Ghost Warrior Contracts 2

Sniper Ghost Warrior Contracts 2 é o sexto e mais recente título da franquia, chegando ao mercado em 2021. Assim, já saiu lançamento para plataformas e consoles atuais, como o Microsoft Windows, PlayStation 4 e 5, Xbox One e Series X/S.

Dando continuidade a Sniper Ghost Warrior Contracts, o jogo agora se passa no Oriente Médio, onde um ditador brutal chamado Omar Al-Bakr está controlando a região de Kumar, localizada entre o Líbano e a Síria.

Na obra, o jogador assume o papel de Seeker, um atirador de elite da Raven, que deve realizar as missões colocadas. Ao todo, são 6 missões clássicas ou de longa distância, que oferecem experiências variadas.

Continue depois da publicidade

Lords of the Fallen

Lords of the Fallen é um jogo de RPG de ação em terceira pessoa, que foi lançado pela CI Games em 2014. Juntamente como Sniper: Ghost Warrior, esse é o grande sucesso da empresa, e que ajudou a difundir a marca no mercado internacional.

A ação do jogo se passa muito tempo depois da queda de um deus chamado Adir, que governava a humanidade de forma maléfica. Ele foi derrotado por três heróis: um guerreiro, um ladino e um clérigo, que se tornaram semideuses após isso. Esse, porém, não foi o fim do deus, que continuou manifestando seu poder através de subordinados.

Na obra, o jogador assume o papel de Harkyn, um criminoso que foi solto da prisão pelo monge Kaslo, com o objetivo de derrotar os demônios enviados por Adir. Para isso, o guerreiro pode-se munido de habilidades e instrumentos  preferíveis.

Um ponto muito importante na obra é que as vitórias têm um destaque bem especial. Isso porque através delas, o jogador consegue aumentar seus pontos e adquirir novas habilidades.

Continue depois da publicidade

Lords of the Fallen teve uma boa recepção por parte do público, o que levou a consequente produção do segundo título da série: Lords of the Fallen 2. O jogo segue em desenvolvimento, com lançamento previsto em 2023, sendo uma das apostas mais ambiciosas da CI Games.

Alien Rage

Alien Rage é um jogo de tiro em primeira pessoa que contou com desenvolvimento pela CI Games e que teve lançamento em 2013. A história se passa em um asteroide, onde uma raça alienígena conhecida como Vorus e os humanos estão explorando.

O objetivo é encontrar o Promethium, um minério que serve como fonte de energia, que apesar de muito poderosa, é muito instável e perigosa.  É justamente esse poder que acaba levando ao conflito entre os aliados, com os Voruns atacando e matando os humanos.

Sendo assim, para deter os inimigos, o jogador assume o papel de Jake, um soldado enviado para lá com a meta de destruir os alienígenas e a própria instalação de mineração. Assim, a premissa do jogo consiste em exterminar a raça e, ao final de algumas partidas, enfrentar seres mais fortes.

Continue depois da publicidade

A cada inimigo morto, o personagem ganha mais pontos, que podem servir para melhorias no avatar e na compra de equipamentos. Outro fator destacável, é que o título possui dois modos de jogo, sendo eles o single-player e multiplayer competitivo.

Enemy Front

Lançado em 2014, Enemy Front é um jogo de tiro em primeira pessoa, desenvolvido e publicado pela CI Games, baseado na Segunda Guerra Mundial. Nele, o jogador assume o papel do americano Robert Hawkins, que é correspondente de guerra e que também faz parte de grupos de resistência.

O jogo tem seu foco principal na Revolta de Varsóvia, dando destaque ao evento em grande parte dos níveis. Além disso, o enredo também faz referências a outros eventos reais da época, como os crime cometidos pelo regime nazista.

A história é apresentada através de cenas intercaladas que levam do tempo atual a eventos passados. E outro ponto bem interessante fica por conta da apresentação e exploração de alguns cenários pouco presentes em outros jogos similares, como teatros de guerra da Noruega e Polônia

Considerações finais sobre a CI Games

Como foi possível observar, a CI Games conseguiu desenvolver ao longo dos anos algumas franquias de sucesso com o público. E apesar das altas e baixas que a empresa teve nessas duas décadas de existência, soube muito bem se organizar, e ainda mantém seu lugar de destaque no mercado.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para acompanhar diversos outros materiais como esse, e conhecer a história de muitas outras empresas gamers.

Respostas de 3

  1. Bom dia,meu nome é Robson sou viciado em jogos de tiro,gostaria de saber qdo vai a próxima franquia do sniper Warrior contracts 3,e tenho tbm uma sugestão pq vcs não colocam o 1 e o 2 sniper pra PS4 eu tenho todos e gostaria de adquirir esses tbm acredito que não só eu kkkkk, obrigado pela oportunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.