Fundação: | 15 de novembro de 2001 |
Sede | Redmond, Washington, Estados Unidos |
Fundador | Microsoft |
Atuais donos | Microsoft |
Países que opera | Atuação Global |
O que oferece | Desenvolvimentos de consoles e jogos |
O Xbox, da Microsoft, é um dos gigantes entre os consoles de mesa, e que já conta com mais de 20 anos de atuação no setor, acompanhando quatro gerações de videogames.
Tendo como rivais diretos o Playstation da Sony e os consoles da Nintendo, o Xbox é também um importante destaque do mercado, com milhões de unidades vendidas em duas décadas de experiência.
Quer saber tudo sobre o console da Microsoft, como a história, jogos marcantes, e cada console lançado pela empresa? Então acompanhe o restante do conteúdo. Boa leitura!
Quando o XBox surgiu?
O primeiro Xbox chegou ao mercado no ano de 2001, com o objetivo de concorrer diretamente com o console da Sony, o Playstation. Outros rivais no período foram a Nintendo e a Sega.
Quem foi o criador do XBox?
O XBox, vale lembrar, é uma marca de consoles pertencente à gigante norte-americana Microsoft. Indo além da empresa, porém, os responsáveis pela criação do aparelho de videogame foram Kevin Bachus, Ted Hase, Seamus Blackley e Otto Berkes, desenvolvedores que ficaram responsáveis pelo projeto.
A Microsoft, vale lembrar, é a principal empresa de softwares do planeta, dona, dentre outros, do Sistema Operacional Windows. Fundada por Bill Gates e Paul Allen ainda em 1975, quando a marca teve a ideia da criação do Xbox, já era bastante conceituada no mercado.
História completa do XBox
Apesar de ter chegado ao mercado apenas no ano de 2001, o desejo e a intenção da Microsoft de criar um console próprio para a empresa data de muito antes disso. Na verdade, o Xbox tem uma ligação direta com outro serviço da Microsoft: o DirectX, que surgiu em 1995.
O DirectX foi a base do console
O DirectX, nesse caso, é uma ferramenta de auxílio para a construção de jogos para o Sistema Operacional Windows. Ou seja, já tinha uma ligação direta com o mundo dos games. Restava apenas a criação de um hardware e de outras complementações de software para que um novo console surgisse.
Assim, em 1998, Otto Berkes, que era o grande responsável pela ferramenta, junto com outros desenvolvedores da empresa: Kevin Bachus, Ted Hase e Seamus Blackley, iniciaram os trabalhos para a criação de um protótipo do aparelho.
O nome Xbox parte justamente da abreviação de API DirectX Box, que seria o nome original do console. A alteração partiu pela necessidade de criar uma nomenclatura mais simples e clara.
A equipe desenvolveu o protótipo, que foi apresentado a Bill Gates, fundador e CEO da Microsoft, que rapidamente aprovou a construção e lançamento do console.
Apresentação e lançamento
A grande apresentação do console da Microsoft aconteceu ainda no ano 2000, e contou inclusive com a presença do ator Dwayne “The Rock” Johnson, que apresentou, junto a Bill Gates o novo produto.
As promessas, na época, eram de um console de hardware imbatível, e um equipamento que serviria também como um tipo de complemento para outros computadores.
O lançamento oficial, como mencionado, aconteceu no dia 15 de novembro de 2001, inicialmente na América do Norte. Apenas a partir de 2002 foi que o Xbox chegou ao mercado internacional.
Chegada ao mercado internacional
Além de ser um marco para a Microsoft, que se aventurava em um novo mercado. O Xbox marcou também a reestreia dos consoles de videogame norte-americanos. Isso porque, no período, o último aparelho a ser lançado por uma marca dos Estados Unidos foi o Jaguar da Atari, descontinuado ainda em 1996.
Consoles Xbox: do primeiro ao Series X/S
Depois de conhecer a história de surgimento do Xbox, é interessante entender também a linha de evolução do console, ao longo das gerações de videogames. Afinal, já são mais de 20 anos de existência nesse setor.
Tendo como rivais diretos o Playstation da Sony e os consoles da Nintendo, o Xbox é também um importante destaque do mercado, com milhões de unidades vendidas em duas décadas de experiência.
Xbox
Como mencionado, o Xbox foi lançado em 2001, chegando ao mercado internacional em 2002. Esse foi o primeiro console da Microsoft, e fez parte da 6ª geração de videogames.
No período em que foi lançado, a Sony já consolidava seu novo reinado no setor, com o Playstation, e havia recém lançado o seu segundo console: o Playstation 2. Além da Sony, outras marcas também já tinham bastante força no mercado, como a própria Nintendo, com seu GameCube e a Sega, com o Dreamcast.
Além de ser uma estreia de peso, por pertencer a Microsoft, e ser uma marca norte-americana, o Xbox trazia como diferencial seu próprio poder de operação: 64 MB de RAM, como um espaço interno de cerca de 10 GB.
Dessa forma, o console teve bons números de venda, alcançando a marca de 24 milhões de unidades em todo o mundo. O principal obstáculo em seu caminho foi justamente a ascensão do Playstation 2, que é simplesmente o console mais vendido de toda a história, com 155,1 milhões de unidades comercializadas.
Jogos famosos do Xbox
- Halo: Combat Evolved
- Halo 2
- Fable
- Ninja Gaiden Black
- Forza motorsports
- Grand Theft Auto: San Andreas
- Grand Theft Auto Double Pack
- Tom Clancy’s Splinter Cell Chaos Theory
- Tom Clancy’s Splinter Cell Pandora Tomorrow
- Tom Clancy’s Splinter Cell
- Tony Hawk’s Pro Skater 3
- Call of Duty
- Burnout 3: Takedown
- Star Wars: Knights of the Old Republic
- Batllefield 1942
Xbox 360
Chegando a sétima geração de consoles, em 2005 a Microsoft lançou o segundo modelo do Xbox: o Xbox 360. Agora já com uma base melhor do mercado, e mais experiência no setor, o console veio com a missão de expandir ainda mais o reconhecimento da empresa, e conseguiu.
Em número de vendas, o Xbox 360 é o maior sucesso da Microsoft, alcançando a marca de incríveis 84 milhões de unidades vendidas pelo mundo. Um dos principais motivos para o sucesso deve-se justamente a antecipação do lançamento, fazendo com que o console fosse o único de 7ª geração, dentre as grandes marcas, a estar no mercado em 2005. O Playstation 3, da Sony, e o Nintendo Wii, da Nintendo, chegaram apenas em 2006.
Outro motivo importante para as boas vendas do Xbox One foi o próprio “fracasso” do Playstation 3, que teve bastante problemas e não agradou os fãs. Mesmo assim, durante os anos em que esteve em produção e as reformulações com o tempo, o console da Sony conseguiu vender 87,4 de unidades.
Infelizmente para a Microsoft, por já ser muito conceituada no setor, quem acabou subindo ao topo do pódio de vendas foi o Nintendo Wii, que por muito tempo foi o console de mesa mais vendido da história da Nintendo, com 101,6 milhões de unidades comercializadas, sendo superada apenas pelo Nintendo Switch, de 2017.
Assim, o ranking da sétima geração de consoles ficou com o Wii na primeira posição, o Playstation 3 da segunda e o Xbox 360 na terceira colocação. Coincidentemente, os modelos também aparecem sequencialmente na lista de consoles mais vendidos da história, com o Wii em 7º, o Playstation 3 em 8º e o Xbox 360 em 9º.
Lançamento do Kinect
O Xbox 360 marca também a chegada do Kinect, um poderoso controle de movimento, lançado em 2010, que servia para capturar a movimentação do jogador, dispensando a utilização do Joystick. O objetivo era justamente concorrer de forma mais direta com uma versão similar do Nintendo Wii.
Versões do console 360
Se tem um ponto que marca bastante a história dos Xbox, é que a Microsoft sempre buscou variar o seu console ao longo dos anos. Assim, além de acompanhar as novas gerações, cada Xbox possui variações da mesma linha.
No caso do Xbox 360, por exemplo, a empresa criou o Xbox 360 Elite, Xbox 360 Arcade, Xbox 360 S e o Xbox 360 E.
Jogos famosos do console
- Grand Theft Auto V
- Mass Effect Trilogy
- Red Dead Redemption
- Halo 3
- Alan Wake
- Forza Horizon
- Elder Scrolls V: Skyrim
- Destiny
- Battlefield 4
- Gears of War 3
- Dark Souls
- Far Cry 3
- Fallout 3
- Call of Duty 4: Modern Warfare
- Batman: Arkham City
- Minecraft
- Guitar Hero 5
- Tom Clancy’s Rainbow Six Vegas 2
- The Elder Scrolls IV: Oblivion
- Soul Calibur IV
- Street Fighter IV
- UFC 2009 Undisputed
- Resident Evil 5
Xbox One
Em 2013, após uma ótima recepção do Xbox 360, a Microsoft chegou para a 8ª geração de consoles com seu mais novo equipamento: o Xbox One. No mesmo ano, a Sony lançava também o Playstation 4, enquanto a Nintendo buscava se manter no topo com o Wii U, que chegou ao mercado ainda em 2012.
Agora, o Xbox One trazia alguns recursos de TV, com conexão HDMI. Assim, o console conseguia acessar TVs sem a utilização de receptores. Já sua central multimídia eletrônica tinha a capacidade de acessar os conteúdos através de CDs, DVDs, Blu-Ray e USB (pendrive).
O console trouxe ainda a 2ª geração do Kinect, bem mais moderno, com 1080p de resolução, monitor cardíaco e um sistema melhorado de rastreamento. Nesse caso, a partir de 2014, o Xbox One passou a vender o console e o Kinect de forma separada, para tornar o preço do videogame mais competitivo frente aos adversários.
Quanto às vendas, a Microsoft viu a Nintendo fracassar feio com seu Wii U, que vendeu apenas 13,6 milhões de unidades. No entanto, a Sony voltou com força para recuperar sua primeira posição no pódio com o Playstation 4, que vendeu 117,2 milhões de equipamentos. Assim, o Xbox One foi o segundo console mais vendido da 8ª geração, com 51 milhões de vendas.
Vale lembrar, é claro, que em 2017, a Nintendo lançou o Nintendo Switch, um console híbrido que também faz parte dessa geração, e que bateu recorde de vendas. De todo modo, considerando os adversários iniciais, o Xbox One teve sim um bom nível de concorrência.
Versões do console One
Continuando o legado da geração, o Xbox One S, uma versão mais enxuta do console, chegou em 2016. Já o Xbox One X surgiu no ano de 2017, sendo ainda menor que o anterior.
Jogos famosos do Xbox One
- Grand Theft Auto V
- Red Dead Redemption 2
- Resident Evil 2
- Hellblade: Senua’s Sacrifice
- Hades
- Fortnite
- Halo Infinite
- Ori and the Will of the Wisps
- Forza Horizon 5
- The Witcher 3: Wild Hunt
- Cuphead
- Celeste
- Gears 5
- DOOM Eternal
- Frostpunk
Xbox Series X/S
Partindo para a 9ª geração de videogames, a Microsoft lançou em 2020 o sucessor do Xbox One: o Xbox Series, que seria dividido nas versões Series X e Series S. No mesmo ano, a Sony também chegou no mercado com seu Playstation 5.
Nesse caso, vale lembrar que o Xbox Séries X trata-se da versão topo de linha do console, enquanto o Xbox Séries S, digital, é um modelo de entrada, com um custo bem menor.
Abandonando de vez o armazenamento HD, os novos modelos agora trazem tecnologia SSD, o que já é um grande diferencial. Assim, os consoles conseguem carregar os jogos de forma muito mais rápida e efetiva.
Um ponto importante é que após o lançamento tardio da Nintendo Switch, a Nintendo ainda não entrou de vez na 9ª geração. Assim, o concorrente direto do Xbox Series X/S é justamente o Playstation 5.
Quanto às vendas, o Xbox tem 12 milhões de unidades comercializadas, enquanto o Playstation tem 30 milhões. Ambos os consoles, é claro, foram diretamente impactados pelo período de isolamento social, que atrapalhou tanto o lançamento quanto a produção dos equipamentos.
Jogos famosos do Xbox Series X/S
- Halo Infinite
- Forza Horizon 4
- Gears 5
- Ori and the Will of the Wisps
- Microsoft Flight Simulator
- Inside
- Halo: The Master Chief Collection
- It Takes Two
- Hitman 3
- Judgment
- Resident Evil Village
- Marvel’s Guardians of the Galaxy
- LEGO Star Wars: The Skywalker Saga
- Assassin’s Creed Valhalla
- Injustice 2
- Mass Effect Legendary Edition
- Wolfenstein 2: The New Colossus
- Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2
- Dark Souls Remastered
- Dark Souls 3
- The Witcher 3
- Monster Hunter World
- Resident Evil 2 Remake
- Metal Gear Solid V
- Red Dead Redemption 2
- Diablo III: Ultimate Evil Edition
- Devil May Cry 5
- Dragonball FighterZ
- Sekiro: Shadows Die Twice
- What Remains of Edith Finch
Considerações finais sobre o Xbox
Apesar de nunca ter alcançado a primeira posição em vendas globais, ao longo das quatros de consoles em que participou, o Xbox é sim um grande sucesso da Microsoft, e que carrega milhares de fãs mundo afora.
Muito por mérito de seus rivais, o Playstation e as linhas Nintendo, o console sempre manteve bons números de vendas ao longo dos anos. Com seu hardware potente, e inovações significativas a cada geração, o equipamento deu importantes contribuições para o desenvolvimento do universo gamer, um dos mercados mais ativos, movimentados e lucrativos da atualidade.