Fundação: | 3 de dezembro de 1994 |
Sede | San Mateo, Califórnia, EUA |
Fundador | Ken Kutaragi |
Atuais donos | Sony |
Países que opera | Atuação Global |
O que oferece | Consoles e desenvolvimento de games |
O PlayStation, sem dúvidas, é um dos consoles mais amados pelos gamers ao redor do mundo. E não é para menos. O modelo da Sony, atuante em várias gerações de videogames, tem quase 3 décadas de mercado.
Sendo um sucesso absoluto e líder de vendas, o console conseguiu ainda contribuir de forma significativa para o avanço do mercado ao longo dos anos.
Então, se você é fã do Playstation ou quer conhecer mais sobre os icônicos videogames da Sony. Nesse artigo, você vai conferir toda a história do console, e um pouco sobre cada versão lançada ao longo dos anos, desde o PS1 ao PS5, passando também pelos modelos portáteis: PSP e PS Vita. Acompanhe!
Quando o PlayStation foi criado?
A primeira versão do PlayStation, que nesse caso foi o PlayStation 1 (PS1), chegou ao mercado japonês no dia 3 de dezembro de 1994. No entanto, apenas no ano seguinte foi que o produto alcançou a Europa e a América do Norte.
Quem são os inventores do PlayStation?
O PlayStation é um console da marca Sony, empresa japonesa líder desse segmento em todo o mundo. Indo além da organização, porém, o grande nome por trás da criação do equipamento é Ken Kutaragi, um engenheiro da marca na época, e presidente da divisão Sony Computer Entertainment entre 1993 e 2006.
História completa do PlayStation
Como mencionado, o PlayStation surgiu no ano de 1994, mas sua história começa a se desenhar desde muito antes disso. Tudo teve início, na verdade, através de uma parceria fracassada com a Nintendo, outra importante empresa do setor.
Parceria inicial da Sony com a Nintendo
A Sony em si, vale lembrar, existe desde o ano de 1946, sempre atuando dentro desse mercado de mídias. A empresa, inclusive, foi a primeira fabricante de gravadores de fita cassete dentro do Japão, e na época da criação do Playstation já era bastante conceituada no mercado.
E em questão de relevância, a Nintendo também não fica para trás, tendo surgido em 1889 é uma das gigantes entre os consoles, dona de modelos icônicos, como o Gameboy e o Nintendo DS.
Antes da Sony se aventurar no mundo dos consoles, a Nintendo reinava absoluta no setor. Assim, na década de 80, as marcas firmaram parceria para que a Sony desenvolvesse um chip de som para o Super Nintendo, o SPC-700. Ken Kutaragi, o grande nome por trás do Playstation, ficou com essa responsabilidade.
Evoluindo na parceria, a Sony iniciou um projeto também da criação de um revolucionário leitor de CD-ROM, criando um console compartilhado com a Nintendo.
A parceria seria realmente bastante benéfica para ambas as marcas, já que manteria o reinado da Nintendo, enquanto a Sony daria passos firmes em um novo e promissor mercado.
Acordo rompido
Infelizmente, apesar da evolução inicial das tratativas, a negociação entre as empresas acabou não dando certo. Isso porque, por ser a responsável por criar os CD’s e o próprio periférico do novo console, a Sony queria ficar com as taxas respectivas desse licenciamento.
Além disso, o objetivo da Sony era ter a possibilidade de criar um tipo de console alternativo: o Nintendo PlayStation, que rodaria tantos os games em CD’s quanto nos cartuchos.
O acordo, é claro, não agradou nenhum pouco a Nintendo, que começou então a negociar com Philips, uma grande rival da Sony no período, e as empresas acabaram rompendo de vez a parceria em 1992, antes do projeto chegar ao mercado.
Vale lembrar que o projeto do Nintendo PlayStation foi realmente desenvolvido, e um protótipo foi criado pela marca. Atualmente, o modelo pertence ao colecionador norte-americano Greg McLemore, que arrematou o item em um leilão, em 2020, por 1.7 milhão de reais.
Em busca de novas parcerias
O fim do acordo com a Nintendo não significou o fim dos sonhos da Sony de entrar no mercado dos consoles. Por isso, a empresa foi atrás de novas parcerias, e entrou em conversas com a Sega americana.
As tratativas só não deram certo porque a matriz japonesa não autorizou a parceria. Ambas as empresas, nesse caso, lançaram consoles próprios. Enquanto a Sega lançou o Saturn, a Sony chegou ao mercado com o seu Playstation.
O surgimento do Playstation
Apesar da parceria com a Nintendo e com a Sega ter dado errado, nem tudo estava perdido para a Sony, uma vez que o protótipo era verdadeiramente promissor. Norio Ohga, então presidente da empresa nesse período, foi convencido por Ken Kutaragi a dar continuidade ao projeto. Nascia assim a Sony Computer Entertainment, atual Sony Interactive Entertainment, divisão da empresa que atua no setor.
Assim, em 1994 a empresa finalmente lançou o seu primeiro console, que conseguiu sucesso imediato no mercado. Como concorrentes da época, os nomes mais relevantes eram justamente o Nintendo 64 e o Sega Saturn.
Consoles Playstation de mesa: do PS1 ao PS5
Já conceituada no mercado de mídias, a Sony conseguiu também construir um belíssimo reinado no mundo dos videogames. Nesse caso, o grande destaque vai justamente para os seus consoles de mesa, que conseguiram destaque absoluto desde o primeiro modelo, com versões que estão na história do mundo gamer, como o emblemático Playstation 2.
PlayStation 1
Como mencionado, a Sony estreou no mercado de consoles em 1994, com o PS1, lançado inicialmente no Japão. Ele chegou na América do Norte e na Europa apenas em 1995, e rapidamente conseguiu seu destaque no setor.
No período em que surgiu, o mercado caminhava firme rumo à era 3D, e o console da Sony ajudou a consolidar essa estrutura. Afinal, contava com jogos em CD-ROM, e oferecia uma ótima tecnologia em relação aos gráficos e a própria sonoplastia dos games.
O Playstation 1 foi o responsável por popularizar ainda os Memory Cards, para o armazenamento dos jogos. Outras empresas já utilizavam a tecnologia anteriormente, como é o caso do Neo Geo, da SNK, mas foi o console da Sony que realmente consolidou o dispositivo.
No ano de 2000 o PS1 ganhou uma reestilização de design, ganhando uma versão slim, chamada de Playstation One. O nome, nesse caso, é pensado justamente para evitar qualquer confusão com o sucessor do modelo: o Playstation 2, que também surgiu neste ano.
Com a produção efetivamente encerrada no ano de 2006, o PS1 conseguiu um grande destaque enquanto esteve no mercado, terminando com o console mais vendido entre a 5ª geração.Para se ter uma ideia, foram cerca de 102,5 milhões de unidades comercializadas ao redor do mundo, superando, em muito, os rivais Nintendo 64 e o Sega Saturn.
O primeiro console da Sony possui ainda o incrível feito de ser o primeiro equipamento de videogame a vender mais de 100 milhões de unidades. Atualmente, o Playstation 1 ocupa a 6ª posição entre os consoles mais vendidos de todos os tempos.
Controle
A versão inicial do console contava com o PlayStation Controller, ainda sem os seus botões analógicos. No entanto, ganhou variações ao longo do tempo, com a chegada do Dual Analog Controller e também do DualShock.
O diferencial, nesse caso, fica por conta das saliências inferiores, que encaixam perfeitamente nas mãos do jogador. Não à toa, o design do controle foi mantido para as demais gerações do console, e acabou virando referência para o mercado, tornando-se um padrão presente em praticamente todas as empresas do setor de jogos.
O controle do Playstation 1 destaca-se ainda pelos famosos botões com símbolo do círculo, quadrado, X e triângulo, um sistema desenvolvido por Teiyu Goto que deu super certo, e também se mantém até hoje.
Jogos famosos do PS1
- Gran Turismo
- Resident Evil
- Dino Crisis
- Crash Bandicoot
- Spyro The Dragon
- Metal Gear
- Final Fantasy
PlayStation 2
No mesmo ano em que lançou o slim do PS1, a Sony chegou também com o substituto do seu primeiro console: o Playstation 2, que tinha como missão dar continuidade ao legado deixado por seu antecessor. Lançado oficialmente no Japão, no dia 4 de março de 2000, chegando à América do Norte e à Europa ainda no mesmo ano.
Após o sucesso inicial da primeira aposta da Sony, o PS2 chegou com ainda mais respeito e força no mercado. Afinal, agora a empresa não era apenas uma gigante do mundo da mídia, mas também uma realidade que se consolidava no mundo dos consoles.
E se o PS1 alcançou marcas surpreendentes, principalmente para quem estava iniciando no setor, o Playstation 2 o superou em todos os sentidos. Com 155,1 milhões de unidades vendidas em todo o planeta, o novo modelo Sony é simplesmente o console mais vendido da história.
Sendo um modelo da sexta geração, o PS2 disputou diretamente com novas versões de consoles da Sega e da Nintendo, além de concorrer ainda com o Xbox, da Microsoft, que também se lançou no mercado nessa época.
Mesmo antes de ser lançado, o novo Playstation já fazia alvoroço entre os gamers, devido às promessas e demonstrações da Sony, o que viria a se confirmar com seu lançamento. Com a capacidade inovadora de rodar DVD, reproduzindo filmes, músicas, etc. o console trazia diferenciais que cativaram o público.
Em 2004 ele ganhou também uma versão slim, que deu um novo gás às vendas, sendo descontinuado somente em 2013, quando a Sony lançou o seu Playstation 4.
Jogos famosos do PS2
- GTA San Andreas
- God of War
- Shadow of the Colossus
- Medal of Honor
- Metal Gear Solid
- Gran Turismo 3
- Gran Turismo 4
- Need for Speed: Underground
- Star Wars Battlefront
- Prince of Persia
- Lego Star Wars
PlayStation 3
Após dominar o mercado com o PS1 e o PS2, a Sony deixou tudo preparado para dar continuidade ao seu reinado com o PS3. Mas, infelizmente, nada aconteceu como os planos organizados pela empresa.
Lançado oficialmente no Japão no dia 11 de novembro de 2006, o Playstation 3 chegou à América do Norte no mesmo ano e a Oceania e Europa apenas em 2007, e é considerado um dos piores fracassos da marca dentro do setor.
Apesar dos bons números de vendas, com 87,4 milhões de unidades vendidas no mundo, e ocupar a 8 colocação entre os consoles mais vendidos da história, o PS3 foi descontinuado em 2017 sem deixar saudades para muitos jogadores.
O console enfrentou muitos problemas em seu caminho. Além do seu novo design e o design de seus controles não agradarem os gamers, o console sofreu para o desenvolvimento de jogos de qualidade, e um ataque hacker ao PSN, serviço de títulos multiplayer online da empresa, contribuíram diretamente para esse fracasso.
Outro ponto importante é que o PS3, apesar de extremamente potente, chegou ao mercado com valores extremamente altos, sendo de longe, o console mais caro da época.
Para se ter uma ideia, o console de sétima geração da Sony custava 600 dólares, enquanto os rivais da mesma geração eram bem mais em conta. O Nintendo Wii (Nintendo), por exemplo, custava 250 dólares e o Xbox 360 (Microsoft) custava 400 dólares.
Como resultado, a Sony perdeu seu posto de liderança no mercado, amargando 8 longos anos longe do top 1 de vendas globais. No período, o Nintendo Wii vendeu 101,3 milhões de unidades, e o Xbox 84 milhões.
Jogos famosos do PS3
- Grand Theft Auto V
- Gran Turismo 5
- Gran Turismo 5 Prologue
- Gran Turismo 6
- God of War III
- The Last of Us
- Uncharted 2: Among Thieves
- Uncharted 3: Drake’s Deception
- Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
- Batman: Arkham City
PlayStation 4
O PS4, diferentemente dos consoles anteriores, chegou primeiro na América e na Europa, uma vez que surgiu por aqui em 2013, sendo lançado no Japão apenas em 2014.
O modelo, sucessor do PS3, agora entre a 8ª geração, teve como missão recuperar a liderança no ranking mundial de vendas. Apesar das dificuldades encontradas, teve êxito nessa questão.
Um dos motivos que ajudaram também no bom número de vendas, além das melhorias do console, como a chegada do controle DualShock 4, foi a concorrência branda do período. A Nintendo não conseguiu deslanchar com o Wii U, sucessor do Wii. Já o Xbox One, da Microsoft, também não teve números tão expressivos, em comparação com os da Sony.
Um dos pontos negativos do Playstation, nesse caso, continuou sendo o alto preço. No Brasil, por exemplo, o console chegou com um valor de 4 mil reais na época, apesar de em outros países o valor ser mais equiparado ao da concorrência.
De todo modo, o PS4 vendeu bastante e devolveu o topo do ranking para a Sony. Com cerca de 117,2 milhões de unidades comercializadas até o momento, o modelo é o 4ª mais vendido da história dos videogames.
Um ponto importante é que em 2017 a Nintendo chegou com um novo console de 8ª geração, sendo um modelo híbrido: o Nintendo Switch, que passou a disputar diretamente com o PS4. O Switch, diferentemente do Wii U, teve um número estrondoso de vendas, conseguindo superar inclusive o próprio Wii, com 114,3 milhões de unidades vendidas.
Jogos famosos do PS4
- God of War (2018)
- The Last of Us Part II
- Uncharted 4: A Thief’s End
- Ghost of Tsushima
- Marvel’s Spider-Man
- GTA 5
- Red Dead Redemption 2
- The Witcher 3: Wild Hunt
- Sekiro: Shadows Die Twice
PlayStation 5
Por fim, o último e mais atual console de mesa da Sony é o Playstation 5, lançado no ano de 2020. Um de seus grandes diferenciais em relação aos demais fica por conta do visual. Muitos gamers têm o PS5 como o console mais belo da história.
Seu design é realmente bastante sofisticado, e o poder interno, é claro, também é um grande ponto positivo. Para os fãs da marca, uma característica bem atrativa é justamente a retrocompatibilidade, que permite rodar jogos também do PS4.
Lançando o controle DualSense, o Playstation 5 inovou novamente dentro da 9ª geração dos consoles. O equipamento possibilita uma jogabilidade mais imersiva nos games.
Batendo record de vendas em seu lançamento, atualmente o PS5 já vendeu mais de 30 milhões de unidades ao redor do mundo, e com boas perspectivas para os próximos anos.
Jogos famosos do PS5
- Marvel’s Spider-Man: Miles Morales
- Demon’s Souls
- Bloodborne
- Detroit: Become Human
- Days Gone
- The Last Guardian
- God of War
- Ratchet and Clank
- The Last of Us Remastered
- Uncharted 4: A Thief’s End
- Batman: Arkham Knight
- Call of Duty: Black Ops III – Zombies Chronicles Edition
- Battlefield 1
- Final Fantasy XV Royal Edition
- Fallout 4
- Monster Hunter: World
- Mortal Kombat X
- Resident Evil 7 biohazard
Consoles Playstation portáteis: PSP e PS Vita
Enquanto a Sony passava a mandar no mercado de consoles de mesa na virada do século, a Nintendo mantinha sua soberania dentro dos consoles portáteis. Com o histórico Game Boy, de 1989 e o Nintendo DS, de 2004, a marca reinava absoluta nesse setor.
Para se ter uma ideia, se o Playstation 2 é o console mais vendido do planeta (155,1 milhões de unidades comercializadas), o segundo lugar do pódio fica justamente com o Nintendo DS (154 milhões de unidades), e a terceira posição com o Game Boy (118,7 milhões de unidades).
Assim, visando expandir sua atuação, a Sony também se aventurou entre os portáteis com o Playstation Portable e o Playstation Vita.
PlayStation Portable
Lançado no Japão em 2004, mesmo ano que o Nintendo DS, o PS Portable ou PSP chegou na América e na Europa em 2005. Essa foi a primeira aposta da empresa entre os portáteis, e a mais bem sucedida.
O modelo de bolso se destacava justamente por oferecer maior comodidade aos jogadores, que poderiam levar o console para qualquer lugar. Além disso, o equipamento oferecia outras funções, como reproduzir músicas e filmes, bem como navegar pela internet.
Em número de vendas, estima-se que o PSP tenha chegado aos seus 82 milhões de unidades comercializadas. Um número baixo comparado com o rival, mas bastante atrativo para uma nova aposta.
Jogos famosos do PSP
- Grand Theft Auto: Liberty City Stories
- LocoRoco
- Patapon
PlayStation Vita
Após o PSP, a Sony lançou ainda o Playstation Vita, que chegou em 2011 ao mercado. A missão era justamente dar continuidade ao bom legado deixado pelo antecessor.
Para isso, o modelo surgiu com uma tela OLED sensível ao toque, botões analógicos de controle, e um sistema bastante poderoso para um portátil. No entanto, o Vita não conseguiu repetir o sucesso do seu irmão mais velho, e vendeu apenas cerca de 10 a 15 milhões de unidades. Um dos motivos para o fracasso foi justamente o estouro dos smartphones, que chegaram com tudo nessa época.
Jogos famosos do PS Vita
- Uncharted: Golden Abyss
- Killzone Mercenary
- Tearaway
Considerações finais sobre o PlayStation
Desde o lançamento do Playstation 1, ainda em 1994, a Sony conseguiu manter sua relevância no setor, sendo uma marca histórica no universo gamer. Em quase 30 anos de dedicação, foram milhões de unidades de consoles vendidos em todo o planeta, e, portanto, uma liderança no ranking consolidada em muitos momentos.