Vida e carreira de Steve Feak, desenvolvedor por trás de DotA_ Allstars e League of Legends - Reprodução Twitter
Vida e carreira de Steve Feak, desenvolvedor por trás de DotA_ Allstars e League of Legends - Reprodução Twitter

Antes de tudo, se você é um fã de MOBAs, especialmente League of Legends, há um nome que deveria conhecer. Este é Steve Feak, também conhecido como Guinsoo. Ele foi o principal nome na criação de League of Legends, além disso, ele foi o responsável por implementar sistemas chave no DotA: Allstar, mod para Warcraft III.

Sua vida e trabalho se misturam com o nascimento deste gênero de jogos tão conhecido hoje. Respeitado na indústria, Steve continua engajado na comunidade gamer e no desenvolvimento, tendo anunciado seu novo jogo, FANGS, recentemente.

Caso tenha se interessado por esta personalidade e o que ele fez pelo mundo dos jogos eletrônicos basta continuar lendo. Este artigo completo trará tudo o que precisa saber sobre Steve Feak.

Steve Feak no cenário de mods de Warcraft

Nascido em 1 de agosto de 1984, Steve Feak viria a se tornar um dos desenvolvedores de jogos mais importantes dos 2000 e 2010.

Da cidade de Hartford, no estado de Wisconsin, EUA, Steve teve papel fundamental no nascimento dos MOBAs, popular gênero de jogos eletrônicos. A ação contínua, estratégias complexas em tempo real e customização do estilo de jogo é o diferencial do estilo.

E muitas dessas características surgiram das mãos de Steve Feak, certamente, seu trabalho foi de extrema importância.

Já no início dos anos 2000 ele estava envolvido na comunidade de mods para o jogo Warcraft III. Defense of the Ancients, mais conhecido como DotA, era um dos mais famosos dele e colocava jogadores para se enfrentar em partidas competitivas online.

O desenvolvedor de DotA é Kyle Sommer que, na época, interagia na comunidade com o nickname de Eul. Ele foi o principal responsável pelo estilo de jogo que conhecemos hoje, mas seu trabalho foi complementado com o apoio de diversos nomes.

Dois destes eram Meian e Ragn0R, membros da comunidade de mods para Warcraft III envolvidos principalmente na criação de mapas. A dupla foi responsável pela compilação de diversos elementos de variados mapas e a implementação destes para criar um novo, chamado de DotA: Allstars.

Pouco depois do desenvolvimento de Allstars, Meian e Ragn0r entregaram a função de desenvolvedor principal para um membro da comunidade. Este era Guinsoo, que na época participava do clan TDA e cujo nome real é Steve Feak.

Steve Feak assume o desenvolvimento de DotA: Allstars

Em 26 de abril de 2004 Steve ‘Guinsoo’ Feak entrou para o time de DotA: Allstars como desenvolvedor. Assim, sua principal função seria implementar os elementos necessários para tornar o mod cada vez mais único e interessante para os jogadores.

Assim, Steve começou a desenvolver mecânicas únicas, que tornaram o jogo mais engajante e estratégico.

Por exemplo, foi em seu período como desenvolvedor que o sistema de itens foi integrado. Jogadores a partir de agora tinham acesso à receitas para criar itens que tornaram seus personagens mais poderosos ao longo do jogo.

Isto não apenas permitia um escalonamento de poder e jogos mais dinâmicos, mas também maior poder de customização na build dos personagens. Com isso, os jogadores tinham mais ferramentas para jogar como queriam ou de acordo com a necessidade da partida.

Mas não parou por aí. Outra importante mudança trazida por Steve para o DotA foi a presença de Roshan, um chefe neutro poderoso, no mapa. Este poderia ser derrotado por qualquer um dos times e daria vantagens para quem o fizesse.

Tantos novos elementos tornaram o jogo mais interessante, tanto a nível de metagame quanto in-game. Assim, a comunidade foi fortalecida e o que antes era apenas um mod para um jogo viria a se tornar todo um gênero novo, hoje jogado por milhões de pessoas ao redor do mundo.

Obviamente, Steve não conseguiu tudo isso sozinho. Primeiramente, ele tinha no time dois colabores, que iam pelos nicknames de Neichus e IceFrog, trabalhando consigo desde outubro de 2004.

Além de grandes atualizações, Steve lançou otimizações regulares para o mod, dessa maneira, o tornando mais estável e jogável. Isto até a versão 6.01, quando ele deixou o time.

Steve Feak deixa o DotA: Allstars

Foram Neichus e IceFrog que assumiram o papel de desenvolvedores em 28 de fevereiro de 2005, data em que Steve Feak deixou de ser o desenvolvedor de DotA: Allstars

Segundo ele, queria mais tempo para focar em jogar World of Warcraft, MMO baseado no mundo de Warcraft.

Pouco depois, IceFrog tornou-se o principal responsável pelo projeto, onde ficou por anos, participando, inclusive, do desenvolvimento de DotA 2 com a Valve Corporation.

Entrada na Riot e criação de League of Legends

Riot Games - Reprodução Riot Games
Riot Games – Reprodução Riot Games

A “aposentadoria” de Steve Feak não durou muito tempo. Em 2007 ele já estava de volta no cenário de desenvolvimento de jogos. Contudo, desta vez para uma companhia – a Riot Games.

Como o plano da Riot, e seus donos Brandon Beck e Marc Merrill, era criar um jogo online gratuito competitivo, eles precisavam de algo engajante, com profundidade e potencial para dominar o cenário global.

Portanto, eles se voltaram para a comunidade de mods de jogos como Starcraft e Warcraft. Essa era uma fonte fértil de talentos e ideias, e foi onde encontraram Steve.

A principal responsabilidade de Steve na Riot era a de ajudar no desenvolvimento de seu primeiro jogo e principal produto até hoje, o MOBA League of Legends.

Ele aproveitou diversos elementos já utilizados e testados no Dota, dessa maneira, Steve e a Riot Games conseguiram rapidamente criar um produto coeso, com sistema e jogabilidade engajantes.

Já em 2009 League of Legends seria lançado, além disso a Riot contou com parcerias importantes. Uma dessas parcerias foi com a chinesa Tencent, eventualmente, com planos de dominar o mercado com rapidez.

Steve Feak ficou na Riot Games até 2016. Durante este período ele ajudou a refinar o jogo, seus mapas, itens, sistemas e campeões.

Campeões desenvolvidos por Steve Feak

De 2007 a 2016 Steve Feak participou do desenvolvimento de diversos campeões, os personagens do jogo League of Legends controlados pelo jogador.

A lista completa está logo abaixo. De cada um desses, Steve participou como principal criador ou em parceria com outras pessoas do time.

  • Primeiramente, Alistar, o Minotauro
  • Anivia, a Criofênix
  • Annie, a Criança Sombria
  • Ashe, a Arqueira de Gelo
  • Cho’Gath, o Terror do Vazio
  • Evelynn, o Abraço da Agonia
  • Fiddlesticks, o Terror Ancestral
  • Jax, o Grão-Mestre das Armas
  • Karthus, a Voz Mortal
  • Kayle, a Justa
  • Master Yi, o Espadachim Wuju
  • Morgana, a Caída
  • Nunu, o Garoto e seu Yeti
  • Ryze, o Mago Rúnico
  • Shaco, o Bufão Demoníaco
  • Shen, o Olho do Crepúsculo
  • Singed, o Químico Louco
  • Sion, o Colosso Morto-Vivo
  • Sivir, a Mestra da Batalha
  • Sona, a Mestra das Cordas
  • Soraka, a Filha das Estrelas
  • Teemo, o Explorador Veloz
  • Tristana, a Artilheira Yordle
  • Tryndamere, o Rei Bárbaro
  • Twisted Fate, o Mestre das Cartas
  • Twitch, o Semeador da Peste
  • Warwick, a Ira Desimpedida de Zaun
  • Por fim, Zilean, o Guardião do Tempo

Referências a Steve Feak em seus jogos

Dentro do League of Legends e do DotA foram introduzidos alguns itens como homenagem a Steve Feak. Estes usam o nick Guinsoo para se referir à ele, e são os seguintes:

  • Guinsoo’s Rageblade (Lâmina da Fúria de Guinsoo em português) no LoL
  • Guinsoo’s Scythe of Vyse no DotA: Allstars (se tornou apenas Scythe of Vyse, Foice de Vyse em português, em Dota 2)

Além disso, há uma referência a ele em algumas falas do personagem Shen, do LoL, que ele ajudou a desenvolver. Quando utiliza sua habilidade Stand United (Manter a União), Shen cantarola o nome “Guinsoo”.

Onde está Steve Feak hoje?

Após deixar a Riot Games em 2016, Steve Feak permaneceu alguns anos longe do desenvolvimento de jogos. Este segundo período sabático da indústria de jogos durou alguns poucos anos.

Em 2021 Steve Feak se uniu a outros grandes nomes para fundar a desenvolvedora Hidden Leaf Games. Entre eles estavam Bao Lam, que trabalhou em PUBG, e Amy Wu, importante nome da indústria dos jogos.

Com Steve à frente do projeto, eles levantaram 3,2 bilhões de dólares para a criação da Hidden Leaf. Entre os parceiros estavam nomes de peso como a Lightspeed Venture Partners e a Vermillion Ventures.

Logo após a criação da desenvolvedora o seu jogo e lançamento foi anunciado. Este é FANGS, também um MOBA, gênero que Steve domina.

FANGS coloca dois times de 4 pessoas para se enfrentar em partidas frenéticas, onde cada um controla um personagem. Os mapas são dinâmicos e a ação não para, neste jogo que promete ser competitivo e veloz.

Atualmente FANGS está em beta teste, com lançamento previsto para 30 de novembro de 2022.

Vida pessoal de Steve Feak

Nascido com o nome de Stephen Feak, logo o jovem ficou conhecido como Steve Feak e Guinsoo, seu nickname na comunidade de Warcraft e DotA. Steve estudou na Universidade de Wisconsin-Milwaukee entre 2002 e 2006. Ele desde sempre é reservado e não expõe muito sobre sua vida pessoal.

Apesar disso, é sabido que ele gosta de levar uma vida humilde e pacata, com passeios, comidas típicas e tempo de qualidade com seus familiares e animais de estimação.

Um fã ferrenho de esportes, ele acompanha beisebol, futebol americano e basquete, torcendo para os times Brewers, Packers e Bucks, respectivamente.

Por fim, Steve continua um apaixonado por videogames, não apenas dentro do trabalho. Segundo ele, jogos como World of Warcraft, Counter-Strike, Diablo 2, DotA e jogos clássicos de RPG estão entre seus favoritos.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui