Segundo reportagem exclusiva do site norte-americano Deadline, as atrizes Olivia Williams e Jodhi May farão parte do elenco de Dune: The Sisterhood (ou Duna: A Irmandade, em tradução livre). As atrizes devem assumir os papéis que eram de Shirley Henderson e Indira Varma, respectivamente, que acabaram por deixar o projeto.

Olivia Williams em 9 de julho de 2014. Foto de Mingle Media TV
Olivia Williams em 9 de julho de 2014. Foto de Mingle Media TV.

Dessa forma, Olivia Williams deve fazer o papel de Tula Harkonnen e Jodhi May, o da Imperatriz Natalya. Williams é uma atriz britânica de 54 anos com uma carreira bastante sólida tanto no cinema, quanto no teatro e na televisão. Na telona, seu último papel foi no filme Meu Pai (2020) que, inclusive, rendeu um Oscar de Melhor Ator para Anthony Hopkins. Já na televisão, seu último papel foi na série The Crown, onde interpretou Camilla Parker Bowles, nas temporadas 5 e 6.

Jodhi May. Foto de Ruth Crafer.
Jodhi May. Foto de Ruth Crafer.

Já Jodhi May também é britânica e tem 48 anos de idade. Sua carreira, pode-se dizer, é ainda mais premiada que a de Williams. Já que a atriz, inclusive, recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes em 1988, por sua atuação em Um Mundo à Parte, quando ela tinha apenas 12 anos de idade. May ainda é, até hoje, a mais jovem atriz a ser premiada em Cannes nessa categoria. Entre os outros papéis de destaque em sua carreira, estão O Último dos Moicanos (1992), Entre Elas…(1994) e Além das Palavras (2016).

Dune: The Sisterhood tem nova diretora

Além das duas atrizes que se incorporaram ao elenco de Dune: The Sisterhood, a produção já tem uma nova diretora, é Anna Foerster, que assumirá o posto que era de Johan Renck, antes dela deixar o projeto. Foerster, não tem tanta experiência assim como diretora, tendo estado a frente de apenas de dois longas-metragens para cinema, Anjos da Noite – Guerras de Sangue (2016) e Lou (2022), e de alguns episódios para as séries Outlander e Westworld. Contudo, ela trabalhou durante muitos anos em parceria com o diretor Roland Emmerich, desempenhando diversas funções em alguns de seus principais filmes, como Independence Day (1996), Godzilla (1998) e O Dia Depois de Amanhã (2004).

Anna Foerster na New York Comic Con 2016, em 7 de outubro de 2016. Foto de Derek Storm
Anna Foerster na New York Comic Con 2016, em 7 de outubro de 2016. Foto de Derek Storm

Anna Foerster deve dirigir diversos episódios de Dune: The Sisterhood, incluindo, o piloto (primeiro episódio) da produção. Além de Foerster, já está definido que além de criadora da série, Diane Ademu-John, será também a principal roteirista de Dune: The Sisterhood, sendo responsável pela sua trama principal e também por escrever a maioria dos seus episódios. Ela será ainda, uma das produtoras executivas da série ao lado de, entre outros, Alison Schapker, que será a “showrunner”, ou seja, a chefe de toda a produção e responsável por todas as decisões criativas de Dune: The Sisterhood.

Schapker tem muita experiência em televisão, tendo trabalho em séries de muito sucesso, como Alias, Fringe e Brothers & Sister. Denis Villeneuve, diretor tanto de Duna (2021) quanto de Duna: Parte Dois (2023), também será um dos produtores executivos da série, ao lado de Jon Spaihts, Scott Z. Burns, Matthew King, John Cameron, Mark Tobey e Jordan Goldberg, além de Byron Merritt e Kim Herbert, representando o espólio de Frank Herbert, escritor original dos livros que deram origem a franquia e Brian Herbert que, além de filho de Frank, é o autor do livro “Sisterhood of Dune”, que é a base para a história de Dune: The Sisterhood.

Mais um produto do universo Duna

Dune: The Sisterhood é mais um produto da série de livros e filmes que envolvem o universo de Duna. Produto da mente brilhante do escritor norte-americano Frank Herbert, a franquia começou em 1965 com o lançamento do livro Duna. O próprio Herbert escreveu diversas sequências do livro durante os anos 1970 e 1980. O autor morreu em 1986. Seu filho Brian Herbert, no entanto, continuou o legado do pai e, a partir, de 1999, começou a publicar uma série de histórias que serviam como “prequel” das tramas contadas nos livros de seu pai. Brian utilizou para escrever essas histórias, notas e rascunhos deixados pelo próprio Frank.

Frank Herbert, criador do Universo de Duna.
Frank Herbert, criador do Universo de Duna.

Entre os livros escritos por Brian, está justamente Sisterhood of Dune, lançado em 2012, e que servirá como base para o enredo que será contado em Dune: The Sisterhood. A trama da série, se passa 10 mil anos antes dos acontecimentos de Duna e conta a história do surgimento das Bene Gesserit, a irmandade exclusiva e super poderosa que controla e está por trás da maioria dos acontecimentos sócio-políticos do universo de Duna.

Apesar de ter sido anunciada em 2019, a produção passou por inúmeros problemas e atrasos, com diversos profissionais e também intérpretes entrando e saindo do projeto nos últimos anos. Dune: The Sisterhood, inclusive, deveria ter iniciado suas filmagens em novembro de 2020, mas só começou mesmo a ser produzida dois anos depois, em novembro desse ano. Agora, com todos os membros do elenco aparentemente definidos e também com diretores, showrunner e roteiristas já contratados, a série deve, finalmente, sair do papel.

Reverenda Madre Mohiam (Charlotte Rampling) testando Paul Atreides (Timothée Chalamet) em Duna (2021).
Reverenda Madre Mohiam (Charlotte Rampling) testando Paul Atreides (Timothée Chalamet) em Duna (2021).

Dune: The Sisterhood é uma co-produção da Legendary Television e da Warner Bros. Discovery (WBD) e deve ser exibida com exclusividade na plataforma de streaming HBO Max, que pertence a WBD. A série ainda não tem data prevista de estreia, mas o interesse do público por ela, deve passar muito pelo sucesso de Duna: Parte Dois, que estreia em 3 de novembro e é um dos filmes mais esperados do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui