A Warner Bros. acaba de divulgar hoje o primeiro trailer oficial de Duna: Parte Dois. No vídeo de quase dois minutos e meio, é possível ver Paul Atreides (Timothée Chalamet) explicando para Chani (Zendaya) o que significa “nadar” (a garota vive em um planeta desértico onde quase não existe água) e também é possível ver o jovem príncipe “domando” sua primeira “Sandworm” (ou “Verme da Areia” em tradução literal para o português). O trailer dá grande destaque para Paul e também para as cenas de ações. Além dele e de Chani, também aparecem no trailer sua mãe, Lady Jessica (Rebecca Ferguson) e o líder dos Fremen, Stilgar (Javier Bardem).

Pôster de Duna: Parte Dois (2023).
Pôster de Duna: Parte Dois (2023), divulgado ontem pela Warner Bros.

Também podemos vislumbrar o visual de novos personagens que não apareceram no primeiro filme, como a Princesa Irulan (Florence Pugh) e Lady Margot (Léa Seydoux). E mais importante de tudo, podemos ver, pela primeira vez, imagens mais claras do temido Feyd-Rautha Harkonnen (Austin Butler). Com uma aparência albina e sem nenhum pelo no corpo, nem cabelo e nem sobrancelhas, o personagem promete aterrorizar os espectadores que forem aos cinemas para assistir ao filme.

Ontem, a Warner Bros. já havia divulgado a primeira imagem do rosto de Butler como Feyd Harkonnen e também o pôster do filme, prometendo para hoje, o trailer oficial da obra que terá estreia mundial em 3 de novembro desse ano. Em 27 de abril, a revista norte-americana Vanity Fair, já havia divulgado, com exclusividade, as primeiras imagens do filme que nós também reproduzimos aqui em nosso site.

Austin Butler como Feyd-Rautha Harkonnen em Duna: Parte Dois (2023).
Austin Butler como Feyd-Rautha Harkonnen em Duna: Parte Dois (2023). Imagem do rosto do personagem foi divulgada, pelo primeira vez, ontem.

Na reportagem da Vanity Fair, assinada por Anthony Breznican, é possível ter uma boa ideia da aparência de cada um dos personagens do filme. Contudo, Denis Villeneuve, diretor de Duna, havia decidido não permitir a divulgação da aparência completa de Feyd-Rautha Harkonnen, afim de surpreender o público. Na reportagem, vemos apenas sua silhueta de coista. Mesmo agora, Feyd é o personagem “menos mostrado” no trailer oficial do filme. Aparecendo apenas em alguns frames. Com toda certeza, tanto Villeneuve quanto a Warner, querem deixar o personagem mais “resguardado” nesse momento.

O diretor também deixou claro que Duna: Parte Dois terá mais ação do que o primeiro filme. Isso porque, segundo ele, a primeira parte da obra, tinha por objetivo apresentar os personagens principais da história e também mostrar o contexto em que todo o enredo se desenrolava. Agora, na segunda parte, é que serão apresentados o clímax e o desfecho da história. Por isso, o público pode esperar muitas batalhas, explosões e também mortes de personagens importantes.

Florence Pugh como a Princesa Irulan em imagens Duna: Parte Dois
Florence Pugh como a Princesa Irulan em Duna: Parte Dois. Foto de Niko Tavernise.

“A Parte Um é mais um filme contemplativo. A Parte Dois é um filme de guerra épico e cheio de ação. É muito mais denso. Eu não queria deixar uma sensação de repetição [no espectador]. Tudo [no filme] é novo”, disse Villeneuve.durante o lançamento do trailer.

Duna: Parte Dois | Um dos filmes mais esperados do ano

Duna: Parte Dois é um dos filmes mais aguardados do ano e espera-se que seja também uma das maiores bilheterias de 2023. A primeira parte da saga, lançada em 2021, arrecadou mais de 400 milhões de dólares e foi um dos filmes mais vistos daquele ano. E isso porque, no contexto da pandemia de Covid-19, a obra acabou sendo lançado nos cinemas norte-americanos ao mesmo tempo, em que foi lançado na plataforma de streaming HBO Max. O que, seguramente, prejudicou sua arrecadação doméstica. Se houvesse sido lançado apenas nos cinemas, a produção com toda certeza teria arrecadado uma bilheteria bem maior.

Léa Seydoux como Lady Margot, uma membro das Bene Gesserit e amiga próxima do imperador, em imagens de Duna: Parte Dois.
Léa Seydoux como Lady Margot, uma membro das Bene Gesserit e amiga próxima do imperador, em imagens de Duna: Parte Dois. Foto de Niko Tavernise.

O filme também foi um dos mais elogiados e premiados do ano, mantendo uma taxa de aprovação de 83% no Rotten Tomatoes (principal agregador de críticas especializadas da internet) e recebendo 10 indicações ao Oscar, 11 ao BAFTA e três ao Globo de Ouro. A produção acabou vencendo seis Oscars (o maior número naquela edição do prêmio) e cinco BAFTAs (igualmente, o maior número naquela edição do prêmio).

Por tudo isso, tanto crítica quanto público, esperam ansiosamente para ver se Denis Villeneuve conseguiu produzir um filme pelo menos tão bom quanto o primeiro. O lançamento em novembro, em plena temporada de premiações, combinado com a expectativa sobre a obra, devido à performance do primeiro filme, fazem de Duna: Parte Dois um “Oscar Bait”, ou seja, um filme feito para e com grandes chances de receber indicações ao Oscar (e também, é claro, a outras premiações importantes da temporada).

Diretor Denis Villeneuve, fotografado durante as filmagens de Duna: Parte Dois.
Diretor Denis Villeneuve, fotografado durante as filmagens de Duna: Parte Dois. Foto de Niko Tavernise.

Agora, é controlar a ansiedade e torcer para Villenueve tenha acertado a mão e criado um filme ainda melhor que o primeiro. Talento para isso, o diretor canadense tem de sobra. Confira abaixo, o trailer divulgada nessa tarde pela Warner Bros.:

Trailer oficial de Duna: Parte Dois

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui