John Carpenter em 2010. Foto de Nathan Hartley Maas.
John Carpenter em 2010. Foto de Nathan Hartley Maas.

O famoso diretor John Carpenter, de 75 anos de idade, voltará a direção de uma produção, depois de 13 anos afastado da função. Carpenter, que é considerado um dos nomes mais importantes do cinema de terror, dirigirá o piloto (primeiro episódio) da série antológica de terror, Suburban Screams, do qual ele também será um dos produtores e o compositor da trilha sonora.

Cena de Halloween (1978).
Cena de Halloween (1978). Filme é um dos clássicos dirigidos por John Carpenter. Imagem Compass International Pictures

A série, que terá seis episódios, contará com histórias de terror reais contadas por aqueles que vivenciaram os acontecimentos. Além disso, cada episódio contará com reconstituições das histórias, misturando assim documentário e ficção. Nos Estados Unidos, Suburban Screams estreará em 13 de outubro na plataforma de streaming Peacock. No Brasil, ainda não se sabe quando e onde a série poderá ser vista.

John Carpenter e o retorno de um dos maiores ícones do cinema de terror

Amplamente considerado um dos maiores nomes do cinema de terror, John Carpenter fez enorme sucesso nos anos 1970 e 1980, quando escreveu e dirigiu inúmeros clássicos do gênero, incluindo Halloween (1978), que é considerado por muitos sua obra-prima e o filme fundador do sub-gênero slasher. Além dele, Carpenter esteve a frente de obras de destaque, como Assalto à 13ª DP (1976), A Bruma Assassina (1980), Fuga de Nova York (1981), O Enigma do Outro Mundo (1982), Christine, o Carro Assassino (1983), Starman – O Homem das Estrelas (1984), Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986) e Eles Vivem (1988).

Cena de O Enigma do Outro Mundo (1982).
O Enigma do Outro Mundo (1982), uma das obras-primas de John Carpenter. Imagem Universal Pictures.

Nos anos 1990 e 2000, sua produção diminuiu bastante tanto em quantidade quanto em qualidade, mas ainda pode-se destacar obras como Memórias de um Homem Invisível (1992), uma das poucas vezes em que ele deixou o gênero de terror, À Beira da Loucura (1994) e Vampiros (1998). Em 2010, depois de passar quase 10 anos sem dirigir um filme, Carpenter voltou para trás das câmeras, para dirigir Aterrorizada (2010). O enorme fracasso de crítica e público do filme, fez com que Carpenter deixasse de vez o cinema.

Desde então, ele vem participando de produções apenas nas posições de produtor executivo e compositor, mas nunca em posições “de criação”, como direção e roteiro. É importante destacar, que apesar de ser considerado um ícone do cinema moderno, Carpenter foi sempre um diretor “incompreendido”, como muitos de seus filmes, só alcançando sucesso comercial e aclamação da crítica muitos anos depois de seu lançamento.

Cena de Aterrorizada (2010).
Cena de Aterrorizada (2010). O fracasso do filme, fez com que John Carpenter passasse 13 anos sem dirigir nada. Imagem ARC Entertainment e XLrator Media

Isso porque, o diretor sempre esteve a frente de produções com orçamentos relativamente baixos e, normalmente, de terror. Gênero que, historicamente, sempre foi levado pouco a sério pela crítica especializada. Se você quiser saber mais sobre John Carpenter e sua obra, elaboramos uma lista completa dos melhores filmes do diretor. Além disso, você também pode conferir abaixo o trailer, em inglês, de Suburban Screams:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui