O SBT anunciou essa semana oficialmente que as séries Chaves e Chapolin retornarão em breve a sua grade de programação. A emissora sempre foi tradicionalmente a casa dos dois programas e exibiu Chaves entre 1984 e 2020, quando as exibições do programa no mundo inteiro foram paralisadas por causa de um imbróglio entre a Televisa e o Grupo Chespirito. Já no caso de Chapolin, a série não era exibida nacionalmente no Brasil há algum tempo, ficando restrita a exibição regional em afiliadas locais da emissora.
Apesar disso, o SBT prometeu que voltará a exibir ambos os programas. Contudo, a emissora ainda não divulgou uma data para o retorno das séries. Segundo eles, o novo acordo com a Televisa permite a “exibição por completo das produções na TV aberta” e de “alguns episódios” no +SBT, plataforma de streaming do próprio SBT que foi inaugurada há algumas semanas atrás. Apesar de anunciar que a emissora tem o direito de exibir ambos os programas “por completo”, é bom lembrar que o SBT nunca fez isso nos quase 40 anos em que exibiu Chaves e Chapolin no Brasil.
Nesse período, a emissora escolheu exibir apenas uma “seleção” de episódios de Chaves que o SBT considerava mais adequada para o seu público, deixando de lado episódios que eram remakes de outros episódios, que tinham enredos parecidos ou que estavam em uma qualidade que a emissora considerava abaixo do mínimo exigido. Com isso, o SBT acabou deixando engavetados, inclusive, episódios que tinham a clássica dublagem MAGA.
No caso do Chapolin, o número de episódios exibidos pelo SBT e o tratamento dado a produção foi ainda mais “desrespeitoso”, com uma seleção bem limitada de episódios sendo exibida. Só com a aquisição do direito de exibição de ambas as séries pelo canal por assinatura Multishow é que esses episódios deixados de lado pela emissora foram resgatados e, finalmente, exibidos ao público.
Dessa forma, pela primeira vez o público brasileiro teve acesso ao acervo completo dos episódios de ambas as séries. Lembrando que tanto Chaves quanto Chapolin contam com episódios “perdidos”, ou seja, aqueles que, por algum motivo, não estão mais disponíveis ao público. Aliás, esse tratamento dado as duas produções é um dos grandes motivos que levaram muitos fãs de Chaves e Chapolin a ter uma certa desconfiança em relação ao SBT.
Questões que ainda devem ser respondidas pelo SBT
Portanto, nesse momento, uma das questões que mais interessam aos fãs de ambos os seriados é saber se o SBT exibirá as séries completas ou apenas o conjunto de episódios que a emissora exibia tradicionalmente antes das produções saírem do ar no mundo inteiro em 31 de julho de 2020. Outra questão que também interessa bastante aos fãs de Chaves e Chapolin é saber se a emissora exibirá os episódios das produções com a clássica dublagem MAGA.
Isso porque, existem diversas questões relativas a pagamento de direitos conexos e outros direitos autorais que, aparentemente, têm que ser resolvidas antes que o SBT possa exibir os episódios com a clássica dublagem que é amada pela grande maioria dos fãs de ambas as séries. Tanto é assim, que se falou até mesmo em redublagem de episódios o que, obviamente, deixou muita gente aflita e em polvorosa.
Retorno mundial de Chaves e Chapolin
O retorno de Chaves e Chapolin ao SBT é parte de um movimento que vem ocorrendo desde o início de setembro, quando a Televisa anunciou que voltaria a exibir Chaves e Chapolin ainda naquele mês. O retorno aconteceria primeiramente nas emissoras Las Estrellas, principal canal televisivo da Televisa e também o mais popular do México e na Univision e na UniMás, que também pertencem a Televisa, mas operam apenas nos Estados Unidos. Além disso, as produções também ficariam disponíveis no Vix, serviço de streaming da própria Televisa.
O anúncio deixou os fãs surpresos e alegres e marcou o fim do imbróglio de quatro anos entre a Televisa, que produziu as séries e possui os direitos sobre os materiais gravados, e o Grupo Chespirito, que possui os direitos sobre os roteiros escritos por Roberto Gómez Bolaños, criador e protagonista de Chaves e Chapolin.
Durante o mês de setembro, diversas outras emissoras da América Latina também anunciaram o retorno das séries, o que deixou o público brasileira ainda mais ansioso por notícias relacionadas a esse tema. Durante as últimas semanas, segundo o que reporta a imprensa especializada, as negociações estavam quentes nos bastidores.
Agora com o anúncio do SBT, resta saber quem exibirá Chaves e Chapolin no streaming e na televisão paga. Isso porque, como dito acima, o acordo do SBT cobre apenas televisão aberta e o +SBT deve disponibilizar apenas alguns episódios das duas produções. Segundo reportagens recentes, tanto a Globo quanto a Amazon Prime estão em negociações para também poder exibir os programas no Brasil.
Lembrando que antes da parada das exibições em 2020, a Globo, através do Multishow, exibia Chaves e Chapolin na televisão paga e a Amazon Prime era dono dos direitos de exibição das séries no streaming. Agora resta esperar o desenrolar dessas negociações e também o anúncio, por parte do SBT, da data exata em que a emissora voltará a exibir as produções na televisão aberta. Segundo consta, isso deve ocorrer já agora em outubro.