Após mais de quatro anos fora do ar, Chaves e Chapolin finalmente retornaram ao SBT nesse sábado. E a longa ausência, como esperado, fez com que os seriados marcassem índices de audiência expressivos para o horário. Apesar do apagão em São Paulo, principal mercado e praça de medição de audiência no país, que deixou cerca de 2 milhões de pessoas no escuro, ambos os seriados bateram recordes de audiência.

Chapolin eleva bastante audiência do SBT

Chapolin, que começou a ser exibido por volta das 13h20, aumentou a audiência do SBT em 41% no horário, se compararmos os índices obtidos pela emissora nos quatro sábados anteriores. Os números são referentes a São Paulo, principal praça de medição de audiência no Brasil. Na cidade, o seriado obteve média de 3.8 pontos de audiência, chegando a atingir o pico de 4.3 pontos de audiência, perto das 14h, quando Chaves estava prestes a começar.

Lembrando que em São Paulo cada ponto de audiência equivale a pouco mais de 73 mil domicílios sintonizados ou quase 191.5 mil pessoas assistindo a uma emissora, ou programa televisivo. Chapolin também obteve 10,5% de share, o que quer dizer que 10,5% dos televisores ligados em São Paulo naquele momento estavam sintonizados no programa. Lembrando sempre que esses dados são prévios, os dados consolidados só serão divulgados na segunda-feira a tarde.

Só para se ter uma ideia, o Programa Raul Gil que geralmente é exibido no horário em que Chapolin foi exibido hoje, obteve uma média de cerca de 2.7 pontos de audiência nos últimos quatro sábados anteriores a esse. Ou seja, mais de um ponto a menos de audiência que Chapolin. O programa também é freguês do Balanço Geral que, normalmente, é o vice-líder isolado na audiência no horário. O Programa Raul Gil, nunca chegou a vencer o Balanço Geral na audiência no último mês.

No entanto, hoje as coisas foram bem diferentes. Com Chapolin, o SBT ficou na segunda colocação na audiência de ponta a ponta. Ou seja, do início até o final da exibição do seriado. Chapolin tirou 21% da audiência do Balanço Geral, em comparação com os últimos quatro sábados, com o programa marcando apenas 2.6 pontos de audiência. Como sempre, a Rede Globo foi a líder de audiência no horário, com um índice médio de 10.5 pontos de audiência, com o Globo Esporte e o Jornal Hoje sendo exibidos no mesmo horário que Chapolin.

Chaves bate recordes de audiência

No caso de Chaves, o SBT tem ainda mais o que comemorar, já que o seriado conseguiu marcar 5 pontos de média em São Paulo, atingindo seis pontos de pico e um share de 13,4%, o dobro da audiência que o SBT normalmente consegue no mesmo horário com a exibição do Programa Raul Gil. No Rio de Janeiro, os números foram ainda melhores, com Chaves obtendo mais que o dobro da audiência que a emissora geralmente consegue nos sábados a tarde.

Imagens de “O Abominável Homem das Neves” e “História de Bruxas”. Créditos: SBT e Televisa.Imagens de “O Abominável Homem das Neves” e “História de Bruxas”. Créditos: SBT e Televisa.Imagens de “O Abominável Homem das Neves” e “História de Bruxas”. Créditos: SBT e Televisa.
Imagens de “O Abominável Homem das Neves” e “História de Bruxas”. Episódios de Chapolin exibidos nesse sábado pelo SBT. Créditos: SBT e Televisa.

Assim como Chapolin, Chaves foi vice-líder de audiência durante todos os minutos de sua exibição deixando para trás, com folgas, tanto o Balanço Geral quanto o Cine Aventura que a Record exibiu no mesmo horário. Ambos os programas marcaram 3 pontos de audiência durante a exibição de Chaves, menos de 35% do índice que a emissora normalmente atinge nesse horário aos sábados. O seriado mexicano só perdeu em audiência para a Rede Globo que, como sempre, liderou no horário.

No entanto, durante a exibição da Sessão de Sábado, Chaves chegou até a “dar um susto” na emissora carioca, que marcava 7.8 pontos de audiência, menos de três pontos a frente do seriado mexicano. Já durante a exibição do Jornal Hoje, a Rede Globo estava mais tranquila, marcando em média cerca de 10 pontos de audiência. De qualquer forma, os índices obtidos por Chaves são históricos e deixam claro que o seriado ainda é amado por muita gente que sentia falta de sua exibição na televisão aberta.

Chaves e Chapolin – Exibição de episódios clássicos e ao estilo do SBT

Como já adiantado por nós aqui, o SBT exibiu dois episódios de Chapolin e três de Chaves. No caso de Chapolin, os episódios exibidos foram “O Abominável Homem das Neves” e “História de Bruxas”, ambos de 1976. Já no caso de Chaves, a emissora exibiu os três episódios da clássica saga “Vamos Todos à Acapulco”, de 1977.

Como já havíamos dito também, como Chapolin foi exibido entre 13h20 e 14h, horário normalmente reservado pelo SBT para a programação local de suas afiliadas, o seriado só foi exibido para São Paulo e para cidades cujas emissoras não tinham programação local no horário. No entanto, os fãs do seriado puderam contornar esse problema assistindo-o no +SBT, plataforma de streaming da emissora.

Já no caso de Chaves, o seriado foi exibido nacionalmente para todo o país. Assim, como ocorria antes do fim da exibição dos seriados em 2020. Já naquela época, assim como nesse sábado, apenas Chaves vinha sendo exibido nacionalmente, com Chapolin só sendo exibido localmente. Além disso, o SBT também quase não modificou seu estilo de exibição. Os episódios exibidos tinham a clássica dublagem da MAGA, afastando de vez qualquer chance de uma tão temida redublagem.

Ademais, tanto Chaves quanto Chapolin foram precedidos por suas aberturas clássicas. O SBT também optou por exibir ambos os seriados em seu formato original, 4×3. Dessa forma, em televisores widescreen, que têm o formato 16×9, os cantos da tela ficaram cobertos por um fundo verde. Havia dúvidas se a emissora exibiria os episódios no formato em que foram produzidos originalmente nos anos 1970 ou se os adaptariam para o formato widescreen que é o mais comum nos televisores hoje em dia.

A emissora também optou por manter o que sempre fez e não exibir os créditos finais dos episódios. Dessa forma, no caso de Chapolin, a exibição de “O Abominável Homem das Neves” foi seguida de um corte seco e o início da exibição de “História de Bruxas”. No caso de Chaves, como os três episódios da saga Vamos Todos à Acapulco foram exibidos em sequência, o SBT decidiu cortar até mesmo o final dos episódios em que os personagens chamam os espectadores para assistir ao próximo capítulo da saga.

No caso do primeiro episódio de “Vamos Todos à Acapulco”, é o próprio Chaves que empolgado chama o espectador para ver o próximo capítulo da saga. Já no segundo episódio, é o Seu Barriga quem o faz, enquanto o Chaves está dormindo na cama do hotel em Acapulco. O SBT decidiu, por conveniência, cortar tudo isso. A emissora, no entanto, exibiu o final do terceiro episódio onde os personagens cantam a clássica canção “Boa noite vizinhança”.

Outra coisa que chamou a atenção dos fãs foi o fato de o SBT ter aparentemente usado inteligência artificial para tentar melhorar a qualidade técnica dos episódios que, como sabemos, já tem quase 50 anos de idade. O uso foi elogiado por alguns e criticado por outros. O fato é que ele gerou algumas distorções em alguns trechos de alguns episódios o que acabou por chamar atenção e incomodar muita gente.

Por fim, ainda não ficou claro como o SBT posicionará Chaves e Chapolin em sua grade de programação. É fato que a audiência de hoje como toda a certeza deve ter empolgado os chefões da emissora, principalmente, em um momento em que o SBT passa por dificuldades e tem problemas com diversos programas que não conseguem agradar ao público e nem decolar na audiência.

Cena final de "Os Farofeiros", exibido originalmente no México em 13 de junho de 1977 e que encerra a saga da viagem a Acapulco. Os três episódios dessa história são os favoritos da maioria dos fãs de Chaves.
Cena final de “Os Farofeiros”, exibido originalmente no México em 13 de junho de 1977 e que encerra a saga da viagem a Acapulco. Os três episódios dessa história são os favoritos da maioria dos fãs de Chaves e foram exibidos nesse sábado pelo SBT.

É bem possível que a emissora, mais uma vez, utilize, principalmente, Chaves (que é o mais popular dos dois seriados) como coringa, para tapar buracos em horários sem programas atraentes, ou mesmo para alavancar a audiência em momentos em que a emissora precisa “entregar bem” para programas que são importantes para casa.

Além disso, também falta ainda decidir onde Chaves e Chapolin serão exibidos tanto na televisão paga quanto no streaming. Essas duas definições não devem demorar e também devem afetar a forma como o SBT exibirá os dois seriados. Como sempre é preciso esperar para ver o que será feito e também as novidades que surgiram nas próximas semanas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui