No dia 06 de maio, aos 67 anos faleceu George Pérez. O artista, considerado uma lenda dos quadrinhos da Marvel e da DC, foi o criador dos Novos Titãs. Entre seus trabalhos mais emblemáticos estão Os Vingadores e o relançamento de Mulher-Maravilha no ano de 1987.
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George Pérez, era um dos desenhistas mais importantes da DC Comics e da Marvel. Assim, ele se destacou principalmente nos quadrinhos, entre os anos 1970 e 1980, quando desenhou e criou algumas das suas principais obras em meio as duas maiores editoras de quadrinhos dos Estados Unidos. Personagens como Mulher-Leopardo, Ciborgue, Exterminador, Asa Noturna e o Treinador, foram as principais criações do artista.
Entre seus trabalhos mais notáveis, está a saga Crise nas Infinitas Terras, que celebrou o aniversário de 50 anos da DC Comics. Além disso, a participação em Liga da Justiça da América e a criação dos Novos Titãs. Patty Jenkins, diretora Mulher-Maravilha (2017) e Mulher Maravilha 1984 (2020) citou que a a fase da heroína comandada por Pérez foi uma das suas principais influências para a realização do filme de 2017. Contudo, na Marvel, sua maior participação foram as ilustrações feitas para os HQ’s dos Vingadores. Pérez era muito conhecido por sua arte detalhista e realista, além de facilidade em criar cenas com grandes multidões.
Pérez havia-se aposentado em 2019 devido a complicações causadas pela diabetes. Já em dezembro de 2021, o artista e roteirista revelou em sua página oficial do Facebook que estava enfrentando o estádio 3 de um câncer no pâncreas. A doença era terminal e ele só possuía entre seis a doze meses de vida. George, optou por não tratar a doença a fim de se despedir dos fãs. Assim, após alguns eventos, muito debilitado após se desgastar, ele se despediu dos seus amigos e familiares em sua casa. Em um comunicado ele disse:
“Depois de pesar todas as variáveis e avaliar o quanto dos meus dias restantes seriam consumidos por visitar médicas, tratamentos, internações e ter de lidar com a burocracia estressante e frustrante do sistema médico, escolhi deixar a natureza seguir seu curso”
Contudo, a informação da sua morte, foi dada nesta sexta-feira dia 06 de maio. Constance Eza, amiga do quadrinista, responsável pelo gerenciamento de suas redes sociais foi a responsável por dar a triste notícia, através do Facebook. Ela escreveu:
“George faleceu ontem, pacificamente em casa com sua esposa de 490 meses e sua família ao seu lado. Ele não estava com dor e sabia que era muito, muito amado”
“Estamos todos em luto, mas ao mesmo tempo somos muito gratos pela alegria que ele trouxe às nossas vidas. Conhecer George era amá-lo; e ele amava de volta. Com todo o coração. O mundo é um lugar menos vibrante hoje sem ele.
“Ele amava todos vocês. Ele amava ouvir seus posts e ver os desenhos e homenagens que vocês mandavam. Ele tinha profundo orgulho de ter dado a alegria a tantas pessoas“
“Todos conhecer o legado de George como criador. Sua arte, seus personagens e suas histórias serão reverenciado por anos e anos. Mas, por mais imponente que seja esse legado, ele é pequeno se comparado ao legado do homem que George foi. O verdadeiro legado de George é sua gentileza. É o amor que ele tinha de dar alegria para os outros – e espero que vocês possam carregar isso sempre com vocês”.
No final de abril, George Pérez foi homenageado pela DC Comics, em uma imagem criada em conjunto pelos seus principais artistas. A arte mostra todos os personagens criados pelo quadrinista, em suas histórias mais emblemáticas, Crise nas Infinitas Terras e Novos Titãs. Os artistas Jim Lee (Batman: Silêncio), Alex Ross (Marvelocity: The Marvel), Nicola Scott (Birds of Prey), Ivan Reis (Lanterna Verde), Joëlle Jones (Lady Killer) e José Luis García-López (Superman vs. Mulher-Maravilha) foram responsáveis pela homenagem:
Até então, as imagens deveriam ser publicadas em todas as revistas da DC Comics em julho, também sendo uma capa alternativa de Dark Crisis #7.
Logo, quadrinistas assim como empresas do mesmo ramo, lamentaram a morte do artista. A Marvel, publicou nas suas redes sociais:
“George Pérez era um artista, um escritor, um modelo e um amigo. Seu trabalho abriu caminho para histórias seminais nos quadrinhos, e seu legado de bondade e generosidade nunca será esquecido.”
Assim como a DC, que não deixou de homenagear Pérez afirmando:
“George Pérez fez tudo parecer fácil. Suas contribuições foram fundamentais para impulsionar e reinventar a longa e rica história da DC. As histórias de George eram uma alegria de ler, e seu trabalho repercutiu sobre todos que ele conheceu. Ele fará falta para aqueles aqui na DC e para fãs em todo o mundo.”
O início de George Pérez
Nascido em 9 de junho de 1954, no bairro de Bronx na cidade de Nova Iorque. George Pérez era filho de pais porto-riquenhos que se conheceram em Nova Jersey. Seu pai trabalhava em um frigorífico, enquanto sua mãe era dona de casa. Pérez começou a desenhar aos cinco anos de idade, e também possuía um irmão mais novo com o mesmo talento.
Em 1973, aos dezenove anos, Pérez começou sua carreira artística como assistente de Rich Buckler (Quarteto Fantástico). Seu primeiro trabalho profissional foi em Astonishing Tales #25, uma série de HQ’s originalmente publicadas pela Marvel no ano de 1974. Assim, acabou se tornando um artista regular da Marvel, desenhando parte da série Mãos Mortais de Kung Fu, cujo autor era Bill Mantlo. Logo depois, Pérez e Mantlo criaram em conjunto o primeiro herói porto-riquenho dos quadrinhos, o Tigre Branco, que teve bastante destaque nos HQ’s do Homem-Aranha.
Ainda na década de 70, ele ganhou muito destaque ao começar a ilustrar a edição #141 do HQ Os Vingadores. Ainda nesta década, ele realizou outros trabalhos para a empresa, como em Quarteto Fantástico, Inumanos e Monstros à Solta. Assim, Pérez realizou muitas ilustrações para o Quarteto Fantástico nas edições escritas por Roy Thomas e Len Wein. Mas foi em sua colaboração com Marv Wolfman em Quarteto Fantástico Anual que sua carreira ficaria marcada.
Junto com o escritor Jim Shooter, Pérez desenhou Vingadores A Saga de Korvac. A HQ reuniu todos os vingadores em um só trabalho. Pelas mãos de Pérez e Shooter, o personagem Henry Peter Gyrich foi introduzido ao mundo dos Vingadores. Por fim, em 1980, em Os Vingadores #195, em junção ao escritor David Michelinie, Pérez criou o personagem Treinador (Anthony Masters).
A criação dos Novos Titãs
No ano de 1980, enquanto ainda trabalhava para a Marvel, Pérez começou a criar projetos para a DC. No começo, seu maior intuito era ilustrar o HQ da Liga da Justiça da América, após o falecimento de Dick Dillin, na época, responsável pelo quadrinho. Entretanto, ele começou seu trabalho na DC fazendo as artes para os Novos Titãs, lançado no DC Comics Presents #26 em 1980.
Assim, com esse trabalho, a DC desejava enfrentar o enorme sucesso que X-Men havia proporcionado à Marvel. Durante a década de 80, houve uma grande evolução nos layouts de George Pérez, que começou a criar mais detalhes nos rostos dos personagens. Por fim, isso o tornou um dos artistas mais populares dos quadrinhos, recebendo inúmeros prêmios. Após uma pausa de alguns anos para a realização de outros trabalhos, ele retornou aos Novos Titãs mais uma vez em 1988, na edição #50.
Crise nas Infinitas Terras, Mulher-Maravilha e Superman
Sendo um dos seus maiores trabalhos, no aniversário de cinquenta anos da DC em 1985, junto com Marv Wolfman nascia Crise nas Infinitas Terras. O HQ mostrou todos os personagens existentes no universo da DC e reformulou completamente a história sobre o universo e futuro da franquia. Em 1986, Pérez desenhou a até então última edição de Superman (#423). Logo depois, acrescentou seu trabalho ao Batman #400, em 1986. Ainda nesta década ele criou a capa do extinto jogo de RPG, DC Heroes como também a capa do também RPG, Champions de 1989.
Em 1987, Pérez, junto ao escritor Greg Potter e a editora Janice Race, passaram meses criando novos conceitos para personagens clássicos. Inspirado por outros artistas, que já haviam remodelado grandes heróis como Superman e Batman, Pérez passou e remodelar a Mulher-Maravilha. Agora, inspirada em deusas gregas, acrescentando novos elementos à personagem.
A nova remodelação da heroína foi muito bem-sucedida e Pérez trabalhou por cinco anos na nova fase da amazona. Ele ilustrou o HQ até a edição #24 e escreveu até a edição #62, deixando o cargo em 1992. Em 2001, ele voltou a escrever a edição #168 e #169 com o artista Phil Jimenez. Já em agosto de 2010 foi responsável por desenhar a capa da Mulher-Maravilha #600 e parte das artes internas. No filme Mulher Maravilha de 2017, a diretora Patty Jenkins creditou o filme ao artista por seu trabalho e influência.
Ao longo de sua carreira, George Pérez sempre esteve envolvido na retratação do personagem Superman. Em 1983, foi o responsável pela criação do traje de Lex Luthor. Durante o tempo que esteve em trabalho na série DC Comics Presents ele possuiu papel de ilustrador e também de escritor. Entretanto, em 1990 na edição #652 da Action Comics, ele deixou seu posto junto aos herói.
De volta à Marvel e Turbulências na Carreira
Durante 1991, em uma série de diferenças criativas com a DC, onde os personagens em que trabalhava tomaram rumos que ele não concordava, George Pérez saiu da DC. Neste mesmo ano, ele começou a escrever A Manopla do Infinito, em um novo contrato com a Marvel Comics. Entretanto, devido a uma série de problemas, ele não terminou o trabalho e abandonou o projeto no meio da edição #4.
Essa época, foi muito difícil para o artista, que acabou criando a fama de abandonar seus projetos antes do tempo planejado. Mesmo trabalhando em editoras independentes como Malibu Comics e Tekno Comix, acabou por perder o entusiasmo ao desenhar os personagens, embora tenha sido bem remunerado.
No ano de 1996, ele retornou brevemente à DC Comics em uma nova fase dos Novos Titãs, como arte-finalista. No mesmo ano fez o crossover de Superman vs. Surfista Prateado. E junto ao escritor Kurt Busiek, Pérez conseguiu entrar em um novo grande título, na terceira série de Os Vingadores, mais uma vez voltando a receber a aclamação dos fãs e boas críticas.
De Volta à DC e o Final da sua Vida
Passado muitos anos longe da editora, em 2006 George Pérez voltou a desenhar uma capa com a Mulher-Maravilha. Logo depois, voltou a trabalhar com Marv Wolfman, em uma adaptação para DVD Jovens Titãs: O Contrato De Judas, que só foi lançado em 2017. Pérez ainda foi co-presidente do conselho de caridade da indústria de quadrinhos intitulado, The Hero Initiative, atuando no comitê de desembolso.
Assim, Pérez foi um dos arte-finalistas do HQ de Arrow, e voltou a escrever uma série do Superman, com os artistas Jesús Merino e Nicola Scott em 2011. No mesmo período continuou firme e forte na equipe de arte dos Novos Titãs. Contudo, no ano de 2014, ele ilustrou Sirens, uma criação própria para a Boom! Studios que durou até 2016. Em suma, o HQ conta com mulheres no poder, com dons extraordinários dentro de uma ficção científica.
Por fim, devido a uma série de problemas de saúde que limitavam seu trabalho, ele se aposentou em janeiro de 2019. Contudo, em 2021, anunciou seu diagnóstico terminal de câncer no pâncreas. E assim, no dia 6 de maio de 2022, aos 67 anos faleceu, deixando sua esposa Carol Flynn, o irmão mais novo e dois sobrinhos, além de amigos, uma legião de fãs e colegas de trabalho.