Will Smith
Will Smith em seu discurso de aceitação do prêmio de Melhor Ator recebido durante a cerimônia do Oscar 2022, ocorrida no Dolby Theatre em Los Angeles, em 27 de março desse ano. Cortesia de Blaine Ohigashi/A.M.P.A.S.

Reportagem exclusiva do site norte-americano especializado em entretenimento Variety diz que mais um projeto de Will Smith teve sua data de lançamento adiada e não estreará mais esse ano. O filme em questão é Emancipation, único projeto do ator que já estava finalizado antes do fatídico tapa que Smith deu no comediante Chris Rock na noite do Oscar 2022. A película, que é baseada em fatos reais, conta a história de Peter, um homem escravizado que, durante a Guerra Civil Americana, foge de uma plantação no sul dos Estados Unidos para se juntar ao Exército da União, no norte do país.

Além de Smith, no papel de Peter, Emancipation conta ainda com outros nomes famosos em seu elenco, como Ben Foster, Mustafa Shakir e Charmaine Bingwa. A obra foi dirigida por Antoine Fuqua, famoso por seus filmes de ação e sua parceria com o ator Denzel Washington. E tem o próprio Smith como um de seus produtores. Segundo consta, Emancipation era uma das grandes apostas da Apple TV+, plataforma de streaming que produziu e irá distribuir o filme, para a próxima temporada de premiações.

Will Smith
Will Smith em seu discurso de aceitação do prêmio de Melhor Ator recebido durante a cerimônia do Oscar 2022, ocorrida no Dolby Theatre em Los Angeles, em 27 de março desse ano. Cortesia de Blaine Ohigashi/A.M.P.A.S.

O estúdio estava bem animado depois da vitória no Oscar de Melhor Filme desse ano, com No Ritmo do Coração. Por isso, a Apple esperava que um filme protagonizado pelo atual vencedor do Oscar de Melhor Ator, baseado em fatos reais e com temáticas fortes, como escravidão e Guerra Civil, poderia arrebatar pelo menos alguns prêmios na temporada de premiações do ano que vem.

Contudo, o incidente envolvendo Smith e Chris Rock na noite do Oscar, estragou todos os planos do estúdio. Com toda a repercussão negativa em torno do ator, ficou cada vez mais improvável que o filme recebesse a atenção (e os prêmios) que a Apple acreditava que a obra merecia. Ainda mais depois que o ator foi banido, por 10 anos, de qualquer evento da Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, incluindo o Oscar. Por isso, a Apple TV+ terminou com um “enorme pepino na mão” e não sabe exatamente o que fazer com o filme.

Continue depois da publicidade

Filme não deve estrear esse ano

Segundo a reportagem da Variety, os executivos da Apple e os produtores do filme têm conversado afim de encontrar a melhor ocasião para o lançamento da obra. De acordo com essa mesma reportagem, existiria a possibilidade de Emmacipation estrear ainda no fim desse ano, no outono norte-americano. Contudo, segundo uma fonte confiável consultada pela Variety para a redação da reportagem, essa seria uma possibilidade bastante improvável e a “verdade não dita”, mas que todo mundo sabe, é que o filme não estreará esse ano e deve ser adiado para o ano que vem.

Esse é mais um golpe na carreira de Will Smith, que vem sofrendo bastante depois do tapa ocorrido na noite do Oscar. Vários projetos envolvendo o ator, foram adiados ou engavetados, incluindo Fast and Loose e as sequências de Bad Boys e Bright. Como já havíamos dito em uma reportagem em abril, o adiamento do lançamento de Emancipation já era uma possibilidade bastante cogitada pela Apple depois do incidente envolvendo Smith e Rock.

Famoso tapa que tem complicado bastante a vida e a carreira de Will Smith. REUTERS/Brian Snyder

Isso porque, esse seria o primeiro filme de Smith a ser lançado após o famigerado tapa e os executivos da empresa e produtores do filme entendem que, mesmo que o ator não participe da campanha de divulgação da obra, o fato dominaria os eventos de lançamento da produção e deixaria o próprio filme em segundo plano.

Apple TV+ tem outros projetos importantes para seram lançados

Além disso, a Apple TV+ não estaria assim tão preocupada com o adiamento, porque o estúdio tem vários filmes importantes a serem lançados ainda esse ano, incluindo The Killers of the Flower Moon, dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio. A animação Luck. O vencedor do Festival de Sundance Cha Cha Real Smooth. Raymond & Ray estrelado por Ewan McGregor e Ethan Hawke. E The Greatest Beer Run Ever, dirigido por Peter Farrelly, diretor vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2019, com Green Book: O Guia.

Primeiras imagens de The Killers of the Flower Moon. Filme de Martin Scorsese que pode ser lançado ainda esse ano pela Apple TV+

Por isso, o estúdio ainda tem boas chances de emplacar indicações e prêmios na temporada de 2023. Além disso, a Apple entende que o adiamento dá tempo para que a poeira em torno de Smith baixe e também para que os produtores do filme tenham ainda mais tempo para “polir” a obra, que ainda estaria em processo de pós-produção. Assim, o adiamento da estreia de Emancipation daria uma “chance real” ao filme de ser assistido e apreciado como ele “merece”, sem ser ofuscado por toda a polêmica envolvendo o nome de seu protagonista.

Pior para Will Smith que, segundo aqueles que já tiveram a chance de assistir a um primeiro corte de Emancipation, teria boas chances não só te ser indicado ao Oscar do ano que vem, mas também de fazer história ao se juntar ao clube seleto de atores que ganharam o Oscar de Melhor Ator em dois anos seguidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui