A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta sexta-feira (8), que o ator Will Smith ficará banido da cerimônia do Oscar durante 10 anos.
A decisão veio após o polêmico tapa em Chris Rock durante a premiação de 2022. De acordo com o site Deadline, a Academia comentou que a cerimônia deveria ter sido uma celebração dos trabalhos da comunidade no último ano, conforme consta em nota oficial:
“deveria ter sido uma celebração dos muitos indivíduos em nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível no ano passado“, mas que este objetivo foi “ofuscado pelo comportamento inaceitável e ofensivo do Sr. Smith no palco“.
“Durante a transmissão, nós não conseguimos lidar com a situação de forma adequada. Por isso, pedimos desculpas. Esta foi uma oportunidade para dar um exemplo para os nossos convidados, espectadores e para a família da Academia ao redor do mundo, e nós não fizemos isso. Estávamos despreparados para algo que não tinha precedentes” – comentaram os diretores.
Posteriormente, o ator respondeu e concordou com a decisão da Academia: “Eu aceito e respeito a decisão da Academia“, disse.
Na cerimônia deste ano, Will Smith venceu o prêmio na categoria de Melhor Ator por King Richard: Criando Campeãs.
Entenda o caso
Durante o Oscar 2022, o apresentador Chris Rock fez uma piada com a esposa de Will Smith, Jada Pinket Smith. A piada em questão era sobre alopecia, uma doença que causa a perda dos fios de cabelo.
Logo depois da piada, Will Smith subiu ao palco e deu um tapa no apresentador. O ator chegou a pedir desculpas pela atitude posteriormente, mas uma investigação sobre a conduta foi iniciada.