CBOLÃO
Imagem: cbolao.gg

Organizado pelo o streamer e influenciador Gustavo Gomes, conhecido como “Baiano”, o torneio CBOLÃO é considerado o maior torneio amador do jogo League of Legends. O principal objetivo do evento é concentrar, além do entretenimento e competitividade, dar vez também à inclusão no cenário nacional de League of Legends.

O comunicado sobre a competição CBOLÃO, que está programada para acontecer nos dias 3 e 4 de junho, foi realizado recentemente no fim da 1ª etapa do CBLoL 2023 (Campeonato Brasileiro de League of Legends), que foi concluída no último sábado 15 deste mês com a vitória da LOUD sobre a paiN Gaming.

Em nota à imprensa, Baiano comenta sobre a estreia do evento com a presença do público:

É a realização de um sonho! Ver o CBOLÃO acontecer de forma presencial depois de tudo o que aconteceu nos últimos anos é uma satisfação enorme. A parceria com o grupo Omelete&CO foi fundamental para que isso pudesse se concretizar. É gratificante retribuir todo o apoio que a comunidade de LoL vem me dando. Faço tudo para os fãs e para que o League of Legends cresça cada vez mais.

Reunindo os jogadores profissionais mais relevantes do cenário de esports, tanto em nível nacional, como também internacionalmente, o  torneio é responsável por ser palco para revelação de novos talentos. Além disso, o campeonato também concentra forças a favor de causas beneficentes, que impactam de forma direta a sociedade.

Aos interessados em acompanhar a estreia de pertinho do torneio CBOLÃO, que acontece este ano pela primeira vez em formato presencial, o evento será sediado no Memorial da América Latina, situado em São Paulo.  A estimativa do organizador do evento, Baiano, é receber cerca de duas mil inscrições de equipes interessadas em participar do evento. Quanto aos detalhes sobre os ingressos para participar do CBOLÃO, maiores informações serão compartilhadas em breve.

Evento CBOLÃO foi criado durante a pandemia com cunho beneficente

Com o intuito de fornecer suporte à causa contra a Covid-19, a primeira edição do  CBOLÃO estreou sem patrocínios, e em formato online, sendo organizado totalmente de forma independente, porém, não demorou para que o cenário abraçasse a proposta do evento, fornecendo um apoio ganhasse mais força. Nomes de jogadores de grandes times de esports, como: Robo, Tinowns, e BrTT e Ranger. A narração do evento ficou para a dupla Toboco e Mylon.

Ao longo das edições do torneio, o evento conseguiu arrecadar a quantia superior a 400 mil reais. O êxito do evento foi além e também repercutiu internacionalmente, chamando a atenção importantes nomes do cenário internacional de esports, como por exemplo o CEO da organização G2 (Carlos Ocelote), o CEO da T1 (Joe Marsh), entre outros. O torneio também ganhou destaque em canais de comunicação.

A 2ª edição teve uma estrutura consideravelmente maior que a anterior e contou com a participação de equipes campeãs de qualificatórias abertas, que foram convidadas para participar da competição, trazendo uma condição mais democrático para o campeonato.

Na edição mais recente do CBOLÃO, que aconteceu em 2021, a competição ganhou ainda mais notoriedade. O evento recebeu a inscrição de mais de 1000 equipes, sem nenhum tipo de restrição de ranking. A 3ª edição foi marcada por proporcionar aos participantes uma estrutura ainda maior que a edição anterior, e com mais interatividade com a comunidade.

O ponto alto do evento pode ser considerado os embates entre jogadores de peso de League of Legends: brTT, Tinowns, Robo e Titan, com duelos x1 para definir os melhores entre os “monochampions”, nome dado aos jogadores que usam praticamente apenas um campeão em todas as partidas de LoL. A equipe que levou a melhor na última edição foi a Eternos Protagonistas, ao derrotar a adversária Full Clear, em disputa acirrada. Os ganhadores foram premiados na quantia de 50 mil reais.

Conheça melhor Baiano, um dos maiores streamers do país

O ex-jogador profissional de League of Legends, Gustavo Gomes, recentemente chegou ao marco de 10 milhões de visualizações na plataforma de stream Twitch, entre o período de 2020 a 2022. Seu canal tem foco especialmente em LoL, e conta com o quadro “Baianalista”, onde ele narra ao vivo as partidas do MOBA da Riot Games. Porém, esse quadro chegou ao fim, o que deixou falta nos fãs do jogo.

Contudo, o ano de 2023 iniciou com a notícia do novo quadro chamado Ilha das Lendas, fruto da parceria entre o streamer Baiano e Omelete&Co. O programa é apresentado por Baiano, com a ajuda do quarteto de outros ex-jogadores de LoL:  esA, Mylon, Minerva e Brucer, que divulgam conteúdos para entreter a comunidade de LoL do país.

No ano passado, Baiano decidiu dar ênfase à sua saúde para chegar com força total este ano em seus projetos. Ele convive com problemas de saúde desde da época em que jogava profissionalmente League of Legends, alega agora ter encontrado um equilíbrio para tocar sua vida profissional e pessoal, em harmonia.

Vale destacar que Baiano em 2021 esteve concorrendo à categorias de premiações como Prêmio eSports Brasil como Melhor Streamer, e também no Esports Awards como Personalidade do Ano, em 2022.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui