Entre os diferentes gêneros de jogos eletrônicos, nós temos o famoso MOBA. Você já deve estar se perguntando o que é MOBA, afinal. Mas não se preocupe. Vamos explicar detalhadamente tudo o que há para se saber sobre isso. De primeira mão, já adiantamos que ele é um gênero que se baseia na estratégia em tempo real e usa muito da cooperação em equipe.
Hoje em dia, os jovens passam bastante tempo em frente aos computadores, jogando videogame. Com todas as tecnologias a que temos acesso atualmente, a maioria desses games funcionam online. Dessa forma, é possível jogar em servidores com pessoas do mundo inteiro. Isso só deixa as coisas ainda mais divertidas e muito mais interessantes.
Foi assim que o MOBA se tornou muito famoso, uma vez que é possível combinar diferentes mecânicas cooperativas e competitivas dentro desse mundo virtual extremamente amplo. Atraindo, então, um público que ficou encantado com a ideia de jogar com pessoas do mundo inteiro.
O seu nome significa, em uma tradução livre, Arena de batalha multijogador em linha. Por isso, os jogadores estão sempre muito concentrados em estudar as diferentes possibilidades que o game traz. Para, dessa forma, conquistar melhores classificações e melhorar o desempenho de seu time.
Mas para entender a fundo o seu grande sucesso, é preciso explorar outros tópicos. Aqui, você encontra tudo o que pode precisar saber para estar por dentro desse universo de uma forma muito satisfatória. Acompanhe o nosso artigo e fique por dentro!
Como se deu a formação do gênero chamado MOBA?
No ano de 1989, um jogo intitulado Herzog Zwei foi lançado para a plataforma Mega Drive. A ideia geral era que os jogadores controlassem um boneco, isto é, um personagem, em meio a um mapa repleto de inimigos. Esse jogo é considerado o primeiro título dentro do MOBA e, ainda, aquele que inaugurou o gênero, mas sem ter necessariamente consolidado de fato.
Foi apenas no ano de 2003 que a consolidação, enfim, aconteceu. Foi nesse ano que o título que não pode deixar de ser mencionado quando falamos de MOBA foi lançado. E esse game é o famoso DOTA ou, em seu nome completo, Defense of Ancients.
Trata-se, então, de uma série de jogos que, inicialmente, foi desenvolvida inteiramente por fãs. Tecnicamente, esses jogos eram adaptações do jogo Warcraft III que trabalhava, sobretudo, com estratégia em tempo real. Ela teve grande repercussão dentro do mundo dos games em todos os lugares do mundo real.
A principal característica dessas adaptações, ou mods como chamam os internautas, era o modo de jogo 5v5. Isto é, era possível jogar o game com equipes de 5 jogadores contra 5 jogadores. Nelas, cada um deles controlava um personagem, que desempenhava um papel importante para a estratégia cooperativa. Esse modo, como você vai ver, se mantém até hoje.
Conheça os 6 melhores jogos no formato MOBA
Reconhecendo o grande potencial desses mods e, além disso, percebendo o tamanho do público que os seguia, as empresas de jogos investiram muito pesado nisso. Dessa forma, hoje, existem diversos exemplos de jogos dentro do gênero MOBA. Um mais famoso que o outro, é claro.
Empresas como a Riot Games e a Valve decidiram, inclusive, contratar alguns desses fãs responsáveis pelos mods do Warcraft III. Desse modo, a sua equipe pôde atender o público da melhor forma que encontraram, conectando-se diretamente com ele. Além de reconhecer os grandes talentos que se formam nos lugares mais improváveis à primeira vista.
Portanto, confira abaixo 6 dos melhores títulos de MOBA hoje em dia. Saiba onde encontrá-los, quais são as empresas responsáveis e qual é a resposta do público. Encontre um MOBA perfeito para você agora mesmo e compartilhe com os seus amigos uma experiência de cooperação em jogos eletrônicos.
1. League of Legends (2009)
Um MOBA que faz sucesso onde quer que passe, o League of Legends é o mais aclamado pelos jogadores. Foi lançado apenas 6 anos depois de Dota e apresenta um universo totalmente novo e complexo. Cada personagem desse jogo tem sua própria história e sua própria personalidade, o que encanta os jogadores.
Além disso, as armas e as falas no meio do jogo são todas temáticas, seguindo a linha de história de todo o universo. Um dos pontos mais atrativos desse game é que ele não requer computadores potentes para que possa ter um bom desempenho. Dessa forma, seu número de jogadores é muito maior.
Hoje em dia, há diversas interfaces em línguas diferentes ao redor do mundo. Desse modo, cada vez mais comunidades são incluídas de forma muito mais acolhedora dentro do ambiente virtual de LoL.
A empresa responsável pelo seu desenvolvimento é a Riot Games, que tem mais dois jogos dentro desse universo, Legends of Runeterra e TFT, e um outro jogo FPS com universo próprio, Valorant. Por fim, mas não menos importante, o jogo encontra-se disponível para download gratuitamente no site oficial da Riot Games para Windows e Mac.
2. Dota 2 (2013)
A empresa Valve, proprietária da famosa Steam, foi a responsável pelo lançamento do Dota 2. Todo o jogo foi planejado com base no mod de Warcraft III e teve participação de alguns desenvolvedores responsável pela criação do próprio mod.
Por isso, toda a ambientação do game segue a mesma ideia de Defense of the Ancients, tomando como base principal o mundo de Warcraft. Além disso, uma vez que o jogo procura atrair o mesmo público de Dota, ele é disponibilizado gratuitamente para Windows, Linux e Mac.
Assim, sua fonte de rentabilidade vem das micro transações feitas dentro do game. Entre elas podemos citar a compra de passes e skins conforme são disponibilizadas na loja virtual.
Os jogadores aprovaram rapidamente esse game, mantendo a sua popularidade até os dias de hoje. No ano de 2022, o pico de jogadores simultâneos apenas nos servidores brasileiros chegou a atingir 1 milhão.
3. Smite (2014)
Um dos principais atrativos de Smite são os seus personagens que são deuses. Eles não pertencem apenas a um panteão. Na verdade, são diversas mitologias misturadas e dissolvidas nos personagens que estão disponíveis para os jogadores controlarem e se divertirem.
Entre elas, podemos citar a grega e a nórdica, duas das mais clássicas entre jogos nesse estilo. Além disso, diferente dos outros MOBA, Smite é jogado em terceira pessoa. Ou seja, o jogador pode ver o seu personagem, o que facilita a visualização do campo de batalha.
Ademais, como de praxe, cada deus tem suas próprias habilidades que combinam com o que se conhece de cada um deles. Assim, os jogadores devem usá-las para levar seu time à vitória. O jogo está disponível para Xbox One, Windows e OS4 gratuitamente.
4. Heroes of the Storm (2015)
Lançado pela Blizzard Entertainment com versões para Mac e Windows, totalmente gratuito, Heroes of the Storm conquistou o coração de muitos fãs. Ele segue o mesmo estilo dos MOBA no geral, em que se formam equipes para derrotar as torres.
Entretanto, o que o torna diferente dos outros títulos desse gênero é a junção de diferentes universos. Enquanto Smite traz universos mitológicos que estão presentes nos games, mas não começaram neles. O Heroes of the Storm uni diferentes universos próprios de jogos que todos adoramos.
Podemos citar entre esses jogos Diablo, Warcraft, Starcraft e muito mais. Todos esses universos, é claro, pertencem a jogos de propriedade da Blizzard Entertainment. Dessa forma, ela tem autorização para usar as imagens e os nomes dos personagens livremente.
5. Mobile Legends (2016)
Embora o Mobile Legends não tenha muitos pontos no que se diz de originalidade, afinal, ele copia totalmente League of Legends, ele tem muitos pontos em gráficos e jogabilidade.
O game é voltado para smartphones. Dessa forma, não é preciso sequer ter um computador para poder desfrutar dele. Além disso, ele imita as mecânicas e os personagens de LoL e de Heroes of the Storm.
A coisa que o torna relevante é a forma com que ele adapta as mecânicas para que possam ser utilizadas no celular. Além de conseguir otimizar os gráficos de forma muito profissional. Esse é um jogo que pode ser muito bem desenvolvido, se investir em originalidade.
6. League of Legends: Wild Rift (2020)
Seguindo a ideia da acessibilidade que todos os jogos da Riot Games têm, Wild Rift foi criado especialmente para celulares por ela. A ideia geral é que seja possível jogar LoL pelo celular, mas há algumas modificações para que isso funcione adequadamente.
Ademais, não é possível rodar em qualquer dispositivo móvel. Afinal, continua sendo um jogo complexo e exige muito mais do processamento do que outros games. Por isso, atualizações ainda estão sendo pensadas para que todos possam desfrutar do jogo livremente.
MOBA dentro do mundo dos esports
Com todo o surgimento de jogos eletrônicos, sobretudo online, uma nova profissão se formou. Os pró-players ou jogadores profissionais. Entretanto, durante muito tempo, ela foi muito subestimada. Ainda hoje, muitas pessoas ainda nem consideram isso uma profissão ou nem mesmo sabem da sua existência.
Isso acontece por conta do rápido aceleramento do desenvolvimento das novas tecnologias da informação. Portanto, algumas gerações demoram mais tempo para entender as novidades e levá-las realmente a sério. Isso é algo absolutamente normal, que faz parte de qualquer processo de mudança.
O que nos interessa, no entanto, aqui é entender como isso se aplica aos jogos MOBA. E isso é fácil. A quantidade de pró-players só é possível uma vez que há o conceito de esports. Isso mesmo, os pró-players são como atletas digitais. Ou seja, eles dedicam suas vidas a estudar e melhorar suas habilidades em jogos eletrônicos.
Diferente do que muitos pensam, isso não faz mal para nosso desempenho intelectual. Na verdade, aprimorar as habilidades em jogos como os MOBA estimula em vários níveis o nosso raciocínio lógico, assim como diversos outros campos de conhecimento. Por isso, é uma função digna e deve ser respeitada.
FAQ
Qual é o MOBA mais jogado do mundo?
O MOBA mais jogado do mundo é, sem dúvidas, o Dota 2. O único outro título que chega a competir com ele por esse lugar é o League of Legends, que se consolidou de forma bastante eficaz também. Ambos os jogos agradam aos jogadores, além de pertencerem aos jogos esports. Assim, todos os anos há competições com premiações até mesmo em dinheiro para os melhores.
Qual o melhor MOBA atualmente?
Definir o melhor MOBA é uma tarefa bastante difícil. Afinal, a opinião das pessoas diverge bastante quando se entra nesse quesito. Portanto, de forma que todas as opiniões possam ser minimamente consideradas, trouxemos os aclamados como 3 melhores do mundo. São eles League of Legends, Dota 2 e Heroes of the Storm, que se tornaram referência dentro do gênero.
Qual foi o primeiro jogo de MOBA?
O primeiro jogo de MOBA, que deu origem a esse formato, é o Herzog Zwei. Quando o comparamos com os games de hoje, muitos podem dizer que não faz sentido algum. Entretanto, saiba que ele pode ser considerado o pai desse gênero, sobretudo porque traz elementos muito importantes para o que seria consolidado como MOBA hoje.
Qual melhor MOBA para celular 2022?
Embora falte originalidade, o aclamado como melhor MOBA para celular em 2022, considerando sua popularidade, é o Mobile Legends. Afinal, foi ele que teve mais downloads e mais ênfase nos tópicos que discutem esse assunto. Ele traz elementos dos três principais jogos do gênero, além de ter uma jogabilidade de excelente qualidade.
O que significa a sigla MOBA?
A sigla MOBA está em inglês e significa Multiplayer Online Battle Arena. Em uma tradução totalmente livre, quer dizer Arena de Batalha Online para Múltiplos Jogadores. Assim, faz referências às principais características que moldam o gênero.
Qual é o MOBA mais leve para PC?
O MOBA mais leve para PC é o League of Legends. Afinal, ele exige bem pouco do processamento do computador. Além de também não precisar de requerimentos altos das outras funções. Ele foi arquitetado justamente pensando nisso, para que cada vez mais pessoas pudessem ter acesso ao jogo gratuitamente.