O serviço de streaming de filmes e séries por assinatura é um sistema que vem se consolidando cada vez mais entre os brasileiros. O que começou com a Netflix como grande pioneira, chegou a dezenas de ótimas opções de mercado, como as gigantes Globoplay, HBO Go e Amazon Prime Video, além das pequenas e bem promissoras Looke e Crackle.
Junto das plataformas que já existem aqui no Brasil, também temos sempre novidades chegando. Esse ano mesmo a tão aguardada Disney+ desembarcará no país e promete trazendo ainda mais concorrência entre as opções disponíveis para assinatura.
Streaming mais popular que a TV Paga
Em uma pesquisa feita pelo Ibope, foi analisado que atualmente a audiência somada de todos os principais streamings de vídeo (não contando transmissões pirateadas) fica a frente de diversas emissoras de TV Aberta, além de também aparecer superior aos pontos alcançados pela TV Paga. Confira os números, sendo que cada ponto equivale a 250 mil domicílios (via Tecnoblog):
1º Lugar – Globo – 15 pontos do Ibope
2º Lugar – Streaming – 7 pontos do Ibope
3ª Lugar – TV Paga – 6,3 pontos do Ibope
4ª Lugar – Record – 5,5 pontos do Ibope
5ª Lugar – SBT – 5 pontos do Ibope
6ª Lugar – Band – 1,5 pontos do Ibope
7ª Lugar – RedeTV – 0,6 pontos do Ibope
Podemos concluir que os brasileiros estão cada vez mais apaixonados pelo streaming. Esses serviços, com todo o conteúdo que é disponibilizado para seus usuários, estão conseguindo substituir a TV Paga, que vem tendo uma queda de audiência.
A crescente da Amazon Prime Video e Globoplay
Todos sabemos que a Netflix é o serviço de streaming mais consolidado no Brasil. Isso se deve muito por ter sido a primeira a aparecer no país com opções chamativas e um preço acessível para todos.
Contudo, 2020, depois de alguns anos nadando sozinho, a Netflix ganhou dois grandes concorrentes. Tanto a Globoplay, como a Amazon Prime Video vem conquistando cada vez mais novos usuários brasileiros.
O Prime Video, por exemplo, bateu 150 milhões de assinantes no mundo. E isso só foi possível após o serviço ser disponibilizado no Brasil em setembro de 2019, com um amplo crescimento nos últimos 3 meses do ano.
Junto dele, a Globoplay, streaming da TV Globo, também teve um crescimento muito grande no trimestre final de 2019. Mirando o topo, a plataforma cresceu 56% nesse período.
Assim, as duas, junto com a Netflix, vêm disputando entre as queridinhas no país. Junto disso, podemos esperar também a Disney+ como mais uma força entre os streamings no Brasil quando for lançado.
Mas qual é o streaming com mais assinantes no Brasil?
A plataforma JustWatch fez uma pesquisa sobre como se comportou a variação dos assinantes e espectadores dos principais streamings disponíveis no Brasil no primeiro semestre de 2020. Os resultados foram os seguintes:
Em meio a pandemia de covid-19, os streamings começaram a ser mais procurados, e é possível ver isso analisando os gráficos. A Netflix ainda continua dominando e tudo leva a crer que continuará durante o último semestre também. Porém, é muito interessante ver como a Amazon Prime Video se tornou um concorrente real pelo topo.
Outra variação importante é do Globoplay. Apesar de ainda estar abaixo de concorrentes como o HBO Go e o Telecine Play – serviços que já fazem parte do pacote de muitos assinantes de TV Paga – o serviço da Globo vem crescendo bastante, tendo uma ótima variação para cima no gráfico. Com isso, podemos entender ela como outra forte concorrente da Netflix.
Netflix deve continuar sendo o streaming dominante
Apesar dessa ótima concorrência que estamos vendo entre os serviços, trazendo sempre novidades e mais conteúdos para os assinantes, segundo um estudo da Digital TV Research (via labsnews), a Netflix deve continuar no topo durante um bom tempo ainda entre os principais países da América Latina.
Diante das projeções, até 2025, o streaming teria 48 milhões de assinantes no local, aumentando 54% durante esse período. Assim, eles continuariam a uma distância considerável dos seus principais concorrentes.
E a Disney+?
A Disney+ já é um sucesso mundial. Em assinantes totais, o serviço já conta com mais de 60 milhões e traz todos os conteúdos dos estúdios ligados a Disney. Com isso, é bem provável que chegará ao Brasil mantendo esse padrão de sucesso já apresentado em outros países.
O que estamos realmente curiosos para saber é como a Netflix será impactada com mais um concorrente de peso para os brasileiros. Talvez, um dos grandes problemas do Disney+ é seu preço, ficando R$28,99 por mês e bastante acima dos outros streamings que fazem sucesso no Brasil.
Legendas da Amazon Prime são horríveis, todas sem sincronia, quando não adianta, atrasa. Foi o que me fez cancelar o serviço. Acompanhando pela net, vi que 99% das reclamações são sobre as legendas, é a plataforma até o momento nada fez.