Morreu nesse quarta-feira à noite, o premiado ator norte-americano James Caan. O anúncio foi feito nessa quinta-feira, pela própria família de Caan. A causa da morte não foi anunciada. Com uma carreira que durou mais de 60 anos, o ator ficou bastante conhecido por seus papéis marcantes e personagens fortes.

Sucesso nos anos 60 e 70

O talento de Caan fez com que ele obtivesse sucesso logo no início de sua carreira. Em 1965, logo em seu terceiro trabalho cinematográfico, o ator já conseguiu sua primeira indicação ao Globo de Ouro pelo desempenho no faroeste Assim Morrem os Bravos. Seis anos depois, em 1971, Caan recebeu sua primeira indicação ao Emmy, pela performance no drama biográfico Glória e Derrota.

James Caan como Sonny Corleone em O Poderoso Chefão (1972)

Contudo, foi em 1972, que James Caan ficou mundialmente famoso ao interpretar o papel de Sonny Corleone no aclamado clássico O Poderoso Chefão. O desempenho como o impulsivo primogênito da família Corleone e herdeiro dos “negócios” do pai, Don Vito Corleone, deu ao ator sua primeira e única indicação ao Oscar.

James Caan em Funny Lady (1975)

O filme foi um enorme sucesso de público e crítica. Arrecadando quase 300 milhões de dólares para um orçamento de cerca de 7 milhões de dólares. Além disso, a obra até hoje é considerada um dos melhores filmes da história do cinema. Por tudo isso, O Poderoso Chefão fez com que todos os nomes envolvidos em sua produção virassem figurinhas conhecidas no mundo da sétima arte.

Decaída nos anos 80 e 90

Depois de sua indicação ao Oscar pelo papel no filme, James Caan iria ainda receber mais duas indicações ao Globo de Ouro, por seu desempenho nos filmes O Jogador (1974) e Funny Lady (1975). Nos anos 80 e 90 sua carreira deu uma decaída, mas o ator ainda continuou a conseguir papéis importantes em filmes grandes, como Profissão: Ladrão (1981). Dick Tracy (1990), Queima de Arquivo (1996) e Dogville (2003).

James Caan em cena de Profissão: Ladrão (1981)

Nos últimos anos, mesmo com a idade já um pouco avançada, o ator continuava a trabalhar tanto no cinema quanto na televisão. Seu último trabalho lançado, foi a comédia romântica Queen Bees (2021) que, além de Caan, contava ainda com a presença de diversos atores veteranos, como Ellen Burstyn, Ann-Margret e Christopher Lloyd.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.