Separamos aqui, uma lista com 10 clássicos imperdíveis que se encontram disponíveis no catálogo de filmes da Netflix. Vale lembrar que a plataforma está sempre atualizando seus títulos, então é bom assistir o quanto antes para não perder nenhum deles.

Com o passar dos anos, estamos cada vez mais rodeados por novas tecnologias e a capacidade que temos de processar informações, aumenta à cada dia. No cinema essa característica é muito perceptível, uma vez que as novas plataformas de edição abrem portas para um mundo de efeitos visuais cada vez mais impressionantes.

Porém, um bom filme necessita muito mais que bons efeitos especiais, para se tornar um grande clássico. Para isso, além de uma boa história, precisa-se de uma boa adaptação de roteiro, bons personagens e a capacidade de encantar e emocionar o público.

Depois de uma análise no catálogo de filmes da Netflix, encontramos 10 pérolas escondidas que marcaram o cinema e que valem a pena ser revisitadas. E para quem não as viu ainda, aqui fica a dica, pois são obrigatórias!

Confira abaixo nossa lista com 10 clássicos imperdíveis que se encontram disponíveis na maior plataforma de streaming do Brasil.

Forrest Gump – O Contador de Histórias

Assistir na Netflix →

Forest Gump: O Contador de Histórias é um filme lançado pela Paramount Pictures em 1994 que conta com a direção de Robert Zemeckis e roteiro de Eric Roth, baseado em um romance de mesmo nome escrito por Winston Groom.

O elenco traz os atores Tom Hanks como Forrest Gump, Robin Wright como Jenny Curran, Gary Sinise como Tenente Dan Taylor, Mykelti Williamson como Benjamin Buford “Bubba” Blue, Sally Field como a Sra. Gump, a mãe de Forrest e as crianças Haley Joel Osment como filho de Forrest e Jenny, Conner Humphreys e Hanna R. Hall.

A trama atravessa várias décadas na vida de Forrest Gump, um homem simples do Alabama que em suas andanças pelo país, acaba encontrando personalidades históricas, influenciando na cultura popular e testemunhando alguns dos eventos mais notórios da história dos Estados Unidos no final do século XX.

Neste clássico, uma parte da história moderna do país é contada através do olhar de um jovem com Q.I. abaixo da média. Gump retrata sua visão leve e inocente de eventos como as Guerras do Vietnã e de Watergate, sem deixar de lado o amor puro que carrega desde a infância pela bela Jenny Curran.

A história tem início em 1981, quando Forrest senta-se em um ponto de ônibus na cidade de Savannah, Geórgia e passa a contar a história de sua vida para as pessoas que se sentam ao lado dele enquanto aguardam para embarcar.

A produção se consagrou como um enorme sucesso de público e crítica, tornando-se o segundo filme de maior bilheteria do ano de 1994, perdendo apenas para a animação O Rei Leão e alcançando uma receita de aproximadamente US$ 678 milhões em todo o mundo.

Forrest Gump ganhou Oscars de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator para Tom Hanks, Melhor Roteiro Adaptado, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Edição e também recebeu diversas indicações para outros prêmios, incluindo Globo de Ouro, BAFTA e Screen Actors Guild Awards.

Seven – Os Sete Crimes Capitais

Assistir na Netflix →

Seven: Os Sete Crimes Capitais segue os passos de dois policias do FBI, o jovem e impetuoso David Mills que passou cinco anos na divisão de homicídios e o experiente, culto e prestes a reformar-se William “Smiley” Somerset que são encarregados de uma perigosa e intrigante investigação envolvendo um serial killer que baseia seus crimes nos sete pecados capitais.

O longa foi um trabalho importantíssimo na carreira de David Fincher e com certeza foi um dos responsáveis por sua ascensão. A luz é trabalhada de uma forma exemplar pelo diretor, sendo através da mesma que o artista identifica o protagonismo de seus personagens.

Seven: Os Sete Crimes Capitais foi produzido por Arnold Kopelson e Phyllis Carlyle com roteiro escrito por Andrew Kevin Walker (“A lenda do Cavaleiro Sem Cabeça” de 1999) com trilha sonora composta por Howard Shore (Trilogia O Senhor dos Anéis) e editado por Richard Francis-Bruce (“Herry Potter e a Pedra Filosofal” de 2001).

O elenco traz os atores Brad Pitt como Detetive David Mills, Morgan Freeman como Detetive William Somerset, Gwyneth Paltrow como Tracy Mills, Kevin Spacey como John Doe, R. Lee Ermey como Capitão da Polícia, Richard Roundtree como o advogado Martin Talbot e Richard Schiff como Mark Swarr.

O filme foi vencedor do MTV Movie Awards de “Melhor Filme“, com “Melhor Vilão” para Kevin Spacey e “O Homem Mais Desejável” para Brad Pitt. O filme também teve indicações ao Oscar de “Melhor Edição“, ao BAFTA de “Melhor Roteiro Original” e ao MTV Movie Awards de “Melhor Dupla” com Brad Pitt e Morgan Freeman.

O Poderoso Chefão

Assistir na Netflix →

A série de filmes The Godfather ou O Poderoso Chefão consiste em três filmes dirigidos por Francis Ford Coppola com base em um romance do escritor ítalo-americano Mario Puzo. O primeiro filme foi lançado em 1972 e narra as tramas envolvendo os Corleone, uma das mais poderosas famílias da Máfia italiana presente nos Estados Unidos, liderada pelo icônico Don Vito Corleone.

O longa é aclamado “culturalmente, historicamente e esteticamente, sendo selecionado pela Biblioteca do Congresso para ser preservado no National Film Registry. O American Film Institute o selecionou como o melhor filme de gângster de todos os tempos e o segundo melhor filme da história, na lista dos melhores filmes norte-americanos.

O mega-elenco conta com os atores Marlon Brando como Don Vito Corleone, Al Pacino como Michael Corleone, Robert Duvall como Thomas “Tom” Hagen, Diane Keaton como Katherine “Kay” Adams, James Caan como Santino “Sonny” Corleone, John Cazale como Frederico “Fredo” Corleone, Richard Castellano como Peter Clemenza e Talia Shire como Constanzia “Connie” Corleone.

The Godfather foi indicado a dez Oscars e venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator para Marlon Brando. O filme foi produzido pela Paramont Pictures com edição de William Reynolds e Peter Zinner e o roteiro leva a assinatura de Francis Coppola e do próprio Mario Puzo.

Cemitério Maldito

Assistir na Netflix →

Para muitas famílias, mudar-se de casa é sinônimo de um recomeço, mas para os Creed, pode ser o início do fim. Isso porque sem saber, eles se mudaram para o lado de um “Cemitério de Animais” ou Pet Sematary, um local construído com os sonhos desfeitos das crianças da pequena cidade de Ludlow, no estado do Maine.

Este pedaço de terra esconde um misterioso cemitério índio, que detém o poder da ressurreição. E quando a pior das tragédias acontece, os Creed mergulham em um inferno inimaginável.

O velho Jud Crandall tenta avisar a família, pois mesmo sendo a pessoa mais simpática da região e conhecendo bem os segredos da vida, já viu o suficiente para acreditar com todas as forças que muitas vezes a morte é a melhor solução.

Pet Sematary é dirigido por Mary Lamber e produzido por Richard P. Rubinstein com base na obra do escritor Stephen King. A trilha sonora fica por conta de Elliot Goldenthal (Entrevista com o Vampiro de 1994) e o roteiro é assinado pelo próprio Stephen King.

O filme traz em seu elenco, os atores Dale Midkiff como Louis Creed, Denise Crosby como Rachel Creed, Blaze Berdahl como Ellie Creed, Miko Hughes como Gage Creed, e Fred Gwynne como Jud Crandall.

Uma curiosidade é que Stephen King pessoalmente pediu aos integrantes da banda de punk rock Ramones, do qual era fã, para que compusessem a trilha sonora do filme. A música Pet Sematary acabou sendo indicada ao Framboesa de Ouro em 1990 como Pior Canção Original.

Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida

Assistir na Netflix →

É o primeiro filme da saga Indiana Jones e o segundo da cronologia da série que conta com quatro longas ao todo. Ele coloca Indiana Jones contra um grupo de nazistas que está à procura da Arca da Aliança, que o Führer Adolf Hitler acredita poder tornar o seu exército invencível.

Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida foi produzido por Frank Marshall e Howard Kazanjian com produção executiva de George Lucas. O roteiro leva a assinatura de Lawrence Kasdan e a direção fica a cargo de ninguém menos que Steven Spielberg.

O elenco é composto por Harrison Ford como Indiana Jones, Karen Allen como Marion Ravenwood, Paul Freeman como René Belloq, Ronald Lacey como o Mayor Toht, John Rhys-Davies como Sallah, Denholm Elliott como Dr. Marcus Brody, Wolf Kahler como Coronel Dietrich e Alfred Molina como Satipo.

O longa foi lançado em 1981 e se firmou como o filme de maior bilheteria daquele ano, arrecadando cerca de US$ 390 milhões e sendo considerado um dos maiores filmes da história.

A produção foi indicada à nove estatuetas do Oscar em 1982, incluindo a de Melhor Filme e conquistou quatro delas, como Melhor Direção de Arte, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhores Efeitos Visuais e ainda um quinto “Prêmio Especial” por sua Montagem de Efeitos Sonoros.

O grande sucesso do longa, tanto a nível crítico como popular, garantiu o lançamento de mais três filmes, sendo eles Indiana Jones e o Templo da Perdição em 1984, Indiana Jones e a Última Cruzada em 1989 e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal em 2008, que juntos, constituem uma das séries de aventura mais aclamadas na história do cinema.

Rocky – Um Lutador

Assistir na Netflix →

Sylvester Stallone escreveu o roteiro de Rocky: Um Lutador em três dias e meio, pouco depois de assistir a uma luta de box entre Muhammad Ali e Chuck Wepner que aconteceu no Richfield Coliseum no estado de Ohio em março de 1975, onde poucos esperavam que Wepner venceria.

United Artists gostou do roteiro de Stallone e queria dar o papel principal à uma estrela bem já estabelecida na época, como Robert Redford, Ryan O’Neal, Burt Reynolds ou James Caan, mas Stallone insistiu em viver o próprio personagem.

Rocky é um desconhecido boxeador da Filadélfia que complementa sua renda como coletor de um agiota. Nesta cidade ocorrerá a disputa pelo campeonato mundial de pesos pesados, que está marcada para o dia de Ano Novo de 1976.

Porém, o desafiante do campeão Apollo Creed se machuca e o promotor Jergens encontra dificuldades de encontrar outro oponente. Creed apresenta a ideia incomum de lutar contra um pugilista local apelidado de Rocky – O Garanhão Italiano, imaginando ser um grande apelo para a mídia.

O longa lançado em 1976, foi dirigido por John G. Avildsen, sendo escrito e estrelado por Sylvester Stallone no papel de Rocky Balboa. A produção fica por conta de Gene Kirkwood e a inesquecível trilha sonora foi composta por Bill Conti (Karatê Kid de 1984).

Além de Stallone o filme também é estrelado por Talia Shire como Adrian, Burt Young como Paulie, Burgess Meredith como o treinador Mickey Goldmill, e Carl Weathers como o campeão Apollo Creed.

Os Embalos de Sábado À Noite

Assistir na Netflix →

Saturday Night Fever ou Os Embalos de Sabado à Noite segue os passos de Tony Manero que é um jovem morador do Brooklin. Ele é um excelente dançarino de disco music e só encontra a felicidade aos fins de semana, depois de trabalhar em uma loja de tintas.

Enquanto se prepara para participar de um concurso em uma discoteca, ele vive uma crise em seu relacionamento. Tony acaba vencendo o concurso, mas não fica satisfeito por achar que os segundos colocados são na realidade, superiores a ele e sua parceira e só não levaram o prêmio por serem latinos.

O longa foi lançado em 1977, sendo produzido por Robert Stigwood e dirigido por John Badham com roteiro de Norman Wexler baseado em um artigo do jornalista Nick Cohn para o jornal The New York Times.

Saturday Night Fever levou mais de 6 milhões de pessoas aos cinemas brasileiros, fazendo com que o filme ocupe até hoje, a 11ª posição no ranking das maiores bilheterias do país. A maior parte da trilha sonora foi composta pela banda Bee Gees, sendo que “Stayin’ Alive“, virou um super na da época e até nos dias atuais.

O filme é estrelado por John Travolta como Tony Manero, Karen Lynn Gorney como Stephanie Mangano, Barry Miller como Bobby C., Joseph Cali como Joey, Paul Pape como Double J., Fran Drescher como Connie, Donna Pescow como Annette e Bruce Ornstein como Gus.

Ghost – Do Outro Lado da Vida

Assistir na Netflix →

Ghost: Do Outro Lado da Vida foi dirigido por Jerry Zucker, com roteiro assinado por Bruce Joel Rubin. O longa foi produzido e distribuído pela Paramount Pictures, sendo lançado em 1990 e se tornando uma febre em todo o mundo.

Assassinado na frente de sua mulher na porta de um teatro, Sam Wheat se recusa a deixar o plano dos vivos e se afastar de seu amor. Sua alma acaba conhecendo uma médium interesseira que o ajuda em sua vingança contra seu assassino.

O filme foi um grande sucesso de bilheteria arrecadando cerca de US$ 506 milhões com um orçamento total de US$ 22 milhões. O desempenho de Whoopi Goldberg foi muito elogiado pela crítica especializada e o papel de Oda Mae Brown rendeu a ela um Oscar, um BAFTA e um Globo de Ouro.

A música tema do filme Unchained Melody é uma regravação feita em 1965 pela dupla de cantores conhecidos como The Righteous Brothers e se tornou uma marca registrada deste grande sucesso do cinema.

Ghost: Do Outro Lado da Vida é estrelado por Patrick Swayze como Sam Wheat, Demi Moore como Molly Jensen, Whoopi Goldberg como Oda Mae Brown, Tony Goldwyn como Carl Brunner, Rick Aviles como Willie Lopez.

Top Gun – Ases Indomáveis

Assistir na Netflix →

Top Gun: Ases Indomáveis é um filme dirigido por Tony Scott, com roteiro escrito por Jim Cash e Jack Epps Jr. baseado em um artigo do jornalista israelense Ehud Yonay chamado “Top Guns” que foi publicado na revista California Magazine.

O Tenente Pete “Maverick” Mitchell e seu copiloto Nick “Goose” Bradshaw são pilotos de caças da marinha americana com base no porta aviões USS Enterprise e durante uma saída de rotina eles acabam interceptando dois Mig-28.

Apesar do encontro não envolver disparos, faz com que Cougar um dos pilotos do esquadrão de Maverick em entre choque e fique incapacitado de pousar. Desobedecendo a ordens para regressar, Maverick acompanha Cougar até o porta aviões, onde os dois pousam em segurança.

Cougar desiste de voar alegando que teve medo de não voltar a ver o seu filho recém-nascido. Perante a desistência de Cougar e apesar de não gostar, o comandante da Enterprise envia Maverick e Goose para a base de Miramar, onde está sediada a academia de pilotos com o nome de “Top Gun”.

O MiG-28 era uma aeronave fictícia, na verdade foi utilizado um F-5 Tiger II construído pela Northrop nos Estados Unidos em 1964. As filmagens foram feitas em San Diego, Califórnia e contou com o apoio da Marinha Americana e dos oficiais e alunos da própria Navy Fighter Weapons School.

Top Gun: Ases Indomáveis foi produzido por Don Simpson e Jerry Bruckheimer e distribuído pela Paramount Pictures, se tornando foi o maior sucesso de bilheteria de 1986 e faturando US$ 356,8 milhões ao redor do mundo.

O longa é estrelado por Tom Cruise como Maverick, Kelly McGillis como Charlie, Val Kilmer como Ice, Anthony Edwards como Goose, Tom Skerritt como Viper, Michael Ironside como Jester, John Stockwell como Cougar e Barry Tubb como Wolfman.

Harold Faltermeyer foi responsável pela trilha sonora do filme que alcançou rapidamente um grande sucesso comercial. Os destaques vão para “Danger Zone” de Kenny Loggins e o grande sucesso “Take My Breath Away” da banda Berlin, que arrematou um Oscar de Melhor Canção Original e um Globo de Ouro na mesma categoria.

Lendas da Paixão

Assistir na Netflix →

Legends of the Fall ou Lendas da Paixão é baseado na obra de Jim Harrison lançada em 1979, sendo dirigido por Edward Zwick (Diamante de Sangue de 2006) com roteiro escrito por Susan Shilliday e William D. Wittliff.

O filme se passa no início de 1900 e conta a história de três irmãos muito diferentes entre si, sendo Alfred o mais velho, um homem reservado e muito sério. Tristan, o irmão do meio é selvagem e valente e o caçula Samuel é frágil e constantemente protegido pelos seus dois irmãos mais velhos.

A chegada da noiva de Samuel, a intrigante Susannah, acabará fazendo com que os três se tornem rivais, tendo porém, que conviver com os eternos laços de sangue que os unem e descobrindo que por causa dele, jamais deixarão de se amar, independentemente de qualquer situação.

Legends of the Fall foi indicado a três Oscars (e venceu na categoria “Melhor Fotografia”) e quatro Globos de Ouro. A TriStar Pictures lançou o longa em dezembro de 1994 e arrecadou um total de US$ 160,7 milhões nas bilheterias de todo o mundo.

O filme conta com os atores Brad Pitt como Tristan Ludlow, Aidan Quinn como Alfred Ludlow, Henry Thomas como Samuel Ludlow, Julia Ormond como Susannah Fincannon Ludlow, Karina Lombard como Isabel Decker Ludlow, Anthony Hopkins como Coronel William Ludlow e Christina Pickles como Isabel Ludlow.

E aí, depois dessas dicas de grandes cássicos imperdíveis que se encontram disponíveis no catálogo de filmes da Netflix, qual deles será o primeiro de sua lista?

Então não marque bobeira!!!

Fique por dentro de todos os maiores clássicos do cinema em nossa página Proddigital POP e também siga nossas redes sociais InstagramTwitterFacebook para não perder nenhuma novidade no universo incrível da cultura POP!!

Leia mais:

Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários