A Marvel Studios e Jon Watts afirmaram, em comunicados separados, que o diretor deixou o comando da nova versão de Quarteto Fantástico. Watts esteve à frente de todos os três filmes do Homem-Aranha no Universo Cinematográfico Marvel (MCU), incluindo o último, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, que foi (de longe) o filme mais visto de 2021 e arrecadou quase 2 bilhões em bilheterias no mundo todo.

Jon Watts na ComicCon de 2016

Segundo fontes, Watts estaria “cansado” de dirigir “filmes de super-herói” e nesse momento estaria procurando outros tipos de projeto para trabalhar. O diretor, contudo, agradeceu a Marvel pela oportunidade e disse esperar trabalhar com o estúdio novamente. “Sou eternamente grato por ter feito parte do Universo Cinematográfico Marvel por sete anos. Tenho esperança de que trabalharemos juntos novamente”, disse ele. Antes de entrar para o MCU, Watts havia dirigido apenas outros dois longas-metragens, ambos de baixo orçamento. O terror Clown (2014) e o thriller A Viatura (2015).

Primeira versão de O Quarteto Fantástico. Filmado em 1994, mas nunca sequer lançado nos cinemas.

Essa nova versão de Quarteto Fantástico será a quarta tentativa de trazer o grupo de heróis para a telona. A primeira tentativa foi em um filme de baixo orçamento feito em 1994 e que nunca foi sequer lançado. Depois vieram os dois filmes da 20th Century Fox lançados, respectivamente, em 2005 e 2007. Apesar de nenhuma das duas obras ter ido bem com a crítica especializada, o primeiro filme, Quarteto Fantástico (2005), até chegou a fazer sucesso com o público. O que, aliás, motivou a produção de uma continuação, Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, que não foi bem nas bilheterias e, juntou com outros problemas, encerrou de vez com as chances de produção de um terceiro filme.

Segunda versão de O Quarteto Fantástico, lançado em 2005.

Em 2015, a Fox tentou “reiniciar” a franquia com novos atores e um novo diretor. Com um elenco mais jovem e uma história mais voltada para o público adolescente, o filme foi um completo fracasso tanto de crítica quanto de público. Agora, com a aquisição da Fox pela Disney (que já é dona da Marvel), os produtores esperam agregar o grupo de heróis ao Universo Cinematográfico Marvel. Será um enorme desafio para o estúdio fazer (talvez) o primeiro filme bem-sucedido do Quarteto Fantástico. O estúdio conta, para isso, com a experiência que desenvolveu durante os quase 15 anos de MCU e também com a enorme base de fãs que construiu durante esse período.

Terceira versão de O Quarteto Fantástico, lançado em 2015.

Por isso também, o estúdio havia trago Jon Watts para chefiar o projeto. Já que o diretor conseguiu três enormes sucessos à frente dos filmes do Homem-Aranha. Sem Watts, a Marvel terá que encontrar outro diretor competente e que aceite o enorme desafio de fazer um filme do Quarteto Fantástico que agrade crítica e fãs e faça jus a boa reputação que o MCU possui nos circuitos cinematográficos. Apesar de tudo isso, Kevin Feige, o chefão da Marvel, disse que respeita a decisão de Watts e que também espera trabalhar com ele em um futuro próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui