Doutor Estranho no Multiverso da Loucura não recebeu permissão governamental para estrear na Arábia Saudita. Segundo algumas fontes, o filme não foi tecnicamente banido do país, mas não recebeu o certificado obrigatório para que a obra possa ser distribuída em solo saudita. O que significa que, se nada mudar, o filme não poderá estrear em nenhuma sala de cinema da Arábia Saudita. Esse não é o primeiro filme da Marvel que recebe esse tratamento por parte das autoridades sauditas. Eternos (2021), também já havia sido impedido de estrear no país. Além disso, a nova versão de Amor, Sublime Amor (2021), dirigida por Steven Spielberg, foi igualmente, impedida de ser exibida nas salas de cinema da Arábia Saudita.

Em ambos os casos, o “problema” estava relacionado às questões LGBT+ que eram debatidas nos filmes. Ambas as obras contavam com personagens LGBT+. Em Eternos, inclusive, esse fato foi bastante debatido, já que um dos personagens principais do filme era abertamente gay. Já Amor, Sublime Amor contava com um personagem transsexual. No caso de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, o “problema” parece ser o mesmo. Apesar de as autoridades sauditas ainda não terem divulgado, oficialmente, o motivo da proibição, especula-se que ela possa estar ligada a presença, no filme da personagem America Chavez, que deve ser interpretada pela atriz Xochitl Gomez. Nos quadrinhos, Chavez é abertamente lésbica. Sendo que, essa característica da personagem deve ser mantida também no filme.

Cartaz de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)

A Arábia Saudita é uma das nações muçulmanas mais conservadoras do mundo. O país é uma monarquia absolutista governada pela mesma família, a Casa de Saud, desde sua unificação definitiva em 1932. Além disso, tanto Meca quanto Medina, as duas cidades mais sagradas para os islâmicos, ficam no país. Por isso, a Arábia Saudita é considerada como uma espécie de “guardiã da fé islâmica”. O islamismo, aliás, é considerado a religião oficial do país. Assim sendo, todos costumes e leis sauditas são influenciadas diretamente pela lei islâmica, chamada xaria. Por tudo isso também, quaisquer obras artísticas que desafiem os costumes e os pontos de vista da religião islâmica são censuradas e quaisquer comportamentos considerados “anti-islâmicos” são punidos com rigor. Assim sendo, filmes com personagens ou discussões em torno de questões LGBT+ são, geralmente, proibidos em território saudita. Já que esse tipo de “comportamento” é terminantemente proibido no país.

America Chavez, personagem que parece ser a “causa” da proibição de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura de estrear nos cinemas da Arábia Saudita.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura é 28.º “capítulo” do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) e um dos filmes mais aguardados do ano. A obra é uma continuação direta de Doutor Estranho (2016) e teve tanto sua produção quanto sua estreia adiadas em cerca de um ano devido à pandemia de COVID-19. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura traz de volta diversos personagens do filme anterior (como Wong, Karl Mordo, Nicodemus West e Christine Palmer), além de introduzir America Chavez à franquia e reunir, novamente, Stephen Strange com a Feiticeira Escarlate. O filme estreia nos cinemas brasileiros em 5 de maio. As pré-vendas mundiais de ingressos para Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, indicam que o filme deve bater diversos recordes de bilheteria ao longo de sua passagem pelos cinemas do mundo todo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui