O diretor norte-americano Michael Bay ficou conhecido ao longo dos anos por seus filmes de ação grandiosos, com muitas explosões e cenas de ação épicas. Quase todos os seus projetos envolvem orçamentos de centenas de milhões de dólares e efeitos especiais de primeira qualidade. Essa formula fez com que as obras dirigidas por Bay arrecadassem mais de 6 bilhões de dólares nas bilheterias e fizessem dele um dos diretores de cinema mais bem sucedidos, financeiramente, da história do cinema mundial. Mas também fez de Bay, um dos diretores mais odiados pelos críticos que quase nunca gostavam do resultado final de seus projetos.
Contudo, eu seu último filme, o diretor resolveu mudar um pouco seu estilo e investiu em um projeto com orçamento bem menor e com cenas menos “grandiosas”, se é que podemos dizer assim. A crítica parece ter gostado. Ambulância – Um Dia de Crime, mantêm uma aprovação de 68% no Rotten Tomatoes (site especializado em agregar a opinião da crítica especializada) e é, juntamente com A Rocha (1996), o filme mais bem avaliado da carreira do diretor. Ambas as películas são as únicas de Michael Bay a serem consideradas pelo site como “Fresh” (ou seja, “bom”, segundo a crítica especializada).
O público, contudo, não parece ter gostado tanto assim do filme. Nesse fim de semana, Ambulância estreou em quase 3,500 cinemas nos Estados Unidos e Canadá e o resultado foi, até agora, bastante desapontador. A película arrecadou apenas 8,7 milhões em três dias e ficou somente em quarto lugar entre os filmes mais assistidos do fim de semana. Essa é a pior estreia de um filme dirigido por Michael Bay em toda sua carreira como diretor. As piores estreias do diretor, até então, haviam sido: 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi, de 2016, que arrecadou 16 milhões de dólares em seu fim de semana de estreia e Sem Dor, Sem Ganho, de 2013, que arrecadou 20 milhões em seu fim de semana de estreia.
O ranking de filmes mais assistidos entre sexta-feira e domingo foi liderado com folga por Sonic 2, que arrecadou mais de 71 milhões e caminha para bater diversos recordes de bilheterias. Contudo, Ambulância não perdeu apenas para Sonic 2. O filme, foi batido pela comédia-romântica de aventura A Cidade Perdida (que já vai para sua terceira semana em cartaz) e pelo filme de super-herói Morbius (que caminha para sua segunda semana em cartaz).
Possíveis explicações
Especialistas do mercado tentam encontrar possíveis explicações para o fracasso de Ambulância. A primeira delas seria a concorrência com Sonic 2. Apesar de a película do “porco-espinho azul” ser um filme com “apelo familiar” e Ambulância ser mais um filme de ação, voltado ao público masculino, números indicam que Sonic 2 teria abocanhado uma grande fatia desse mercado masculino que Ambulância esperava cativar. Isso ocorreu, segundo especialistas, principalmente, devido a força da marca e ao apelo emocional exercido pelos personagens de Sonic. Outra possível explicação para o fracasso, até aqui, de Ambulância, seria o fato de que talvez os gostos do público tenham mudado nos últimos anos e filmes de ação iguais aos que Bay produzia durante os anos 90 e início dos anos 2000, tais como, Armageddon, Pearl Harbor e Transformers, por exemplo, não agradem mais tanto ao público como agradavam antes.
Alguns dizem ainda que, filmes como Ambulância, enfrentam forte concorrência de plataformas de streaming (como a Netflix, por exemplo) onde o público pode encontrar uma infinidade desse tipo de filme sem precisar sair de casa. Por isso, argumentam eles, o público não se sentiria “motivado” a ir ao cinema para assistir “outro filme igual” ao que ele encontra, facilmente, no catálogo dessas plataformas.
Seja qual for o motivo do fracasso de bilheteria de Ambulância, é certo que isso não é nada bom para a carreira de Michal Bay que vem de uma sequência de filmes que não foram bem nas bilheterias. Seus últimos filmes não parecem ter agradado ao público (Transformers: O Último Cavaleiro, inclusive, foi um gigantesco fracasso de bilheteria) e o diretor, que já foi conhecido por sua capacidade de arrecadar grandes bilheterias, parece estar com sua reputação ameaçada.