A 20th Century Studios (novo nome da “20th Century Fox” depois que o estúdio foi comprado pela Disney) acaba de anunciar oficialmente o início da produção de um novo filme da franquia “Alien”. A obra ainda não possui nome definitivo, mas está sendo chamada provisoriamente de “Alien: Romulus”. O estúdio anunciou que o cineasta uruguaio Fede Álvarez irá escrever, produzir e dirigir o filme. Álvarez dedicou quase toda a sua carreira a filmes de terror, estando por trás de obras como O Homem nas Trevas (2016), Millennium: A Garota na Teia de Aranha (2018), além da refilmagem de A Morte do Demônio (2013).
Pelo que consta, o cineasta teria apresentado a ideia de um novo filme para franquia Alien para Ridley Scott (diretor do primeiro e produtor de diversos outros filmes da franquia) e ele, junto com o estúdio, teriam dado a “luz verde” para a produção da película. Aliás, Scott deve atuar como produtor executivo do novo filme. Além de Alvaréz, a 20th Century Studios anunciou também todos os nomes do elenco da obra.
O filme, deve ser protagonizado pela atriz norte-americana Cailee Spaeny, que terá como companheiros de elenco os atores David Jonsson, Archie Renaux e Spike Fearn, além das atrizes Isabela Merced e Aileen Wu. A produção começara a ser rodada já agora em 9 de março em Budapeste, na Hungria.
A 20th Century Studios não revelou muitos detalhes sobre o enredo do filme, que parece estar sendo mantido em segredo. O estúdio, no entanto, divulgou a premissa do filme. Segundo a 20th Century Studios, o filme contará a história de “um grupo de jovens em um mundo distante, que é obrigado a enfrentar a forma de vida mais aterrorizante do universo”.
Também não está claro a qual continuidade o filme pertencerá. Se será uma continuação dos filmes clássicos lançados entre 1979 e 1997 ou se será parte das “prequels” lançadas entre 2012 e 2017. O que parece estar claro, no entanto, tanto pela premissa quanto pelo elenco do filme, é que essa produção focará em um grupo de jovens e não em um grupo de militares adultos, como ocorreu em praticamente todos os outros filmes da franquia.
Uma franquia de sucesso
Alien é uma das mais bem-sucedidas e cultuadas franquias da história da ficção científica. Tendo começado no cinema, a franquia também chegou a televisão, a internet e a literatura. O primeiro filme foi lançado em 1979 pela 20th Century Fox (hoje em dia, conhecida como 20th Century Studios) e foi dirigido por Ridley Scott e escrito por Dan O’Bannon. A obra, que, atualmente, é considerada um dos melhores filmes da história do cinema, fez um enorme sucesso de crítica e público, o que fez com que a Fox decidisse produzir uma sequência. Lançado em 1986 e escrito e dirigido por James Cameron, Aliens foi igualmente um enorme sucesso de público e crítica e muita gente, inclusive, considera essa sequência melhor que o filme original.
Depois disso, a 20th Century Fox lançou mais dois filmes da série, Alien 3, em 1992, e Alien: A Ressurreição, de 1997, apesar de terem sido dirigidos por grandes cineastas e por terem sido estrelados por Sigourney Weaver (protagonista original dos filmes da franquia) não chegaram nem perto de fazer o mesmo sucesso que os dois primeiros filmes da série. Apesar de serem atualmente considerados “cults” por muita gente. Por isso, depois que o filme de 1997 foi lançado, a Fox resolveu deixar de lado a série original e seguir por outros caminhos.
No início dos anos 2000, a 20th Century Fox resolveu juntar dois dos personagens mais famosos do cinema de ficção-científica: Alien e Predador. Assim, baseado em um conceito desenvolvido primeiramente em uma revista em quadrinhos de 1989, o estúdio aprovou a produção de Alien vs Predador. O filme, que foi escrito e dirigido por Paul W. S. Anderson, conta a história de um rico industrial que descobre uma pirâmide enterrada debaixo do gelo antártico e manda uma equipe para investigar o fato. Sem saber, no entanto, que eles estão interferindo em uma batalha milenar entre duas das criaturas mais mortais do cinema.
Apesar de ter sido odiado pela crítica especializada, o filme fez sucesso comercial suficiente para que a 20th Century Fox decidisse fazer uma continuação. Lançado em 2007, Alien vs. Predador 2 foi achincalhado pela crítica (teve aprovação de apenas 12% no Rotten Tomatoes). Apesar de ter arrecado mais do que custou para ser produzido, o estúdio acabou achando melhor abandonar a série e partir para uma outra abordagem do personagem.
Assim, em 2012, a Fox lançou Prometheus, filme que se passa 30 anos antes dos acontecimentos do primeiro Alien (1979) e que funciona como uma “prequel” e uma história de origem das criaturas da franquia. A obra foi dirigida pelo próprio Ridley Scott. A ideia original de se fazer uma história sobre a origem dos aliens partiu de James Cameron, que no início dos anos 2000 estava incumbido de fazer o quinto filme da série. Para fugir do fracasso de Alien: A Ressurreição, quarto filme da série, o cineasta aventou a ideia de contar como a criatura do primeiro filme surgiu. A ideia nunca foi desenvolvida por Cameron, porque a 20th Century Fox decidiu na época fazer um crossover entre Alien e Predador.
Prometheus foi elogiado pela crítica e fez sucesso moderado nas bilheterias. Por isso, a Fox resolveu fazer uma continuação do filme. Dirigido novamente por Scott, Alien: Covenant foi lançado em 2017. A obra fez bem menos sucesso do que seu predecessor. Apesar de ter sido um sucesso moderado de crítica, o filme arrecadou menos do que o esperado nas bilheterias. Não obstante, o estúdio deve lançar um terceiro filme da série, já que o plano original era justamente fazer uma trilogia que levasse até os eventos do primeiro filme, de 1979. Contudo, pelo que vem sendo divulgado, Alien: Romulus não é parte dessas “prequels”, já que nem sequer é dirigido por Scott e não possui nenhum dos atores dos dois filmes anteriores.