Cena de Gladiador (2000).
Cena de Gladiador (2000).

Um acidente causado por manobras feitas por dublês durante as filmagens de Gladiador 2, deixou seis membros da produção do filme feridos. A informação foi confirmada pela própria Paramount Pictures, estúdio responsável pela produção e distribuição do longa-metragem, em nota divulgada à imprensa. Segundo o estúdio, nenhum dos feridos corre risco de vida, mas quatro deles continuam internados. A nota do estúdio não deixa claro o que ocorreu, mas diz que todos os feridos sofreram queimaduras, o que leva a crer que o acidente envolveu fogo ou material pirotécnico.

Ridley Scott e Russel Crowe durante as filmagens de Gladiador (2000).
Ridley Scott e Russel Crowe durante as filmagens de Gladiador (2000).

O acidente teria ocorrido no último dia 7 de junho nos sets do filme no Marrocos. “Durante as filmagens de uma sequência planejada de acrobacias no set da sequência de Gladiador, ocorreu um acidente durante o qual vários membros da equipe sofreram ferimentos que não representam risco de vida. As equipes de segurança e atendimento médico no local conseguiram agir rapidamente para que os envolvidos recebessem imediatamente os cuidados necessários. Todos estão em condição estável e continuam recebendo tratamento. O bem-estar do elenco e da equipe é de extrema importância para nós, e temos procedimentos rígidos de saúde e segurança em todas as nossas produções. Continuaremos monitorando a situação e tomando todas as precauções necessárias ao retomar a produção”, diz a nota divulgada pelo estúdio.

Especulações sobre a possível causa do acidente dão conta de que ele poderia ter sido causado por uma explosão ou um cano de gás rompido, mas nada foi confirmado ainda. O fato é que as filmagens estão ocorrendo na cidade de Ouarzazate, em meio ao deserto, onde as temperaturas, nessa época do ano, podem facilmente ultrapassar 40º Celsius. A Paramount Pictures deixou claro que nenhum membro do elenco ficou ferido e que pretende retomar a produção do longa-metragem assim que possível.

Continuação de sucesso de bilheteria

Dirigido por Ridley Scott, que também dirigiu o primeiro filme, e escrito por David Scarpa, que escreveu Todo o Dinheiro do Mundo (2017) e O Dia em que a Terra Parou (2008), Gladiador 2 deve focar seu enredo em torno da figura de Lucius (filho de Maximus, protagonista do primeiro filme) em sua trajetória para se tornar imperador. O filme será protagonizado por Paul Mescal no papel de Lucius e contará com um elenco estelar que inclui nomes como Denzel Washington, Pedro Pascal, Joseph Quinn e Connie Nielsen. Essa última, inclusive, reprisará seu papel como Lucilla. Ela é o único membro do elenco do filme original a retornar para a continuação, já que Russel Crowe, que protagonizou o filme original, disse que não estará na sequência.

Paul Mescal em cena de Aftersun (2022)
Paul Mescal em cena de Aftersun (2022). O ator protagonizará a continuação de Gladiador.

Conversas e rumores sobre a produção de uma continuação de Gladiador veem desde 2001, mas foi só em 2021 que ficou claro que o projeto realmente sairia do papel, depois que Scott anunciou que após a produção de Napoleon (seu último filme que será lançado em novembro desse ano), ele começaria a trabalhar na sequência de Gladiador. A obra que acaba de começar a ser rodada tem data inicial de estreia prevista para 24 de novembro do ano que vem.

Lançado em 2000, Gladiador foi um enorme sucesso de público e crítica. Com uma arrecadação de 460 milhões de dólares, o filme foi o segundo mais visto do ano, ficando atrás apenas de Missão Impossível 2. Além disso, a obra foi também bastante elogiada pelos críticos especializados. Com uma taxa de aprovação de 80% no Rotten Tomatoes, principal agregador de críticas da internet, Gladiador recebeu 12 indicações ao Oscar, 13 ao BAFTA e cinco ao Globo de Ouro. Escolhido com Melhor Filme nessas três premiações e na maioria das outras que disputou, a obra se tornou a mais premiada do ano.

Russel Crowe em uma cena de batalha de Gladiador (2000).
Russel Crowe em uma cena de batalha de Gladiador (2000). Divulgação.

Isso sem falar em como o filme influenciou tanto o público quanto os estúdios em Hollywood, relançando uma nova onda de interesse pelo Império Romano e por história antiga de forma geral e fazendo com que os estúdios hollywoodianos dessem muito mais espaço para filmes de época no estilo Gladiador, como O Último Samurai (2003), Troia (2004) e 300 (2006). Por tudo isso, é possível dizer que uma continuação de Gladiador até demorou para sair do papel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui