Montagem de Pedro Pascal e cena de Gladiador.
Montagem de Pedro Pascal e cena de Gladiador. Filmagens de Gladiador 2 devem ser retomadas ainda em 2023.

O badalado ator chileno-americano Pedro Pascal pode se juntar ao elenco, já recheado da sequência de Gladiador. Segundo reportagem do Hollywood Reporter, Pascal estaria em negociações por um papel no longa-metragem que tem data de estreia prevista para 22 de novembro de 2024. O filme será protagonizado pelo ator irlandês Paul Mescal. Além dele, Denzel Washington, Barry Keoghan e Joseph Quinn já confirmaram presença no longa, que deve contar também com o retorno de Connie Nielsen, no papel de Lucilla.

Pedro Pascal em cena de The Last of Us.
Pedro Pascal em cena de The Last of Us.

Pedro Pascal é um dos atores mais requisitados do momento, sendo protagonista de duas das mais badaladas séries atuais, The Mandalorian (do Disney+) e The Last of Us (da HBO Max). Nascido no Chile, o ator foi criado nos Estados Unidos e começou sua carreira com pequenos papéis em séries de televisão no final dos anos 1990. Em 2014, Pedro Pascal finalmente se tornou conhecido do grande público ao interpretar o personagem Oberyn Martell na famosa série Game of Thrones. Desde então, sua carreira está em ascensão e Pascal tem emendado um sucesso atrás do outro.

Continuação esperada

Se confirmada a participação de Pedro Pascal, ele será a última estrela a se juntar a esperada continuação de Gladiador. Uma sequência para a obra, que foi um tremendo sucesso de público e crítica, vem sendo cogitada desde o sucesso do primeiro filme. As primeiras conversas sobre isso, remontam à 2001, mais de 20 anos atrás. Contudo, nenhum dos planos nunca foi para frente. Ridley Scott, que dirigiu Gladiador, vem tentando tirar o projeto do papel desde 2003, sem sucesso.

Paul Mescal em cena de Aftersun (2022)
Paul Mescal em cena de Aftersun (2022). O ator protagonizará a continuação de Gladiador.

Contudo, as coisas começaram a “esquentar” no final de 2021, quando Scott anunciou que após dirigir Napoleon (filme que estreia em novembro desse ano), ele iria trabalhar na continuação de Gladiador. Em janeiro desse ano, foi anunciado que Paul Mescal estrelaria a película no papel de Lucius, filho de Maximus (personagem de Russel Crowe no filme original) e que o filme giraria em torno do personagem se tornando imperador. No mesmo mês, Crowe anunciou que ele não faria parte do filme.

Continue depois da publicidade

Em março desse ano, foi anunciado que os premiados atores Denzel Washington e Barry Keoghan fariam parte do elenco do filme. Em abril, foi a vez de Joseph Quinn e Connie Nielsen se juntarem ao elenco. Nielsen, inclusive, é até agora, o único membro original do elenco a ser confirmado na continuação. Segundo a imprensa norte-americana, o roteiro do filme será escrito por David Scarpa, que escreveu o roteiro do premiado Todo o Dinheiro do Mundo (2017) e acaba de escrever também o roteiro do último projeto de Ridley Scott, Napoleon.

Ridley Scott dirigindo Christian Bale em Êxodo: Deuses e Reis (2014).
Ridley Scott dirigindo Christian Bale em Êxodo: Deuses e Reis (2014).

A sequência de Gladiador será produzida pelo próprio Scott em conjunto com Michael Pruss, Doug Wick e Lucy Fisher. Wick foi, inclusive, um dos produtores do filme original. Janty Yates e Arthur Max, responsáveis pelos premiados trabalhos de direção de arte e figurino do filme original, também trabalharão na sequência. O filme ainda não tem data para começar a ser rodado, mas tem estreia prevista para 22 de novembro do ano que vem.

Sucesso de crítica e público

Gladiador foi lançado em 2000 e conta a história do general romano Maximus Decimus Meridius que, reduzido a escravo e gladiador, luta contra o tirano Commodus, novo imperador romano, em busca de vingança contra o assassinato de sua família e também do antigo imperador Marcus Aurelius. O filme foi um enorme sucesso de público, arrecadando mais de 500 milhões de dólares em bilheterias (cinco vezes mais do que custou para ser produzido) e se tornando o segundo filme mais assistido do ano 2000, atrás apenas de Missão Impossível 2.

Russel Crowe em uma cena de Gladiador (2000).
Russel Crowe em uma cena de Gladiador (2000).

Com a crítica especializada, o sucesso foi igual. Além de elogios quase unânimes da crítica (o filme possui índice de aprovação de 80% no Rotten Tomatoes), Gladiador também recebeu inúmeras indicações a premiações importantes, incluindo 12 indicações ao Oscar, 14 ao BAFTA e cinco ao Globo de Ouro. Apesar de ter sido lançado no primeiro semestre do ano (fora da “temporada de premiações”), a obra acabou se tornando a produção mais premiada de 2000, ao vencer cinco Oscars, incluindo os de Melhor Filme e Melhor Ator, para Russel Crowe (o único da carreira do ator). Além de ter vencido quatro BAFTAs, incluindo o de Melhor Filme, e dois Globos de Ouro, incluindo o de Melhor Filme – Drama.

Isso tudo, fez com que o filme se tornasse extremamente popular entre o público em geral. Gerando até mesmo um novo interesse pelo império romano, por história antiga e também por roupas e adereços da época, como sandálias e espadas. A obra gerou um verdadeiro “frenesi” em torno da figura dos gladiadores romanos. Tanto é assim, que por um tempo, só se falava nisso. Nos anos posteriores ao lançamento de Gladiador, diversos outros épicos históricos foram produzidos por Hollywood, alguns inclusive com bastante sucesso, como O Último Samurai (2003), Tróia (2004) e 300 (2006).

Russel Crowe em uma cena de batalha de Gladiador (2000).
Russel Crowe em uma cena de batalha de Gladiador (2000). Divulgação.

Por tudo isso, a sequência de Gladiador é bastante esperada e, seguramente, o sucesso do filme original colocou um enorme peso nas costas de Ridley Scott para a produção de uma obra que esteja à altura de Gladiador, tanto do ponto de vista financeiro, quanto do ponto de vista de obra cinematográfica. Contudo, se Scott conseguir produzir um filme “digno” do original, é bem provável que ele faça sucesso. Isso porque, muita gente que assistiu e gostou do filme original vai querer assistir essa sequência. Ainda mais nesse momento em que o saudosismo está em alta em Hollywood e também entre o público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui