Segundo reportagem exclusiva do site norte-americano Deadline, três membros votantes do Globo de Ouro foram expulsos pela instituição por violaram o Código de Conduta da organização. Os três membros expulsos são a jornalista e crítica de cinema egípcia Howaida Hamdy, o jornalista bangladês Munawar Hosain e o jornalista húngaro Aniko Navai. Tanto Hosain quanto Navai estão baseados em Los Angeles e eram membros do corpo votante do Globo de Ouro há várias décadas.

Entrega do Globo de Ouro
O Globo de Ouro é tradicionalmente entregue em um coquetel.

Já Hamdy passou a ser membro da organização em 2021 em uma tentativa da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), que organizava a premiação na época, de aumentar a diversidade do corpo votante do Globo de Ouro, que naquele ano (no auge do movimento Time’s Up) sofria inúmeras críticas por sua suposta falta de representatividade.

Motivo das expulsões ainda não estão totalmente claros

A reportagem da Deadline não deixa claro o motivo específico das expulsões. Contudo, no caso de Howaida Hamdy, a expulsão pode ter a ver com uma reportagem da organização norte-americana CAMERA, que revelou que a jornalista fez diversos comentários considerados antissemitas e “extremistas” em postagens no Twitter e também em alguns de seus textos e críticas cinematográficas em árabe.

Estatuetas entregues na cerimônia do Globo de Ouro. Imagem: Michael Buckner | Crédito: Billboard via Getty Images
Estatuetas entregues na cerimônia do Globo de Ouro. Imagem: Michael Buckner | Crédito: Billboard via Getty Images

Lembrando que em junho a Dick Clark Productions e a Eldridge Industries anunciaram a aquisição de todos os “bens, direitos e propriedades” sobre o Globo de Ouro e, com isso, passaram a ser responsáveis pela organização, entrega e também venda dos direitos de transmissão da premiação. Dessa forma, a partir de 2024, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) deixará de organizar a premiação, como ela vinha fazendo desde 1944, quando o Globo de Ouro começou a ser entregue.

Continue depois da publicidade

Futuro do Globo de Ouro

Ainda não se sabe exatamente como será feita a organização e escolha dos vencedores da premiação no ano que vem, cuja cerimônia de entrega está marcada para 7 de janeiro de 2024. Como parte do acordo de compra do Globo de Ouro pela Dick Clark Productions e pela Eldridge Industries, a premiação deixará de ser sem fins lucrativos para se tornar com fins lucrativos. Assim, as empresas poderão buscar e aceitar oportunidades que a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood não poderia devido ao fato de ser uma organização sem fins lucrativos.

Tanto a Dick Clark Productions quanto a Eldridge Industries são empresas gigantescas do setor de mídia e entretenimento nos Estados Unidos e, inclusive, são donas de alguns dos maiores veículos de mídia de entretenimento do país, como a revista The Hollywood Reporter, os sites Deadline e IndieWire e tradicionalíssima revista Variety, que tem quase 120 anos de história e é uma das pioneiras e mais respeitadas revistas da indústria do entretenimento no mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui