Steven Tyler em Nova York em maio de 2016. Créditos: Theo Wargo/Getty Images.
Steven Tyler em Nova York em maio de 2016. Créditos: Theo Wargo/Getty Images.

A banda de rock Aerosmith anunciou nessa sexta-feira sua aposentadoria dos palcos. O anúncio foi feito através de sua conta oficial no X (antigo Twitter). Segundo eles, o vocalista Steven Tyler tem uma lesão incurável nas cordas vocais e, por isso, o Aerosmith não poderá mais fazer nenhuma apresentação ao vivo. “Como vocês sabem, a voz de Steven é um instrumento como nenhum outro. Ele passou meses trabalhando incansavelmente para colocar sua voz onde estava antes da lesão. Infelizmente, está claro que uma recuperação total da lesão vocal não é possível. Tomamos uma decisão dolorosa e difícil, mas necessária, de nos aposentarmos dos palcos.”

Apesar do anúncio inesperado, o Aerosmith já estava em sua turnê de despedida. Chamada de “Peace Out: The Farewell Tour”, a turnê foi anunciada em 1 de maio do ano passado através de um vídeo que contava com a presença de diversas celebridades, como Terry Crews, Ringo Starr, Eminem, Kelly Clarkson, Slash, Bill Burr e Dolly Parton. A turnê começou em 2 de setembro, mas só teve três shows. Isso porque, em uma apresentação no dia 9 de setembro, Steven Tyler lesionou suas cordas vocais.

Assim, em 11 de setembro, o Aerosmith anunciou o adiamento da turnê por pelo menos 30 dias. Posteriormente, a banda anunciou que a série de apresentações estaria cancelada até 2024, depois que os médicos descobriram que a lesão sofrida por Tyler era pior do que inicialmente se pensava. Apesar dos sucessivos adiamentos, em abril desse ano, o Aerosmith anunciou 39 novos shows na turnê e também que eles voltariam a estrada em setembro desse ano. Contudo, agora em agosto, a banda anunciou sua aposentadoria definitiva dos palcos.

Aerosmith – Uma banda com mais de 50 anos de história

O Aerosmith foi formado em 1970, na cidade de Boston, nos Estados Unidos. A formação original da banda permanece quase que inalterada (com algumas pequenas mudanças aqui e ali) desde seu início, com Steven Tyler, nos vocais, Joe Perry e Brad Whitford, na guitarra, Tom Hamilton, no baixo e Joey Kramer, na bateria. Apenas cinco anos após seu início, a banda chegou ao sucesso com o álbum Toys in the Attic (1975). A partir daí, o Aerosmith não saiu dos holofotes, emplacando praticamente um sucesso atrás do outro durante quase toda a década de 1970.

No final dos anos 1970 e início dos anos 1980, devido a inúmeros conflitos internos e problemas com drogas envolvendo os membros da banda, Joe Perry e Brad Whitford deixaram o Aerosmith. Sem Perry, que ao lado de Steven Tyler, compunha a maioria das canções da banda, o Aerosmith passou por seu momento mais difícil, lançando um álbum que ficou abaixo dos resultados alcançados pelos outros álbuns lançados pela banda até então.

Contudo, em 1984, tanto Perry quanto Whitford, retornaram ao Aerosmith e alguns anos depois, a banda voltou aos trilhos do sucesso, com o álbum Permanent Vacation (1987). Durante o resto dos anos 1980 e 1990, o Aerosmith emplacou diversas canções de sucesso e também aproveitando a “era da MTV” lançou diversos videoclipes que se tornaram icônicos. Em 1998, quase 30 anos após iniciarem a sua carreira, a banda emplacou seu maior sucesso, a canção “I Don’t Want to Miss a Thing”, tema do filme Armageddon.

Imagem do Aerosmith. Créditos: Ross Halfin.

Aproveitando o enorme sucesso comercial do filme, a canção chegou a topo das mais escutadas nos Estados Unidos e em diversos outros países do mundo. Conhecido por seu estilo que mistura heavy metal, hard rock com pitadas generosas de rhythm and blues, o Aerosmith já vendeu mais de 150 milhões de discos no mundo todo. Grande parte de seu sucesso está também na potência e no estilo vocal de seu vocalista, Steven Tyler, que consegue alcançar notas que poucos cantores de rock conseguem.

Apesar do anúncio dessa sexta-feira, o guitarrista da banda, Joe Perry, disse que a aposentadoria do Aerosmith não é total e que eles poderão, eventualmente, produzir material novo no futuro. Contudo, se Steven Tyler realmente não conseguir voltar a cantar do jeito que ele sempre cantou, será difícil que isso ocorra. Isso porque, a voz de Tyler é parte essencial da identidade da banda. Lembrando que ele já tem 76 anos de idade, já enfrentou inúmeros problemas de saúde, com drogas e álcool e há algum tempo vem enfrentando problemas em sua garganta e cordas vocais. Talvez, daqui a algum tempo, teremos que lidar com o fato de que o Aerosmith irá, infelizmente, acabar de vez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui