Você já parou para pensar na quantidade de filmes clássicos que foram lançados nos anos 80? Que década meus amigos! Um marco histórico para o cinema mundial, mas principalmente para os Estados Unidos da América que foi recordista em sucessos do cinema nessa época. Além disso, se observarmos bem, o cinema atual é cheio de referências à década.
Todavia, o que fez os atuais diretores da sétima arte recorrerem a quase 50 anos atrás para produzirem os filmes atuais? Veja bem, além dos anos 80 serem marcados de fato pela produtividade surpreendente da indústria. Os próprios diretores atuais, viveram a época em sua juventude, e tiveram suas primeiras inspirações naquelas obras.
Então de praxe, é comum que suponhamos que esses filmes sejam as referências para as criações atuais. Apesar, é claro de ter uma grande chance de sempre serem.
Grandes sucessos
Afinal estamos falando de sucessos como sociedade dos poetas mortos, clube dos 5, top gun, o iluminado, karatê kid, o Rambo, Gremlins, Robocop, o império contra-ataca segundo filme da sequência de Star Wars, e até o brasileiro saltimbancos,. Bem como inúmeros outros que sempre serão referências para todos nós, jovens ou nem mais tão jovens assim. Quem nunca ouviu falar de pelo menos 3 desses filmes citados acima?
Sendo assim, além da maioria ser considerado uma obra atemporal, não só os jovens da década de 80 viveram esse boom dos filmes, tendo em vista que naquela época os filmes demoravam muito mais para serem lançados para grande massa nos canais de televisão, e não tínhamos a facilidade dos streamers.
Aliás, estamos falando de uma época que não era tão fácil assim ver um filme, ou você ia em uma locadora, ou comprava o CD, e na maioria dos casos, esperava chegar na TV, e isso demandava um certo tempo. Por isso, além de muito sucesso de bilheteria nos anos 80, a maioria desses clássicos também foram um estouro na década de 90.
5 filmes dos anos 80 que marcaram gerações
Ah, que nostalgia! Por aí a saudade dos anos 80 é daquelas que realmente viveu, ou é aquela saudade do que nunca viveu? Na verdade, isso nem importa muito! O importante é que vamos embarcar nessa nostalgia gostosa de relembrar os filmes dessa década tão especial.
Aliás, vivendo na pele essa década ou não, aposto que você já foi impactado com alguns desses filmes, seja na infância, ou quando passou na sessão da tarde. Ou por influência daquele amigo que disse: “Eu não acredito que você nunca assistiu esse filme!”.
E se você não tem esse amigo para avisar, relaxa que estamos aqui para isso. Sendo assim, vamos lá… Não acredito que você nunca viu esses filmes! Se liga só nessa seleção incrível de clássicos impactantes que marcaram várias gerações! Já pega a pipoca, prepara aquela coberta bem quentinha, apaga a luz, e aproveita muuito essa maratona.
Clube dos Cinco (1985)
O filme está disponível na Star+ por assinatura, ou youtube premium, globo play e a amazon prime por 6,90, e na apple TV por 9,90.
Clube dos 5 conta a história de diferentes jovens com personalidades bem marcadas, como o popular, o nerd, o rebelde, a patricinha e a esquisita, que se reúnem obrigatoriamente em uma sala da escola o dia inteiro de um sábado, para escrever uma redação de mil palavras sobre suas percepções de si mesmo, como punição pelos pequenos delitos que cometeram.
Assim, segue o filme, eles se conhecem melhor, implicam uns com os outros pelas suas diferenças, e no fim das contas, acabam aceitando melhor um ao outro no fim do dia.
Uma jornada sobre autoconhecimento
Sendo assim, o filme é não só um filme adolescente com caricaturas bem marcadas, mas é também uma jornada de autoconhecimento e percepção do outro e das profundidades que isso acarreta.
Aliás, apesar de serem vistos em primeiro instante, como personagens genéricos e clichês, ao decorrer do filme, os personagens vão mostrando suas profundidades e destrinchando seus interesses, lembranças, traumas, que vão mostrando para o telespectador que todos somos distintos, e não há como sermos “figurinhas marcadas”.
Então, eles perceberam que na verdade aquele dia sem nenhuma expectativa, que na verdade seria um castigo nada desejado ou esperado, foi um dia para se livrar das amarras sociais que a sociedade impõe, sobre os adolescentes. Esse assunto que é tão pouco falado, as problemáticas, exigência e até profundidades da adolescência.
O filme foi lançado em 1985, ou seja, quando os jovens ainda não tinham acesso à internet e às redes sociais.
Isso significa que problemáticas adolescentes não eram uma pauta realmente a ser dialogada com muita frequência de forma séria nos meios e veículos de comunicação. Aliás, fez com que o filme além de gerar muita identificação, também trouxesse essa pauta em evidência.
O sucesso adolescente
Ademais, o filme foi dirigido pelo John Hughes, e produzido por John Hughes também, mas juntamente de Michelle Manning e Ned Tanen. E como nem todo clássico demora tanto tempo para ser produzido. O Clube dos Cinco, foi um filme bem rapidinho.
O Filme começou a ser gravado no dia 24 de março de 1984 e terminou em maio do mesmo ano, e também foi gravada na escola pública estadunidense chamada Maine North High School que uma coisa interessante sobre essa escola, é que também foi usada em algumas cenas de Curtindo a Vida Adoidado, outro grande clássico dos anos 80.
Sendo assim, como já era de se esperar, o filme foi um grande sucesso! No seu lançamento no dia 15 de fevereiro de 1985, foi por vários críticos considerado um filme singular, com um olhar diferente sobre o universo adolescente. E até a primeira década dos anos 2000, o filme recebeu várias homenagens e premiações para a obra.
Sociedade dos Poetas Mortos (1989)
Esse é um filme atemporal! Com uma reflexão profunda do gênero drama. Aquele filme para se emocionar!
O drama se passa em uma escola estadunidense chamada Welton Academy, uma instituição preparatória de elite, para garotos, um lugar bem tradicional, que preza pela honra e bons costumes e cobra muita disciplina de seus alunos.
Porém, a escola fica impactada com John Keating, um professor de literatura que chega novo na escola, com uma pedagogia nem um pouco tradicional, com uma pegada muito mais construtivista e diferente do que costumava ser feito pela equipe pedagógica.
Sendo assim, através das poesias o Professor Keating, promove a criatividade e inspira os alunos. Além disso, é através das suas aulas que ele apresenta a Sociedade dos Poetas Mortos, uma sociedade que ele mesmo fundou enquanto estudava naquela escola.
O professor John Keating é um personagem descontraído, que inspira os seus alunos a aproveitarem a vida como se não houvesse amanhã.
Aliás, foi daí que surgiu a frase “Carpe Diem”, que hoje virou essa frase tão icônica, foi uma febre nos anos 2000, quando finalmente o filme chegou às sessões da tarde em todo brasil, e sendo assim, essa frase já foi inspiração para tatuagem, legenda de fotos nas redes sociais, murais e etc.
Aproveite a vida
Carpe Diem significa nas palavras de Keating “aproveite o dia”. Assim, o personagem encoraja que seus alunos aproveitem a vida e cada detalhe do que lhes acontecem, pois não sabemos o dia de amanhã. Desta maneira ele deixava bem claro que tudo será findo, e é preciso aproveitar o dia.
Desta forma o filme vai se desenrolando com os aluno descobrindo mais sobre si, e percebendo que é preciso priorizar aquilo do qual se tem vontade e é apaixonado.
Porém as problemáticas surgem quando pais tradicionalistas percebem as mudanças nos filhos, e não gostam nem um pouco. Bem como a escola também cobra que o professor seja mais tradicional.
Um filme inspirador, que te lembra de olhar para a vida com mais gratidão, e aproveitar as pequenas grandes coisas que a vida nos oferece. Aliás a finitude das coisas, não tem dia e nem hora para aparecer, e a única certeza que temos, é que de fato, nada é para sempre. Tudo acaba.
Além disso, o filme também mostra o quão importante é a influência que o professor tem para com os seus alunos. Uma profissão que muitas das vezes deixa grandes marcas na vida desses indivíduos, bem como o Sr. Keating,
A crítica ao ensino tradicional
Além de ser um clássico, nem só de sucesso vivem os filmes dos anos 80, eles vivem de críticas sociais bem construídas também!
Sociedade dos Poetas Mortos é um filme que abertamente crítica os padrões de ensino arcaica que era muito popular naquela época em que o filme se passou, nos anos 60. Porém, ainda nos dias atuais, esse é um assunto a ser debatido.
Sendo assim, o filme coloca uma visão clara sobre o ensino, e destaca a importância de uma relação bem construída de professor e aluno, que difere de autoritarismo. Além da avaliação, que não é sinônimo necessariamente de “prova escrita”.
Sendo assim, aproveitem bem o dia de vocês, e assistam essa obra incrível da sétima arte produzida nos anos 80.
Produção
O filme começou a ser produzido de fato em 1988, no inverno, e foi dirigido por Peter Weir e escrito por Tom Schulman.
Além disso, uma curiosidade principalmente sobre o roteiro, é que sua versão original não era exatamente como finalizaram a obra.
Sendo assim, o primeiro manuscrito, na verdade fazia com que o professor fosse o foco principal do filme e não seus alunos e o fim era muito mais trágico, e fazia com que o Keating desenvolvesse uma doença grave, e no final acabaria por morrer, além disso, a grande paixão de seus alunos não seria para a poesia, e sim para dança.
Essas ideias iniciais mudariam inclusive o nome do filme, que não faria mais sentido se chamar Sociedade dos Poetas Mortos. Todavia, não foi aprovado, já que o objetivo do filme não condizia com essas ideias, e seria desnecessário fazer com que o professor Keating morresse.
Dirty Dancing – Ritmo Quente (1987)
Baby, ooh, baby! Se você leu essa frase cantando, então está no caminho certo. O ano era 87, e o mundo parou para tentar reproduzir a dança final de Dirty Dancing que se chama “The Times of My Life”. Aliás, quem nunca né?
Dirty Dance Ritmo Quente, é um clássico romance dos anos 80, desses com muita paixão, dança, um toquezinho de drama e claro, um galã de cinema para você também se apaixonar.
O filme conta a história de um romance entre Frances Houseman apelidada de Baby que nada mais é que uma jovem classe alta que está com família na colônia de férias de um resort chique, com o professor de dança e dançarino do lugar.
Eles se conhecem, pois em um dia que Baby estava ajudando um funcionário chamado Billy do resort a carregar melancias, ela descobre que os funcionários do local, se divertem dançando o famoso merengue, uma dança super sensual, nas suas horas vagas.
Baby ficou encantada com a dança e diversão, e acabou conhecendo Johnny Castle, o instrutor de dança, aliás ela ficou fascinada, e queria aprender a dançar como aquele pessoal.
A trama de Baby e Johnny
Sendo assim, segue a trama, com baby e Johnny, que acabam se apaixonando. Então, a parceira de dança de Johnny, que se chama Penny, se envolve com um dos garçons do resort, e acaba engravidando. Porém, o pai da criança abandona a pobre Penny, e assim, ela decide fazer um aborto clandestino.
Desta maneira, o impasse que liga Baby e Johnny, nessa história, é que Penny, precisa fazer esse aborto clandestino, no dia de uma das apresentações do resort.
Porém Billy, o funcionário que a baby ajudou a carregar as melancias no dia que descobriu a festividade dos trabalhadores do lugar, sugeriu que Baby fosse a substituta, assim tudo daria certo!
Foi assim que os ensaios do casal começaram, até que eles estivessem próximos o suficiente para se envolverem. Ao final da apresentação de dança de Baby e Johnny, eles se deparam com Penny ferida após o aborto.
Como medida de desespero, Baby corre para chamar o seu pai médico para socorrê-la nessa hora. Sendo assim, Jake Houseman, o pai, interpreta que na verdade o dançarino Johnny, que era o pai dessa criança que Penny estava abortando.
Então, com essa má interpretação sobre o Johnny, e os falsos boatos de que ele estava furtando os hóspedes, demitiram o dançarino. Porém no fim da colônia de férias, o galã volta para realizar a icônica dança final, ao qual havia ensaiado várias vezes com baby, e provar sua inocência.
O que tem por trás?
O romance de tirar o fôlego, foi um sucesso dos cinemas e, até hoje, comentam esse romance como um clássico. Além disso, o álbum das trilhas sonoras do filme foi recorde de vendas por toda parte.
O filme também deu fama à Patrick Wayne Swayze, o famoso personagem Johnny, como um galã, desejado pelo mundo todo. Mas infelizmente o ator, dançarino e compositor, veio a falecer em 2009 após uma próspera carreira.
De Volta para o Futuro (1985)
O filme de volta para o futuro é um longa-metragem estadunidense lançado em 1985, outro clássico de sucesso dos inúmeros sucessos da época.
O original de 1985 deu sequência a mais outros dois filmes. Sendo o segundo lançado em 1989, e o terceiro em 1990. Então de certa forma, toda saga faz parte dessa época tão produtiva do cinema.
Ademais, a história foi dirigida por Robert Zemeckis e escrita também por Zemeckis e também por Bob Gale. A ideia começou quando Gale, se pôs a perguntar se ele teria sido amigo de seus pais, caso se conhecessem na época da escola.
Além disso, vários estúdios recusaram o grande sucesso da época por diversas vezes. Antes da Universal Pictures produzir o filme, juntamente com Steven Spielberg como produtor executivo. Aliás, creio que depois de ver o extraordinário sucesso, aquelas produtoras que recusaram se arrependeram.
De volta à 1955
O enredo do filme conta a história de um jovem chamado Marty McFly, que mora em uma cidadezinha da califórnia com seu pai George McFly, que sofre alguns problemas no trabalho, sua mãe Lorraine Baines McFly, alcoólatra e deprimida e seus dois irmão com subempregos.
Até que a mãe do jovem Marty conta para ele e para os irmãos, como ela e seu pai se conheceram e se apaixonaram em um acidente em que Lorraine atropelou George.
Sendo assim, em uma madruga de outubro um amigo de Marty, chamado Dr. Emmett Brown, um cientista, pediu para que Marty fosse ao seu encontro às pressas naquela madrugada do dia 26.
Chegando lá, o Dr. Brown conta ao Marty sua nova descoberta, que trata-se de um O DMC DeLorean. É um carro desportivo produzido desde 1981 a 1982 que modificado viria a se transformar em nada mais, nada menos que uma máquina do tempo.
Erro temporal
Sendo assim, o Dr. Brown e Marty, acabam por viajar no tempo para 1955 e caem no rancho de sua família por parte de mãe, chamado Dois Pinheiros. Nessa volta ao tempo, Marty acaba cometendo um erro temporal, em que muda o destino de seus pais.
Ao se deparar com sua mãe quase que por atropelar seu pai, Marty decide por impulso, salvá-lo, fazendo com que a versão do passado de sua mãe, se apaixone por ele.
Sendo assim, a trama do filme segue com Marty tentando consertar esse erro, e arquitetando estratégias para que seus pais se apaixonem e ele volte para o presente, para que tudo siga seu fluxo natural.
Curtindo a Vida Adoidado (1986)
Esse foi um filme considerado um marco adolescente, que foi literalmente conceituado como um mestre dos anos 80. Seu lançamento foi em 1986, é uma obra de comédia e aventura, que é super leve e engraçada de assistir.
Aquele filme para ver com a família, ou naquele mood cobertinha, friozinho e um carinho, para se divertir bastante durante as uma hora e quarenta minutos de duração do longa-metragem.
John Hughes roteirizou, dirigiu e produziu o filme, mas também, em sua produção, contou com o auxílio de Tom Jacobson Aliás, John Hughes escreveu o roteiro do filme em apenas 2 dias, e a versão final contou com várias cenas de improviso por parte dos atores.
Uma aventura adolescente
A história do filme se passa em Chicago em 1985, quando o jovem e inconsequente Ferris Bueller, aluno do último ano de colegial, decide matar aula em um dia lindo e ensolarado.
Sendo assim, para que isso aconteça ele precisa esquematizar um plano para enganar os pais e o diretor da escola. Então ele finge estar doente para não ir à escola, e espera que os pais vão trabalhar. Em seguida ele pede para que seu amigo Cameron Frye vá buscá-lo.
Desta maneira, eles conseguem enganar o diretor, já que sua mãe confirmou a história de que de fato ele estava doente, e mais uma vez enganaram para justificar a falta de Cameron.
Assim, os amigos começam suas aventuras, roubando a Ferrari do pai de Cameron, dançando pelas ruas e de fato, curtindo a vida adoidados. E segue a trama com eles tentando manter o segredo.
A crítica social por trás
Além de muito divertido e render boas risadas, o filme tem uma mensagem muito bacana por trás. Afinal, ele mostra que a vida e rotina das pessoas, muitas das vezes vem cheia de sobrecarga.
Sendo assim, o filme de uma forma leve, mostra que é possível ter dias leves e tranquilos, para se divertir e relaxar sem precisar se culpar por isso.
Aliás, muitas das vezes a vida faz com que a preocupação e a responsabilidade, extrapolam o limite saudável.