Sledgehammer-Games
Sledgehammer-Games
Fundação:21 de julho de 2009
SedeFoster City, Califórnia, EUA
FundadorMichael Condrey, Glen Schofield
Atuais donosActivision
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvimento de jogos

Call of Duty é uma das franquias mais famosas dos jogos. Suas dezenas de títulos lançados, pertencentes à diversas séries, são sucesso de vendas e entre jogadores. Os rápidos lançamentos permitiram a evolução acelerada de grandes times de desenvolvedores, inclusive a Sledgehammer Games.

Responsável por alguns dos principais títulos da franquia, a Sledgehammer é relativamente jovem, mas já é parte essencial da Activision. FUndada por Glen Schofield e Michael Condrey em 2009, ela já entrou com tudo no mercado, tendo seu nome estampado na capa do sucesso Call of Duty: Modern Warfare 3.

Este sucesso instantâneo abriu muitas portas e oportunidades para a empresa e seus fundadores. E essa história você conhecerá neste artigo, com todos os detalhes que precisa.

Quando a Sledgehammer Games foi fundada?

Glen Schofield e Michael Condrey - Reprodução Wikicommons
Glen Schofield e Michael Condrey – Reprodução Wikicommons

A Sledgehammer Games foi fundada em 21 de julho de 2009 por Glen Schofield e Michael Condrey, anteriormente companheiros na Visceral Games. O primeiro escritório da companhia foi na cidade de Foster, no estado da Califórnia, Estados Unidos.

Glen e Michael, nesta época, já colecionavam alguns sucessos, mas o estrelato de fato dentro da indústria de jogos veio com o título Dead Space. O jogo foi aclamado pela crítica e comunidade, e, de certa forma, pavimentou os caminhos iniciais da Sledgehammer Games.

Já para o projeto de estréia da desenvolvedora houve muita ousadia e um objetivo certeiro. Assim, a dupla de fundadores apresentaram uma proposta à gigante Activision Blizzard para o desenvolvimento de um spin-off de sua principal série, Call of Duty.

Com jogabilidade em terceira pessoa semelhante à Dead Space, esta nova entrada seria focada nos gêneros de ação e aventura, se diversificando do shooter em primeira pessoa tradicional da franquia.

Apesar de semanas terem se passado sem uma resposta definitiva da Activision, eventualmente ela veio e, mais importante, foi positiva. A empresa deu sinal verde para o desenvolvimento de um protótipo deste novo jogo.

Não apenas isso. A Activision apresentou uma contraproposta, onde a Sledgehammer Games seria integrada à ela como subsidiária em seu programa de estúdios independentes, que mantém a liberdade criativa das desenvolvedoras enquanto cuida da gestão.

Início

Com a proposta prontamente aceita, o time da recém fundada Sledgehammer começou a trabalhar em seu projeto. Os próximos seis meses de trabalho seriam dedicados à criação de uma demo jogável de 15 minutos, que apresentava o conceito e jogabilidade projetada para o spin-off.

No entanto, a jornada da empresa seria transformada de maneira que seus fundadores não poderiam imaginar. Em 2010 uma rusga abalaria as relações entre a Activision e a Infinity Ward, desenvolvedora responsável pela série Call of Duty: Modern Warfare.

Neste momento o terceiro jogo estava em desenvolvimento, mas, após a confusão, os fundadores da Infinity Ward, Jason West e Vince Zampella, foram afastados. Dezenas de outros funcionários saíram da desenvolvedora durante esta confusão, o que prejudicou os planos para lançamento de Modern Warfare 3.

Agora com a necessidade de mais força de trabalho especializado de maneira urgente para seu título mais importante, a Activision decidiu colocar a Sledgehammer para trabalhar em união com a Infinity Ward.

Então a recém-formada desenvolvedora deixou para trás o spin-off e passou a desenvolver o jogo principal de Call of Duty, em uma parceria inédita para a série. Considerando o curto prazo do projeto e a pressão ainda mais sufocante, a ousadia e coragem da Sledgehammer foi enorme.

Modern Warfare 3

Call of Duty: Modern Warfare 3 foi lançado em 2011 foi um sucesso enorme, o maior da Franquia até o momento. Mais de 26 milhões de cópias do jogo foram vendidas. Dessas, 6,5 milhões vendas foram apenas no dia de lançamento.

Ao longo de mais de uma década a empresa lançou jogos de massivo sucesso, o que lhe garantiu rápida expansão. Seu segundo escritório, no entanto, foi aberto apenas em 2019, na cidade de Melbourne, na Austrália. Mas não demorou para outros surgirem.

Hoje a empresa conta com cerca de 450 funcionários ao redor do mundo, inclusive em seus outros dois escritórios – um na cidade de Toronto, Canadá, e outro em Guildford, no Reino Unido, ambos abertos em 2021.

Quem são os fundadores da Sledgehammer Games?

A Sledgehammer Games foi fundada por Glen Schofield e Michael Condrey. Em 2009, ano de criação da empresa, os dois fundadores já eram integrados à indústria de jogos, tendo trabalhado em diversas empresas e projetos.

Ambos trabalharam juntos no estúdio EA Redwood Shores durante o desenvolvimento do jogo Dead Space. O sucesso massivo do jogo permitiu ao estúdio ganhar mais independência dentro da EA, mudando seu nome para Visceral Games.

Além disso, eles trabalharam também no título James Bond 007: From Russia with Love, de 2005. De maneira independente, cada um conta com um extenso currículo de títulos diversos e com variados níveis de sucesso.

Toda expertise e networking no meio foram essenciais para a criação da empresa e seu sucesso meteórico já nos primeiros anos. A parceria com a Activision Blizzard nos jogos de Call of Duty foi a principal responsável.

Os dois tiveram papel crucial dentro da empresa em seus primeiros anos e solidificação como principal desenvolvedora da franquia Call of Duty, uma das maiores e mais lucrativas da indústria.

No ano de 2018 tanto Glen quanto Michael deixaram a Sledgehammer Games para assumir cargos dentro da Activision.

Atualmente, Glen Schofield é CEO da Striking Distance Studios, subsidiária da Krafton, enquanto Michael Condrey ajudou na criação da 32st Union, estúdio interno da 2K Games, da Take Two Interactive.

Quem são os atuais donos da Sledgehammer Games?

Activision - Divulgação
Activision – Divulgação

Atualmente a Sledgehammer Games pertence à Activision Blizzard, Inc. A desenvolvedora se integrou à sua companhia mãe ainda em 2009, quando surgiu.

Esta integração foi feita por meio do programa de estúdios independentes internos da Activision, que visa manter uma relação saudável entre ela e suas subsidiárias, sem afetar os times e a liberdade criativa de cada empresa.

Hoje, os principais cargos na empresa estão com Aaron Halon e Andy Wilson, chefe de estúdio e COO respectivamente.

O que a Sledgehammer Games oferece?

A Sledgehammer Games é uma desenvolvedora de jogos eletrônicos responsável por diversos jogos da franquia Call of Duty. Sob tutela da Activision Blizzard, a empresa lançou alguns dos jogos de mais sucesso da série e da história da indústria.

Entre seus objetivos estão a inovação constante e criatividade. Internamente, a empresa visa a criação de um espaço diverso e receptivo, que permita às grandes ideias se tornarem jogos e mecânicas que inspirem os times e cativem os jogadores.

Até hoje a Sledgehammer Games trabalhou em seis jogos, todos Call of Duty. São eles:

  • Primeiramente, Call of Duty: Modern Warfare 3, (2011)
  • Call of Duty: Advanced Warfare (2014)
  • Call of Duty: WWII (2017)
  • Além disso, Call of Duty: Modern Warfare (remake do título original da série lançado em 2019)
  • Call of Duty: Black Ops Cold War (2020)
  • Enfim, Call of Duty: Vanguard (2021)

Segundo rumores, uma sequência para Call of Duty: Advanced Warfare está em desenvolvimento pela Sledgehammer Games.

Ainda sem confirmação tanto pela Sledgehammer quanto pela Activision, este seria o segundo jogo não apenas desta série, mas também do cenário futurista de Call of Duty, criado no primeiro título.

Parcerias e sucessos

Call of Duty Modern Warfare 3 - Divulgação
Call of Duty Modern Warfare 3 – Divulgação

Para o desenvolvimento de alguns destes jogos a Sledgehammer Games fez parceria com outros estúdios. Este tendência já se mostrava em Modern Warfare 3, onde ela colaborou com a Infinity Ward, responsável pela série.

Após o sucesso, a desenvolvedora ficou com a responsabilidade de criar um título sozinha. Este foi Advanced Warfare, que levou a franquia a novos lugares e, apesar de bem recebido de maneira geral, colecionou críticas dos fãs mais tradicionais.

Em 2017 foi a vez de WWII, também totalmente desenvolvido pela Sledgehammer, e que permitiu à empresa trabalhar de maneira solo em um título mais padrão de Call of Duty.

As colaborações voltaram para o lançamento de Modern Warfare, um remake para o primeiro jogo da série de maior sucesso da franquia. Para este a parceria com a Infinity Ward, responsável pelo jogo original e com quem a Sledgehammer já havia trabalhado em 2009 no título Modern Warfare 3, se restabeleceu.

Junto da Raven Software a Sledgehammer desenvolveu então Black Ops Cold War. Lançado em 2020, o jogo teve um ciclo de desenvolvimento complicado por conta de incompatibilidades criativas entre os estúdio.

Foi com a entrada da desenvolvedora Treyarch, convocada pela Activision para liderar o projeto, que as coisas evoluíram melhor.

Por fim, o ano de 2021 viu o lançamento de Call of Duty: Vanguard. Apesar da poderosa parceria entre Sledgehammer Games, Raven Software, Beenox, High Moon Studios e Treyarch, o jogo não correspondeu às expectativas tanto da crítica quanto nas vendas.

Glen Schofield

Glen Schofield - Divulgação
Glen Schofield – Divulgação

Ele trabalha na indústria dos jogos há mais de 30 anos. Formado como bacharel em artes pelo Pratt Institute, com um MBA pela Golden Gate University.

Ele iniciou sua carreira na Absolute Entertainment, publicadora com base em New Jersey, nos Estados Unidos, como diretor de arte em 1991. Até sua saída em 1994 ele trabalhou como artista, artista principal e diretor de arte em títulos como Home Alone 2: Lost in New York (1992), Super Battletank (1992) e Goofy’s Hysterical History Tour (1993).

Após deixar a Absolute Entertainment ele ingressou na Crystal Dynamics como vice-presidente, onde ficou até 2002. Lá ele foi parte integral do desenvolvimento de jogos como Blood Omen 2: Legacy of Kain (2002) e títulos da série Gex.

Já com uma década de experiência em game design, Glen então foi para a Electronic Arts em 2002. No EA Redwood studios ele participou de rótulos importantes, como The Lord of the Ring: Return of the King e James Bond 007: From Russia with Love, onde trabalhou com seu futuro sócio, Michael Condrey.

Os dois trabalharam juntos também em Dead Space (2008). O jogo da EA Redwood foi um sucesso enorme, garantindo mais independência ao estúdio, que se tornou a Visceral Games. Glen assumiu como gerente geral, ficando no cargo até 2009, quando saiu para fundar a Sledgehammer com Michael.

Sucessos

Com a fundação da nova empresa, Glen assumiu como gerente geral. No entanto, ficou no cargo poucos meses, pois, em novembro de 2009, se firmou um acordo com Activion, que comprou a desenvolvedora para integrar seu time de estúdios independentes.

Sua carreira com a Sledgehammer esteve repleta de sucessos para a franquia Call of Duty. Sob sua gestão a desenvolvedora cresceu, sendo hoje uma das principais dentro da Activision.

Glen saiu da Sledgehammer Games no ano de 2018 para integrar o time da própria Activision. Já em 2019 ele ingressou na Krafton, companhia sul-coreana de jogos, para assumir como CEO de um novo estúdio, o Striking Distance.

Seu primeiro projeto na nova casa, o jogo de sobrevivência e terror The Callisto Protocol, tem data de lançamento para 2 de Dezembro de 2022.

Fora dos jogos, Glen contribuiu com storyboards e character design para a animação The Adventures of the Galaxy Rangers (1986-1989), animado pela japonesa Tokyo Movie Shinsha para o mercado estadunidense.

Enfim, Glen Schofield se casou e tem 3 filhos.

Prêmios recebidos por Glen Schofield

Por seu trabalho em Dead Space,em 2009 Glen Schofield recebeu os prêmios de Jogo de Ação do Ano pela Academy of Interactive Arts & Science, e Melhor jogo de Ação e Aventura pelo British Academy of Film and Television Arts, entre outros.

Ainda no ano de 2009 ele foi listado entre os 100 Desenvolvedoras de Jogos do ano pela revista Edge.

Michael Condrey

Michael Condrey - Divulgação
Michael Condrey – Divulgação

A carreira de Michael Condrey começa longe dos jogos, mas já na tecnologia. Ele possui graduação em ciências pela Universidade de Washington, onde estudou biotecnologia.

Durante este período ele participou de pesquisas importantes no campo da conservação ambiental, inclusive como empregar ferramentas de biotecnologia neste campo. O trabalho rendeu uma publicação na Molecular Ecology, importante revista na área de biologia, conservação e ecologia.

Foi quando estava na cidade de Seattle a estudo que ele entrou para o mundo dos jogos. Michael entrou para a Electronic Arts através de um programa de trabalhos temporários de verão para estudantes e em 1998 se mudou para San Francisco para integrar o time da EA Redwood Studios.

Durante seu período na Redwood ele participou do desenvolvimento de grandes títulos, como Need for Speed: Hot Pursuit e FIFA 99, ambos de 1998. Em 2002 o jogo James Bond 007: From Russia with Love permitiu a ele trabalhar com Glen Schofield, com quem fundou a Sledgehammer no ano de 2009.

Antes disso, no entanto, os dois trabalharam juntos em Dead Space. O lançamento da EA Redwood de 2008 fez um tremendo sucesso. O jogo garantiu ao estúdio status de independência dentro da EA, se tornando a Visceral Games, onde Michael assumiu como COO.

Trabalho em COD

Com a criação da Sledgehammer Games em 2009, Michael pôde enfim trabalhar com a Activision Games em sua franquia de games mais famosa e lucrativa – Call of Duty.

Seu tempo como Chefe de Desenvolvimento Sledgehammer foi frutífero e recheado de jogos de sucesso e parcerias de peso.

Em 2018 ele deixou a empresa, junto de seu sócio Glen, para assumir um cargo executivo dentro da Activision. Ele ficou menos de um ano na posição, e em dezembro de 2018 entrou para a 2K, da Take Two Interactive, para participar da criação de um novo estúdio.

Na época o nome de trabalho do projeto era 2K Silicon Valley, em 2020 o estúdio foi renomeado para 31st Union. Localizado em San Mateo, Califórnia. Michael Condrey entrou como co-fundador.

Um entusiasta da tecnologia, ele admira o progresso feito pelos games nas últimas décadas. Apesar disso, não deixa de criticar algumas decisões, inclusive de sua antiga casa, a Activion. Para ele, a tendência em utilizar microtransações em jogo, especialmente que não são free-to-play, é em detrimento da indústria e arte dos jogos.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui