Logo da empresa Periscope Games
Periscope Games - Divulgação
Fundação:2016 em Rennes
SedeRennes, Bretagne
FundadorPR:WW2 e Liberty’s Highway
Atuais donosOffworlds Industries
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvedora de games

Periscope Games é um estúdio francês que atua dentro do mercado independente de videogames. A marca é associada à Offworld Industries, um estúdio canadense que ganhou fama pela produção do jogo Squad.

No caso da Periscope Games em si, o seu grande sucesso é o jogo Post Scriptum, um mod inicial de Squad, que ganhou seu próprio espaço no mercado, sendo um título totalmente independente nos dias atuais.

Neste artigo, você irá conferir um pouco mais sobre o estúdio francês, sua história e evolução no mercado, e muito mais. Acompanhe!

Quando a Periscope Games foi fundada?

A Periscope Games foi fundada no ano de 2016, em Rennes. Essa é uma comuna francesa que fica localizada na região de Bretagne, na França.

Continue depois da publicidade

Quem são os fundadores da Periscope Games?

A Periscope Games surgiu através da fusão de duas outras marcas: PR:WW2 e Liberty’s Highway. De todo modo, o líder desse projeto foi o desenvolvedor Romain Ferchat.

Vale lembrar, porém, que Romain teve o apoio de diversos outros parceiros para a construção de seu projeto inicial, como dos programadores John Metcalfe e Yash Verma.

Quem são os atuais donos da Periscope Games?

Offworld Industries
Offworld Industries – Divulgação

Atualmente, a Periscope Games faz parte do grupo Offworlds Industries, que adquiriu os direitos da empresa. Esse é um estúdio canadense independente, que produz e publica seus títulos.

No entanto, Romain Ferchat continua como diretor da empresa, responsável por comandá-la a partir de sua sede, que ainda se mantém em Rennes.

Continue depois da publicidade

O que a Periscope Games oferece?

A Periscope Games é um estúdio de desenvolvimento de jogos, mas que mantém seu foco total no título Post Scriptum. O jogo chegou ao mercado em 2018 e foi capaz de alterar os rumos da empresa, que passou a desenvolver a franquia com atenção máxima para a Offworlds Industries.

Um pouco da história da empresa

Como mencionado, a Periscope Games surge a partir da junção de outras duas pequenas marcas. A PR:WW2 era uma equipe add-on de Project Reality, um mod de Battlefield 2, enquanto a Liberty’s Highway era uma equipe de modding do jogo Squad – título principal da Offworlds Industries.

Ou seja, desde seus primeiros passos, a Periscope Games já manteve uma ligação direta com sua proprietária atual, que fez parte do seu processo de formação, mesmo que indiretamente.

De toda forma, para entender a evolução da marca, é preciso se inteirar de outros pontos importantes desse processo de criação do estúdio e de seu título principal.

Continue depois da publicidade

Project Reality: o início de tudo

Project Reality: jogo da empresa Periscope Games
Project Reality – Divulgação

Esse game, que é de onde vem uma das bases espirituais da Periscope Games, é uma modificação do jogo Battlefield 2. Esse, aliás, é um importante jogo de tiro em primeira pessoa, que foi desenvolvido pela DICE e publicado pela própria Electronic Arts em 2005, sendo o 3º título da série Battlefield.

Um mod, vale lembrar, é uma modificação de um título original. Assim, os desenvolvedores criam uma nova versão de um título, devidamente alterada, seja apenas por pequenos detalhes ou com uma estrutura completamente renovada, conservando apenas a base principal.

Project Reality fez justamente isso com Battlefield 2, na mesma época de lançamento do jogo. Por isso, explora muito bem as batalhas das grandes guerras mundiais. É nesse contexto que atua a PR:WW2.

O lançamento de Squad

Squad: game da empresa  Periscope Games
Squad – Divulgação

A outra parte da formação da Periscope Games, a Liberty’s Highway, surge a partir de um outro mod, agora do jogo Squad, que foi lançado em 2015. Um ponto importante é que o título já é uma modificação do próprio Project Reality, embora não seja uma continuação do mesmo.

Continue depois da publicidade

Squad, aliás, é o grande sucesso do estúdio canadense Offworld Industries, que conseguiu fazer do mod uma franquia própria, bastante conceituada no segmento de jogos de realidade e guerra.

Lançamento de Post Scriptum

Post Scriptum: game da empresa Periscope Games
Post Scriptum – Divulgação

Chegando finalmente às origens da fundação da Periscope Games, temos que o grande responsável pelo sucesso da empresa, Post Scriptum, não demorou muito para ser produzido.

O jogo já chegou ao mercado em 2018, sendo uma modificação do título Squad. Assim, há uma relação estreita entre os jogos Project Reality, Squad e Post Scriptum. Não à toa, todos abordam a temática das Grandes Guerras, buscando sempre uma precisão histórica.

O game utiliza o motor Unreal Engine 4, que é um motor de computação gráfica 3D que foi desenvolvido pela própria Epic Games, e que foi apresentado pela primeira vez em 1998, no jogo Unreal.

Continue depois da publicidade

Voltado para PCs, Post Scriptum foi criado para a plataforma do Microsoft Windows, sendo um jogo de tiro em primeira pessoa e tiro tático. Apesar do desenvolvimento da Periscope Games, foi a Offworld Industries quem publicou o título, efetivando assim o início de uma parceria que evoluiria mais adiante.

Devido ao sucesso, é claro, o título virou o jogo completamente independente, sendo atualmente a base do estúdio francês.

Tudo sobre o principal jogo da Periscope Games

Como mencionado, a Periscope Games é praticamente indissociável atualmente do seu título principal: Post Scriptum. Uma mostra disso é que o próprio site do estúdio utiliza o nome do jogo “http://postscriptumgame.com”.

Jogabilidade de Post Scriptum

Sendo um jogo tático e de tiro em primeira pessoa, Post Scriptum se passa durante a Segunda Grande Guerra Mundial. E dentre todas as suas características, a que melhor define o título é sua precisão histórica.

Continue depois da publicidade

Para conseguir esse efeito, foca primordialmente em algumas batalhas e operações específicas, a saber: Batalha da França e Batalha do Bulge; Operação Market Garden e Operação Overlord.

Outro ponto de destaque fica por conta do seu amplo campo de batalha, capaz de suportar 80 jogadores e mais 50 veículos em batalha. Assim como sua base original, Squad, dispõe de funções básicas, como esquadrão, execuções dos suprimentos e a construção e defesa das bases.

Dentro do jogo, é possível vivenciar com bastante realidade as lutas históricas, seja contra o exército alemão ou suas divisões, como a Wehrmacht e a Waffen SS.

Além disso, dispõe de muitas facções jogáveis, variando entre países como a França, os Estados Unidos da América, a Alemanha e o Reino Unido. São elas: British XXX Corps, US 101st, British Airborne Division, etc.

Continue depois da publicidade

Seguindo os preceitos de seu jogo base, Post Scriptum foca nas táticas de guerra, com objetivos específicos que deve-se cumprir. É só escolher qual jogador deseja ser, seja um atirador, um médico ou piloto de tanque, para ajudar o grupo a vencer a guerra.

Capítulos de Post Scriptum

Post Scriptum se caracteriza ainda por ser seccionado em capítulos, com cada uma das atualizações representando um deles. Assim, temos o Capítulo 1, que é justamente o título original “The Bloody Seventh”. Ele engloba toda a trama inicial, da Operação Market Garden, que se passa na Holanda de 1944.

O Capítulo 2, por outro lado, intitulado de “Plan Jaune” retrata os eventos da Batalha da França, enfrentando a força do exército alemão, com as lutas acontecendo na Bélgica e na própria França. Por fim, outro destaque é o Capítulo 3, que foi intitulado de “Day of Days”, sendo a invasão aliada, que marca a libertação francesa, em 1944.

Considerações finais sobre a Periscope Games

Como foi possível observar, a Periscope Games conseguiu firmar seu nome na indústria de jogos com a franquia Post Scriptum. O título, apesar de aproveitar bases de outros games, soube inserir sua identidade própria, e conquistar uma base fiel de jogadores, que permite à marca crescer cada vez mais.

Gostou do conteúdo? Então aproveite também para conferir muitos outros materiais como esse, e conhecer a trajetória de outras empresas do universo gamer. Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.