Fundação: | Maio de 1992, Växjö, Suécia |
Sede | Estocolmo, Estocolmo, Suécia |
Fundador | Olof Gustafsson, Markus Nyström, Fredrik Liljegren, Andreas Axelsson |
Atuais donos | Eletronic Arts |
Países que opera | Atuação Global |
O que oferece | Desenvolvimento de jogos |
A DICE possui bastante relevância no setor de jogos, visto que a empresa produziu alguns dos títulos mais importantes para esse setor. Com o tempo, isso se tornou um evento recorrente para a empresa, cujos títulos se tornavam cada vez mais conhecidos pelo público e aclamados pela crítica.
Por esse motivo, é bastante válido fazer uma retrospectiva e conhecer alguns fatos importantes para a história e desenvolvimento da companhia. Sendo assim, veja a seguir quando a DICE foi fundada, quem foram os seus fundadores e o que a empresa oferece.
Quando a DICE foi fundada?
A Digital Illusions, mais conhecida como DICE, foi fundada em maio do ano de 1992.
Quem são os fundadores da DICE?
A empresa DICE é o resultado do trabalho de quatro amigos. Ela foi fundada por Andreas Axelsson, Fredik Liljegren, Olof (Olle) Gustafsson e Markus Nyström. Esse grupo de amigos eram estudantes da Universidade de Växjö, além de serem ex-membros do demogrupo The Silents.
Quem são os atuais donos da DICE?
Hoje, a DICE pertence à empresa Electronic Arts, a EA, desde o ano de 2006. Oskar Gabrielson atua como gerente-geral da companhia. Ele é o responsável pelo planejamento das ideias, recursos e controle da área operacional e de recursos humanos da DICE.
O que a DICE oferece?
A DICE, formalmente conhecida como EA Digital Illusions CE AB, desenvolve jogos eletrônicos. Com sede na cidade de Växjö, Suécia, a empresa atua hoje como uma subsidiária da EA desde a sua aquisição em 2006, contando com mais de 700 funcionários.
DICE é a responsável pelo motor conhecido como Frostbite, criação da subdivisão da empresa Frostbite Labs. Quanto aos títulos, a DICE é famosa pelo lançamento do Battlefield, Star Wars: Battlefront, Mirror’s Edge e suas sequências, além de outros jogos.
História da DICE
A fundação da DICE ocorreu em outubro do ano de 1992. Desde então, a empresa cresceu de maneira discreta no mercado de jogos, porém os bons resultados eram constantes e cumulativos. Como resultado, a companhia juntou capital suficiente para comprar a Refraction Games, empresa responsável pelo Codename Eagle. Essa aquisição garantiu a DICE os direitos sobre o jogo Battlefield 1942 que ainda estava em desenvolvimento na época da compra.
Outro ganho foi a entrada de Patrick Söderlund na DICE. Além de ser o fundador da empresa Refraction Games, Patrick atuaria agora como o CEO da DICE. Na mesma época, a empresa conseguiu se fundir à Sandbox Studios, somando mais 50 funcionários ao time. Outra fusão aconteceu em 2004, dessa vez com a empresa norte-americana Trauma Studios, adicionando mais nove funcionários ao time da DICE.
A trajetória independente da DICE chegaria ao fim com a aquisição da empresa pela Electronic Arts em 2006. A EA demonstrou interesse em comprar a empresa pagando 61 kr por cada ação, estendendo a oferta até 27 de dezembro de 2004. Electronic Arts já possuía quase 19% das ações da DICE. Porém, os representantes da DICE não aceitaram a proposta.
Depois de reajustar a oferta dias antes do prazo final, a EA reformulou o plano para comprar 45% da companhia pagando o mesmo valor por cada ação. A nova oferta se estenderia até 20 de janeiro do ano de 2005. Apesar da proposta ter expirado, os acionistas da DICE aceitaram a compra, dando à EA quase 60% das ações da DICE.
Momento pós-aquisição
Dois meses após a aquisição, a Electronic Arts apresentou uma nova proposta para a compra das ações em circulação da companhia, pagando 67,50 kr por elas. O projeto e as conversações continuam até 2 de outubro do mesmo, resultando no pagamento de 175 milhões de coroas suecas pela transferência de 2,5 milhões de ações aproximadas da DICE para a Electronic Arts.
Após esse acordo, a Electronic Arts decidiu fechar a sede canadense da DICE. Quanto aos 25 funcionários desta filial, a empresa ofereceu a eles um acordo de transferência para qualquer sede da EA. Semanas mais tarde, Fredik Liljegren, um dos fundadores da DICE, anunciou o lançamento da RedJade, uma sucessora espiritual da sede canadense da DICE.
No ano de 2013, a Electronic Arts anunciou a nova sede da DICE em Los Angeles. A nova divisão seria gerenciada pelos ex-colaboradores do estúdio Danger Close Games. Essa nova divisão trabalharia ao lado do suporte da DICE em vez de produzir jogos originais. Após sete anos de funcionamento, Vince Zampella, funcionário de outra divisão da EA, assumiria o comando da DICE LA.
Saída de Aleksander Grøndal
Aleksander Grøndal foi um importante nome na trajetória da DICE. Ele ajudou no desenvolvimento de Star Wars: Battlefront 2 e Battlefield 4, sendo o produtor executivo desses títulos. No entanto, Aleksander Grøndal anunciou o seu desligamento da DICE logo após a saída de Oskar Gabrielson e Fawzi Mesmar, chefes de estúdio e design, respectivamente.
A saída de Aleksander Grøndal acontece por motivos profissionais, já que ele se juntou a Embark Studios após ser demitido da DICE. Essa é uma empresa sueca gerenciada por Patrick Süderland que trabalhou para a DICE como CEO da empresa.
A Embark é um estúdio composto por 80 ex-funcionários da DICE que está em constante expansão. No lugar de Aleksander Grøndal entra Rebecka Coutaz que fez grandes ações na Ubisoft Annecy.
Nova gerência
Com a saída de membros importantes, a gerência da DICE mobilizou equipes para os projetos mais importantes da empresa. Diante disso, Vince Zampella ficaria responsável pelos lançamentos da franquia Battlefield no novo cronograma.
Vince assume o posto após a demissão de Aleksander Grøndal por causa das baixas vendas do jogo Battlefield 2042. Esse jogo não atingiu as expectativas da DICE, sendo rapidamente esquecido pelo público após poucas semanas de lançamento. A má recepção do jogo foi tão grande que diminuiu o valor das ações da Electronic Arts em quase 20%.
Para reverter a situação, a EA contratou Zince Zampella, o criador dos jogos Titanfall e Call of Duty, que trabalharia com o estúdio Ripple Effect Studios, o antigo DICE LA. Juntos, eles revisaram e trabalharam em novos títulos para os jogos Battlefield. Como resultado, a DICE agora serve apenas como subsidiária de suporte para os jogos Battlefield.
Desligamentos
Os desligamentos constantes que aconteceram na DICE colocaram a empresa numa posição complicada. Tudo porque a saída de nomes importantes deixou a DICE sem chefe para gerenciar o desenvolvimento dos títulos da empresa. A CCO da EA, Laura Mieler, tranquilizou a mídia, afirmando que a empresa não terá dificuldades para encontrar pessoas capazes de assumir o cargo.
Além disso, Laura afirmou que Vince Zampella trará uma nova perspectiva e estrutura para melhorar a franquia Battlefield. Embora a DICE ainda possua planos de atualização para o jogo Battlefield 2042, os títulos principais da franquia serão de responsabilidade de outra equipe. Por exemplo, a Ripple Effect, já confirmada pela EA como uma nova adição para o desenvolvimento da franquia.
Nasce a Ripple Effect Studios
A Electronic Arts decidiu reorganizar a DICE LA, mudando também o nome dessa divisão para Ripple Effect Studios. Esse é um processo comum dentro da EA, já que a companhia costuma mudar desde o nome das suas divisões, logomarcas e até equipes. Agora, a Ripple Effect servirá como uma unidade independente das subsidiárias da companhia principal.
O estúdio tinha uma longa história, sendo uma divisão da DreamWorks gerenciada também pela Microsoft Games. Sob o nome inicial de DreamWorks Interactive, a empresa publicava os seus jogos por meio da Electronic Arts. A parceria entre a EA e Steven Spielberg resultou na criação do jogo Medal of Honor, sucesso comercial.
Contudo, a DreamWorks não quis continuar as atividades da DreamWorks Interactive e decidiu vender a empresa para a EA. Após a venda, o estúdio foi renomeado para EA Los Angeles, lançando diversas sequências de Medal of Honor e mudando o seu nome para Danger Close Games.
Depois da má recepção de um dos jogos da franquia Medal of Honor, o selo Danger Close Games chegou ao seu fim. A EA optou por manter a equipe de colaboradores e abrir a DICE LA no lugar, com o mesmo molde de trabalho das empresas anteriores.
Por fim, a divisão chegou ao seu nome oficial Ripple Effect Studios sob o comando de Vince Zampella. Além dele, Chrisian Grass, que possui Battlefield 1 e 5 em seu currículo como diretor criativo, atuará como co-diretor da divisão.
Propostas de compra
Segundo representantes da EA, empresa-mãe da DICE, a companhia está interessada em considerar propostas de compra pelo valor certo. Em uma apresentação para os investidores, o balanço geral da companhia foi uma receita líquida que ultrapassava US$ 1,70 bilhão e mais de 600 milhões de usuários ativos.
Andrew Wilson, CEO da empresa, afirmou que a companhia tem o interesse de ouvir propostas de aquisição. No entanto, as propostas precisam respeitar a natureza do negócio e os resultados da companhia. Afinal, embora seja uma organização que não depende de outra para aprovar os projetos, a EA é conhecida por sua grande capacidade de organização para conseguir resultados positivos.
À procura de novos parceiros
A subsidiária DICE Stockholm, sede de origem da DICE, passou por algumas dificuldades durante alguns anos. Tudo porque os jogos Battlefield 5 e Star Wars: Battlefront 2 foram mal recebidos pela crítica e público, gerando prejuízos financeiros. Com esses resultados negativos, muitos designers, diretores e até chefes de desenvolvimento saíram da empresa. Mais de 80 ex-funcionários da DICE se uniram para criar e trabalhar na Embark Studios.
Todavia, a DICE trabalhou para reverter a situação, melhorando os aspectos negativos criticados no jogo Battlefront 2. Após o diretor do jogo também sair da empresa, a companhia escolheu Lars Gustavsson para dirigir os jogos Battlefront. Não o bastante, a comanhia abriu vagas para o cargo de diretor de arte e diretor criativo para a sede da DICE em Estocolmo. Embora a empresa já tenha diretores contratados, a abertura de vagas para os mesmos cargos indicou que a companhia trabalhava em outros títulos.
Conflitos com o Battlefield 2042
O jogo Battlefield 2042 trouxe alguns problemas para a DICE depois do seu lançamento. Muitos jogadores reclamaram da mecânica do jogo, visual e do excesso de bugs que atrapalhavam a jogabilidade. Após a correção desses problemas, o jogo recebeu novas temporadas e a empresa pediu para o público tentar jogar a aventura novamente, considerada agora como finalizada.
O produtor Ryan McArthur afirmou que a empresa conseguiu dar ao jogo a qualidade planejada inicialmente. Ainda assim, a DICE prometeu adicionar conteúdos que tragam novas experiências positivas de entretenimento para os jogadores antigos e novos.
Por esse motivo, a empresa planeja uma nova temporada para o jogo Battlefield durante o ano de 2023. Ryan McArthur confessou que o desenvolvimento do jogo se perdeu diante de tantas propostas inovadoras. Como resultado, o produto final perdeu a essência da franquia, causando frustrações em vez de ser uma atração divertida.
Os jogadores assumiram um papel importante nessa retomada, visto que eles deram feedbacks a respeito das falhas nos mapas. Apesar de dolorosa, a experiência com o jogo Battlefield 2042 ajudou a DICE a se aproximar mais dos jogadores, respeitando as opiniões dos fãs quanto ao desenvolvimento dos jogos.
A DICE espera que a imagem de Battlefield 2042 mude positivamente com o tempo. Não é a primeira vez que esse fenômeno acontece com a franquia, visto que o jogo Battlefiled 4 foi mal recebido inicialmente, mas conseguiu ser bem avaliado pelo público com o tempo e correções.. Ademais, a empresa afirmou que já trabalha nas sequências, montando parcerias com estúdios em outras partes do mundo.
Jogos da DICE
A DICE conseguiu se manter ativa no mercado de jogos, entregando diversos títulos queridos pelo público. Muitos desses lançamentos atravessaram gerações e plataformas e mais do que nunca se consolidaram no mundo. Diante disso, confira a seguir uma lista dos títulos mais conhecidos da empresa.
– Battlefield
O Battlefield é um jogo de ação da modalidade de tiro na perspectiva de primeira pessoa. Lançado inicialmente em 2022, o game coloca jogadores dentro de um ambiente da Segunda Guerra, tanto como aliados quanto como inimigos. Embora uma pessoa consiga jogá-lo sozinha, a proposta inicial é que um grupo de amigos participe da batalha.
À medida que avançam, os jogadores conquistam bandeiras, sendo a média de seis bandeiras por mapa. Quanto mais bandeiras uma equipe tiver, mais pontos e vantagens ela terá sobre os inimigos.
Os jogadores podem usar uma variedade de armas para superarem seus adversários. Para se locomoverem, o jogo disponibiliza jipes, tanques de guerra, aviões, submarinos e navios.
– Medal of Honor
O Medal of Honor também é um jogo de ação e tiro na visão de primeira pessoa. Neste game, o jogador é transportado para a Guerra do Afeganistão, vivendo alguns eventos da conhecida Operação Anaconda. A experiência com o jogo será bastante recompensadora, visto que o áudio, sistema multiplayer e sistema single-player são muito bem trabalhados, oferecendo ao jogador uma experiência imersiva e bastante tensa.
– Mirror’s Edge
Jogo de aventura em primeira pessoa, Mirror’s Edge mostra uma sociedade controlada pelo totalitarismo. Sendo assim, a comunicação entre os habitantes é constantemente vigiada pelos governantes. Faith, a protagonista, faz parte de uma rede de comunicação oculta ao governo que transmite mensagens para personagens específicos.
Para tanto, o jogador deve guiá-la através da cidade, passando por dutos, telhados e escalando paredes. Na perspectiva de primeira pessoa, o jogador deve saltar, fazer acrobacias e escalar paredes mais altas. Os visuais são vibrantes e muito reais, não deixando a desejar com paisagens belíssimas.
– NASCAR Heat
Lançado em 2000, o jogo Nascar Heat simula um ambiente de corrida com disputas entre grandes estrelas. Na versão original do game, Kenny Irwin Jr e Adam Petty, pilotos de sucesso que faleceram meses antes, receberam uma homenagem da equipe de desenvolvedores.
Atualmente, os jogadores têm a opção de adicionar e customizar carros e pistas de corrida. Caso queira, o usuário também pode jogar online, desafiando players do mundo inteiro. A gameplay é divertida e segue a estrutura de outros jogos baseados no campeonato da Nascar.
– Need for Speed: Hot Pursuit
A Electronic Arts em parceria com a Criterion Games lançou um jogo da franquia Need for Speed, o Hot Pursuit. Lançado em 2010, o jogo retoma as origens da série, reavivando o desejo dos jogadores por velocidade em carros especiais. O jogador tem a opção de assumir o controle de avatares diferentes com objetivos próprios.
Por exemplo, assumindo o controle de um policial, o jogador deve perseguir pilotos ilegais pelas ruas de Seacrest County. O jogador também pode assumir o avatar de um corredor comum. Ambas as escolhas oferecem acesso ao sistema Autolog, responsável por sincronizar o progresso das missões do jogador com uma conta online cadastrada. Assim, o jogador jamais perderá as suas conquistas.
Em comemoração aos 10 anos de lançamento do Need for Speed, a EA anunciou o lançamento de uma nova versão do game em 2020. Agora, o jogo possuía uma versão remasterizada, compatível com o console PlayStation 4, computador e Xbox One.
– Pryzm: Chapter One
O jogo foi lançado em 2002, sendo uma parceria entre a DICE do Canadá e TDK Mediactive. No jogo, uma praga mágica tem adoecido e matado criaturas míticas, como trolls, gnomos, elfos e fadas.
Como consequência, o reino se tornou então um deserto sombrio e árido e as criaturas mágicas que ali residiam viraram mutantes. Em meio a isso, um unicórnio chamado Pryzm e um troll chamado Karrock descobrem que são os únicos capazes de superar essa maldição e salvar o reino.
– RalliSport Challenge
O RalliSport Challenge é um jogo de corrida que reúne até 29 carros para uma disputa de velocidade. O jogador pode escolher um entre diversos modelos, como um Grand Vitara ou uma Mitsubishi. Além disso, é possível participar de diferentes modalidades de corrida, sendo elas o Hillclimb, Ice Racing, Rally e Rallycross.
Na disputa do Hillclimb, o jogador deve subir ou descer por uma montanha cheia de obstáculos. No caminho, o piloto encontrará desde pedras até penhascos que dificultam a passagem. Caso faça um movimento errado, o jogador pode bater o carro contra as pedras ou cair do precipício, conquistando um baixo desempenho.
Quanto ao Ice Racing, os pilotos disputam então a corrida passando algumas voltas em uma pista de gelo. O problema é que a pista é escorregadia e dificulta o controle do carro. Caso seja atingido pela neve, o piloto perde posições e tempo tentando retomar aos primeiros lugares.
A principal meta do jogador na modalidade Rally é correr do ponto A em direção ao ponto B em menos tempo. Jogando pelo “Carreira”, os jogadores disputam a partida contra um único adversário. Já no modo “Corrida única”, a disputa acontece contra o computador.
Na opção de Rallycross, os pilotos correrão sobre uma pista com obstáculos variados. Por exemplo, asfalto, cascalho ou estrada de terra, devendo percorrer essas pistas durante algumas voltas.
– Star Wars: Battlefront
O Star Wars: Battlefront 2 oferece um ambiente onde a ação se desenvolve pela perspectiva de primeira e terceira pessoa. Tal como os outros jogos da franquia, o jogador assume o controle de personagens no ambiente dos filmes Star Wars.
Um dos diferenciais é que as lutas ficam limitadas aos ambientes dos planetas. Como resultado, o jogador não pode explorar o espaço ou usar as naves para explorar zonas distantes. Quem joga pode alternar entre a visão de primeira e terceira pessoa sem atrapalhar o rumo da história.
O jogador pode usar a criatividade para personalizar os personagens, habilidades de cada avatar e os armamentos. As missões oferecem pontos de experiência que são usados para aumentar o poder e arsenal dos personagens. Ao desbloquear novos armamentos, o jogador tem a opção de dividi-los com a equipe.
Considerações finais sobre a DICE
A DICE manteve o seu compromisso de lançar jogos envolventes que atendessem às demandas do público. Por esse motivo, alguns dos títulos da empresa continuam a conquistar novos fãs, mantendo a sua longevidade e relevância em muitas listas de entretenimento.
Embora a companhia tenha passado por algumas mudanças e atribulações, os diretores garantem que nada abalará o progresso da DICE no mercado. Além disso, a empresa se prepara para o lançamento de outros títulos que prometem beneficiar os jogadores. Sendo assim, vale a pena aguardar quais surpresas a DICE trará no futuro.