Fundação: | 1999, Estocolmo, na Suécia |
Sede | Estocolmo, Suécia |
Fundador | Fredrik Lindgren, Johan Andersson, Rickard Bergqvist e Susana Meza Graham |
Atuais donos | Empresa pública |
Países que opera | Atuação Global |
O que oferece | Desenvolvimento de games |
A Paradox Interactive é uma empresa de jogos sueca, que ganhou grande notoriedade no mercado gamer devido aos seus jogos de estratégia históricos. A marca já conta com mais de duas décadas de existência, e criou títulos renomados, como as franquias Europa Universalis, Victoria e Cities: Skylines.
Neste artigo, você irá conhecer um pouco mais sobre a história e desenvolvimento da empresa, desde seus fundadores, atuais proprietários da marca, e alguns dos seus principais jogos. Acompanhe!
Quando a Paradox Interactive foi fundada?
Levando em consideração o contexto histórico, a Paradox Interactive foi fundada no ano de 1999, mais especificamente em Estocolmo, na Suécia. Aliás, é na cidade onde há a sede atual da empresa.
Legalmente falando, porém, a marca surgiu efetivamente em 2004, quando se tornou uma empresa independente da Paradox Entertainment. De toda forma, o ano oficial para a fundação da Paradox Interactive é 1999, conforme os dados oficiais da desenvolvedora.
Quem são os fundadores da Paradox Interactive?
Os fundadores da Paradox Interactive foram Fredrik Lindgren, Johan Andersson, Rickard Bergqvist e Susana Meza Graham. A empresa originalmente foi criada por funcionários da empresa sueca Target Games, uma conhecida marca de jogos de tabuleiro e RPG, mas que acabou entrando em falência no ano de 1999.
Aproveitando a propriedade intelectual da Target Games surgiram duas entidades interligadas, a Paradox Entertainment e a Paradox Interactive, que era a parte focada em jogos de computador. Foi apenas em 2004 que essas duas partes se separaram, dando início a história independente da Interactive.
Quem são os atuais donos da Paradox Interactive?
A Paradox Interactive é uma empresa pública desde o ano 2016, quando resolveu abrir seu capital na bolsa de valores Nasdaq First North. Assim, conta atualmente com proprietários variados, onde destacam-se a WesterInvest AB, com 33.4% das ações; Investment Aktiebolaget Spiltan, com 17.11%; Tencent, com 9.12%; Lerit Förvaltning, com 7.53% e a State Street Bank and Trust Company, com 5.50% das ações.
O que a Paradox Interactive oferece?
A Paradox Interactive oferece principalmente jogos de estratégia históricos, que envolvem processos como a gestão de nações, impérios e civilizações, utilizando um mapa realista em seus títulos.
A empresa é quem publica seus próprios jogos, que são desenvolvidos geralmente por sua principal subsidiária, a Paradox Development Studio, bem como games de outros estúdios independentes. Alguns desses jogos destacáveis são o Crusader Kings, Europa Universalis, Victoria, Hearts of Iron, Stellaris e Imperator.
Um pouco da história da empresa
Como observado, a história da Paradox Interactive conta com alguns pontos bem distintos. Isso porque a empresa surge a partir de duas outras marcas, em períodos diferentes: a Target Games, em 1999, e a Paradox Entertainment, da qual se separou em 2004.
A Target Games
Fundada no ano de 1980, em Estocolmo, Suécia, por Fredrik Malmberg, a Target Games era uma editora de jogos de RPG – onde os jogadores devem assumir o papel de um personagem, dentro de um cenário fictício. Além disso, também atuavam no mercado de jogos de cartas colecionáveis, wargaming em miniatura e diversas outras mídias.
A empresa publicava seus jogos através da marca Äventyrsspel (“jogos de aventura”). Assim, conseguiu um bom destaque por meio de títulos como Drakar och Demoner (1982), Mutant (1984), Mutant RYMD (1992), Kult (1991), Chock (1985), Sagan om Ringen (1986) e Stjärnornas Krig (1988).
De toda forma, as coisas começaram a desandar no fim da década de 90, em um período onde a empresa buscava expandir ainda mais seus negócios. Nessa época, a divisão de jogos de computadores dava seus primeiros passos, e com a falência da marca-mãe em 1999, continuou seus trabalhos sozinha.
A partir desse ano, Paradox Entertainment e Paradox Interactive eram marcas indissociáveis, e aproveitavam juntas a propriedade intelectual da Target Games. E desse projeto surgiram títulos memoráveis, como Europa Universalis, Victoria: An Empire Under the Sun, Hearts of Iron e Crusader Kings.
Processo de separação da Paradox Entertainment
Por volta de 2003, a Paradox Entertainment deu início a um projeto audacioso de transformar a sua divisão de videogames em um estúdio AAA (triple-A). Ou seja, criar jogos com escalas altas de orçamento e marketing. Para isso, comprou diversos direitos de propriedade intelectual, a exemplo de franquias como Conan, o Bárbaro.
Apesar disso, não logrou êxito nessa estratégia, considerando, por exemplo, o lançamento ruim de Gettysburg: Armored Warfare. Esse foi um título online multiplayer lançado com diversos problemas, o que gerou muitas críticas a empresa.
A saída encontrada pelo conselho foi a de fechar a divisão de videogames, para se concentrar de forma exclusiva no licenciamento de marcas adquiridas. Assim, o recém-chegado Fredrik Wester, juntamente com Theodore Bergquist – então CEO da Paradox Entertainment – decidiram comprar a divisão em 2004.
Foi então que a Paradox Interactive tornou-se totalmente independente, mantendo como subsidiária a Paradox Development Studio, e levando para a nova marca os desenvolvedores responsáveis, incluindo Johan Andersson. Vale lembrar que com a compra, a Paradox Interactive também conseguiu o direito sobre a propriedade intelectual sobre os jogos anteriores do estúdio.
Evolução contínua
Dona de suas próprias ações, a Paradox Interactive experimentou um período de ascensão a partir de 2005. Um dos primeiros grandes sucessos foi o jogo de estratégia Crusader Kings.
Outro passo importante para a empresa foi a abertura da Paradox On Demand, uma espécie de vitrine digital, onde diversos catálogos da Paradox ficam à venda. O serviço surgiu em 2006, mesmo ano em que foi renomeado para GamersGate.
Seu primeiro título a quebrar a marca de 1 milhão de cópias vendidas foi Magicka, um jogo desenvolvido pela Arrowhead Game Studios, isso em 2011. Nesse mesmo ano, a Paradox Interactive fez um acordo com a desenvolvedora finlandesa Colossal Order para publicar a franquia Cities in Motion. E dessa parceria surgiu também títulos como Cities: Skylines, lançado em 2015, e que já vendeu mais de 12 milhões de cópias.
Empresa de capital aberto
Com sua expansão e necessidade de angariar mais investimentos, a Paradox Interactive iniciou um projeto de abertura de capital em 2016. A meta era justamente poder distribuir suas ações entre funcionários, colaboradores e investidores, e arrecadar uma ótima quantia para novas produções.
O IPO, como mencionado, aconteceu na bolsa de valores Nasdaq First North, uma divisão da Nasdaq Nordic, voltada para empresas menores na europa. Ao todo, a organização foi avaliada em US $420 milhões, passando a pertencer a diversos investidores, onde destacam-se a Investment Aktiebolaget Spiltan, a gigante Tencent, Lerit Förvaltning, State Street Bank and Trust Company, etc. Vale lembrar que Wester continuou com 1/3 da empresa, através da WesterInvest AB.
Aquisições frequentes
Após o ótimo IPO, a empresa pode finalmente investir pesado em novas aquisições, adquirindo a propriedade intelectual de diversos títulos e estúdios posteriormente. Assim, somado às marcas já incorporadas em anos anteriores, aperfeiçoou bastante o portfólio de jogos da empresa.
White Wolf
Essa era uma editora norte-americana criada em 1991, e que tinha seu foco no segmento de RPGs de terror. Dona de jogos como “Vampiro: A Máscara”, “ Mundo das Trevas” e “Lobisomem: O Apocalipse”, a White Wolf foi adquirida em 2015.
Triumph Studios
Essa é uma desenvolvedora de jogos eletrônicos holandesa, fundada em 1997, e sediada em Delft. A marca é famosa pelos títulos Age of Wonders e Overlord, e foi adquirida pela Paradox Interactive em 2017.
Harebrained Schemes
A Harebrained Schemes é uma desenvolvedora norte-americana, sediada em Seattle, Washington, e fundada em 2011. A empresa é conhecida pelas obras Shadowrun Returns e BattleTech, tendo sido adquirida pela Paradox Interactive em 2018.
Hardsuit Labs
Também em 2018, houve a aquisição de uma parte minoritária da desenvolvedora Hardsuit Labs, dona de jogos como Blacklight: Retribution.
Playrion Game Studio e Ice Flake Studios
Já em 2020 a Paradox Interactive adquiriu direitos da Playrion Game Studio, um estúdio francês, sediado em Paris; e do Ice Flake Studios, um estúdio finlandês, sediado em Tampere.
Principais jogos da Paradox Interactive
Para entender de forma mais profunda as características da Paradox Interactive, nada mais adequado do que conferir alguns dos principais jogos desenvolvidos ou publicados pela empresa nesses mais de 24 anos de história. Acompanhe!
Europa Universalis
Esse foi o primeiro jogo da série de estratégia histórica da Paradox Interactive. Lançado no ano de 2001, o jogo cobre o período do século XV ao início do século XIX, permitindo que o jogador controle uma das mais de 50 nações disponíveis.
O título inicial se baseia em eventos reais da história mundial, mas também permite uma alteração do curso da história, a depender das ações de cada um. O jogador pode explorar o mundo, colonizar territórios, negociar com outras nações, travar guerras e formar alianças.
Em síntese, o jogo oferece uma grande liberdade de ação e um alto nível de complexidade e realismo. Justamente por isso, Europa Universalis foi um sucesso de crítica e público, sendo considerado um dos melhores jogos de estratégia de todos os tempos. A obra inaugurou uma franquia que se tornou uma referência no gênero, tendo recebido três sequências e várias expansões e conteúdos adicionais.
Europa Universalis II
Esse é o segundo jogo da série de estratégia histórica da Paradox Interactive. Lançado em 2002, o título cobre o período de 1419 a 1820, e permite que o jogador controle uma das mais de 180 nações disponíveis.
Assim como a versão inaugural, essa é uma obra que se baseia em eventos reais da história mundial, mas que permite alterações. Ele expandiu e melhorou os recursos do primeiro jogo da série, adicionando novos modos de jogo, cenários, gráficos e sons.
Europa Universalis III
Esse é o terceiro jogo da série de estratégia histórica da Paradox Interactive. Lançado em 2007, o jogo cobre o período de 1453, marcado pela Queda de Constantinopla, até 1793, com o início da Revolução Francesa. Nele, é possível controlar uma das mais de 250 nações disponíveis.
Também baseado em eventos reais, a obra expandiu e melhorou ainda mais os recursos dos dois títulos anteriores da série, adicionando novos sistemas de religião, cultura, comércio e diplomacia. O jogo também foi o primeiro a usar o novo motor gráfico 3D da Paradox, que tornou o mapa mais detalhado e bonito.
Europa Universalis IV
Esse é o quarto jogo da série de estratégia histórica da Paradox Interactive. Lançado em 2013, o jogo cobre o período de 1444 a 1821, permitindo que o jogador controle uma das mais de 600 nações disponíveis.
A base histórica continua sendo um dos pilares da franquia, com uma inigualável expansão da obra, principalmente quanto ao número de nações que pode-se governar.
Cities: Skylines
Cities: Skylines é um jogo single player (para apenas um jogador) pautada na temática de construção de cidades. O título foi lançado em 2015, inicialmente para pc, e posteriormente ganhando versões para outros consoles e até uma remasterização em 2023, além de uma versão para o Google Stadia.
O jogador se concentra no planejamento da cidade, construção de estradas e serviços públicos. Além dessas atividades, também é possível gerenciar outros fatores primordiais para a população como saúde, poluição, orçamento, felicidade e outros fatores. No jogo vem também pré instalado um modo sandbox, que permite a construção de alguns edifícios, além de desbloquear dinheiro infinito ao jogador.
Dungeonland
Dungeonland é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Critical Studio (marca brasileira) e publicado pela Paradox Interactive. O jogo foi lançado em 2013 para PC e Mac, e permite que até quatro jogadores joguem juntos, sendo que três podem escolher entre as classes de guerreiro, mago e ladino, e um pode assumir o papel do Dungeon Maestro, controlando os inimigos e obstáculos do parque.
O jogo tem um estilo cartunesco e humorístico, e oferece vários modos de jogo, cenários e itens para os jogadores explorarem. Assim, une elementos de dungeon crawler e MOBA.
Hearts of Iron
Hearts of Iron é uma série de jogos de estratégia desenvolvida pela Paradox Interactive. O primeiro jogo da série, Hearts of Iron, foi lançado em 2002 e cobre o período da Segunda Guerra Mundial, de 1936 a 1948.
A série permite que o jogador controle qualquer nação do mundo e participe dos eventos históricos ou crie o seu próprio cenário alternativo. Assim, destaca-se pelo seu alto nível de detalhe e realismo, abrangendo aspectos políticos, econômicos, militares e diplomáticos.
Ao todo, o jogo recebeu três sequências: Hearts of Iron II, em 2005, Hearts of Iron III, em 2009, e Hearts of Iron IV, em 2016. Todos expandiram e melhoraram os recursos do jogo original, adicionando novos modos de jogo, gráficos e sistemas.
O quarto jogo da série, por exemplo, cobre o período de 1936 a 1950, com foco na Segunda Guerra Mundial e na Guerra Fria. Dessa forma, oferece uma maior liberdade de ação e personalização, permitindo que se crie a sua própria nação e modifique a sua ideologia, governo e tecnologia.
Sengoku
Sengoku é um jogo de estratégia em tempo real, lançado em 2011. A temática do jogo tem foco na Guerra Civil entre clãs japoneses. Assim, se passa em 1467, tendo como objetivo principal o de controlar metade do território ao decorrer de 3 anos em que se pode jogar.
Svea Rike
Svea Rike é uma série de jogos de estratégia histórica publicada pela Paradox Interactive em 2000, mas que parte desde a época da Target Games. A franquia se passa na Suécia, mais precisamente entre os anos de 1523 e 1818.
Nesse caso, ele permite que o jogador controle a família real sueca e enfrente os desafios políticos, econômicos, militares e culturais da época. A obra original também recebeu sequências, que aprimoraram os recursos do jogo, adicionando novos cenários, gráficos e sistemas.
Victoria: An Empire Under the Sun
Victoria: An Empire Under the Sun é um jogo de estratégia histórica publicado pela Paradox Interactive. O jogo foi lançado em 2003 e se passa entre 1836 e 1920, cobrindo a era da Revolução Industrial e do Imperialismo.
Na obra, é possível controlar qualquer nação do mundo e participar dos eventos históricos ou criar o seu próprio cenário alternativo. Assim como os demais títulos da empresa, um destaque positivo fica por conta do seu alto nível de detalhe e realismo, abrangendo aspectos políticos, econômicos, sociais, militares e tecnológicos.
O jogo recebeu uma expansão em 2006, chamada Victoria: Revolutions, que adicionou novos recursos, gráficos e sistemas. Além disso, recebeu uma sequência em 2009, chamada Victoria II, que aprimorou os recursos do jogo original, adicionando novos sistemas de população, cultura, política e guerra. Outro título sequencial foi Victoria III, de 2022.
Crusader Kings
Crusader Kings é um jogo de estratégia histórica publicado pela Paradox Interactive. O jogo foi lançado em 2004 e se passa entre 1066 e 1453, cobrindo a era medieval. Com ele, é possível controlar uma dinastia nobre da Europa, do Oriente Médio ou da África e participar dos eventos históricos desse período.
Um dos destaques da obra é seu foco nas relações familiares, pessoais e políticas entre os personagens, que possuem traços de personalidade, habilidades e ambições.
Sendo um título de sucesso, Crusader Kings também recebeu expansões, como Deus Vult, de 2007, e Crusader Kings: Complete, de 2008. Já em 2012 a Paradox Interactive lançou Crusader Kings II, a sequência direta do jogo.
Considerações finais sobre a Paradox Interactive
Como foi possível observar, a Paradox Interactive é uma empresa que soube focar muito bem no setor de jogos de estratégia históricos. Assim, aperfeiçoou consideravelmente esse nicho, além de trazer uma forma completamente realista de explorar períodos históricos, sendo fiel à realidade da época. Não à toa, é referência quando o assunto são títulos com esse tipo de abordagem, seja nas Grandes Guerras Mundiais ou no desenvolvimento europeu.