Fundação: | 13 de janeiro de 1888, Washington, D.C., EUA |
Sede | Washington, D.C., EUA |
Fundador | Alexander Graham Bell e Gardnier Greene Hubbard |
Atuais donos | Disney |
Países que opera | Atuação Global |
O que oferece | Documentários |
A National Geographic é uma das grandes marcas do planeta, quando o assunto são séries documentais que tratam sobre ciência, história, cultura, geografia, etc. Nesse caso, a empresa conta tanto com uma renomada rede de televisão, quanto uma revista que abordam essa temática.
Nesse artigo, você irá conferir um pouco da história e desenvolvimento da National Geographic, até seu formato e proprietários atuais, programas de destaque, formas de acesso a seus conteúdos, e muito mais. Acompanhe!
Quando a National Geographic foi fundada?
A história da National Geographic começa no dia 27 de janeiro de 1888, nos Estados Unidos, fruto da união de 33 homens que tinham o interesse de criar uma sociedade que incrementasse e difundisse o conhecimento geográfico pelo mundo.
Assim surgiu a chamada National Geographic Society, que no mesmo ano criou a revista oficial do grupo, a National Geographic Magazine. Apenas em 2001 foi que o canal de televisão em si saiu do papel.
Quem são os fundadores da National Geographic?
Como mencionado, não há apenas um fundador do grupo, mas sim uma sociedade, composta por 33 homens. Vale destacar, porém, os nomes de Alexander Graham Bell e Gardnier Greene Hubbard, que foi o primeiro a presidir a National Geographic, sendo um dos fundadores mais relevantes.
Quem são os atuais donos da National Geographic?
Atualmente, a National Geographic é uma marca subsidiária do grupo The Walt Disney Company. Isso porque a empresa foi adquirida no ano de 2019, como parte do processo de negociação com a 21st Century Fox, passando a pertencer ao conglomerado Disney.
Em termos práticos, a Disney possui o comando majoritário, com 73% das ações da empresa, enquanto a National Geographic Society continua com os 27% restantes das ações.
O que a National Geographic oferece?
A National Geographic oferece uma ampla variedade de conteúdos sobre ciência, natureza, história e cultura, seja na forma de programas de televisão, revistas, mapas, livros e outros produtos.
Isso se dá por meio do canal principal da empresa, que exibe os documentários produzidos pela National Geographic Society em si e outras produtoras; além da revista mensal do grupo, com ensaios fotográficos, reportagens e artigos de opinião, abordando temáticas sobre o mundo humano e natural. Outro produto importante é o site oficial da marca, disponível através do endereço “https://www.nationalgeographic.com/”, com diversas matérias relacionadas.
Revista
De certo modo, a revista do grupo confunde-se com a própria história da National Geographic, e como mencionado conta com edições mensais, totalizando 12 números por ano, além das chamadas edições especiais, que também podem ser lançadas em momentos oportunos.
Essa é a chamada National Geographic Magazine, nome inicial, mas que agora leva somente a nomenclatura padrão do grupo, sem o termo Magazine. Os temas abordados na revista estão dentro desse contexto educacional, com conteúdos de geografia, física, biologia, ciência popular, cultura, história, fotografia e eventos atuais.
Focada inicialmente apenas no território norte-americano, atualmente ela conta com circulação mundial, sendo produzida em 33 idiomas ao todo. Vale lembrar que além dos seus artigos sobre lugares diversos, a revista é amplamente reconhecida devido a sua qualidade editorial e suas ótimas fotografias. Assim, trata-se simplesmente de uma das melhores publicações gráficas existentes no mundo.
TV
Além da revista, o grupo tem reconhecimento graças a seu canal principal de TV a cabo, que também leva atualmente apenas a nomenclatura comum da empresa. Nesse caso, quando foi criado, seu nome era National Geographic Channel, perdendo o termo “Channel” no ano de 2016.
Na TV, há a exibição de programas de não ficção, que são produzidos pelo próprio grupo ou em parceria com outras produtoras. Ou seja, da mesma forma que redes como Discovery Channel e History, o foco é a apresentação de documentários com conteúdos envolvendo a natureza, cultura, ciência e história, bem como programas de entretenimento, abordando temáticas ligadas à realidade e à pseudociência.
Além do canal principal, a empresa oferece ainda um canal secundário, o Nat Geo Wild, que possui um foco mais acentuado em uma programação sobre o universo animal.
Um pouco da história da empresa
A história da National Geographic passa por diversos períodos de criação de seus produtos, e como observado, já conta com mais de 135 anos de desenvolvimento.
A criação da National Geographic Society
Tudo começa nos anos finais do século XIX, quando um grupo de norte-americanos decide se unir para difundir os conhecimentos geográficos ao redor do planeta. Como resultado dessa união surge a já referida National Geographic Society, que em sua tradução literal para o português significa Sociedade Geográfica Nacional.
Gardnier Hubbard foi quem primeiro presidiu o grupo, sendo sucedido por ninguém menos que Alexander Graham Bell, seu genro. E sim, esse é o mesmo Graham Bell que historicamente é tido como inventor do telefone. Ambos participaram da fundação da sociedade.
O surgimento da National Geographic Magazine
Como uma das primeiras ações do grupo, houve a criação da revista, que chegou apenas 9 meses após seu período de fundação. Nesse caso, inicialmente, ela contava com um caráter mais científico acadêmica, e aos poucos foi se direcionando para um público maior.
A data que marca especificamente a primeira publicação na National Geographic Magazine é o dia 22 de setembro de 1888. E esse número inicial chegou às mãos de somente 165 membros fundadores, o que mostra o foco mais restrito da revista nessa época.
A chegada da National Geographic Channel
Foi em 2001 que a National Geographic criou o seu próprio canal de TV, pago e disponível via satélite ou cabo. No entanto, a exploração dos recursos audiovisuais por parte do grupo datam de bem antes disso.
A televisão serviu também como um meio de levar as viagens realizadas por seus correspondentes, além de programas culturais, educacionais e científicos diretamente para os lares das pessoas.
Na TV aberta, por exemplo, a parceria do grupo já vem de longa data com a PBS, dentro dos Estados Unidos. Na CBS essas transmissões começaram em 1964, mudando para a ABC no ano de 1973, e chegando finalmente a PBS em 1975.
A criação do canal próprio, vale lembrar, surgiu através de uma parceria com o grupo Fox, já bastante conceituado no setor. E já nesse período inicial do século, a marca chega oficialmente ao nosso país, com a criação do National Geographic Brasil, o primeiro na América Latina.
A compra por parte da 21st Century Fox
No ano de 2015, após já contar com bons anos de parceria com o grupo, a 21st Century Fox efetivou a compra da National Geographic Magazine. Os números da negociação giraram em torno dos 725 milhões de dólares, dando o controle de 73% da empresa.
O objetivo era justamente injetar um alto investimento nos conteúdos da Nat Geo, que precisava entrar de vez na era digital. Assim, a 21st Century Fox passou a comandar a revista, mapas, livros, produtos diversos, conteúdos digitais e canais de TV da marca.
A incorporação ao grupo Disney
Somente dois anos após comprar os ativos da National Geographic, a 21st Century Fox iniciou conversas com a The Walt Disney Company para uma possível aquisição por parte do grupo.
A negociação foi finalizada somente em 2019, quando a Disney efetivou a compra do conglomerado 21st Century Fox. Os valores astronômicos foram de 71,3 bilhões de dólares, alavancando a empresa para o primeiro lugar do pódio como maior marca de mídia e entretenimento do mundo.
Então, foi assim que a National Geographic foi parar nas mãos da casa do Mickey, marca a qual pertence majoritariamente até os dias atuais. Afinal, a National Geographic Society em si ainda detém 27% das suas ações.
Principais produções da National Geographic
Para entender um pouco mais profundamente o foco e relevância da National Geographic, vale a pena conferir algumas das mais importantes produções da empresa até o momento.
Nesse caso, a abordagem ficará por conta dos documentários e séries produzidos pela marca, e que estão disponíveis na sua grade de programação de TV. Acompanhe!
Cosmos
Uma importante produção da National Geographic dentro da TV é o documentário científico Cosmos. A série explora justamente os mistérios do universo, origem da vida, e também a busca por alguma civilização extraterrestre.
Originalmente, ela foi produzida em 1980, com a apresentação de ninguém menos que Carl Sagan. Posteriormente, em 2014, houve também a produção de Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo, um remake da obra original.
Mayday! Desastres Aéreos
Outro importante destaque fica por conta de Mayday! Desastres Aéreos, que é como ficou conhecida no Brasil a série Air Crash Investigation, seu nome original nos Estados Unidos.
Como o nome deixa a entender, o programa trabalha com a investigação das causas e também consequências de alguns dos acidentes aéreos mais emblemáticos do mundo.
Para isso, utiliza reconstituições dramáticas, análises de diversos especialistas e também depoimentos das testemunhas desses casos. Sendo original do Canadá, a série teve seu lançamento no ano de 2003, e já conta com 22 temporadas produzidas até o momento.
Genius
Genius é uma série documental que conta as biografias de alguns dos grandes gênios da história da Terra. A obra é uma criação de Noah Pink e Kenneth Biller, e estreou na National Geographic no ano de 2017, contando a vida de Albert Einstein, passando desde seus anos iniciais até a morte.
Cada temporada, nesse caso, contempla uma única personalidade, sendo que a segunda tratou sobre a vida de Pablo Picasso, pintor e escultor, e a segunda de Aretha Franklin, cantora gospel e Rainha do Soul.
One Strange Rock
One Strange Rock tem como foco contar a história do modo como a vida consegue sobreviver e prosperar no planeta Terra. Para isso, utiliza a perspectiva de 8 astronautas, com sua visão única de terem passado um longo período no espaço.
A série documental conta com a apresentação de Will Smith, e foi produzida pela Nutopia em parceria com a Darren Aronofsky, estreando na National Geographic em 2018.
Mars
Mars estreou no ano de 2016, sendo uma série documental que mistura os elementos de ficção com o padrão de documentário em si. O objetivo é mostrar quais são os desafios e possibilidades da realização de uma missão humana para Marte, o planeta mais provável de um ser humano ficar.
Para sua realização, o grupo contou com a consultoria de diversos cientistas e também visionários do setor, a exemplo de nomes como Elon Musk.
Como assistir aos conteúdos Nat Geo?
Existem algumas formas de assistir aos programas e produções da National Geographic, dependendo da sua preferência e disponibilidade. Algumas opções são:
Assinatura do canal
A alternativa mais óbvia é justamente a assinatura do canal de TV a cabo, que dá acesso às produções da empresa. Nesse caso, o canal da Nat Geo está disponível em diversas operadoras, como é o caso da SKY, Vivo, Claro, dentre outras.
Assinatura do Disney+
Outra opção para acompanhar esses conteúdos em vídeo é por meio da assinatura do Disney+, serviço oficial de streaming do grupo Disney. A vantagem, nesse caso, é que além de alguns materiais totalmente exclusivos da Nat Geo dentro da plataforma, ainda é possível conferir outros conteúdos do grupo, como séries e filmes.
Acompanhar o site oficial
Tanto o National Geographic quanto o National Geographic Brasil contam com bons materiais em seus sites, como trechos de episódios, notícias, etc. Nesse caso, tratam-se de vídeos gratuitos, sendo essa a grande vantagem dessa alternativa.
Conferir os conteúdos no Youtube
Mais uma opção gratuita é o próprio Youtube, onde a empresa conta com alguns canais oficiais, disponibilizando trechos de episódios e até mesmo alguns episódios completos dos seus programas.
O destaque fica por conta do National Geographic Brasil, que conta com quase 1 milhão de inscritos, e o National Geographic em si, que possui quase 22 milhões de inscritos no canal.
Considerações finais sobre a National Geographic
Como foi possível observar, a National Geographic faz jus a relevância que possui dentro das produções de séries documentais, fotografias, artigos e outros materiais ligados ao universo da ciência, cultura, geografia, história, etc.