Logo Discovery Channel
Discovery Channel - Divulgação
Lançamento:17 de junho de 1985
Fundadorempresas PRAMER (na América Latina) e Discovery Inc
Atuais donosWarner Bros e Discovery Networks
Países que operaAtuação Global
O que ofereceProgramas de tv, streaming e diversos outros conteúdos.

A TV por assinatura é uma das maravilhas atuais. Afinal, antes todos estavam limitados a TV aberta, que muitas vezes não exibia aquilo que muitas pessoas desejam assistir, com isso, surgiu a TV por assinatura, e com ela e Discovery Channel.

A Discovery Channel é um dos canais mais assistidos e assinados no mundo, com programações excelentes, que conquistam o público em geral. O canal conta com boas avaliações de pessoas mais jovens e até por pessoas mais velhas, pois sua programação é para todos.

A Discovery é uma rede de canais, onde há diversos programas de assuntos gerais e documentários, sendo a Discovery a maior transmissora e detentora de documentários no mundo.

Ainda é possível ter acesso a programas de moda, beleza, construções e reformas, além de programação animal, tudo isso para que o público receba o melhor que se pode oferecer, com qualidade superior.

Os seus canais irmãos, como Discovery Home & Health, Cinemax, CNN e diversos outros, exibem uma programação impecável, muito bem selecionada para que os clientes usufruam de qualidade superior ao de outros canais.

Vale ressaltar, que a Discovery Channel é um canal americano, mas possui sedes em diversos países, como o Brasil, por exemplo. Desta forma, é possível classificar a programação conforme a cultura e gostos de cada país. Ou seja, a programação é personalizada, incluindo programas nacionais e internacionais, este último totalmente dublado.

Quando a Discovery Channel foi fundada?

A Discovery Channel foi fundada nos Estados Unidos da América em 17 de junho de 1985, tendo sua sede principal localizada atualmente em Miami. Já no Brasil, a Discovery Channel teve seu lançamento em 25 de setembro de 1994. Ali começou a expandir para novos países de grande porte e que teriam um custo menor de expansão.

Ao chegar no Brasil, passou a apresentar uma programação totalmente em português, 24 horas por dia, até mesmo com os programas internacionais. Isso se estendeu para o Caribe, Espanha, Portugal e toda a América Latina. Desta forma, brasileiros podem assistir de qualquer lugar em seu próprio idioma.

Com o surgimento da Discovery Channel, portas foram abertas para novos canais por assinatura, que transmitem programações específicas, cada um voltado para o seu segmento.

Esses canais passaram a ganhar espaço. Hoje, a Discovery Channel e diversos outros canais, fazem parte da programação diária de muitas pessoas no mundo, sendo em muitos casos, a única programação que se assiste.

Quem são os fundadores da Discovery Channel?

Os fundadores da Discovery Channel foram as empresas PRAMER (na América Latina) e Discovery Inc. como fundadora principal, sendo essa fundada e dirigida pelo Presidente John Hendricks, fundador de diversos outros canais por assinatura de grande sucesso no mundo.

A Discovery Channel continuou sendo somente da PRAMER e da Discovery Inc. até meados de 2022. Após isso novos donos e diretores, assim como acionistas, assumiram o poder e comenda da gigante dos documentários.

As ações vendidas da Discovery Channel chegam a US$ 40,4 bilhões nesta última troca de acionistas. Mas mesmo com essa troca, John Hendricks ainda é o principal acionista e presidente do canal.

Discovery vem de descobrir, conhecer algo novo. Ou seja, os canais da Discovery, como o Discovery Channel, têm o objetivo de apresentar ao público algo que eles não saibam, sempre trazendo novas informações e novas descobertas.

Quem são os atuais donos da Discovery Channel?

Warner Bros atual dona da Discovery Channel
Logo Warner Bros – Divulgação

A Discovery Channel, como já dito, realizou alterações em seu quadro de sócios no ano de 2022. Foi ali que novos acionistas assumiram e alguns antigos se retiraram do investimento com um lucro de bilhões de dólares.

Os atuais donos da Discovery Channel são as empresas Warner Bros e Discovery Networks, empresas essas que realizaram uma fusão em 2022, passando a se chamar WarnerDiscovery.

A aquisição da Warner Bros por parte da Discovery foi algo estratégico. Assim, atingindo uma maior parcela de assinantes e de canais, com programações de maior qualidade.

Mesmo com a nova fusão, o maior acionista continua sendo John Hendricks, da rede Discovery Communications, além de fundador dos canais. Entretanto, o presidente atual é David Zaslav, com participação de John Hendricks.

Um dos maiores empresários da América, John Hendricks, aos 70 anos de idade, é proprietário de grandes canais e empresas americanas que detém uma enorme parcela do público quando o assunto é telespectadores.

O que a Discovery Channel oferece?

A Discovery Channel engloba diversas programações diversificadas. Seu foco é nos documentários, programas de aventura e de diversos outros nichos, sempre buscando oferecer o que há de melhor.

O canal busca levar aos seus assinantes assuntos relevantes e novas descobertas, temas atuais e temas esquecidos, ressaltando problemas da sociedade e integrando o assinante a assuntos até então desconhecidos.

O objetivo é atingir a satisfação do cliente e deixar sempre o “gostinho de quero mais”. Afinal, o espectador entende que não importa a hora que venha a acessar a Discovery Channel, sempre poderá usufruir de programas excelentes e ricos em informações e qualidade.

Esse é o diferencial do canal, sempre está à disposição para sanar uma necessidade do público, buscando saber o que desejam e como levar da melhor forma possível isso a eles.

Cabe ressaltar, que os canais são integrados entre si. Ou seja, os conteúdos servem para todos os públicos. Eles vão de temas mais modernos para pessoas mais jovens e documentários clássicos de grande valor para pessoas mais velhas ou mais intelectuais.

Os programas são diversos, como Largados e Pelados, A Grande Família do Alasca, Febre do Ouro, Pesca Mortal, Trabalho Sujo, Os Caçadores de Mito, entre diversos outros de grande sucesso.

Além de programas e documentários, a rede Discovery oferece ainda filmes e séries. A empresa os seleciona conforme as maiores bilheterias e os clássicos mais vistos, selecionando as opções mais buscadas para exibir aos assinantes.

História da Discovery Channel

A Discovery Channel é o primeiro canal da rede Discovery Inc., que surgiu em 1985. A partir daí, surgiu diversos outros canais parte do grupo, que exibem programações originais, deixando de lado as ficções e aderindo a programas do dia-a-dia. Alguns exemplos são construções, reformas, programas de confeitaria e de moda, além de documentários originais ou adquiridos de outras empresas.

Nesse ponto fica visível o quanto a programação é vasta e focada no público geral. Afinal, as exibições mundiais são desenvolvidas para uma parcela enorme de pessoas do mundo. Claro que há as programações de cada país, mas ainda assim, o estudo e a escolha do que produzir e exibir requer uma grande análise da sociedade atingida.

A Discovery Channel, traduz seus conteúdos para 39 línguas diferentes. Diferente de seu início em 1985, quando só atendia o público americano com programações em inglês.

Hoje, a Discovery é uma das maiores redes de canais no mundo e uma das que mais possui espectadores, tendo esse grande público mundial que se mantém fiel a essas programações, além de recomendar e elogiar a quem está próximo.

Desde seu surgimento, a Discovery só possui feedbacks positivos, nunca se envolvendo em escândalos ou sendo alvo de grandes críticas de seu público geral.

Discovery Channel no Brasil

A Discovery Channel chegou ao Brasil em 25 de setembro de 1994, como uma revolução dos canais atuais que o país possuía até então. Com o grande sucesso que obteve com a nação brasileira, em 1996 um sinal exclusivo foi direcionado para o país.

O sucesso da Discovery Channel no Brasil foi tão grande, que em 2000, ao ser colocado “ao vivo” durante o horário mais nobre, o especial “O Despertar do Mamute” conseguiu alcançar mais de 8 pontos de audiência. Para um canal fechado é um grande feito, principalmente anos atrás.

Daí em diante, a Discovery Channel só tem crescido cada vez mais no Brasil, assim como no mundo. Se tornou então um dos canais fechados mais assistidos pelos brasileiros e um dos mais queridos e bem avaliados. Isso quando se leva em conta a programação e os conteúdos disponibilizados para os assinantes.

Como ter acesso a programação do Discovery Channel

Para acessar os canais Discovery, como o Discovery Channel, por exemplo, é preciso possuir uma assinatura de TV a cabo, como Vivo, Claro, Net e diversas outras opções disponíveis.

No catálogo de canais dessas assinaturas, haverá a opção Discovery Channel, assim como Discovery Kids, CNN, HBO, entre todos os outros canais que fazem parte do grupo Discovery.

Outra opção é assinar o Discovery+ e utilizá-lo para ter acesso a toda a programação do canal, facilitando assim para quem não deseja obter uma TV por assinatura, mas apenas acessar os canais do grupo Discovery.

É muito simples e fácil. Basta realizar o login do assinante e aproveitar toda a qualidade e excelência do Discovery Channel.

Principais programas da Discovery Channel

A Discovery Channel possui inúmeros programas. A produção os escolhe com muito cuidado para levar satisfação ao maior número de pessoas.

Com isso, a seguir iremos listar alguns dos principais programas da Discovery Channel e explicado o motivo de tamanho sucesso que o canal vem adquirindo a cada dia que passa.

Febre do Ouro

febre de ouro: programação da Discovery Channel
Febre do Ouro – Divulgação

Por volta de 1980, muitos mineradores morreram na busca por enriquecimento na Trilha da Febre do Ouro. Foram milhares de homens dando a sua vida por algo que pudesse melhorar a condição de suas famílias e sua própria. Sendo assim, foi um momento marcante na história, já que a busca pelo ouro custou muito caro.

Parker Schnabel, o personagem principal desse programa, perdeu seu avô durante essa Febre, por conta disso, resolveu desbravar a Trilha da Febre do Ouro, para desta forma, se colocar à altura de seu avô e de todos que perderam a vida naquele local.

São episódios marcantes e muito tensos, onde a busca por ouro é o objetivo principal, mas nesse processo muitos problemas e empecilhos acabam gerando grandes dores de cabeça.

Um programa excelente para quem deseja muita aventura e suspense, já que o ouro pode aparecer a qualquer momento, assim como um grave ferimento.

Largados e Pelados

largados e pelados: programação da discovery channel
Largados e pelados – Divulgação

Neste programa, um homem e uma mulher ficam sozinhos em uma floresta, com um ambiente diferente do que estão habituados. O intuito é de sobreviver como seres primitivos.

Não levam roupa, nem água e nem comida, deixando tudo o que é utilizado na civilização moderna para trás. O Objetivo é viver apenas com o que a natureza oferece.

Totalmente pelados e sem recursos, os dois participantes são acompanhados por câmeras que mostram a forma com que decidem sobreviver nesse novo ambiente, que em muitos casos pode possuir um clima extremo de alguma região do mundo.

Por 21 dias, esses participantes se isolam da sociedade e aprendem a caçar seus alimentos, a ir em busca de água, aprendem a montar um acampamento e adquirem diversas outras experiências.

Vale ressaltar que, não há um prêmio em dinheiro, ninguém recebe 1 milhão ao completar os 21 dias, mas recebe experiência e a satisfação de ter passado por essa incrível aventura. Mas claro, os participantes recebem um valor pelo tempo disponibilizado para as gravações, ou seja, um “salário”, pode se dizer.

Shark Week

Shark Week: programa da Discovery Channel
Shark Week – Divulgação

A Semana do Tubarão teve início em 17 de julho de 1988, e desde então, vem sendo exibida entre julho e agosto para 72 países diferentes, mostrando a verdadeira história e curiosidades sobre os tubarões.

É o evento de TV a cabo mais antigo existente, com uma semana fixa a cada ano para exibis tudo sobre tubarões, com documentários originais reais e fictícios, algo que vem crescendo nesses últimos anos, com o objetivo de levar programas de entretenimento mais leves para o público.

Na última Semana do Tubarão, algo que ganhou a mídia foi a luta de um participante especial, que estava dentro de uma gaiola, com um tubarão de verdade, isso trouxe uma enorme repercussão, em muitos aspectos positivos e negativos.

Com o passar dos anos e com os novos direitos que os animais possuem, como o de não maltratar e assim por diante, grande parte da programação da Semana do Tubarão é fictícia e criada através de programas de computação, sem ferir nenhum animal no processo.

A conscientização sobre a preservação desses predadores aquáticos, garantindo sua preservação e a correção de crenças limitantes a respeito deles, foi o que tornou a Semana do Tubarão algo grande e de duração tão prolongada, garantindo audiência mesmo após tantos anos de estreia.

Pesca Mortal

pesca mortal: programa da Discovery Channel
Pesca Mortal – Divulgação

A transmissão de Pesca Mortal teve início em 2005, quando a Discovery Channel decidiu que seria interessante mostrar a rotina dos pescadores e todos os problemas pelos quais eles passam.

São inúmeros episódios ao longo de 18 anos desde a estreia e muitas aventuras a serem seguidas e observadas, com dramas envolvendo barcos de outros países ocupados por pescadores Russos, por exemplo.

O programa foca atualmente em mostrar a rotina extremamente perigosa dos pescadores na busca do caranguejo de Dungeness, que pode ser encontrado ao norte dos Estados Unidos, passando pelo Rio Columbia.

É um programa de perdas e ganhos, com diversos problemas a serem superados no trajeto, perda de homens que acabam se ferindo, danificações de grande porte em seus barcos, mas no fim a conquista, peixes monumentais, o caranguejo de Dungeness e diversas outras criaturas marinhas de grande desejo e busca.

A Grande Família do Alasca

A grande família do alasca: programa da Discovery Channel
A Grande Família do Alasca – Divulgação

O programa A Grande Família do Alasca retrata a história de Billy Brown, sua mulher Amy e de seus sete filhos que vivem em um lugar diferente do resto do mundo, um dos lugares mais inóspitos e extremos, o Alasca.

O programa transmite o dia-a-dia desta família e tudo o que eles precisam fazer para viver neste local, como construções de banheiros na mata, pescarias, caça de animais selvagens, como veados, por exemplo.

Além disso, a família retratada é muito unida, e nos dois últimos anos permaneceram um pouco afastados das gravações, por conta da perca de um dos membros, o patriarca da família, Billy Brown, sofreu uma convulsão em 2021 e acabou deixando a família que tanto o amava e admirava.

A história agora retorna, mostrando como é continuar tudo o que já era preciso fazer, mas seguindo sem o pai da família, mostrando que podem honrar a memória dele e usar todo o ensinamento para manter a família segura e unida.

Canais irmãos da Discovery Channel

A Discovery, como já dito, iniciou no mercado com o Discovery Channel, que até então era o único canal disponibilizado pela rede, mas com o passar dos anos, houve uma enorme expansão, com novos canais criados, além de outros comprados ou adquiridos por fusões de empresas, como a Warner Bros.

Ao todo, a Discovery detém 28 canais fechados, todos em exibição ao redor do mundo, e muitos no Brasil, com programações selecionadas e focadas em um público selecionado, mas com uma análise global para entender o que desejam ver e ter em suas telas.

Alguns desses canais focam em filmes e séries, como a HBO, TLC e alguns outros. Mas há também os de foco único, como o Animal Planet – Planeta Animal, que mostra a vida dos animais 24 horas por dia, as suas curiosidades, dificuldades na natureza e suas adaptações da vida para sobreviver em ambientes que muitas vezes podem ser hostis.

Outro canal muito conhecido é o Discovery Home & Health. Essa opção exibe uma programação mesclada, com programas nacionais e internacionais, mas todos em português, voltados a casamentos, moda, reformas e construções, tendo em seu catálogo o famoso programa “Irmãos a Obra”.

O Discovery Kids, por sua vez, focado em programação para crianças, também faz parte do grande grupo de canais da Discovery, com desenhos exclusivos e focados em crianças de idades diferentes, como Big Top Academy, que foi desenvolvido em parceria com o Cirque du Soleil, e um outro sucesso que é As Aventuras de Bonnie Bears.

A Discovery e seus canais no Brasil

No Brasil a Discovery apresenta a maioria de seus canais, atingindo um enorme público, como a CNN, um dos seus canais de notícia, a TNT e diversos outros de filmes e séries.

Fica possível observar que a Discovery elabora um canal para cada tipo de conteúdo, mantendo eles separados entre si, ou seja, há um canal só para filmes e séries, um só para a rotina de animais, outro para documentários fictícios e outro para reais, além de canais de esportes mundiais e de notícias de diferentes lugares do mundo, assim como programas de entretenimento geral.

Considerações finais sobre a Discovery Channel

Como observado até aqui, a Discovery Channel sabe como cativar seu público. Tanto que está presente em 180 países, transmitindo em todos os idiomas, sempre em busca de satisfazer as necessidades dos assinantes.

Claro que poderá crescer ainda mais, o que realmente vai acontecer, considerando a evolução do canal nesses últimos anos. Desde sua estreia ao público nacional, dos Estados Unidos, e ao público internacional.

Focados em levar qualidade e programas que interajam com quem está assistindo, a Discovery Channel já mostrou que seu conteúdo é único, voltado a novos conhecimentos e descobertas, que até então, fugiam do entendimento do público.

Do início de um canal apenas, a uma das oito empresas que mais cresce no mundo, a Discovery Channel, evoluiu muito e atinge hoje uma enorme parcela de pessoas no mundo, com mais de um bilhão de pessoas de olho em tudo o que postam e em todos os programas que exibem.

Considerando sua programação, fica claro o quanto se importam com a opinião do público. Inclusive, esse foi o diferencial que fez com que a Discovery se tornasse essa gigante do entretenimento, algo impressionante para um canal privado, que para se ter acesso é preciso pagar uma TV por assinatura ou adquirir o Discovery+/Discovery Plus.

Por fim, fica aqui a história e todas as informações referentes a esse grande canal privado, muito querido pelo público e admirado por seus conteúdos riquíssimos em informações e em conhecimentos.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui