Warner Bros Pictures - Divulgação
Warner Bros Pictures - Divulgação
Fundação:4 de abril de 1923, Hollywood, Los Angeles, Califórnia, EUA
SedeBurbank, Califórnia, EUA
FundadorHarry Warner, Albert Warner, Sam Warner e Jack L. Warner
Atuais donosWarner Bros. Discovery
Países que operaAtuação Global
O que ofereceProduções cinematográficas

Harry Potter, Senhor dos Anéis, Matrix, heróis DC. A lista de franquias e filmes da Warner Bros. Pictures é extensa e, com certeza, possui alguns dos seus favoritos nela.

Uma das maiores produtoras e distribuidoras de  filmes, séries e animações do mundo teve um início humilde, mas cheio de visão. Fundada por quatro irmãos de origem polaico-judaica, a empresa não perdeu tempo em se firmar no ainda nascente mercado cinematográfico dos Estados Unidos.

É para contar a história, e muitas curiosidades e detalhes sobre a Warner, que preparamos este artigo especial. Vamos lá conhecer mais sobre esta gigante do entretenimento?

Quando a Warner Bros. Pictures foi fundada?

A Warner Bros. Pictures, Incorporated foi fundada em 4 de abril de 1923 pelos irmãos Harry, Albert, Sam e Jack Warner. Isto foi possível graças a um empréstimo conseguido por Harry, o irmão mais velho.

No entanto, na época o quarteto já tinha 20 anos de experiência no mercado de filmes, e a criação da Warner foi um passo natural em seus negócios.

Os jovens abriram o seu primeiro cinema ainda no ano de 1906. Jack, o mais novo, ainda tinha 14 anos. Por isso os três mais velhos que encabeçavam os projetos nesta época.

Fundado na cidade de New Castle, estado da Pensilvânia, Estados Unidos, O Cascade, nome dado ao cinema, ficou em atividade até 1907, quando os irmãos passaram a se dedicar total ao ramo de distribuição de filmes.

Em 1907, eles já tinham fundado a Duquesne Amusement & Supply Company, uma distribuidora de filmes. Ela foi criada após o enorme sucesso do Cascade, que permitiu a compra de um outro cinema, o Bijou, e outras quinze casas pelo estado da Pensilvânia.

Produção de filmes próprios

Atuando nestas duas frentes, exibição e distribuição, os irmãos Warner precisavam apenas começar a produzir os próprios filmes para entrarem de vez no mercado cinematográfico estadunidense.

Todos estes empreendimentos e expertise adquiridas permitiram a eles criarem em 1918 o Warner Brothers Studios no coração da sétima arte do país – Hollywood. Ainda neste ano eles filmaram e lançaram seu primeiro filme, My Four Years in Germany, baseado no livro de James W. Gerard.

Ao fim da década eles adquiriram os direitos para produzir um filme da peça The Gold Diggers, de Avery Hopwood. O filme viria a ser lançado já sob o nome da Warner Bros. Pictures, em setembro de 1923.

Mas foi outro filme de 1923 que marcou a década do estúdio e companhia. Estrelado pelo cachorro pastor alemão Rin-Tin-Tin, When The North Begins, terceiro filme dele, foi um sucesso e rendeu diversas sequências. Rin-Tin-Tin e seus parceiros foram elevados ao patamar de estrelas do cinema e abriram muitas portas para a Warner Bros. Pictures.

Quem são os fundadores da Warner Bros. Pictures?

A Warner Bros. Pictures foi criada por quatro irmãos, sendo eles Harry Warner, Albert Warner, Sam Warner e Jack L. Warner.

Apesar de serem conhecidos por estes nomes, os três irmãos mais velhos – Harry, Albert e Sam – tiveram seus nomes mudados ao migrarem para os Estados Unidos com sua mãe em 1889. Isto porque os nomes judaicos que eles possuíam eram incomuns e difíceis de pronunciar em território americano.

Assim, os irmãos, que antes se chamavam Szmuel Wonsal, Hirz Wonsal e Aaron Wonsal se tornaram Sam, Harry e Albert Warner. Jack já nasceu em novo solo, mais especificamente no Canadá.

A mudança de país também os reuniu ao seu pai, que se mudou para os EUA um ano antes, e abriu novas oportunidades. Inclusive de negócios.

Muito antes de fundarem uma empresa, o trio de irmãos mais velhos já começava a dar os primeiros passos na indústria de cinema. Mas, claro, de maneira mais humilde.

Seu primeiro empreendimento foi um projetor de filmes adquirido no início dos anos 1900. Com esta máquina eles passaram então a exibir filmes de forma itinerante, viajando entre cidades de Ohio e da Pensilvânia.

Estas cidades, movimentadas graças à forte atividade mineradora, deram aos irmãos seu público inicial. Com exibições de filmes como The Great Train Robbery (1903) e Life of an American Fireman (1902), eles conseguiram levantar dinheiro suficiente para fundar sua própria distribuidora em 1904, a Duquesne Amusement & Supply Company.

Quem são os atuais donos da Warner Bros. Pictures?

AT&T - Divulgação
AT&T – Divulgação

Atualmente a Warner Bros. Pictures se chama Warner Bros. Discovery, sendo controlada pela AT&T, multinacional de origem estadunidense da indústria das mídias e telecomunicações.

O nome vem da junção da Warner Bros. e Discovery Inc.. Ambas as empresas da AT&T se uniram sob a mesma bandeira no ano de 2022, logo antes das comemorações do centenário de fundação da Warner.

A Warner foi adquirida pela AT&T no ano de 2018. O acordo firmado entre a companhia e a Time Warner, que abrigava a Warner Bros. na época. Na ocasião, a Time foi renomeada como WarnerMedia.

Após sua fundação em 1923 pelos irmãos Warner, a empresa ficou sob controle da família por décadas. Apenas em 1956, e alguns anos de receita de lucros fracos, um acordo de venda foi firmado com um sindicato liderado pelo banqueiro Serge Semenenko, que adquiriu 90% da Warner.

No entanto, oque Harry, Albert e Sam não sabiam é que o plano fora arquitetado pelo irmão mais novo, Jack. Assim, após a venda, Jack comprou de volta os papéis da empresa e assumiu como dono, e nomeou ele mesmo para a presidência logo em seguida.

Presidência de Jack

Por 10 anos Jack ficou à frente da Warner. Neste período a empresa enfrentou mais momentos de baixa na lucratividade. A recuperação viria em meados dos anos 1960 com os filmes My Fair Lady (1964) e Who’s Afraid of Virginia Woolf? (1966).

Ainda em 1966 Jack vendeu a Warner Bros. Para a Seven Arts Production, que renomeou a companhia para Warner Bros. – Seven Arts.

Mas as relações complicadas com o difícil Jack Warner levaram à uma venda precoce, no ano de 1968, para a Kinney National Company, que a renomeou Warner Communications em 1972.

No ano anterior a Kinney National havia adquirido a DC Comics. Futuramente, as duas empresas – Warner e DC – formariam uma parceria frutífera na produção de filmes de super-heróis, como Superman e Batman.

Então, apenas em 1989 a Warner viria a sofrer mudanças novamente. Neste ano ela se fundiu à Time Inc., formando a Time Warner, que agora tinha a Warner Bros. como subsidiária e seria comprada pela AT&T, atual dona, em 2018.

O que a Warner Bros. Pictures oferece?

A Warner Bros. Pictures foi fundada como um estúdio, publicadora e distribuidora de filmes. Assim, ela produz obras cinematográficas desde 1923, ano de sua fundação.

Ao longo dos anos a Warner se diversificou, atendendo outros nichos de mercado. Hoje a empresa se chama Warner Bros. Discovery e engloba nela a Warner Bros. Pictures Group, setor responsável pelas produções audiovisuais.

Apesar desse seu início no cinema, logo a companhia cresceu para abraçar diversas outras mídias. Em 1955 foi aberta sua divisão para TV, a Warner Bros. Television, que passou a produzir shows e séries para a televisão estadunidense.

Com o surgimento de diversas estrelas em suas telas, a Warner em 1958 criou a Warner Bros. Records. A gravadora ficaria responsável pela gravação dos discos de seus principais nomes e shows, mas logo passou a produzir trabalhos de outros artistas e bandas.

O grupo Warner hoje é responsável pela produção de filmes live-action, animação para TV e cinema, música, jogos, teatro e outras mídias.

Quem são os irmãos Warner, da Warner Bros. Pictures?

Vindos de origem judaica e nascidos na Polônia, os irmãos Szmuel Wonsal, Hirz Wonsal e Aaron Wonsal se uniriam ao seu irmão mais novo, Jack, para formar a Warner Bros. Pictures.

Seus nomes judaicos seriam trocados por nomes anglicanos nos anos de virada do século, após eles e sua mãe migrarem para os Estados Unidos em 1889. Eles saíram da Alemanha a bordo do navio a vapor Hermann rumo aos Estados Unidos.

Dessa maneira, o trio se tornou Sam, Harry e Albert Warner. Jack Warner nasceu na América em 1892, fechando o quarteto.

Eles são filhos de Benjamin Wonsal e Peral Leah Eichelbam. Vivendo inicialmente em Baltimore, EUA, os dois e filhos moraram também em Ontario, no Canadá, e em Youngstown, Ohio, nos EUA.

Benjamin e Peral tiveram outros quatro filhos – Fannie, David, Sadie e Milton Warner.

Harry Warner

Harry Warner - IMDb
Harry Warner – IMDb

Hirz Mojżesz Wonsal nasceu em 12 de dezembro de 1881 em Krasnosielc, na Polônia. Após a ida para os Estados Unidos seu nome foi trocado para Harry Morris Warner, que passou a ser sua assinatura.

Em 1896, aos 15 anos, ele convenceu a família a se mudar para Youngstown, Ohio, pois lá ele havia estabelecido uma negócio de reparos de sapatos. Seu pai Benjamin, sapateiro de ofício na Polônia, se uniu a ele.

Já em 1899, junto de seu irmão Albert, Harry abriu uma loja de bicicletas na mesma cidade.

Foi graças à iniciativa de seus irmãos mais novos, Abe e Sam, que Harry entrou no mundo do cinema. Os dois começaram a exibir filmes nas cidades próximas após adquirirem um projetor de filmes em 1903.

Com um investimento promissor em mãos, Harry decidiu vender sua loja de bicicletas em 1905. Ele se uniu aos irmãos e, com o dinheiro, comprou um prédio em New Castle para abrir um cinema. Eles deram o nome de Cascade ao estabelecimento, que funcionou até 1907 e foi vendido em 1909.

Ramo musical

Harry também teve papel fundamental na estrada da empresa no ramo musical. Em 1930 ele comprou diversas publicadoras musicais para formar a Warner Bros. Music.

Casado com Rea Levinson desde 1907, Harry Warner teve três filhos com ela – Lewis Ethan, Doris e Betty Leah. Lewis, seu filho mais velho, morreu em 1931 por conta de complicações provenientes de um dente siso infectado que fora retirado anteriormente.

Após a traição de seu irmão Jack na venda da Warner Bros. Pictures em 1956, a saúde de Harry deteriorou. Sua morte aconteceu em 25 de julho de 1958 por conta de uma oclusão vascular cerebral.

Harry Warner ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood com homenagem pelas suas contribuições para o audiovisual estadunidense.

Albert Warner

Albert Warner - Reprodução Timecode
Albert Warner – Reprodução Timecode

Nascido Aaron Wonsal em 23 de julho de 1884 em Krasnosielc, Polônia, Abraham “Albert” Warner recebeu este nome após se mudar para Baltimore, nos Estados Unidos, com a família em 1889.

O jovem polaco-judaico chegou a tentar abrir uma pista de boliche com o irmão mais velho, Harry, mas a dupla não obteve sucesso neste empreendimento.

Albert conseguiu ter uma relativa boa educação, principalmente quando comparado aos seus irmãos. Ele ingressou na Youngstown’s Rayen High School em 1900. Lá ele chegou a integrar o time de futebol americano da escola, jogando na posição de quarterback.

No entanto, ele abandonou os estudos pouco depois. Seguindo este evento, Albert conseguiu um emprego como vendedor de sabão em Chicago. Ele permaneceu neste ofício até 1903, quando se uniu ao irmão Sam, que recém adquirira um projetor, na exibição de filmes em Ohio e Pensilvânia.

Albert Warner se casou em 1908 com Bessie Krieger. Infelizmente sua primeira esposa morreu de influenza em 1923, ano em que foi fundada a Warner Bros. Pictures, Incorporated.

Seu segundo casamento foi com Bessie Siegal, com quem teve dois filhos – John e Lewis Steel. Os dois permaneceram juntos até a morte de Albert em 26 de novembro de 1967.

Um grande fã de corridas de cavalos, Albert começou a investir neste ramo nos anos 1930. Seus cavalos corriam pelo Warbern Stable, que posteriormente virou Warner Stable. Em 1945 ele comprou a Elberton Hill Farm, que serviu de centro para suas operações nas corridas.

Sam Warner

Samuel “Sam” Louis Warner nasceu com o nome judaico de Szmuel Wonsal em 10 de agosto de 1887. Assim como seus irmãos mais velhos, ele foi renomeado quando se mudou com a família para os Estados Unidos em 1889.

O último dos Warner a nascer na europa, Sam foi diretamente responsável pela entrada da família no mundo do entretenimento.

Desde cedo o garoto lutava para conseguir emprego em solo americano, ele pulou de trabalho em trabalho nos primeiros anos na nova terra. No início do século 1900 ele chegou a administrar o Old Grand Opera House de Youngstown, onde morava.

Juntamente com um outro sócio, na casa ele apresentou shows de teatro vaudeville. Porém, o empreendimento foi um fracasso, e não durou sequer uma temporada.

Após isso, o jovem Sam continuou no meio artístico. Trabalhando como projecionista no Idora Park, ele entrou em contato com a tecnologia de exibição de imagens, mais especificamente o cinetoscópio, máquina que exibia filmes em uma tela pequena para uma pessoa.

Fascinado com as possibilidades desta nova mídia, especialmente após assitir o filme The Great Train Robbery, ele convenceu a família a investir 1000 dólares em um dos aparelhos.

Com isso, Sam se uniu ao irmão Albert para começar uma série de apresentações de filmes em cidades da Pensilvânia e Ohio. Ele manejava o projetor, pois já tinha experiência, enquanto Albert vendia os ingressos.

Foi este passo que permitiu aos irmãos Warner entrarem no negócio de cinemas e filmes, o que culminou na criação da Warner Bros. Pictures.

Casamento

Casado com a atriz Lina Basquette a partir de 1925, Sam teve uma filha com a esposa, que recebeu o nome de Lita. Fora o irmão Jack, o resto da família não aceitou bem o casamento por conta da origem católica de Lina.

Isto rendeu diversos processos entre ambos os lados – Lina e filha e a família Warner. Harry, irmão mais velho de Sam, chegou a questionar a criação católica de Lita pela mãe, e solicitou que ela abrisse mão da guarda da garota.

Sam Warner morreu jovem, em 5 de outubro de 1927. Ainda jovem, ele sequer conseguiu presenciar a estreia do filme The Jazz Singer, produzido pela sua empresa.

Este filme é histórico, pois foi o primeiro a utilizar a tecnologia de sobreposição de áudio e imagem, que permitiu, finalmente, a exibição de filmes com som. Sam teve papel crucial no desenvolvimento desta tecnologia, mas não pôde vê-la em toda sua glória.

Jack L. Warner

Jack L. Warner - Reprodução IMDb
Jack L. Warner – Reprodução IMDb

Jacob Warner, mais tardiamente conhecido como Jack Leonardo Warner, nasceu na cidade de London, província de Ontário, Canadá, em 2 de agosto de 1892.

Em sua juventude Jack tomou gosto pelo trabalho artístico e os espetáculos. Em Youngstown, Ohio, onde passou a maior parte destes anos, e cidades próximas, ele começou a se apresentar como cantor.

Posteriormente, o jovem se arriscou no teatro, mais especificamente nos shows de vaudeville. Foi neste período que ele assumiu o nome Jack Leonardo.

Ainda muito jovem, com seus 11 anos, ele contribuiu com 150 dólares para a compra do cinetoscópio, ideia de Sam Warner. Este evento marcou o início da jornada dos irmãos Warner no mundo do cinema.

Como o mais jovem dos quatro primeiros filhos de Benjamim e Pear, Jack viria a se unir oficialmente aos negócios dos irmãos apenas em 1909, a convite de Harry.

A partir de então, o jovem viria a se tornar peça central na evolução da empresa e do cinema estadunidense. Ele foi importante em diversas negociações envolvendo as empresas da família desde cedo, sendo enviado por Harry para diversas cidades ao longo dos anos para compras e vendas de ações, empresas e direitos de filmagem.

Pesquisas de desenvolvimento de áudio

Após a criação da Warner Bros. Pictures, junto de Sam, Jack trabalhou para a pesquisa e desenvolvimento de uma tecnologia que permitiria unir áudio e vídeo. A dupla obteve sucesso nesta empreitada.

Dessa maneira, em 1927 foi lançado The Jazz Singer, primeiro filme com som da história.

No entanto, as relações com a família ficaram desestabilizadas quando Jack, em conluio com um grupo de investidores, tomou a empresa para si em 1956. Ele arquitetou a venda da Warner Bros. Pictures apenas para comprar as ações de volta e ser sócio majoritário.

Jack foi uma das figuras mais importantes dos primeiros anos da indústria norte-americana de filmes, Ao longo de seus 45 anos de carreira ele se projetou como peça chave no desenvolvimento da Warner, e do cinema, como conhecemos hoje.

Jack se casou duas vezes. O primeiro casamento foi com Claire Salomon, com quem ele teve um filho, Jack “Jr.” Milton Warner. Os dois se separaram em 1935 quando Jack deixou a mulher para ficar com Ann Page. Junto de Ann, com quem viveu até a morte, ele teve a filha Barbara.

Apesar de duradouro, o casamento com Ann foi permeado de infidelidades, sendo a mais famosa com a atriz Jackie Park.

Jack Warner morreu em 9 de setembro de 1978 já com a saúde muito debilitada.

Warner Bros. Pictures Groups

Atualmente dentro da Warner Discovery existe a Warner Bros. Pictures Group. Esta reúne uma série de subsidiárias e divisões responsáveis pelas produções cinematográficas da Warner.

Aqui reside a Warner Bros. Pictures da atualidade, que ainda produz e distribui as produções para cinema live-action da empresa. As demais empresas que compõem este poderoso grupo de mídia são as listadas a seguir.

New Line Cinema

New Line Cinema - Divulgação
New Line Cinema – Divulgação

Fundada por Robert Shaye em 1967, a New Line Cinema foi comprada pela Turner Broadcasting System em 1994 por 500 milhões de dólares. Esta, por conseguinte, se fundiu à Time Warner em 1996.

Foi apenas em 2008 que a New Line Cinema perdeu sua independência e foi integrada totalmente à Warner.

A New Line Cinema conquistou respeito e notoriedade na indústria nos anos 1990, com filmes populares de personagens como As Tartarugas Adolescentes Mutantes Ninjas e o Máskara.

Mas foi em 2001 que a produtora lançou O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel. A adaptação da obra de Tolkien foi um marco no cinema mundial, e rendeu mais cinco filmes para a New Line – duas sequências e um outra trilogia baseada no livro O Hobbit.

Warner Animation Group

Warner Bros. Pictures Groups - Divulgação
Warner Bros. Pictures Groups – Divulgação

A divisão de animações da Warner foi criada apenas em 2013 para supervisionar todo o trabalho do segmento dentro da empresa. O estúdio vem na esteira de outros investimentos no meio, como a Warner Bros. Features Animation, Warner Bros. Animation Studios e a Warner Bros. Cartoons.

Desde seu estabelecimento, ela já lançou diversos sucessos, como The Lego Movie (2014), The Lego Batman Movie (2017), Space Jam: A New Legacy (2021) e DC League of Super Pets (2022).

Castle Rock Entertainment

A Castle Rock Entertainment é uma produtora de filmes e séries para TV fundada por Martin Shafer, Rob Reiner, Andrew Scheinman, Glenn Padnick e Alan Horn em 1987.

Tal qual a New Line Cinema, a Castle Rock também foi adquirida pela Turner Broadcasting System, mas um ano antes, em 1993. Com a fusão da Turner com a Time Warner a Castle Rock também trocou de mãos.

Em 2002 a empresa foi absorvida totalmente pela Warner, após cortes seguidos nos investimentos e múltiplas demissões. Hoje a Warner detém boa parte dos direitos sobre as obras da Castle Rock antes de 2010.

DC Studios

DC Studios - Divulgação
DC Studios – Divulgação

Fundada em 2016 como DC Films, nome que manteve até 2022, a DC Studios é o braço dentro da Warner responsável pelos filmes, séries e animações do universo DC.

Apesar de nova,esta subdivisão é chave na estratégia não apenas da Warner, mas também da DC Comics. Isto graças à popularidade dos filmes de super heróis nas últimas duas décadas e a receita e visibilidade massiva que eles trazem.

A DC Studios é responsável pela produção de alguns dos maiores sucessos da DC no cinema, como Suicide Squad (2016), Justice League (2017), Joker (2019) e The Batman (2022).

Outras

Dentro da Warner Bros. Pictures Group existem outras empresas que não são totalmente controladas pela Warner. Estas são a Flagship Entertainment Group, Spyglass Media Group.

Já a Warner Bros. Pictures Domestic Distribution e a Warner Bros. Pictures Distribution International são as distribuidoras responsáveis pela distribuição das produções da empresa em território norte americano e internacional, respectivamente.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui