Fundação: | 2008 |
Sede | Estocolmo, Estocolmo, Suécia |
Fundador | EA – Electronic Arts |
Atuais donos | Eletronic Arts |
Países que opera | Atuação Global |
O que oferece | Desenvolvimento de jogos |
A Easy Studios foi uma importante desenvolvedora de jogos dentro do sistema Play4Free, com games onlines e gratuitos para PC. De origem sueca, a empresa pertenceu a Electronic Arts (EA), e esteve ativa entre os anos de 2008 e 2015.
Nesse período, deixou sua marca com o desenvolvimento e co-desenvolvimento de títulos como Battlefield Heroes, Lord of Ultima e Battlefield Play4Free.
Neste artigo, você irá conhecer toda a história do estúdio, quem são seus fundadores, principais jogos, e muito mais. Acompanhe!
Quando a Easy Studios foi fundada?
A Easy Studios surgiu no ano de 2008, com um estúdio próprio, mas sendo um novo braço da DICE (Digital Illusions), desenvolvedora sueca fundada ainda em 1992, e da EA Phenomenic Studio, da Alemanha, ambos estúdios pertencentes a Electronic Arts.
Quem são os fundadores da Easy Studios?
Como mencionado, a Easy Studios atuou com um braço da DICE durante seus anos de operação, tendo uma estreita relação também com a Phenomenic Studio. O grande nome por trás do seu surgimento, no entanto, é a EA – Electronic Arts – dona da DICE desde o ano de 2006, e uma das principais empresas do segmento gamer, e que também
Quem são os atuais donos da Easy Studios?
A Easy Studios esteve em operação entre os anos de 2008 e 2015, sendo fechado após esse período, quando os jogos que produzia acabaram sendo descontinuados. Na época, a empresa ainda pertencia a Eletronics Arts.
Assim, de certo modo, a Easy acabou sendo reintegrada a DICE, estando dissolvida dentro da organização, uma vez que o próprio site oficial do estúdio passou a redirecionar os usuários para o site da empresa, enquanto ainda estava em operação.
O que a Easy Studios oferece?
Desde sua criação, a Easy Studios ficou com a responsabilidade de produzir versões para PC da franquia de jogos Battlefield, um famoso game da DICE, como o Battlefield Heroes e o Battlefield Play4Free. Além disso, criou outros jogos utilizando o serviço Play4Free da Electronic Arts.
História da Easy Studios
A Easy Studios, como mencionado, surgiu em 2008, mas precisamente em Estocolmo, na Suécia. Sendo uma criação da Electronic Arts, o grande objetivo da marca era utilizar o estúdio para a criação de jogos utilizando o seu novo serviço: o Play4Free, com jogos online e gratuitos para computadores.
Assim, a Easy, co-desenvolveu versões do famoso jogo Battlefield, além de franquias como Lord of Ultima e Battleforge. A grande ligação entre a Easy, a DICE e Battlefield se mostra realmente desde o início do estúdio.
Afinal, na parte inicial do projeto, o grande responsável por comandar o braço foi Ben Cousins, que era o responsável pela franquia de jogos de tiro da produtora-mãe. A gestão, no entanto, passou para as mãos de Oskar Burman em 2011. Além da DICE, a Easy também possui uma forte ligação com a Electronic Arts Phenomenic Studio, da Alemanha, de onde surgiram os demais projetos do estúdio: Battleforge e Lord of Ultima.
O fim do estúdio aconteceu, porém, em 2015, quando a Electronic Arts resolveu encerrar as produções da séries Heroes e Play4Free, o que consequentemente culminou com o próprio encerramento da Easy Studio, uma vez que esse foi um dos principais motivos para a sua criação.
O que é o serviço Play For Free da Electronic Arts?
O surgimento da Easy Studios está diretamente ligado ao projeto Play4Free da Electronic Arts. Nesse caso, o serviço, também chamado de Play For Free, consiste na produção de jogos gratuitos, onde o jogador não precisa pagar absolutamente nada para instalar ou jogar o game.
O processo se aplica a diversas ferramentas, aplicativos, consoles e plataformas, mas no caso da EA o foco eram os jogos online para PC, onde a Easy Studios manteve seus trabalhos enquanto esteve ativa.
O modelo, de uma forma geral, não gera lucros imediatos para a produtora, diferentemente de jogos pagos. Tudo parte diretamente através de publicidades, como os anúncios que circulam na tela dos jogos, ou então das chamadas microtransações.
Ou seja, conforme o jogador vai evoluindo e se identificando com o game, ele passa a desejar expandir suas habilidades, personalizar seus personagens, comprar novos itens, etc. e é dessas pequenas compras que sai o retorno do investimento sobre a produção.
Conhecendo a franquia Battlefield
É impossível falar da Easy Studios e não mencionar os jogos da Battlefield, um grande sucesso da DICE e da Electronic Arts. Esse é um game de tiro em primeira pessoa que surgiu ainda no ano de 2002, quando a DICE ainda não era comandada pela EA.
O primeiro título a chegar no mercado foi o Battlefield 1942, voltado para PC e Mac, e desde então cerca de 16 jogos e 18 expansões da franquia surgiram até os dias atuais, atingindo outras plataformas e consoles.
Originalmente, a primeira versão de Battlefield tinha como base a Segunda Guerra Mundial, ambientando-se nesse período. O objetivo, nesse caso, era capturar novos pontos no mapa.
Utilizando a tecnologia refractor, que introduziu o modo Conquista na franquia, o game era repleto de jipes, tanques, aviões, etc. tudo a disposição do jogador, que conseguia disputar batalhas famosas da guerra, em todos os ambientes possíveis.
Confira os títulos relevantes da franquia
- Battlefield 1942 – 2002
- Battlefield 1942: The Road to Rome – 2003
- Battlefield 1942: Secret Weapons of WWII – 2003
- Battlefield Vietnam – 2004
- Battlefield 2 – 2005
- Battlefield 2: Special Forces – 2005
- Battlefield 2: Modern Combat – 2005
- Battlefield 2: Euro Force – 2006
- Battlefield 2: Armored Fury – 2006
- Battlefield 2142 – 2006
- Battlefield 2142: Northern Strike – 2007
- Battlefield: Bad Company – 2008
- Battlefield Heroes – 2009 (Easy)
- Battlefield 1943 – 2009
- Battlefield: Bad Company 2 – 2010
- Battlefield: Bad Company 2: Vietnam 2010
- Battlefield Play4Free – 2011 (Easy)
- Battlefield 3 – 2011
- Battlefield 3: Back to Karkand – 2011
- Battlefield 3: Close Quarters – 2012
- Battlefield 3: Aftermath – 2012
- Battlefield 3: End Game – 2013
- Battlefield 4 – 2013
- Battlefield 4: China Rising 2013
- Battlefield 4: Second Assault – 2013
- Battlefield 4: Naval Strike – 2014
- Battlefield 4: Dragon’s Teeth – 2014
- Battlefield 4: Final Stand – 2014
- Battlefield Hardline – 2015
- Battlefield 1 – 2016
- Battlefield V – 2018
- Battlefield 2042 – 2021
Principais jogos da Easy Studios
Em 7 anos de existência, a Easy Studios trabalhou em projetos relevantes para a Electronic Arts, visando, como já mencionado, trabalhar o serviço Play4Free em jogos online. De todo modo, o grandes destaques entre os jogos desenvolvidos ou co-desenvolvidos pela empresa são:
- Battlefield Heroes – 2009;
- Battleforge – 2009;
- Lord of Ultima – 2010; e
- Battlefield Play4Free – 2011.
Um ponto interessante sobre esses jogos é que enquanto Battlefield Heroes e Battlefield Play4Free tiveram a DICE como parceria, Battleforge e Lord of Ultima tiveram o apoio da Electronic Arts Phenomenic Studio, da Alemanha, que também integrou a base da empresa.
Battlefield Heroes
Esse foi um jogo de tiro em 3ª pessoa que foi inicialmente criado pela própria EA DICE, mas que passou para a responsabilidade da Easy Studios, que seria um braço da marca.
O jogo foi publicado pela EA Electronic Arts para PC em 2009, sendo voltado para precisamente para o Microsoft Windows. O objetivo da nova versão da franquia era justamente expandir o jogo para novos públicos.
Para isso, necessitava de computadores com menor potência para rodá-lo adequadamente, bem como níveis justos de jogadores. Outra característica marcante da versão Heroes é que ele inaugurou, dentro da franquia Battlefield, o serviço Play4Free da EA.
Assim, o jogo teve um lançamento gratuito, uma vez que a receita era gerada diretamente pelas microtransações disponíveis, possibilitando a compra de itens personalizáveis para os jogadores; e a publicidade, através de anúncios exibidos no jogo, fora dos ambientes das partidas, é claro.
Quanto a recepção do público, ainda em 2011, a EA anunciou que Battlefield Heroes já havia alcançado a marca de 10 milhões de usuários com registro em sua plataforma online.
Jogabilidade de Battlefield Heroes
Seguindo os preceitos da franquia, Battlefield Heroes se situava na Segunda Grande Guerra, levando os jogadores sempre para a batalha mais próxima, através de um sistema inteligente de Spawn.
O jogo dividia-se em dois lados: Exército Nacional (bandeira vermelha) e o Exército Real (bandeira azul). Cada equipe, nesse caso, possuía sua bandeira e 50 vidas disponíveis para batalhar.
Um destaque interessante é que através do matchmaking o jogo sempre buscava manter os jogadores de mesmo nível juntos, trazendo uma melhor jogabilidade e qualidade para as disputas.
Para jogar, bastava escolher entre uma das classes de soldados disponíveis: Soldier (médico), Gunner (soldado de armas pesadas) e Commando (soldados rápidos), cada um com pontos positivos e negativos a explorar.
Battlefield Play4Free
Depois do lançamento de Battlefield Heroes, a EA, junto com a Easy Studios anunciou o Battlefield Play4Free, que chegou ao mercado em 2011, para PC. O game dava continuidade a franquia, mas operando agora em 1ª pessoa, sendo uma melhoria de Battlefield 2, da linha original, que havia sido lançado em 2005.
Nesse caso, o jogo trazia como diferencial a sua baixa exigência de potencial dos computadores, popularizando a franquia. Além disso, manteve seu serviço Play for Free, sendo gratuito para os usuários.
Jogabilidade de Battlefield Play4Free
Além dos elementos presentes em Battlefield 2, o novo Play4Free também usava como base Battlefield: Bad Company 2, de 2010, principalmente devido aos dois modos existentes de jogo: Rush e Assault.
Em uma única sala, o game era capaz de suportar até 32 jogadores de forma simultânea, que poderia escolher em qual time lutaria: Rússia ou Estados Unidos.
Battleforge
Tendo surgido também em 2009, BattleForge é um jogo da Easy Studios, que está ligado à base da EA Phenomic. O jogo online se enquadra na categoria RTS, de estratégia em tempo real, sendo um game de cartas
O jogo se passa dentro do mundo Nyn, que se destaca pela morte do seu sol, levando o tudo a um tempo de crepúsculo eterno. Assim, os mortais resolvem se aliar aos Gigantes, a fim de criar um novo sol.
A aliança, porém, culmina na traição dos Gigantes, que exilam os mortais no subsolo. As batalhas começam justamente 1 ano depois desse evento, onde o jogador passa a ser a última esperança de Nyn.
Para isso, assume-se o lugar de Skylord, um grande herói que ganhou a honra da imortalidade e seu lugar junto aos deuses, que não estão mais em Nyn. O objetivo é invocar todos os elementos: gelo, natureza, fogo e sombra, e acabar de vez com o mundo instaurado no crepúsculo.
Jogabilidade de Battleforge
BattleForge conta com uma jogabilidade diretamente dependente da estratégia em tempo real. Assim, apesar de não existir a construção de base no jogo, o jogador utiliza as cartas virtuais e invoca algo para o campo de batalha. A base de tudo, nesse caso, são os monumentos e os poderes obtidos ao longo da jornada.
Vale lembrar que assim como os demais games do estúdio, BattleForge também era gratuito, utilizando o serviço Play4Free. Ou seja, a renda do jogo era diretamente ligada a publicidade e as microtransações existentes.
Lord of Ultima
O game chegou ao mercado em 2010, sendo parte novamente dessa “aliança” entre a Easy Studios e o estúdio alemão EA Phenomic, assim como Battleforge.
O game, em teoria, seria parte da franquia Ultima, um famoso jogo de RPG, mas no fim das contas, seu sistema Play4Free o distanciou consideravelmente do enredo de sua base original.
No jogo, o jogador assume o papel de um senhor feudal, na busca por unificar o reino caído de Sosária. Depois de eras de prosperidade, o reino acabou dividindo-se em ilhas, restando ao jogador levar ao povo novamente ao tempo próspero dessas terras.
Jogabilidade de Lord of Ultima
Além de gratuito, se diferenciava da série original por ser completamente online, sem a necessidade de instalar o jogo no computador. Ou seja, tudo acontecia diretamente pelo acesso do navegador.
Nesse caso, a fase inicial partia de um pedaço de terra pequeno, com a meta de expandir esse território, unificando o reino, seja pela paz ou pela guerra. O jogador consegue construir as edificações e as defesas do reino; coletar e armazenar os materiais; cultivar os alimentos para o povo e as tropas; etc.
Por que a Easy Studios acabou?
No dia 15 de abril de 2015, a Electronic Arts anunciou em seu site que iria descontinuar grande parte dos seus jogos Play4Free, o que realmente aconteceu na data de 14 de julho de 2015. Nesse caso, entraram na lista o Battlefield Heroes, Battlefield Play4Free, FIFA World e Need for Speed World.
O motivo alegado pela empresa foi justamente a baixa popularidade dos títulos, que já não estavam alcançando os ótimos números das épocas de seus lançamentos. Assim, por serem jogos gratuitos para os jogadores, toda a renda partia diretamente da publicidade e microtransações, dependendo de um fluxo alto de participantes para que compensasse os investimentos.
Com a descontinuidade dos seus principais jogos, a própria Easy Studios também acabou chegando ao seu fim nesse período.
Considerações finais sobre a Easy Studios
Como foi possível observar, a Easy Studios não chegou a durar muito tempo em atividade, mas conseguiu alcançar ótimas marcas enquanto esteve ativa. Dona de nomes relevantes como Battlefield Heroes, o estúdio teve grande relevância dentro do mercado Play4Free, dando sua contribuição para a evolução e desenvolvimento dos jogos modernos.
Quer conhecer a história e muito mais sobre as principais desenvolvedoras de jogos do mercado? Então continue aqui com a gente!