20 curiosidades incríveis sobre The Walking Dead - Divulgação
20 curiosidades incríveis sobre The Walking Dead - Divulgação

Os apaixonados por esta cativante história de apocalipse zumbi nunca se cansam de saber mais sobre ela. Por isso preparamos estas 20 curiosidades incríveis sobre The Walking Dead para os alimentar como a horda que são!

As 11 temporadas de The Walking Dead apresentaram um mundo repleto de perigos, mas muitas aventuras, a uma geração de fãs. Dentro e fora das telas os ânimos estavam aflorados para esta última temporada.

Após tanto tempo acompanhando o drama de personagens como Rick e seu filho Carl Grimes, Daryl Dixon, Glenn, Michonne, Negan e outros, os fãs mais ávidos sabem tudo o que há para saber sobre a série.

Ou será que sabem?

Confira os segredos mais bem guardados, as informações secretas de bastidores e os eventos mais inusitados que acometeram os atores agora, na lista abaixo. Esperamos que você esteja faminto!

Nada de usar a palavra “zumbi”

Palavra “zumbi” - Reprodução Teaser Youtube
Palavra “zumbi” – Reprodução Teaser Youtube

É uma regra não escrita dentro da produção da série, e também das HQs, não usar a palavra zumbi. Para isso, nos episódios é feita a utilização de termos como caminhantes, mortos-vivos, mortos, podres e outros para se referir aos monstros.

Nas HQs o autor Robert Kirkman faz uso do termo de vez em quando, mas de maneira errônea. Isto porque, segundo o próprio, a palavra “zumbi” não existe no universo da série, pois este tipo de criatura não faz parte na ficção daquele mundo alternativo.

Formando novos zumbis

Antes de atuarem como os mortos-vivos da série, os atores e figurantes passam por sessões de treinamento. Estas são necessárias pois é preciso passar veracidade na movimentação das criaturas, além de evitar certos erros comuns.

Por exemplo, é instruído a eles que não andem com os braços esticados, e manterem o corpo bem solto e relaxado.

Quem cuida da formação de novos zumbis para The Walking Dead é a equipe de produção e o chefe de efeitos especiais, Greg Nicotero.

O que os zumbis comem em The Walking Dead

O que os zumbis comem - Divulgação
O que os zumbis comem – Divulgação

Carne humana, óbvio. Mas você sabe do que é feita a carne humana que os atores devoram no set de gravações? Esta é uma das melhores curiosidades incríveis sobre The Walking Dead.

Para dar toda a veracidade possível os músculos e entranhas das quais os zumbis se alimentam são feitos de carne de verdade. No caso, pedaços de presunto mergulhados em vinagre para dar brilho às peças.

Antes, relatam os produtores, o uso de molho barbecue para dar uma aparência mais viva à carne. Porém, o molho manchava a maquiagem dos “zumbis”, por isso, houve a substituição por vinagre.

Uma ocasião onde não utilizaram presunto foi na segunda temporada, episódio 11, na morte do personagem Dale Horvath. Nesta cena as filmagens da festança zumbi foram feitas com peitos de frango desossados.

Como fazem os zumbis não piscar na série

Como não piscar - Reprodução Teaser Youtube
Como não piscar – Reprodução Teaser Youtube

Ao contrário de quem está vivo, os zumbis não piscam. Mas os atores sim. Então, para remover as piscadelas ocasionais que os zumbis dão em câmera, são feitas a utilização de técnicas de tratamento digital e CGI.

Assim, a horda de criaturas fica muito mais amedrontadora e estranha para quem assiste.

Refeitórios separados

Falando de manter a estranheza, são feitas algumas práticas no set de filmagens para garantir isso. A fim de manter os atores que fazem humanos vivos estranhos aos “zumbis” o máximo possível, os refeitórios para humanos e zumbis são em lugares distintos.

Na verdade, como um todo, as atividades entre os dois grupos são feitas de maneira separada. Assim, ninguém se acostuma com um morto-vivo do seu lado e as atuações ficam mais vivas quando em cena.

Zumbis bêbados

Umas das dicas dadas por quem treina os novos zumbis figurantes é imaginar que acabou de sair de um bar. Eles dizem que após beber a pessoas tem tudo o que precisa para ser um bom zumbi – fica relaxado, anda com propósito mas cambaleando, acredita caminhar em linha reta.

Palavras do próprio Greg Nicotero.

Quanto tempo demora para virar um zumbi

Não é nada fácil colocar toda aquela maquiagem para transformar atores em zumbis. Nem rápido.

Os mortos-vivos mais detalhados, que ficarão bem de frente às câmeras e interagem com os personagens vivos, podem levar cerca de 2 horas para ficarem prontos.

O tempo para os zumbis que aparecem na cena, mas de forma secundária é de cerca de 30 minutos. Por fim, quem interpreta os zumbis mais ao fundo, sem muito foco de câmera, já está de maquiagem completa em 15 minutos ou menos.

Não é de se espantar estes tempos longos dado o nível e detalhe presente nos zumbis da série.

Uma última ceia para os mortos

Violenta e impiedosa como é, a série The Walking Dead mata com certa frequência seus personagens, mesmo os principais. Graças a isso criou-se a tradição dentro do set e na equipe de fazer jantar de despedida para os mortos.

O elenco se reúne para a ocasião e comemora, além de dizerem os últimos adeus ao personagem.

Com o tempo, e a crescente popularidade da série, estes jantares precisaram ser encobertos para que funcionários dos restaurantes não contassem que alguém morreria. A desculpa mais utilizada era a de que alguém estava fazendo aniversário.

Episódio mais assistido

O episódio mais assistido de The Walking Dead nos Estados Unidos foi a estreia da quinta temporada. O episódio “No Sanctuary” – “Nenhum Santuário” no Brasil – teve sua exibição no dia 12 de outubro de 2014 e alcançou a marca de 17,3 milhões de espectadores simultâneos.

Atirador no set? Chamem a SWAT!

Durante as gravações da primeira temporada da série, a SWAT, polícia estadunidense especializada, foi chamada para um dos atores. Michael Rooker interpretava Merle Dixon e estava posicionado sobre um telhado com uma arma em mãos.

Alguns vizinhos confundiram o ator com um atirador de verdade. Sem saber que não passava de gravações para a série, foram e chamaram a polícia.

Felizmente ninguém foi preso e tudo foi resolvido como o mau entendido que era. Porém, ainda assim uma unidade da SWAT armada e pronta para a ação foi deslocada para o bairro onde as gravações eram feitas.

George R. R. Martin e seu plano para o apocalipse zumbi

Apocalipse zumbi - Reprodução Teaser Youtube
Apocalipse zumbi – Reprodução Teaser Youtube

O aclamado autor de As Crônicas de Gelo e Fogo, série de livros que serviu de inspiração para Game of Thrones, da HBO, sabe exatamente como sobreviver em um apocalipse zumbi como o de The Walking Dead.

Segundo ele, a melhor forma de se proteger e continuar vivendo neste cenário é dentro de um castelo, como os de sua obra. Os muros de pedra altos e fortificados formam a fortaleza perfeita, uma vez que os zumbis não conseguem planejar uma invasão.

Além disso, poços internos garantem água potável e as torres altas facilitam a vigília de todos os arredores e as saídas eventuais para coletar recursos. Se bem posicionados nos muros, os arqueiros conseguem facilmente defender os arredores do castelo.

Realmente um plano perfeito. O único problema é esse tipo de castelo ser inexistente nos Estados Unidos, onde se passa a história. Uma pena para os personagens.

A logo nos créditos iniciais está deteriorando

Quem tem o olhar mais atento e acompanha a série desde seu início com certeza já notou esta curiosidade incrível sobre The Walking Dead.

O título da série que aparece em sua abertura pouco a pouco ficou mais desgastado.

Primeiramente foram surgindo manchas com aspecto gasto, esfarelado. Já nas últimas temporadas começaram a surgir vegetações nas letras, como se a sugerir que a natureza está tomando conta de tudo enfim, com o colapso da civilização humana.

Mordido por um fã

Acredite ou não, fãs da série já morderam os atores na vida real. O primeiro caso foi com o ator Norman Reedus, queridinho de todos graças à atuação como Daryl, um dos personagens mais populares da obra.

Isto aconteceu durante uma Walker Stalker Con, evento da obra nos Estados Unidos. Segundo Norman, a fã em questão tirou fotos com ele normalmente. No entanto, de repente ela começou a agir estranhamente, uivou com se tivesse se transformado em lobisomem e o mordeu antes de uivar novamente!

Muito estranho, com certeza. O ator disse em entrevistas que não faz ideia do que aconteceu. Provavelmente muita emoção provocou a mulher a agir estranhamente.

O ator não levantou queixas, mas a moça foi banida do evento.

Outro caso aconteceu com o ator Tyler James Williams, que interpretava Noah na série. Ele diz ter sido mordido na rua por um fã, provavelmente como algum tipo de piada sem graça.

The Walking Dead e Breaking Bad se passam no mesmo universo

Okay, essa é apenas uma teoria. Mas, mesmo assim, os produtores de ambas as séries ajudam a colocar lenha na fogueira.

Ambas as séries são do canal AMC, dos Estados Unidos. Assim, em alguns episódios existem elementos em comum e referências que levam muitos fãs a acreditarem que, mesmo que não seja dito explicitamente, The Walking Dead e Breaking Bad estão relacionados.

Entre as referências estão a presença do carro comprado por Walter White, protagonista de Breaking Bad, para seu filho em uma cena de The Walking Dead. O Dodge Challenger vermelho aparece na primeira temporada da série.

Outras referência são a presença do cristal azul de metanfetamina, famosa droga fabricada em Breaking Dead, no universo de The Walking Dead. O personagem Daryl também faz referência à ela em certa ocasião, assim como cita um traficante magrelo que pode ser o personagem Pinkman, parceiro de Walter White.

Existem mais zumbis que humano no mundo de The Walking Dead

The Walking Dead - Reprodução Teaser Youtube
The Walking Dead – Reprodução Teaser Youtube

Com o avanço da doença e cada vez mais pessoas morrendo, era de se esperar que, em algum momento, haveria mais mortos caminhantes do que humanos vivos.

Este fato foi confirmado oficialmente na revista em quadrinhos de The Walking Dead. Segundo a obra o número de zumbis para humanos é de impressionantes 5000 para 1!

Não à toa, apenas os mais fortes sobrevivem.

Como os zumbis não respiram na série?

Assim como piscar, zumbis também não deveriam respirar, não é? E, na série, eles não fazem isso.

Para isso, a respiração dos atores e figurantes que interpretam os caminhantes na TV também é apagada digitalmente.

Norman Reedus tem um olho de vidro

Que o personagem Daryl passa por poucas e boas durante a série a gente já sabe. Mas o que você não sabia é que o ator Norman Reedus, que o interpreta, também já teve sua cota de ação na vida real.

Em 2005 ele sofreu um acidente de carro em Berlim, Alemanha, que deixou sequelas. Entre estas está a perda do olho esquerdo! Hoje ele usa um olho de vidro e possui uma cicatriz no local.

Além do olho de vidro, o acidente também o deixou com quatro parafusos no nariz.

The Walking Dead poderia ter sido produzida pela HBO

A história das HQs de The Walking Dead foram oferecidas para o canal HBO adaptar para televisão originalmente. No entanto, os produtores acharam os quadrinhos violentos demais e decidiram não investir nesta série.

Assim, os direitos foram posteriormente adquiridos pela AMC, que começou a filmar a série. A HBO, por outro lado, preferiu começar a produção de outra série – Game of Thrones.

Personagens favoritos do público

Segundo o site Ranker os personagens favoritos dos fãs de The Walking Dead são Daryl Dixon (Norman Reedus), Glenn Rhee (Steven Yeun), Michonne (Danai Gurira), Rick Grimes (Andrew Lincoln) e Hershel Greene (Scott Wilson).

Um protagonista diferente

O Rick Grimes da série é diferente do personagem das HQs que inspiraram a série. Isto porque na história em quadrinhos o Rick perde relativamente cedo uma das mãos

Para a série, o autor Robert Kirkman decidiu manter a mão do personagem. O motivo foi manter mais fácil, e barato, os retoques digitais necessários, Isto porque, se optassem por um Rick sem ela, seria preciso apagar digitalmente a mão do ator Andrew Lincoln a todo momento. Baita trabalho!

Gostou de conhecer estas 20 curiosidades incríveis sobre The Walking Dead? Uma série de tamanho sucesso sempre esconde alguns segredos para descobrirmos. Conta pra gente o que mais na série te deixou surpreso e empolgado ao descobrir!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui