Nesse domingo, 16 de fevereiro, ocorre a 78ª edição do BAFTA. A premiação é, junto com o Oscar e o Globo e Ouro, uma três das principais premiações da temporada e também a principal premiação fora dos Estados Unidos. Entregue desde 1949, o BAFTA é organizado pela British Academy of Film and Television Arts (ou “Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas”, em tradução literal para o português), uma associação cujo objetivo é ajudar a desenvolver e promover o cinema e a televisão britânicos.
Por esse motivo, apesar de ser considerado uma prévia importante do Oscar, o BAFTA tem diversas características únicas que o diferenciam tanto do Oscar quanto do Globo de Ouro. Além de a maioria dos eleitores do BAFTA serem britânicos, a premiação tem alguns categorias que são únicas e que não aparecem em nenhuma das outras premiações mais importantes. Além disso, devido ao fato de ser organizado pela Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas, o BAFTA costuma privilegiar produções britânicas em detrimento a produções de outros países.
Em comum com o Oscar, está o fato de que o BAFTA é totalmente dedicado a premiar filmes, ou seja, 25 de suas 26 categorias são dedicados a celebrar o cinema e o fazer cinematográfico. A única exceção é a categoria de “Estrela em Ascensão” que é basicamente um concurso de popularidade. Dessa forma, assim como o Oscar, o BAFTA conta com as categorias principais (filme, direção, roteiro, etc.), mas também com as chamadas categorias técnicas, ou seja, direção de arte, fotografia, som, etc.
Quem irá vencer as 26 categorias do BAFTA
Nessa edição do BAFTA, o thriller político Conclave, dirigido por Edward Berger é o filme com mais indicações, 12 no total. A produção conta os bastidores da escolha de um novo papa e os segredos que cada um dos principais candidatos esconde. Em seguida, com 11 indicações ao BAFTA está Emilia Pérez, o musical que conta a história de um chefão do crime que quer transicionar para mulher começou bem a temporada, mas vem sofrendo diversos reveses nas últimas semanas. No entanto, muita gente ainda acredita que a produção pode vencer em diversas categorias.
Depois deles, vem O Brutalista, com nove indicações. O filme perdeu força nos últimos dias, com derrotas importantes no Critics’ Choice Awards, no DGA Awards e também no PGA Awards, mas ainda está na briga pelo BAFTA. Já com sete indicações temos Duna: Parte Dois, Anora e Wicked. Principalmente Anora, tem boas chances de vencer o BAFTA de Melhor Filme, depois de ter vencido a principal categoria no Critics’ Choice Awards, no DGA Awards e também no PGA Awards.
Tendo em vista esse panorama, nesse texto, iremos analisar cada uma das 26 categorias do BAFTA, somando essa análise a informações colhidas junto a imprensa especializada e assim tentar prever com a maior precisão possível quem irá vencer essa premiação em cada uma de suas categorias. Para isso, utilizaremos um sistema de probabilidades, indicando quais filmes e profissionais têm mais chances e quais têm menos chances de vitória em cada uma das categorias do BAFTA desse ano. Dito isso, vamos a previsão.
Melhor Filme – Principal categoria do BAFTA
Se estivéssemos analisando essa categoria há uma semana atrás, ela certamente seria mais fácil de se prever. No entanto, nesse período muita coisa aconteceu, o que faz com que, atualmente, quatro dos cinco filmes indicados nela tenham chances reais de vitória. Até semana passada, O Brutalista seria considerado favorito a vencer essa categoria. No entanto, após as importantes vitórias de Anora no Critics’ Choice Awards, no DGA Awards e também no PGA Awards, a produção parece ser agora favorita a levar o BAFTA de Melhor Filme para casa.
Contudo, uma possível vitória de Brutalista não pode ser, de forma alguma, descartada. Já que o filme ainda está muito forte nessa temporada de premiações. Além dessas duas produções, ainda estão na briga Conclave e Emilia Pérez. Além de ser o filme com mais indicações ao BAFTA, Conclave também é uma co-produção britânica, protagonizada por um ator britânico e escrito por um roteirista britânico.
Como o BAFTA sempre privilegia produções britânicas, não é necessário analisar muito para chegar a conclusão de que Conclave ainda está na briga pela vitória nessa categoria. Já Emilia Pérez passa por um momento difícil, mas o filme é o segundo com mais indicações ao BAFTA e devido as características dessa premiação é impossível dizer que a produção não tem mais chances de vitória aqui. Por último temos Um Completo Desconhecido que parece ser o único entre os indicados a não ter chances reais de vitória nessa categoria.
MELHOR FILME
- Anora (Tem Chances de Vencer)
- O Brutalista (Tem Chances de Vencer)
- Um Completo Desconhecido (Corre por Fora)
- Conclave (Vencerá o BAFTA)
- Emilia Pérez (Tem Chances de Vencer)
Melhor Direção – Uma das categorias mais aguardadas do BAFTA 2025
Nessa categoria, a briga parece ser entre Sean Baker, diretor de Anora, e Brady Corbet, diretor de O Brutalista. Corbet vem sendo considerado favorito a vencer todos as principais premiações da temporada desde o início de janeiro quando ele venceu o Globo de Ouro de Melhor Direção. No entanto, na semana passada, Baker venceu o DGA Awards, entregue pelo Sindicato de Diretores da América e o Critics’ Choice Awards, o que fez com que ele voltasse ao páreo nessa categoria.
No entanto, é difícil saber até que ponto essas duas premiações, que são norte-americanas, têm força para influenciar o BAFTA, que é uma premiação eminentemente britânica. Por esse motivo, a maioria dos especialistas ainda acredita que Brady Corbet continua a ser o favorito a vitória nessa categoria. Já os outros três indicados aqui, não parecem ter boas chances de vitória.
Edward Berger (que nem sequer está indicado ao Oscar), poderia surfar em uma possível vitória de Conclave em Melhor Filme, mas mesmo assim, suas chances parecem ser pequenas. Já Jacques Audiard, poderia ter chances se o BAFTA tivesse sido entregue há algumas semanas atrás, mas depois de todo o desgaste sofrido por Emilia Pérez é difícil vê-lo vencendo essa categoria. Já Denis Villeneuve parece ser aquele com menos chances de vitória aqui.
MELHOR DIREÇÃO
- Jacques Audiard – Emilia Pérez (Corre por Fora)
- Sean Baker – Anora (Tem Chances de Vencer)
- Edward Berger – Conclave (Corre por Fora)
- Brady Corbet – O Brutalista (Vencerá o BAFTA)
- Denis Villeneuve – Duna: Parte 2 (Corre por Fora)
Melhor Ator
Nessa categoria, assim como em categorias idênticas em outras premiações importantes, Adrien Brody é favorito a vitória por seu desempenho em O Brutalista. Aqui também, seu principal concorrente parece ser o jovem Timothée Chalamet, que interpreta o lendário músico Bob Dylan, em Um Completo Desconhecido. Contudo, no BAFTA outro nome surge na briga pela vitória, o de Ralph Fiennes. O ator, que é britânico, concorre por seu desempenho em Conclave, que é uma co-produção britânica.
Por isso e também devido a sua elogiadíssima atuação em Conclave, muitos especialistas acreditam que o ator possa ter chances reais de vitória nessa categoria. Já Colman Domingo, Hugh Grantn e Sebastian Stan parecem correr por fora com poucas chances reais de vitória. É importante destacar que o trabalho dos três vem sendo muito elogiado e muita gente acredita, inclusive, que Domingo deveria ter mais chances de vitória.
Já Grant é britânico e está concorrendo por uma papel muito diferente daqueles que ele está acostumado a interpretar. Por último, temos Stan que é responsável por duas das mais elogiadas atuações de 2024. Apesar de tudo isso, é difícil ver qualquer um dos três ganhando o BAFTA nesse ano.
MELHOR ATOR
- Adrien Brody – O Brutalista (Vencerá o BAFTA)
- Timothée Chalamet – Um Completo Desconhecido (Tem Chances de Vencer)
- Colman Domingo – Sing Sing (Corre por Fora)
- Ralph Fiennes – Conclave (Tem Chances de Vencer)
- Hugh Grant – Herege (Corre por Fora)
- Sebastian Stan – O Aprendiz (Corre por Fora)
Melhor Atriz
Nessa categoria, assim como na de Melhor Ator, temos uma clara favorita. Ela é Demi Moore que desde de sua arrebatadora vitória no Globo de Ouro, no início de janeiro, vem vencendo essa categoria na maioria das premiações importantes. Uma vitória no BAFTA apenas confirmará seu favoritismo ao Oscar. Depois de mais de 40 anos de carreira, Moore parece ter encontrado o papel perfeito, no momento perfeito para que seu talento seja finalmente reconhecido. Dessa forma, uma vitória no BAFTA (assim como em outras premiações importantes), será também um tributo ao conjunto de sua carreira.
Como a brasileira Fernanda Torres não foi sequer indicada ao BAFTA, ficará a cargo da jovem atriz norte-americana Mikey Madison, indicada por seu desempenho em Anora, tentar impedir a vitória de Moore. Aliás, desde que o filme se tornou o grande vencedor do Critics’ Choice Awards, do DGA Awards e do PGA Awards na semana passada, muita gente vem apontando para o fato de que Madison está de volta a disputa pelo Oscar e, inclusive, se fortaleceu frente a Torres e Moore.
Correndo por fora, temos Cynthia Erivo, Karla Sofía Gascón, Marianne Jean-Baptiste e Saoirse Ronan. Gascón, que concorre por seu papel em Emilia Pérez, até poderia ter chances de vitória aqui se não fosse o escândalo envolvendo suas postagens no X (antigo Twitter) que, inclusive, ameaçam destruir até mesmo sua carreira. Já Jean-Baptiste, que é uma veterana com mais de 30 anos de carreira, é apontada como a atriz britânica com mais chances de vitória nessa categoria. Por último, Erivo e Ronan parecem ter pouquíssimas razões para sonhar em levar o BAFTA para casa nesse ano.
MELHOR ATRIZ
- Cynthia Erivo – Wicked (Corre por Fora)
- Karla Sofía Gascón – Emilia Pérez (Corre por Fora)
- Marianne Jean-Baptiste – Hard Truths (Corre por Fora)
- Mikey Madison – Anora (Tem Chances de Vencer)
- Demi Moore – A Substância (Vencerá o BAFTA)
- Saoirse Ronan – The Outrun (Corre por Fora)
Melhor Ator Coadjuvante
Nessa categoria, novamente temos um claro favorito. Nesse caso, Kieran Culkin, que concorre por sua performance em A Verdadeira Dor. Culkin vem ganhando praticamente todas as premiações importantes desde o Globo de Ouro e por isso é também favorito a levar o BAFTA para casa. Ainda na briga por uma vitória nessa categoria estão Edward Norton e Guy Pearce. Norton, que já é uma ator multi-premiado, concorre por seu desempenho em Um Completo Desconhecido, onde interpreta o cantor e compositor Pete Seeger.
Já Pearce, que é australiano, concorre por sua performance em O Brutalista, onde interpreta uma industrialista rico que se impressiona com o trabalho do personagem principal do filme. Ainda concorrendo nessa categoria, mas com bem menos chances de vitória, estão Yura Borisov, Clarence Maclin e Jeremy Strong.
Borisov concorre por seu desempenho em Anora, onde ele interpreta um criminoso russo. Já Maclin está indicado por seu papel em Sing Sing, filme cujo roteiro ele ajudou a escrever e onde ele interpreta a si mesmo. Por último temos Strong que interpreta o político e advogado Roy Cohn, que foi mentor de Donald Trump nos anos 1970, em O Aprendiz. Apesar de sua elogiadíssima performance é difícil ver Strong ou mesmo Maclin e Borisov levando o BAFTA para casa nesse ano.
MELHOR ATOR COADJUVANTE
- Yura Borisov – Anora (Corre por Fora)
- Kieran Culkin – A Verdadeira Dor (Vencerá o BAFTA)
- Clarence Maclin – Sing Sing (Corre por Fora)
- Edward Norton – Um Completo Desconhecido (Tem Chances de Vencer)
- Guy Pearce – O Brutalista (Tem Chances de Vencer)
- Jeremy Strong – O Aprendiz (Corre por Fora)
Melhor Atriz Coadjuvante
Aqui, assim como na categoria anterior, existe uma clara favorita a vencer essa categoria. No caso, ela é Zoe Saldaña, que concorre por seu desempenho em Emilia Pérez. Aliás, essa é uma das poucas categorias em que uma vitória de Emilia Pérez parece certa. Saldaña venceu praticamente todos os prêmios importantes da temporada e, obviamente, também quer vencer o BAFTA. No entanto, esse favoritismo não quer dizer que não exista concorrência. Pelo menos duas outras atrizes parecem ter chances reais de vitória nessa categoria.
As duas são Ariana Grande e Isabella Rossellini. Grande, que concorre por seu desempenho no musical Wicked, tem sido a grande rival de Saldaña na disputa por essa categoria durante toda a temporada e isso não deve mudar agora. Uma possível vitória no BAFTA, poderia recolocar Grande efetivamente de volta na disputa pelo Oscar.
Já Rossellini concorre por sua performance em Conclave. A atriz não tem sido tão citada assim entre as favoritas nessa categoria em outras premiações, mas no BAFTA suas chances parecem maiores. Já as chances de Jamie Lee Curtis, Selena Gomez e Felicity Jones parecem ser bem menores, apesar de Jones ser citada aqui e alí como uma das possíveis vencedoras do BAFTA nessa categoria.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
- Jamie Lee Curtis – The Last Showgirl (Corre por Fora)
- Selena Gomez – Emilia Pérez (Corre por Fora)
- Ariana Grande – Wicked (Tem Chances de Vencer)
- Felicity Jones – O Brutalista (Corre por Fora)
- Isabella Rossellini – Conclave (Tem Chances de Vencer)
- Zoe Saldaña – Emilia Pérez (Vencerá o BAFTA)
Melhor Roteiro Original
A princípio a briga pela vitória nessa categoria estaria entre O Brutalista e A Substância. O primeiro começou a temporada muito bem e durante algum tempo foi favorito a vitória nessa categoria na maioria das principais premiações do ano. No entanto, essa tendência parece ter mudado e agora A Substância parece ter tomado a dianteira nessa categoria. Portanto, se qualquer um dos filmes vencer o BAFTA no domingo, não será surpresa para ninguém.
Além de O Brutalista e A Substância, dois outros filmes parecem estar firme e fortes na disputa por essa categoria. Eles são A Verdadeira Dor e Anora. Como dito antes, Anora se fortaleceu na última semana, devido a importantes vitórias em premiações igualmente importantes. Além disso, o roteiro do filme foi escrito por Sean Baker que também dirige a produção. Já A Verdadeira Dor foi escrito por Jesse Eisenberg, que também dirige, produz e protagoniza o filme.
Além disso, seu roteiro é um dos mais elogiados do ano. Por último, temos o elogiado roteiro da comédia dramática irlandesa Kneecap – Música e Liberdade, que também concorre a Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Filme Britânico. No entanto, apesar do sucesso da produção com a crítica especializada é difícil vê-la vencendo essa categoria.
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
- Sean Baker – Anora (Tem Chances de Vencer)
- Brady Corbet and Mona Fastvold – O Brutalista (Tem Chances de Vencer)
- Jesse Eisenberg – A Verdadeira Dor (Corre por Fora)
- Coralie Fargeat – A Substância (Vencerá o BAFTA)
- Rich Peppiatt, Naoise Ó Cairealláin, Liam Óg Ó Hannaidh e JJ Ó Dochartaigh – Kneecap – Música e Liberdade (Corre por Fora)
Melhor Roteiro Adaptado
Essa categoria parece estar mais “decidida” do que a anterior. Isso porque, aqui temos um claro favorito: Peter Straughan, responsável pelo roteiro de Conclave. O filme que conta a história de um cardeal que ao mesmo tempo em que organiza o conclave para a escolha do próximo Papa ainda tem que investigar o passado (e também o presente) dos principais candidatos ao papado é baseado em um livro de mesmo nome de Robert Harris.
Straughan, além de ser britânico, ainda é um autor reconhecido e já foi, inclusive, indicado ao BAFTA por seu trabalho no roteiro de O Espião Que Sabia Demais (2011). Por tudo isso, é bem provável que ele vença essa categoria. Ainda com chances de vitória estão Emilia Pérez e Um Completo Desconhecido. No entanto, as chances das duas produções parecem pequenas se comparadas a de Conclave. Já os outros indicados nessa categoria parecem ter chances ainda mais diminutas.
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
- Jacques Audiard – Emilia Pérez (Tem Chances de Vencer)
- RaMell Ross e Joslyn Barnes – Nickel Boys (Corre por Fora)
- Clint Bentley, Greg Kwedar, John “Divine G” Whitfield e Clarence Maclin – Sing Sing (Corre por Fora)
- Jay Cocks and James Mangold – Um Completo Desconhecido (Tem Chances de Vencer)
- Peter Straughan – Conclave (Vencerá o BAFTA)
Melhor Animação – Categoria do BAFTA onde podem haver surpresas
Nessa categoria, o duelo parece ser entre Flow e Robô Selvagem. Esse último, depois dos acontecimentos recentes, é considerado favorito a vitória em todas as principais premiações da temporada, incluindo o BAFTA. Já Flow, que é uma produção independente da Letônia, França e Bélgica encantou público e crítica e, por isso, pode muito bem vencer o BAFTA como já venceu o Globo de Ouro no início do ano.
Além disso, não é inteligente ignorar as chances de Wallace & Gromit: Avengança. Isso porque, essa é uma produção britânica e não apenas isso, Wallace & Gromit são instituições da animação britânica. E Nick Park, diretor do filme, é um dos principais nomes da indústria de animação no Reino Unido.
Só para se ter uma ideia, Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais (2005), último longa-metragem a ser protagonizado pela dupla de personagens, levou o BAFTA de Melhor Filme Britânico para casa, em uma época em que a premiação ainda não premiava longa-metragens de animação. Por esse motivo, não fiquem surpresos se no próximo domingo Wallace & Gromit: Avengança sair vitorioso da cerimônia de entrega do BAFTA.
MELHOR ANIMAÇÃO
- Flow (Tem Chances de Vencer)
- Divertida Mente 2 (Corre por Fora)
- Wallace & Gromit: Avengança (Tem Chances de Vencer)
- Robô Selvagem (Vencerá o BAFTA)
Melhor Filme em Língua Estrangeira – A única chance do Brasil de levar o BAFTA para casa em 2025
A categoria que mais interessa aos brasileiros, já que Ainda Estou Aqui está indicado. Aqui, assim como na maioria das principais premiações da temporada, a disputa deve ser entre Emilia Pérez e Ainda Estou Aqui. Aqui também, o filme francês leva uma leve vantagem, até porque ele está indicado em diversas outras categorias. Sendo, inclusive, o segundo filme com mais indicações ao BAFTA desse ano. No entanto, a produção brasileira tem sim chances reais de vitória e, por esse motivo, uma vitória de Ainda Estou Aqui não seria uma surpresa para ninguém.
Correndo por fora está ainda Tudo que Imaginamos como Luz. A produção é a favorita de muitos críticos importantes, mas é difícil vê-la ela vencendo o BAFTA, justamente porque a competição nesse ano está muito forte. Já Kneecap – Música e Liberdade e A Semente do Fruto Sagrado parecem ter poucas chances reais de vitória no BAFTA desse ano.
MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
- Tudo que Imaginamos como Luz – Índia (Corre por Fora)
- Emilia Pérez – França (Vencerá o BAFTA)
- Ainda Estou Aqui – Brasil (Tem Chances de Vencer)
- Kneecap – Música e Liberdade – Irlanda (Corre por Fora)
- A Semente do Fruto Sagrado – Alemanha (Corre por Fora)
Melhor Documentário
Nessa categoria, a disputa parecer ser entre Sem Chão e Super/Man: A História de Christopher Reeve. Filmes que, aliás, têm temáticas completamente diferentes. Sem Chão, que fala sobre o conflito árabe israelense, é aparentemente favorito a vencer o BAFTA de Melhor Documentário, assim como também é favorito a vencer essa mesma categoria do Oscar. Já Super/Man: A História de Christopher Reeve, mostra a vida de Christopher Reeve, ator que deu vida a versão mais famosa do Super-Homen, após o acidente que o deixou tetraplégico em 1995.
Apesar de, incrivelmente, não estar indicado ao Oscar, a produção venceu diversas premiações importantes, incluindo o PGA Awards. Por esse motivo, o filme tem grandes chances de também levar o BAFTA para casa. Aliás, levando em conta o perfil do BAFTA é possível até mesmo fazer uma aposta calculada em uma vitória de Super/Man: A História de Christopher Reeve nessa categoria.
MELHOR DOCUMENTÁRIO
- Diários da Caixa Preta – Shiori Itō, Eric Nyari e Hanna Aqvilin (Corre por Fora)
- Filhas – Natalie Rae, Angela Patton, Lisa Mazzotta, Justin Benoliel e James Cunningham (Corre por Fora)
- Sem Chão – Yuval Abraham, Basel Adra, Hamdan Ballal e Rachel Szor (Tem Chances de Vencer)
- Super/Man: A História de Christopher Reeve – Ian Bonhôte, Peter Ettedgui, Lizzie Gillett e Robert Ford (Vencerá o BAFTA)
- Will & Harper – Josh Greenbaum, Rafael Marmor, Christopher Leggett, Will Ferrell e Jessica Elbaum (Corre por Fora)
Melhor Filme Britânico – A principal categoria do BAFTA destinada a premiar apenas produções britânicas
Essa é uma daquelas categorias que “só existem no BAFTA”. Por isso, a dificuldade em prevê-la é um pouco maior, já que é impossível analisar o que já aconteceu em outras premiações importantes. No entanto, nesse ano em particular, existe um claro favorito a vitória e ele é Conclave. A produção, que é considerada uma dos principais filmes do ano tem, inclusive, chances de vencer a categoria de Melhor Filme tanto no BAFTA quanto no Oscar.
Por esse motivo, é difícil não dizer que o filme seja favorito nessa categoria que existe especificamente para premiar produções britânicas. Até porque, Conclave parece ser o principal filme britânico de 2024. No entanto, isso não significa dizer que outras produções estão completamente fora da briga. Longe disso. A comédia dramática irlandesa Kneecap – Música e Liberdade também tem boas chances de vitória nessa categoria, principalmente, porque a produção foi uma das mais elogiadas no Reino Unido no ano que passou.
Além disso, temos Wallace & Gromit: Avengança. Como dissemos antes, o filme anterior protagonizado por essa dupla de personagens venceu essa mesma categoria há quase 20 anos atrás e Nick Park, que dirige o filme é extremamente respeitado. Além disso, temos ainda o thriller romântico Love Lies Bleeding: O Amor Sangra, estrelado por Kristen Stewart, que foi considerado um dos melhores filmes britânicos do ano passado e que, por isso, poderia muito bem surpreender a todos e vencer essa categoria do BAFTA.
MELHOR FILME BRITÂNICO
- Bird – Andrea Arnold, Tessa Ross, Juliette Howell e Lee Groombridge (Corre por Fora)
- Blitz – Steve McQueen, Tim Bevan, Eric Fellner e Anita Overland (Corre por Fora)
- Conclave – Edward Berger, Tessa Ross, Juliette Howell, Michael A. Jackman e Peter Straughan (Vencerá o BAFTA)
- Gladiator II – Ridley Scott, Douglas Wick, Lucy Fisher, Michael Pruss, David Scarpa e Peter Craig (Corre por Fora)
- Hard Truths – Mike Leigh e Georgina Lowe (Corre por Fora)
- Kneecap – Música e Liberdade – Rich Peppiatt, Trevor Birney, Jack Tarling, Naoise Ó Cairealláin, Liam Óg Ó Hannaidh e JJ Ó Dochartaigh (Tem Chances de Vencer)
- Lee – Ellen Kuras, Kate Solomon, Kate Winslet, Liz Hannah, Marion Hume, John Collee e Lem Dobbs (Corre por Fora)
- Love Lies Bleeding: O Amor Sangra – Rose Glass, Andrea Cornwell, Oliver Kassman e Weronika Tofilska (Tem Chances de Vencer)
- The Outrun – Nora Fingscheidt, Sarah Brocklehurst, Dominic Norris, Jack Lowden, Saoirse Ronan e Amy Liptrot (Corre por Fora)
- Wallace & Gromit: Avengança – Nick Park, Merlin Crossingham, Richard Beek e Mark Burton (Tem Chances de Vencer)
Melhor Estreia de um Roteirista, Diretor ou Produtor Britânico – Outra das categorias exclusivas do BAFTA
Essa é outra categoria destinada a premiar apenas profissionais do cinema britânico e, por isso também, é outra das categorias que “só existem no BAFTA”. Nessa categoria são premiados trabalhos de roteiristas, diretores e produtores britânicos que tenham acabado de lançar seu primeiro longa-metragem. Nessa categoria, assim como na anterior, existe um claro favorito e ele é Kneecap – Música e Liberdade. A comédia dramática que conta a ascensão do conjunto de rap irlandês Kneecap é escrito e protagonizado pelos membros do próprio conjunto.
A produção fez muito sucesso com a crítica especializada britânica no ano passado e está indicado em diversas categorias importantes do BAFTA, incluindo Melhor Roteiro Original, Melhor Filme Britânico e Melhor Filme em Língua Estrangeira e, claro, Melhor Estreia de um Roteirista, Diretor ou Produtor Britânico. Por esse motivo, todo mundo espera que a produção vença pelo menos essa última categoria.
Correndo por fora e, aparentemente, ainda com chances de vitória está a comédia de terror Sister Midnight, do diretor e roteirista estreante em longas-metragens Karan Kandhari. Curiosamente, Dev Patel também está indicado nessa categoria. Patel já tem uma carreira muito bem sucedida como ator, mas concorre por seu primeiro trabalho na direção, no thriller de ação Fúria Primitiva. Patel, no entanto, parece ter poucas chances reais de vitória nessa categoria.
MELHOR ESTREIA DE UM ROTEIRISTA, DIRETOR OU PRODUTOR BRITÂNICO
- Hoard – Luna Carmoon (Diretor, Roteirista) (Corre por Fora)
- Kneecap – Música e Liberdade – Rich Peppiatt (Diretor, Roteirista) (Vencerá o BAFTA)
- Fúria Primitiva – Dev Patel (Diretor) (Corre por Fora)
- Santosh – Vozes da Hierarquia – Sandhya Suri (Diretor, Roteirista), James Bowsher (Produtor) e Balthazar de Ganay (Produtor) (Corre por Fora)
- Sister Midnight – Karan Kandhari (Diretor, Roteirista) (Tem Chances de Vencer)
Melhor Elenco – A categoria mais nova do BAFTA
Essa é a categoria mais recente do BAFTA, tendo sido introduzida apenas em 2020. Aliás, no ano que vem, ela também deve ser introduzida no Oscar. Nessa categoria, são reconhecidos os trabalhos dos diretores de casting. Ou seja, aquelas pessoas responsáveis por escalar os elencos de filmes, produções televisivas, teatrais, etc. Aqui, mais uma vez, Conclave parece ser o favorito a vitória.
A produção tem não apenas um dos elencos mais brilhantes, mas também alguns das mais elogiadas atuações do ano. Além das performances de Ralph Fiennes e Isabella Rossellini, que estão indicadas ao BAFTA e a maioria das principais premiações do ano, Conclave conta ainda com desempenhos de primeira linha de Stanley Tucci, John Lithgow, Lucian Msamati, Sergio Castellitto e Carlos Diehz.
Dessa forma, fica claro o ótimo trabalho feito pelos diretores de casting Nina Gold & Martin Ware. Aliás, Gold já é consagrada em sua profissão e foi diretora de casting em diversas produções de sucesso, como as séries Roma, Game of Thrones e The Crown e os filmes Os Miseráveis (2012), Perdido em Marte (2015) e Star Wars: O Despertar da Força (2015), entre outros. Aliás, é até possível dizer que se essa categoria já existisse há mais temporadas, Gold já teria diversos BAFTAs e Oscars em seu currículo.
Correndo por fora e ainda sonhando com uma vitória nessa categoria parece estar Anora, cujo próprio diretor Sean Baker é também um de seus diretores de casting. O elenco do filme é de primeira linha e também tem dois intérpretes indicados a BAFTAs. As outras produções concorrendo nessa categoria também tem elencos cujo desempenho vem sendo muito elogiado. Portanto, se Conclave perder, a luta pela vitória aqui parece estar bem aberta.
MELHOR ELENCO
- Anora – Sean Baker e Samantha Quan (Tem Chances de Vencer)
- O Aprendiz – Carmen Cuba e Stephanie Gorin (Corre por Fora)
- Um Completo Desconhecido – Yesi Ramirez (Corre por Fora)
- Conclave – Nina Gold e Martin Ware (Vencerá o BAFTA)
- Kneecap – Música e Liberdade – Carla Stronge (Corre por Fora)
Melhor Fotografia
Nessa categoria, a princípio também existe um claro favorito. Nesse caso, ele é O Brutalista que desde o início da temporada vem sendo apontado como principal candidato a vencer o prêmio de Melhor Fotografia não apenas no BAFTA, mas também na maioria das mais importantes premiações do ano. Contudo, nas últimas semanas esse favoritismo vem sofrendo reveses. O último deles foi a vitória de Nosferatu nessa mesma categoria no Critics’ Choice Awards desse ano.
Por tudo isso, é impossível cravar uma vitória de O Brutalista nessa categoria.Até porque é possível afirmar que não apenas Nosferatu, mas também Duna: Parte Dois ainda estão muito fortes em busca de uma possível vitória aqui. Não podemos esquecer que Greig Fraser, responsável pela fotografia de Duna: Parte Dois é um profissional super premiado e que, inclusive, já ganhou o BAFTA e o Oscar por seu trabalho no primeiro Duna (2021).
MELHOR FOTOGRAFIA
- Nosferatu – Jarin Blaschke (Tem Chances de Vencer)
- Emilia Pérez – Paul Guilhaume (Corre por Fora)
- O Brutalista – Lol Crawley(Vencerá o BAFTA)
- Conclave – Stéphane Fontaine (Corre por Fora)
- Duna: Parte Dois – Greig Fraser (Tem Chances de Vencer)
Melhor Figurino
Essa é uma das categorias em que a vitória de Wicked parece ser mais que certa. O musical que é uma superprodução de primeira linha, conta com valores de produção de qualidade inquestionável e por isso deve ser competitivo em diversas das categorias chamadas de “técnicas”. Sua vitória em Melhor Figurino é dada como certa não apenas no BAFTA, mas também no Oscar, em uma das poucas categorias em que Wicked deve sair vitorioso.
No entanto, não é possível ignorar completamente todos os outros concorrentes indicados aqui. Principalmente, Nosferatu e Conclave parecem ainda ter alguma chance de vitória nessa categoria. Nosferatu conta com um figurino de época de primeira linha e o filme vem em ascensão junto a crítica e público. Já Conclave é impecável na reprodução das vestimentas utilizados por cardeais e outros membros do alto clero da Igreja Católica. Além disso, como já dissemos e não custa repetir, é uma produção britânica, o que no BAFTA importa bastante.
MELHOR FIGURINO
- Conclave – Lisy Christl (Tem Chances de Vencer)
- Nosferatu – Linda Muir (Tem Chances de Vencer)
- Wicked – Paul Tazewell (Vencerá o BAFTA)
- Um Completo Desconhecido – Arianne Phillips (Corre por Fora)
- Blitz – Jacqueline Durran (Corre por Fora)
Melhor Montagem
Nessa categoria, mais uma vez, Conclave é favorito a vitória. Sem a presença de Rivais, que venceu essa mesma categoria em outras premiações importantes, Conclave parece despontar como principal candidato a vencer o prêmio de Melhor Montagem. Até porque, a montagem do filme não apenas é fundamental para a construção de sua narrativa, mas também é um de seus aspectos mais elogiáveis.
Ainda com chances de vitória nessa categoria estão Anora e também, provavelmente, Emilia Pérez. Lembrando que esse último filme vem sofrendo há semanas com escândalos envolvendo sua protagonista. Por esse motivo, é difícil saber está até que ponto o filme ainda é competitivo nas principais premiações dessa temporada. Já Anora, cuja montagem foi feita pelo própria diretor Sean Baker, está em alta e uma possível vitória do filme seria mais uma oportunidade de reconhecer o multi-talento de Baker.
MELHOR MONTAGEM
- Anora – Sean Baker (Tem Chances de Vencer)
- Conclave – Nick Emerson (Vencerá o BAFTA)
- Duna: Parte Dois – Joe Walker (Corre por Fora)
- Emilia Pérez – Juliette Welfling (Corre por Fora)
- Kneecap – Música e Liberdade – Julian Ulrichs e Chris Gill (Corre por Fora)
Melhor Maquiagem e Cabelo
Nessa categoria, o grande favorito é A Substância. O filme de terror que vem conquistando corações nessa temporada tem o que é considerado pela maioria dos críticos de cinema como o melhor trabalho de maquiagem do ano. Por esse motivo, a produção vem vencendo essa mesma categoria em todas as mais importantes premiações do ano e deve também vencer o BAFTA, rumo a uma já esperada vitória no Oscar.
Ainda na briga por uma vitória nessa categoria estão Wicked e também Nosferatu. Wicked fez um trabalho impecável em quase todos os aspectos técnicos do filme e, por isso, é competitivo em todas as chamadas categorias técnicas, incluindo essa aqui. Até porque, maquiagem e cabelo são aspectos fundamentais no desenvolvimento da narrativa de Wicked. O mesmo pode ser dito de Nosferatu, que é um terror de época em que a aparência dos personagens é fundamental para construção do clima que o filme quer passar ao espectador.
MELHOR MAQUIAGEM E CABELO
- Duna: Parte Dois – Love Larson e Eva von Bahr (Corre por Fora)
- Emilia Pérez – Julia Floch Carbonel, Emmanuel Janvier, Jean-Christophe Spadaccini e Romain Marietti (Corre por Fora)
- Nosferatu – David White, Traci Loader e Suzanne Stokes-Munton (Tem Chances de Vencer)
- A Substância – Pierre-Olivier Persin, Stéphanie Guillon, Frédérique Arguello e Marilyne Scarselli (Vencerá o BAFTA)
- Wicked – Frances Hannon, Laura Blount, Sarah Nuth e Johanna Nielsen (Tem Chances de Vencer)
Melhor Trilha Sonora Original
Aqui temos outra categoria em que a disputa deve ficar entre O Brutalista e Conclave. A trilha sonora de Conclave foi composta pelo veterano compositor alemão Volker Bertelmann, que inclusive, já tem três indicações e uma vitória tanto ao Oscar quanto ao BAFTA. Por esse motivo e pelo fato de Conclave, novamente, ser uma produção britânica, muitos acreditam que o filme seja o principal favorito a vitória nessa categoria.
No entanto, O Brutalista também está muito forte na competição por uma vitória aqui. O compositor de sua trilha sonora, é o músico britânico Daniel Blumberg e seu trabalho no filme vem sendo fortemente elogiado desde o início da temporada de premiações. Por esse motivo não seria surpresa se qualquer um dos filmes ganhasse o BAFTA no domingo. Entre os outros três indicados, o que aparece mais forte é Kris Bowers, de Robô Selvagem, mas é difícil vê-lo saindo com uma vitória no BAFTA desse ano.
MELHOR TRILHA SONORA
- Conclave – Volker Bertelmann (Vencerá o BAFTA)
- O Brutalista – Daniel Blumberg (Tem Chances de Vencer)
- Emilia Pérez – Clément Ducol e Camille (Corre por Fora)
- Nosferatu – Robin Carolan (Corre por Fora)
- Robô Selvagem – Kris Bowers (Corre por Fora)
Melhor Som
Nessa categoria, os dois principais favoritos a vitória parecem ser Wicked e Duna: Parte Dois. Ambas as produções, como dissemos antes, possuem valores de produção de primeira linha e, não à toa, são competitivos em grande parte das categorias consideradas técnicas. Nessa categoria, em particular, Wicked parece ser levemente favorito a vitória. No entanto, Duna: Parte Dois tem muito boas chances de vitória aqui.
Já entre os outros três indicados nessa categoria, o que parece mais ter chances de desafiar o favoritismo de Wicked e Duna: Parte Dois é Gladiator II, que entre os profissionais responsáveis pelo trabalho de som no filme, está Paul Massey, que tem mais de 30 anos de carreira e nada menos que dez indicações ao Oscar nessa categoria. Ou seja, uma currículo invejável.
MELHOR SOM
- Blitz – John Casali, Paul Cotterell e James Harrison (Corre por Fora)
- Duna: Parte Dois – Ron Bartlett, Doug Hemphill, Gareth John e Richard King (Tem Chances de Vencer)
- Gladiator II – Stéphane Bucher, Matthew Collinge, Paul Massey e Danny Sheehan (Corre por Fora)
- A Substância – Valérie Deloof, Victor Fleurant, Victor Praud, Stéphane Thiébaut e Emmanuelle Villard (Corre por Fora)
- Wicked – Robin Baynton, Simon Hayes, John Marquis, Andy Nelson e Nancy Nugent Title (Vencerá o BAFTA)
Melhor Design de Produção
Essa é outra categoria em que Wicked é amplamente considerado favorito a vitória. Na verdade, é possível dizer que essa categoria e a de Melhor Figurino são as duas em que Wicked tem mais chances de vitória. Uma derrota em qualquer uma delas poderia facilmente ser considerado uma “zebra”. A produção já venceu essas duas categorias na maioria das premiações mais importantes do ano e tem tudo para também vencê-las no BAFTA e, claro, no Oscar.
Tentando desafiar o favoritismo de Wicked, temos O Brutalista que mais uma vez chega competitivo a uma categoria técnica. Além dele, temos ainda Duna: Parte Dois também tentando furar o favoritismo de Wicked e levar uma vitória nessa categoria para casa. No entanto, as chances de ambos os filmes são menores se comparadas as chances de vitória de Wicked.
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
- O Brutalista – Judy Becker e Patricia Cuccia (Tem Chances de Vencer)
- Wicked – Nathan Crowley e Lee Sandales (Vencerá o BAFTA)
- Conclave – Suzie Davies (Corre por Fora)
- Nosferatu – Craig Lathrop (Corre por Fora)
- Duna: Parte Dois – Patrice Vermette e Shane Vieau (Corre por Fora)
Melhores Efeitos Visuais
Aqui temos finalmente uma categoria em que Duna: Parte Dois é amplamente considerado favorito a vitória. Aliás, aqui o favoritismo é um dos mais amplos entre todas categorias. Isso porque, o filme já venceu essa mesma categoria nas principais premiações da temporada e, por isso, deve vencer também o BAFTA e o Oscar. O trabalho de efeitos visuais de Duna: Parte Dois é considerado não apenas o melhor do ano, mas também fundamental para construção da narrativa do filme, o que, normalmente, é muito valorizado pelos eleitores dessas premiações.
Entre os que ainda sonham com uma vitória nessa categoria, os que mais tem chances são Planeta dos Macacos: O Reinado e Wicked. Ambas as produções possuem efeitos visuais de primeira linha, mas é difícil ver qualquer um deles vencendo Duna: Parte Dois nessa categoria. Ainda indicados aqui estão Gladiator II e o filme biográfico Better Man: A História de Robbie Williams. No entanto, esses dois têm ainda menos chances de vitória.
MELHOR EFEITOS VISUAIS
- Better Man: A História de Robbie Williams – Luke Millar, David Clayton, Keith Herft e Peter Stubbs (Corre por Fora)
- Duna: Parte Dois – Paul Lambert, Stephen James, Gerd Nefzer, and Rhys Salcombe (Vencerá o BAFTA)
- Gladiator II – Mark Bakowski, Neil Corbould, Nikki Penny, and Pietro Ponti (Corre por Fora)
- Planeta dos Macacos: O Reinado – Erik Winquist, Rodney Burke, Paul Story, and Stephen Unterfranz (Tem Chances de Vencer)
- Wicked – Pablo Helman, Paul Corbould, Jonathan Fawkner, and Anthony Smith (Tem Chances de Vencer)
Melhor Curta-Metragem de Animação Britânico
Nessa categoria, o favorito é claramente a animação em stop-motion Wander to Wonder, que aliás, também está indicado ao Oscar de Melhor Animação em Curta-Metragem. A produção, que tem cerca de 14 minutos de duração, é dirigido pela animadora holandesa Nina Gantz e fala sobre as diferentes formas como as pessoas enfrentam o luto. Além de Wander to Wonder, mais dois curta-metragens ainda estão na disputa por essa categoria: Adiós e Mog’s Christmas. Lembrando que essa é mais uma daquelas categorias do BAFTA em que só concorrem produções britânicas.
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO BRITÂNICO
- Adiós – José Prats, Natalia Kyriacou e Bernardo Angeletti (Tem Chances de Vencer)
- Mog’s Christmas – Robin Shaw, Joanna Harrison, Camilla Deakin e Ruth Fielding (Tem Chances de Vencer)
- Wander to Wonder – Nina Gantz, Stienette Bosklopper, Simon Cartwright e Maarten Swart (Vencerá o BAFTA)
Melhor Curta-Metragem Britânico
Essa aqui é mais uma das categorias do BAFTA destinadas a premiar curta-metragens. No entanto, diferentemente da categoria anterior, aqui são premiados filmes em live-action. Contudo, assim como a categoria anterior, aqui também só produções britânicas podem concorrer. Ademais, nessa categoria em particular a disputa deve ser bem mais apertada do que na categoria anterior. Isso porque, pelo menos três filmes lutam com boas chances pela vitória.
O primeiro deles é o drama Rock, Paper, Scissors, que conta a história real de uma pai que administra um hospital improvisado no front de batalha e tem que tomar uma decisão difícil quando um batalhão de soldados se aproxima do local. Além dele, também está na briga pela vitória o documentário The Flowers Stand Silently, Witnessing, sobre um cineasta palestino, vivendo na Escócia e que descobre o registro de uma flor rara de sua terra natal em um vídeo escondido e parte em busca de recuperar o tal registro.
Por último, ainda temos Stomach Bug, uma mistura de drama e terror que conta a história de um pai que luta contra a solidão depois que sua filha se muda, mergulhando em experiências perturbadoras. Todos os três curta-metragens têm chances reais de vitória nessa categoria, cuja disputa está aparentemente bastante aberta.
MELHOR CURTA-METRAGEM BRITÂNICO
- The Flowers Stand Silently, Witnessing – Theo Panagopoulos e Marissa Keating (Tem Chances de Vencer)
- Marion – Joe Weiland, Finn Constantine e Marija Djikic (Corre por Fora)
- Milk – Miranda Stern and Ashionye Ogene (Corre por Fora)
- Rock, Paper, Scissors – Franz Böhm, Ivan e Hayder Rothschild Hoozeer (Vencerá o BAFTA)
- Stomach Bug – Matty Crawford e Karima Sammout-Kanellopoulou (Tem Chances de Vencer)
Melhor Filme Infantil & Familiar
Outra categoria em que a disputa deve ser apertada. Isso porque, três dos quatro filmes parecem ter pelo menos alguma chance de vitória. A animação em stop-motion Wallace & Gromit: Avengança parece ser levemente favorita a vencer essa categoria. Como já dissemos antes, tanto os personagens Wallace & Gromit quanto Nick Park, que criou e dirigiu todos os filmes protagonizados por eles são extremamente respeitados no Reino Unido. Além disso, o filme anterior da franquia, Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais (2005), venceu o BAFTA de Melhor Filme Britânico. Por tudo isso, não seria surpresa alguma se Wallace & Gromit: Avengança vencesse essa categoria.
Outro filme que também parece ter bastante chance vitória aqui é Flow. A animação que é uma das mais elogiadas do ano é concorrente de peso também na categoria de Melhor Animação e não seria surpresa alguma se ela vencesse ambas. Por último temos ainda Robô Selvagem que, coincidentemente, concorre justamente com Flow pela vitória na categoria de Melhor Animação. Também não seria nenhuma surpresa se Robô Selvagem saisse vitorioso em ambas as categorias. Ou então, que os votantes do BAFTA decidissem dividir as vitórias nessas duas categorias entre esses dois filmes.
MELHOR FILME INFANTIL & FAMILIAR
- Flow – Gints Zilbalodis e Matīss Kaža (Tem Chances de Vencer)
- O Menino e o Mestre – Kirk Hendry, Neil Boyle e Camilla Deakin (Corre por Fora)
- Wallace & Gromit: Avengança – Nick Park, Merlin Crossingham e Richard Beek (Vencerá o BAFTA)
- Robô Selvagem – Chris Sanders e Jeff Hermann (Tem Chances de Vencer)
Estrela em Ascensão – A categoria mais difícil de prever no BAFTA
Essa é outra das categorias que “só existem no BAFTA”. E essa aqui tem uma característica inexistente em qualquer outra categoria do BAFTA. Isso porque essa é a única categoria da premiação que é escolhida por voto popular. Aqui, os indicados são determinados pelos membros da Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas, mas o vencedor é escolhido pelo público em geral.
Nessa categoria homens e mulheres são indicados juntos e não existe nenhuma restrição em relação a idade ou nacionalidade. Além disso, o ator ou atriz não é indicado por seu trabalho ou desempenho em um filme em específico, como ocorre em outras categorias. Normalmente, o que se busca aqui é determinar qual “estrela” está mais em ascensão naquele momento.
Devido a todas essas características e, principalmente, por ser uma categoria em que o público é quem determina o vencedor, essa é provavelmente a categoria mais difícil de se prever no BAFTA. Mesmo assim, obviamente, vamos tentar. Nesse ano, as duas favoritas nessa categoria parecem ser Mikey Madison e Marisa Abela. Madison é norte-americana e tem apenas 25 anos de idade. Em 2024, a atriz teve o melhor ano de sua carreira. Seu desempenho em Anora, filme que ela protagoniza, lhe rendeu muitos elogios e indicações a todas as principais premiações da temporada.
Já Marisa Abela é inglesa e tem 28 anos de idade. Sua atuação em Back to Black, onde ela interpreta a cantora e compositora Amy Winehouse, foi bastante elogiada e, aliás, foi também um dos poucos aspectos do filme que agradaram a crítica especializada. A atriz também esteve em Barbie (2023), no ano retrasado, e é uma das protagonistas da elogiada série Industry. Por tudo isso e por ser inglesa é bem possível que ela leve esse BAFTA para casa.
Só para se ter ideia, desde 2011 todos os vencedores dessa categoria eram britânicos. A última pessoa de fora do Reino Unido a conseguir uma vitória nessa categoria foi a atriz norte-americana Kristen Stewart, em 2010. Aliás, Stewart e o também norte-americano Shia LaBeouf são os únicos de fora do Reino Unido a vencer essa categoria desde sua criação em 2005. A atriz francesa Eva Green também venceu nessa categoria, mas ela é radicada na Inglaterra.
Além disso, os quatro últimos vencedores dessa categoria foram mulheres, o que tira também um pouco das esperanças de David Jonsson, que também é apontado como possível vencedor dessa categoria. Jonsson é inglês e tem 31 anos de idade. Em 2024, ele esteve no terror Alien: Romulus, onde sua atuação foi uma das mais elogiadas do filme.
ESTRELA EM ASCENSÃO
- Marisa Abela (Vencerá o BAFTA)
- Jharrel Jerome (Corre por Fora)
- David Jonsson (Tem Chances de Vencer)
- Mikey Madison (Tem Chances de Vencer)
- Nabhaan Rizwan (Corre por Fora)
Conclusão
E aí, gostou do nosso texto? Como sempre tentamos analisar de forma simples e compreensiva cada uma das 26 categorias do BAFTA desse ano. Com isso, esperamos que agora você esteja mais bem informado sobre cada um dos filmes e também sobre as chances de vitória de cada um deles em cada uma das categorias do BAFTA. Lembrando que a cerimônia de entrega do BAFTA acontece nesse domingo, dia 16 de fevereiro, com previsão de início as 16 horas, no horário de Brasília.
Aqui no Brasil, pela primeira vez na história, a cerimônia será transmitida e poderá ser assistida no canal por assinatura TNT e também na plataforma de streaming Max. Nesse ano, a cerimônia de entrega da premiação será conduzida pelo ator escocês David Tennant e ocorrerá no Royal Festival Hall, em Londes, na Inglaterra. Se você gostou do nosso texto ou quer deixar sua previsão sobre quem irá vencer o BAFTA deixe seu comentário abaixo. Como sempre, ele é muito importante para nós.